CBO 3131-10 - Eletrotécnico (produção de energia)
Entenda o que fazem os técnicos em eletricidade e eletrotécnica no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Eletrotécnico (produção de energia) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Eletrotécnico (produção de energia)
O Eletrotécnico (Produção de Energia) elabora estudos e projetos em sistemas de produção de energia. Realiza os projetos, executando montagem e comissionamento e colocando em operação. Participa do desenvolvimento de processos em sistemas de produção de energia, determinando fluxograma, definindo máquinas e equipamentos, realizando medições e ensaios e propondo melhorias. Opera sistemas elétricos de geração, transmissão e distribuição de energia. Executa manutenção preventiva, corretiva e preditiva. Atua na supervisão e no treinamento de equipe de trabalho. Cumpre normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 3131-10
Realiza projetos em sistemas de produção de energia - conforme especificações e cronograma -, executando montagem e comissionamento e colocando em operação.
Participa do desenvolvimento de processos em sistemas de produção de energia, estabelecendo procedimentos, normas e padrões.
Determina fluxograma e define máquinas e equipamentos. Realiza medições e ensaios e propõe melhorias.
Aplica tecnologias adequadas ao projeto e ao processo, considerando a crescente utilização de fontes alternativas de energia, os programas de eficiência energética e as tecnologias de automação aplicadas a sistemas elétricos.
Opera sistemas elétricos de geração, transmissão e distribuição de energia - de acordo com normas, instruções e procedimentos -, supervisionando e elaborando os programas de manobras. Pode utilizar sistemas de automação.
Executa manutenção preventiva, corretiva e preditiva em sistemas elétricos, de acordo com o plano de manutenção, diagnosticando o desempenho dos equipamentos.
Atua na supervisão e no treinamento de equipe de trabalho, avaliando desempenho e propondo programas de aperfeiçoamento e atualização profissional.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | ARQUITETURA DE COMPUTAÇÃO | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS OPERACIONAIS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇ??O E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE - CAD-CAM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ELETRICIDADE | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ELETROELETRÔNICA | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 3 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 2 | 2 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 3 | 3 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | ENERGIA | 5 | 5 | 4 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - PROGRAMAÇÃO DE TREINAMENTOS DE APERFEIÇOAMENTO E ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 3 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 5 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE | 5 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO | 2 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL (CLP) | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PAINÉIS DE CONTROLE | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | ACIONAMENTO ELÉTRICO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | ANÁLISE DE QUALIDADE DE ENERGIA | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | BOBINAGEM DE MOTORES | 2 | 2 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | CIRCUITOS ELÉTRICOS | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | CIRCUITOS MAGNÉTICOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | CONVERSÃO DE ENERGIA | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | ELETROTÉCNICA | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | INSTALAÇÕES ELÉTRICAS | 5 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | LUMINOTÉCNICA | 2 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | MAGNETISMO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | MEDIDAS ELÉTRICAS | 5 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | MEDIDAS MAGNÉTICAS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | MONTAGEM ELÉTRICA | 3 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS ELÉTRICAS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | ADMINISTRAÇÃO DA MANUTENÇÃO | 4 | 3 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | INSPEÇÃO DE MANUTENÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO ELÉTRICA | 3 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | PROGRAMAÇÃO DA MANUTENÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | TIPOS DE MANUTENÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | AUTOMAÇÃO EM SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA | AUTOMAÇÃO EM SERVIÇOS DE ENERGIA | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | ENERGIA | CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | ENERGIA | COGERAÇÃO DE ENERGIA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | ENERGIA | CONSUMO DE ENERGIA | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | ENERGIA | EFICIÊNCIA ENERGÉTICA | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | ENERGIA | FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | ENERGIA | GERAÇÃO DE ENERGIA | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | ENERGIA | OPERAÇÃO DE INSTALAÇÕES DE GERAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | ENERGIA | OPERAÇÃO NACIONAL DO SISTEMA ELÉTRICO | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | ENERGIA | TRANSMISSÃO DE ENERGIA | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM ENERGIA | 3 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA | NORMAS TÉCNICAS EM ENERGIA | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | TECNOLOGIA EM SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA | TECNOLOGIA EM SERVIÇOS DE ENERGIA | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA | INOVAÇÕES EM SERVIÇOS DE ENERGIA | 2 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA | TENDÊNCIAS DOS SERVIÇOS DE ENERGIA | 2 | 3 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Técnicos em eletricidade e eletrotécnica ão contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e, também, a céu aberto. Atuam de forma presencial, em períodos diurnos e noturnos e em rodízio de turnos. No desenvolvimento de algumas atividades, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e atuar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Os profissionais das ocupações eletrotécnico, eletrotécnico (produção de energia) e técnico eletricista podem executar algumas atividades em grandes alturas e, também, na condição de trabalho subterrâneo e confinado. Os profissionais das ocupações técnico de manutenção elétrica de máquina e técnico de manutenção elétrica podem estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio completo, acrescida de curso de formação profissional em nível médio - curso técnico em eletricidade, eletrotécnica ou área correlata. O desempenho pleno das funções ocorre após um ano de experiência profissional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Aplicar segurança no trabalho;
- Executar manutenção;
- Gerenciar pessoas;
- Demonstrar competências pessoais;
- Assegurar a qualidade de produto e serviços;
- Planejar atividades do trabalho;
- Operar sistemas elétricos;
- Participar no desenvolvimento de processo;
- Treinar pessoas;
- Elaborar estudos e projetos;
- Realizar projetos;
- Detalhar tarefas do planejamento;
- Motivar equipes;
- Utilizar técnicas estatísticas na previsão de falhas;
- Propor melhorias;
- Assumir responsabilidades;
- Analisar o desempenho de sistemas elétricos;
- Demonstrar capacidade de discernimento;
- Definir prioridades;
- Elaborar relatórios;
- Analisar dificuldades para a execução do projeto;
- Buscar autodesenvolvimento;
- Elaborar cronogramas do planejamento e das atividades;
- Avaliar treinamento;
- Identificar necessidades de manutenção;
- Interpretar instruções técnicas em outro idioma;
- Seguir especificações do projeto;
- Providenciar primeiros socorros;
- Trabalhar com indicadores da qualidade;
- Propor soluções visando a segurança;
- Avaliar a relação custo-benefício do projeto;
- Realizar manutenção preventiva e corretiva;
- Analisar resultados de ensaios;
- Avaliar índices de qualidade;
- Elaborar procedimentos;
- Identificar riscos de acidentes;
- Determinar os meios - máquinas e equipamentos;
- Participar das atividades desenvolvidas pela cipa;
- Seguir normas e instruções;
- Executar ensaios;
- Analisar desempenho funcional;
- Elaborar o programa de manobra dos sistemas;
- Ministrar cursos, treinamentos e palestras;
- Aplicar ferramentas da qualidade;
- Participar no recrutamento e desligamento de pessoas;
- Diagnosticar o desempenho dos equipamentos;
- Supervisionar a execução das tarefas;
- Propor melhorias no processo;
- Interagir com órgãos normativos e de regulamentação;
- Estabelecer procedimentos, normas e padrões;
- Manter atualizados os conteúdos dos cursos;
- Definir software apropriado às atividades;
- Solucionar problemas;
- Atender requisitos de proteção ambiental;
- Envolver a área de segurança do trabalho em todas atividades;
- Preparar treinamentos e palestras;
- Supervisionar sistemas de geração, transmissão e distribuição;
- Participar do desenvolvimento de produtos;
- Cumprir cronograma;
- Colocar em operação - start-up;
- Avaliar a capacidade do processo;
- Realizar testes conforme procedimentos e normas;
- Fornecer informações para a manutenção;
- Coletar dados para o projeto;
- Realizar medições;
- Formar equipe de trabalho;
- Dimensionar componentes do projeto;
- Revisar o planejamento;
- Manobrar equipamentos do sistema;
- Supervisionar o funcionamento dos equipamentos;
- Realizar comissionamento;
- Cumprir a legislação vigente;
- Agir pró-ativamente;
- Aplicar tecnologias adequadas no processo;
- Atualizar a base cadastral;
- Supervisionar cronograma - follow-up;
- Fixar metas do planejamento;
- Avaliar a relação custo-benefício, referente às alterações;
- Valorizar talentos;
- Coordenar o restabelecimento dos sistemas, em função das ocorrências;
- Determinar fluxograma do processo;
- Elaborar documentação técnica do projeto;
- Aplicar normas técnicas;
- Comunicar-se com clareza;
- Trabalhar em equipe;
- Utilizar softwares específicos;
- Analisar viabilidade econômica e financeira;
- Determinar escopo do projeto;
- Atuar com ética e transparência;
- Realizar manutenção preditiva;
- Interpretar normas;
- Elaborar especificações técnicas do projeto;
- Executar montagem do projeto;
- Cumprir cronogramas de manutenção;
- Elaborar material didático-pedagógico;
- Fazer levantamento de custos;
- Demonstrar relacionamento interpessoal;
- Executar esboços e desenhos;
- Distribuir tarefas para a equipe de trabalho;
- Demonstrar afinidade para trabalhar com informática;
- Aplicar tecnologias adequadas ao projeto;
- Aplicar normas e procedimentos;
- Fixar parâmetros do processo;
- Definir recursos humanos e materiais;
- Identificar necessidades de treinamento;
- Realizar ensaios;
- Aplicar normas de segurança gerais e específicas da empresa;
- Avaliar evolução de custos da manutenção;
- Dimensionar circuitos eletroeletrônicos;
- Enfrentar situações de emergência;
- Identificar talentos;
- Estabelecer prazo de garantia de serviços;
- Realizar medições de grandezas elétricas;
- Coletar dados para elaboração de relatórios;
- Seguir normas, instruções e procedimentos;
- Orientar quanto ao uso dos equipamentos de proteção individual e coletivo;
- Liderar equipe de trabalho;
- Elaborar relatórios de manutenção;
- Demonstrar criatividade;
Profissões da Família Ocupacional
- Encarregado de Manutenção
- Eletrotécnico na Fabricação Montagem e Instalação de Maquinas e Equipamentos
- Supervisor de Montagem
- Técnico de Manutenção Industrial
- Técnico em Ferramentas Elétricas
- Técnico de Manutenção Elétrica
- Técnico de Eletricidade
- Técnico de Manutenção Elétrica de Maquina
- Técnico de Equipamentos Elétricos
- Técnico Eletricista
Divisões de categorias profissionais do CBO 3131-10
CBO 3131-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de eletrotécnico (produção de energia) que pertence ao grupo dos técnicos em eletricidade e eletrotécnica, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
-
-
- Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
-
-
-
-
- Técnicos em eletricidade e eletrotécnica
-
-