CBO 2626-15 - Músico regente

Entenda o que fazem os músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Músico regente e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Músico regente

O Musico Regente rege grupos vocais ou instrumentais, estudando o repertório, avaliando a competência vocal ou instrumental do grupo a ser dirigido, entre outras atividades, a fim de organizar a execução da obra musical. Rege e dirige ensaios parciais e gerais, espetáculo musical em gravação e ao vivo. Rege orquestras sinfônicas e mistas, óperas, bailados, jazz, conjuntos corais, bandas, entre outros. Pode realizar direção musical e coordenar o processo de gravação, as atividades musicais em diferentes meios de comunicação. Ensina música, regência e disciplinas avançadas de teoria musical. Presta consultoria musical. Estuda música e acompanha novas propostas estéticas no campo musical. Pesquisa, desenvolve, elabora e orienta projetos de pesquisas na área musical. Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 2626-15

Conhecimento (6/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Rege grupos vocais ou instrumentais, estudando o repertório, avaliando a competência vocal ou instrumental do grupo a ser dirigido, escolhendo edição da partitura da obra a ser executada, estabelecendo cronograma conforme repertório selecionado e definindo proposta interpretativa, a fim de organizar a execução da obra musical.

Realiza ensaios com subgrupos instrumentais e com o grupo todo, aplicando técnicas de regência adequadas aos diferentes grupos vocais e instrumentais. Rege e dirige ensaios parciais com solistas, bailarinos, coristas e instrumentos, ensaios gerais, espetáculo musical em gravação e ao vivo. Correpete cantores e instrumentistas, visando ao acompanhamento e ao ensaio.

Rege orquestras sinfônicas, óperas, bailados, operetas, orquestras mistas, de salão, jazz, conjuntos corais, bandas de música, entre outros.

Pode realizar direção musical, concebendo, planejando, pesquisando e selecionando repertório para o evento musical, elaborando projetos e concebendo dramaturgia musical. Analisa propostas e roteiros de espetáculos musicais. Supervisiona a produção musical, selecionando músicos solistas, instrumentais e cantores.

Pode coordenar o processo de gravação e as atividades musicais em televisão, em rádio e em outros meios de comunicação. Define e supervisiona a difusão sonora em eventos. Supervisiona a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico.

Ensina música, regência e disciplinas avançadas de teoria musical, criando e desenvolvendo material pedagógico. Fornece instrução musical teórica e prática para grupos amadores, treinamentos específicos para estudantes, profissionais da música e para profissionais de outras áreas. Ensina música utilizando meios de comunicação de massa e outros meios eletrônicos e digitais. Pode utilizar software específico para o ensino de regência. Orienta projetos de pesquisa em música. Pode ministrar “master classes” de regência e interpretação musical.

Presta consultoria musical, realizando perícia técnica. Assessora programas de meios de comunicação de massa. Presta consultoria em edições musicais, na elaboração de ferramentas digitais para a área musical e para obras e eventos não musicais.

Participa de júri, bancas acadêmicas, de comissões de seleção de músicos e de comissões de seleção de obras musicais, definindo critérios para seleção de premiação de músicos e de obras musicais.

Pode arranjar músicas, transcrevendo-as, adaptando a obra musical e elaborando harmonização vocal para coral.

Estuda música, aperfeiçoando-se por meio de audição de obras musicais, estudando instrumentos musicais, novos recursos tecnológicos e repertório. Acompanha novas propostas estéticas no campo musical, aperfeiçoando-se por meio de novas bibliografias e leituras de partituras, participando de eventos culturais e congressos.

Pesquisa, na área musical, subsídios para obras e eventos não musicais. Desenvolve pesquisa em práticas interpretativas, gênero e estilos musicais. Elabora projetos de pesquisa.

Elabora textos sobre música, redigindo notas de programa, encartes de cd, dvd, vídeo e similares, elaborando resenhas e artigos de livros, pareceres, críticas, roteiros e comunicações para congressos, visando à divulgação de trabalhos relacionados à música.

Editora música, revisando e copiando partituras musicais, elaborando edições práticas, revisando trabalho de copistas. Define o padrão de editoração da obra musical. Pode utilizar software específico de editoração musical.

Pode atuar, na área de música, em escolas, grupos corais, academias, faculdades de ensino superior, orquestras sinfônicas, bandas, estúdios de gravação, conservatórios, programas televisivos, teatros, entre outros.

Pode especializar-se em determinado campo musical, como ópera, música para orquestra ou para determinados instrumentos e ser designado de acordo com a especialização.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorias, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES) NOÇÕES DE ACÚSTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE DE TRATAMENTO DE ÁUDIO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE PARA ENSINO DE REGÊNCIA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) MÍDIAS DIGITAIS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES MUSICAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) ÉTICA APLICADA À PRODUÇÃO MUSICAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA TEORIA ANTROPOLÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ANTROPOLÓGICA) ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MÚSICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) METODOLOGIA DE ENSINO DE MÚSICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES HISTÓRIA DA ARTE 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ARTE, CULTURA E ESTÉTICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CANTO 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES COMPOSIÇÃO MUSICAL 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES INSTRUMENTAÇÃO MUSICAL 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES REGÊNCIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ANÁLISE DA MÚSICA NÃO TONAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ANÁLISE DA MÚSICA TONAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ANÁLISE MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CANTO CORAL 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CONTRAPONTO TONAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CRIAÇÃO MUSICAL EM ESTAÇÃO DE GRAVAÇÃO DE ÁUDIO (“DIGITAL AUDIO WORKSTATION – DAW”) 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CRÍTICA MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ELEMENTOS DE LINGUAGEM MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ESTÉTICA MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ESTUDOS HISTÓRICOS DA MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FILOSOFIA DA MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FUNDAMENTOS DA PERCEPÇÃO MUSICAL E RÍTMICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HARMONIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HISTÓRIA DA MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HISTÓRIA DA ÓPERA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) INSTRUMENTAÇÃO E ORQUESTRAÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LEIS DE INCENTIVO 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LITERATURA E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MODELOS DE COMPOSIÇÃO 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MODELOS GESTUAIS PARA REGÊNCIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA BRASILEIRA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA E TECNOLOGIA NA PRODUÇÃO MUSICAL 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA ELETROACÚSTICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA, HISTÓRIA E CULTURA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) NOTAÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO HARMÔNICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO RÍTMICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCURSÃO POPULAR 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRÁTICA DE CONJUNTO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRÁTICA E DESENVOLVIMENTO DE REPERTÓRIO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRÁTICA MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRODUÇÃO MUSICAL 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) REGÊNCIA CORAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) REGÊNCIA INSTRUMENTAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) REGÊNCIA ORQUESTRAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) REGÊNCIA: ASPECTOS INTERPRETATIVOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) REGÊNCIA: GRANDES FORMAÇÕES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) REGÊNCIA: PEQUENAS FORMAÇÕES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) REPERTÓRIO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) REPERTÓRIO: DA MÚSICA ANTIGA AO CLASSICISMO 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) SONOLOGIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TÉCNICA VOCAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TÉCNICAS DE COMPOSIÇÃO 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TÉCNICAS DE REGÊNCIA CORAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TÉCNICAS GESTUAIS PARA REGÊNCIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TEORIA DA MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TREINAMENTO AUDITIVO 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) METODOLOGIA DE PESQUISA EM MÚSICA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 5 5 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ATENÇÃO AO DETALHE 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 5

Condições de Trabalho

Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos trabalham com música popular e erudita em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. É comum atuarem concomitantemente no ensino. A grande maioria dos profissionais trabalha por conta-própria, exceção feita aos poucos empregados registrados, vinculados a corpos musicais estáveis, em geral, estaduais ou municipais. O trabalho se desenvolve individualmente e em equipes, geralmente em horários irregulares, com deslocamentos constantes para exercê-lo. Em algumas atividades, podem trabalhar sob condições especiais como, p.exemplo, em posições desconfortáveis por longo tempo, em ambientes confinados (poço da orquestra no teatro), sob ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações da família requerem formação específica na área, seja ela formal (conservatórios, ensino superior etc)ou informal (estudo com profissionais de renome, por exemplo). O exercício pleno das atividades requer experiência superior a cinco anos.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Prestar consultoria musical;
  • Pesquisar na Área musical;
  • Arranjar músicas;
  • Ensinar música;
  • Elaborar textos sobre música;
  • Editorar música;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Realizar direção musical;
  • Estudar música;
  • Reger grupos vocais e/ou instrumentais;
  • Realizar ensaios de subgrupos instrumentais e vocais;
  • Aperfeiçoar-se através de novas bibliografias;
  • Elaborar projetos musicais;
  • Definir critérios de seleção para premiação de obras musicais;
  • Elaborar harmonização vocal para coral;
  • Criar material pedagógico;
  • Planejar o evento musical;
  • Reger e dirigir espetáculo musical em gravação;
  • Elaborar edições práticas;
  • Realizar perícia técnica na área musical;
  • Coordenar atividades musicais em outros veículos de comunicação;
  • Demonstrar capacidade de administrar;
  • Elaborar resenhas e artigos de livros;
  • Elaborar pareceres;
  • Ensinar regência;
  • Avaliar a competência musical do grupo a ser dirigido;
  • Copiar partituras musicais;
  • Aplicar técnicas de regência adequadas aos diferentes grupos vocais, instrumentais - escola de samba;
  • Definir o padrão de editoração da obra musical;
  • Redigir encartes de cd, dvd, vídeo e similares;
  • Estudar novos recursos tecnológicos;
  • Participar de comissões de seleção de músicos;
  • Reger e dirigir espetáculo musical ao vivo;
  • Coordenar atividades musicais em televisão;
  • Correpetir cantores;
  • Ensinar música utilizando meios de comunicação de massa e outros veículos eletrônicos, digitais.;
  • Propor soluções musicais a demandas específicas;
  • Escolher edição da partitura da obra a ser executada;
  • Elaborar verbetes para dicionário;
  • Selecionar músicos solistas;
  • Supervisionar o trabalho de assistentes e estagiários;
  • Acompanhar novas propostas estéticas no campo musical;
  • Conceber dramaturgia musical;
  • Selecionar músicos cantores;
  • Desenvolver pesquisas em práticas interpretativas;
  • Adaptar obras musicais;
  • Elaborar comunicações para congressos;
  • Participar de juri;
  • Participar de bancas acadêmicas;
  • Realizar ensaio com o grupo todo;
  • Elaborar críticas;
  • Desenvolver material pedagógico;
  • Estudar repertório;
  • Supervisionar a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico;
  • Coordenar atividades musicais em rádio;
  • Supervisionar a produção musical;
  • Editorar partituras musicais;
  • Revisar trabalho de copistas;
  • Prestar consultoria para obras e eventos não musicais;
  • Aperfeiçoar-se através da audição de obras musicais;
  • Assessorar os programas de meios de comunicação de massa;
  • Desenvolver pesquisas na área musical para subsidiar obras e eventos não musicais;
  • Definir proposta interpretativa;
  • Dar treinamentos específicos para estudantes e profissionais da música;
  • Pesquisar e selecionar repertório para o evento;
  • Prestar consultoria em edições musicais;
  • Conceber o evento musical;
  • Selecionar músicos instrumentistas;
  • Redigir notas de programa;
  • Reger e dirigir ensaios parciais com solistas, bailarinos, coristas e instrumentos;
  • Manter-se tecnicamente atualizado em sua especialidade;
  • Coordenar processo de gravação;
  • Analisar propostas e roteiros de espetáculos musicais;
  • Estudar repertório;
  • Estabelecer cronograma conforme repertório selecionado;
  • Elaborar projetos de pesquisa;
  • Orientar projetos de pesquisa em música;
  • Ensinar disciplinas avançadas de teoria musical;
  • Aperfeiçoar-se através da leitura de partituras;
  • Dominar conhecimentos de técnicas de regência adequadas a diferentes grupos - vocais, instrumentais;
  • Reger e dirigir ensaios gerais;
  • Realizar revisão de partituras;
  • Dar instrução musical teórica e prática para grupos amadores;
  • Participar de eventos culturais e congressos;
  • Conhecer outras línguas;
  • Participar de comissões de seleção de obras musicais;
  • Redigir roteiros;
  • Definir e supervisionar a difusão sonora em eventos;
  • Trabalhar em equipe;
  • Estudar instrumentos musicais;
  • Dar treinamentos específicos para profissionais de outras áreas;
  • Correpetir instrumentistas;
  • Prestar consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical;
  • Definir criérios para seleção de premiação de músicos;
  • Pesquisar gêneros e estilos musicais;
  • Transcrever músicas;
  • Demonstrar capacidade de liderança;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 2626-15

CBO 2626-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de músico regente que pertence ao grupo dos músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos