CBO 2613-05 - Arquivistas e museólogos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2613-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de arquivistas e museólogos que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Arquivistas e museólogos CBO 2613-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2613-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Arquivistas e museólogos.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
Funções
organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, conservar acervos, orientar a implantação de atividades técnicas, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, planejar atividades técnico-administrativas, realizar atividades técnico-administrativas, dar acesso a informação, administrar atividades patrocinadas, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, preparar ações educativas e/ou culturais.
Atividades
planejar programas de conservação preventiva, atender usuários, conhecer a legislação da área de atuação, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, transferir documentos para guarda intermediária, higienizar documentos/acervos, atualizar-se, classificar documentos de arquivo, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, planejar sistemas de documentação museológica, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, considerar aspectos jurídicos relativos a constituição dos arquivos, redigir a correspondência oficial, desenvolver percepção aguçada, elaborar projeto para captar recursos, orientar a organização de arquivos correntes, autenticar reprodução de documentos de arquivo, monitorar programas de conservação preventiva, trabalhar interdisciplinarmente, solicitar compras de materiais e equipamentos, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, proceder com criatividade, planejar ações educativas e/ou culturais, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, consultar normas internacionais de descrição arquivística, codificar documentos de arquivo, formular instrumentos de pesquisa, construir estatísticas de freqüência e relatórios técnicos, monitorar as condições ambientais, pesquisar materiais de conservação, implantar procedimentos de arquivo, emitir certidões sobre documentos de arquivo, classificar documentos por grau de sigilo, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, descartar documentos de arquivo, definir migração para outro tipo de suporte, elaborar tabelas de temporalidade, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, negociar parcerias e produtos, planejar a alteração do suporte da informação, apresentar trabalhos técnicos e científicos, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, estabelecer diálogo com usuário, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, supervisionar trabalhos de restauração, participar de conselhos profissionais, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, diagnosticar o estado de conservação do acervo, ordenar documentos, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, gerenciar atividades de consulta, diagnosticar a situação dos arquivos, trabalhar em equipe, identificar fundos de arquivos, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, elaborar plano de classificação, capacitar pessoal técnico-administrativo, preparar material educativo, desenvolver ações educativas e/ou culturais, orientar estagiários, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, avaliar documentação, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, realizar pesquisa histórica e administrativa, definir a tipologia do documento, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, apoiar as atividades de consulta, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, produzir vocabulários controlados/thesaurus, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, prestar contas dos financiamentos, proceder com flexibilidade, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, solicitar manutenção de equipamentos, negociar recursos e patrocinadores, identificar a produção e o fluxo documental, acondicionar documentos/acervos, produzir normas e procedimentos técnicos, escrever trabalhos técnicos e científicos, estabelecer plano de destinação de documentos, planejar sistema de recuperação de informação, armazenar documentos/acervos, coordenar as políticas públicas de arquivos, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, realizar empréstimos de documentos e acervos, preparar visitas técnicas, desenvolver acuidade espacial, registrar documentos de arquivo, assessorar a implantação de novas instituições, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, ministrar cursos e palestras, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, administrar prazos, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, solicitar a contratação de serviços de terceiros, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, gerir depósitos de armazenamento, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, decidir o suporte do registro de informação, descrever o do documento - forma e conteúdo, representar oficialmente a instituição, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, acompanhar a eliminação do documento descartado, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, evidenciar senso de organização, recolher documentos para guarda permanente, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, autorizar a eliminação de documentos públicos, planejar a ocupação das instalações físicas, coordenar ações educativas e/ou culturais, ser meticuloso, divulgar o acervo.