CBO 3133-15 - Técnico de telecomunicações (telefonia) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em telecomunicações
O profissional no cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia) CBO 3133-15 instala e testa sistemas de telefonia Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia.
Pode elaborar projetos e documentação técnica Pode prestar assistência técnica ao cliente Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho.
Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3133-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em telecomunicações que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em telecomunicações CBO 3133-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3133-15
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em telecomunicações.
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
O que faz um Técnico de telecomunicações (telefonia)
O Técnico de telecomunicações (telefonia) CBO 3133-15 instala sistemas de telefonia, certificando-se da adequação da infraestrutura e do fornecimento de energia, fixando componentes do sistema, estabelecendo a interligação dos equipamentos via interfaces e cabeamento e ativando o sistema Testa sistemas de telefonia, providenciando configuração e programação, verificando se o funcionamento está de acordo com as especificações e realizando medições, aferições e ajustes.
Pode substituir componentes, quando necessário.
Orienta o usuário final sobre a utilização do sistema Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia, executando rotinas de teste, identificando e corrigindo falhas, reprogramando e configurando programas do sistema e reparando equipamentos.
Participa da elaboração de projetos em telefonia, reunindo dados e fazendo avaliações para definição de desenhos técnicos, plataformas, equipamentos, materiais, mão de obra e custos, em função das capacidades previstas para a rede Pode prestar assistência técnica, orientando o cliente e intermediando sua relação com a empresa.
Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho, avaliando desempenho e propondo programas de aperfeiçoamento e atualização profissional.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3133-15 deve supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações, instalar sistemas de telecomunicações, realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações, testar sistemas de telecomunicações, elaborar documentação técnica, reparar equipamentos, participar na elaboração de projetos de telecomunicações, prestar assistência técnica ao cliente, ministrar treinamento, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3133-15
O exercício dessas ocupações requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.
Atividades exercidas por um Técnico de telecomunicações (telefonia) CBO 3133-15
Um Técnico de telecomunicações (telefonia) (ou sinônimo) deve distribuir tarefas para equipes de trabalho, demonstrar visão espacial, prospectar novos negócios para empresa, efetuar ajustes do sistema, levantar o custo do projeto, medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos, demonstrar criatividade para resolver problemas, instalar cabeamento, ministrar treinamento em área específica, elaborar esquemas para projetos, intermediar relações entre cliente e empresa, absorver novas tecnologias, detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas, configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto, especificar mão-de-obra, efetuar ajustes, interpretar especificações e normas técnicas, verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações, efetuar interligações dos equipamentos, avaliar desempenho de equipes de trabalho, capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação, elaborar relatórios de desempenho, redimensionar a rede, acompanhar teste de laboratório, avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes, elaborar rotinas de teste, demonstrar habilidade de comunicação, organizar o tempo, programar o sistema de telecomunicações, verificar o fornecimento de energia, demonstrar iniciativa, configurar os softwares do equipamento, avaliar a necessidade de conserto, orientar equipes de trabalho, manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente, redimensionar equipamentos, interagir com os clientes, verificar a infraestrutura, configurar equipamentos no projeto, demonstrar poder de concentração, consultar manual de instalação, analisar relatórios técnicos, trabalhar em equipe, fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico, verificar alimentação do sistema, testar conexões, levantar dados e informações do projeto, definir plataforma de equipamentos, demonstrar habilidade de leitura e redação, consultar especificações e normas técnicas, contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe, acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas, substituir componentes do sistema, avaliar condições de funcionamento dos equipamentos, trocar componentes, treinar usuário final, supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro, orientar sobre aplicações de soluções técnicas, instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações, quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra, ativar o sistema, demonstrar habilidade de auto-desenvolvimento, elaborar esquemas, especificar planos de trabalho, ministrar treinamento em novas tecnologias, executar rotinas de teste, treinar equipe de trabalho, efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações, demonstrar habilidade manual, identificar falhas no sistema de telecomunicações, identificar a instrumentação necessária, avaliar entroncamento, demonstrar conhecimentos básicos de informática, dominar terminologia técnica em outros idiomas, especificar equipamentos - comutação, transmissão, rede e comunicação de dados, reprogramar o sistema de telecomunicações, fixar componentes de sistemas de telecomunicações, corrigir as falhas do sistema de telecomunicações.