CBO 2615-05 - Autor-roteirista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da escrita
O profissional no cargo de Autor-roteirista CBO 2615-05 Planeja, cria, adapta enredos e tramas e concebe narrativas, tendo em vista a elaboração de roteiros para produções culturais e artísticas, de diferentes gêneros e formatos, de forma a possibilitar representações ou encenações como filmes, séries, programas para televisão, videogames, vídeos para internet, realizando adaptações audiovisuais Redige a história do conflito básico do roteiro, condensado em palavras (storyline), sinopse, argumento e escaletas, para compor o texto.
Pesquisa sobre a produção, autor, intérpretes e personagens Compõe texto da narrativa coesa e estruturada, considerando temática, trama, ação, episódios, personagens, diálogos, imagens, cenas, iluminação, figurino, propostas de cenários Atua de acordo com a legislação de produções artísticas e culturais, princípios de qualidade, de preservação dos valores morais e éticos e de respeito aos direitos humanos.
CBO 2615-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da escrita que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Autor-roteirista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da escrita CBO 2615-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2615-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da escrita.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Autor-roteirista
O Autor-roteirista CBO 2615-05 planeja, cria, adapta enredos e tramas e concebe narrativas, tendo em vista a elaboração de roteiros para produções culturais e artísticas, de diferentes gêneros e formatos, de forma a possibilitar representações ou encenações Concebe projetos para elaboração da produção artística, pesquisando e definindo temas, elaborando esquemas preliminares.
Define a criação de roteiros para filmes, séries, programas para televisão, jogos para videogames, vídeos para internet,” marketing digital”, realizando adaptações audiovisuais.
Planeja a redação do roteiro, isoladamente ou conjugado a uma sala de roteiro, redigindo storyline, sinopse, argumento e escaletas, para compor texto de ficção ou de não ficção e de documentário Pode desenvolver sequências de desenhos de cena (storyboard) para roteiros de videogames.
Compõe texto da narrativa, com diálogos e cenas, considerando temática, trama, ação, episódios, personagens, diálogos, imagens, cenas, iluminação, figurino, propostas de cenários Fundamenta-se nas especificidades e nos elementos que compõem apresentações e encenações artísticas e culturais.
Aplica técnicas de audiovisual, teorias da literatura e da linguística, para elaboração de roteiros, prezando pelo cumprimento das regras da língua portuguesa, de gêneros textuais e literários, do discurso narrativo, de direitos autorais e de propriedade intelectual, considerando eventos históricos e culturais, bem como o contexto sociopolítico.
Adequa o roteiro e a linguagem ao público-alvo, organizando e fundamentando ideias, conceitos, elementos e características da produção roteirizada, utilizando recursos retóricos, elementos semânticos, preservando as especificidades do tipo e gênero da apresentação ou encenação Verifica a qualidade e os princípios teóricos de elaboração de roteiros, considerando seus elementos fundamentais como o tipo e objetivos de produção artística, estética audiovisual, análise de personagens, narrativa, tema, estrutura e estilo.
Inclui no roteiro o cabeçalho, com informações sobre o número da cena, onde se passa e a luz do ambiente.
Avalia o roteiro criado, em parceria com diretores, atores e produtores, verificando o conteúdo, a adequação do texto e dos elementos que compõem um roteiro em relação aos objetivos e ao gênero da produção, podendo promover novas configurações, considerando inclusive pareceres críticos de outros roteiristas e propostas dos profissionais responsáveis pela estrutura, montagem e sequência da apresentação Redige a bíblia de roteiro de uma série, incluindo conceito, personagens, arco de temporada e amostra de um episódio Define estratégias para divulgação e avaliação do roteiro, inclusive pela internet e redes sociais, participando de eventos de lançamento, de mesas redondas, de eventos culturais, de concursos, promovendo apresentações para críticos, resenhistas, produtores de apresentações artísticas audiovisuais.
Pode conceder entrevistas e realizar palestras Atualiza-se por meio de estudos, leituras e pesquisas referentes a fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e estilística, vocábulos e neologismos, gírias e expressões, e a temas pertinentes ao seu projeto, considerando textos literários e jornalísticos, publicações e fontes de informações, apresentações e produções artísticas Participa de exposições de artes plásticas e visuais, artes cênicas, cinematográficas e musicais, a fim de obter elementos para a composição do roteiro e da narrativa.
Pode fazer decupagem de cenas para desenvolver planos para filmagem Pode chefiar sala de roteiros e prestar consultoria a equipes de roteiristas.
Realiza o trabalho cumprindo prazos estabelecidos e de acordo com a legislação de produção de artes audiovisuais, normas e procedimentos técnicos para elaboração de roteiros, princípios de qualidade, de preservação dos valores morais e éticos e de respeito aos direitos humanos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2615-05 deve divulgar a obra, criar projeto literário, elaborar esquema preliminar, pesquisar temas pertinentes ao projeto, buscar a publicação ou encenação da obra literária, demonstrar competências pessoais, escrever textos.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da escrita desenvolvem a escrita, trabalho intelectual e subjetivo, tanto no conteúdo, como na forma de organizá-lo e desenvolvê-lo. Trabalham geralmente como autônomos, podendo exercer outras atividades de forma concomitante à escrita. São encontrados em várias atividades econômicas, dentre elas, no ensino e nas atividades culturais e recreativas. Costumam trabalhar sozinhos - exceção feita aos autores- roteiristas que trabalham em equipes interdisciplinares, em geral, em horários irregulares. Os processos de concepção e criação são partes importantes do seu trabalho, assim como as habilidades de organização, pesquisa, obervação e reflexão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2615-05
O exercício do trabalho não requer formação escolar definida, senso imprescindível o domínio da língua, bem como das linguagens específicas aos vários veículos de comunicação para os quais se pode escrever, como teatro, TV, cinema etc. É freqüente a ocorrência de profissionais autodidatas.
Atividades exercidas por um Autor-roteirista CBO 2615-05
Um Autor-roteirista (ou sinônimo) deve reelaborar o texto final considerando pareceres críticos, participar de mesas redondas, escrever de acordo com as especificidades do gênero da obra, participar de comissões julgadoras, pesquisar música, conceder entrevistas, discutir direitos autorais, realizar palestras para divulgar a obra, demonstrar hábito de leitura, negociar contrato de edição, adequar linguagem ao público alvo, apresentar relatórios do desenvolvimento do trabalho, participar de lançamentos da obra, procurar editor para publicação, definir tempo, pesquisar palavras, gírias e formas de expressão, elaborar e reelaborar o texto, pesquisar textos literário, procurar produtor de teatro, cinema e televisão, definir foco narrativo, demonstrar criatividade, consultar especialistas, definir espaço, participar de concursos, buscar subsídios na memória - emocionais, experiência pessoal, considerar as diretrizes comerciais do projeto, definir gênero da obra - forma e conteúdo, analisar propostas de trabalho pré-definidas, pesquisar iconografia, demonstrar senso de observação, considerar público alvo, realizar pesquisa de campo, definir personagem, utilizar recursos retóricos para sedução dos leitores, desenvolver enredo, pesquisar fontes historiográficas, dominar a língua, pesquisar cinema, utilizar a internet como meio de divulgação da obra, desenvolver intuição, divulgar a obra junto a críticos e resenhistas, pesquisar textos jornalísticos, considerar prazos na elaboração do texto, pesquisar teatro, considerar diretrizes formuladas para projeto, pesquisar os sons das palavras, dominar a linguagem específica do veículo - tv, livro, cinema, teatro, jornal etc, situar projeto em um determinado espaço, tempo., buscar subsídios nas memórias de leituras - textos escritos, imagens, espetáculos etc, selecionar material coletado, enviar textos para concursos literários.