CBO 2531-15 - Publicitário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de publicidade
O profissional no cargo de Publicitário CBO 2531-15 Planeja, executa e avalia campanhas e peças publicitárias para diferentes entidades, públicos e objetivos, considerando demandas de clientes e tendências de mercado Desenvolve e implementa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceitos estéticos, comunicativos e mercadológicos, em articulação com profissionais envolvidos no processo criativo.
Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas de produção e atendimento, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2531-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de publicidade que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Publicitário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de publicidade CBO 2531-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2531-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de publicidade.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Publicitário
O Publicitário CBO 2531-15 planeja, estrutura, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, considerando as expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Produz e executa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceito do produto, do serviço e ou da campanha, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget), em articulação com o redator, diretor de arte e outros profissionais envolvidos no processo criativo.
Realiza pesquisa e análise de mercado e concorrência, identificando tendências, nichos de mercado e estratégias adequadas para alcance dos resultados em relação ao briefing e aos objetivos estabelecidos.
Elabora e executa campanhas promocionais e estratégias de mídia, criando peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, desenvolvendo roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, participando da seleção de elementos visuais e gráficos Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários, coordenando área de mídia e representação da imagem institucional em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes.
Seleciona e contrata prestadores de serviço para desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias, em diferentes setores – administrativo, atendimento, tráfego (administração do fluxo de trabalho), planejamento, arte e criação, pesquisa, mídia, redação, entre outros) Negocia e coordena a compra de espaços e o estabelecimento de parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes.
Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócios de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Contrata institutos e ou realiza pesquisas sobre perfil do veículo, audiência, público e consumo, selecionando e aplicando metodologias adequadas para composição de dados primários, podendo realizar análises de dados secundários.
Realiza e define estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços publicitários, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.
Zela pela qualidade técnica e estética da produção publicitária, acompanhando o registro das peças e campanhas nos órgãos competentes, quando necessário, viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra e ou dos produtos.
Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda.
Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2531-15 deve estruturar estratégia de projeto publicitário, pesquisar meios e veículos de comunicação, contratar fornecedores, vender serviços publicitários, gerenciar setores, desenvolver propaganda e promoções, elaborar planejamento estratégico, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2531-15
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Publicitário CBO 2531-15
Um Publicitário (ou sinônimo) deve selecionar fornecedores, rever processo criativo, definir target - público alvo, manter relacionamento com veículos de comunicação, acordar briefing com cliente, apresentar tabelas de preços, submeter projeto a aprovação do cliente, divulgar campanhas e peças publicitárias, realizar negociações técnico-comerciais, criar ações de merchandising, contratar serviços de publicidade, mapear dados secundários, demonstrar senso estético, acordar briefing com fornecedores inernos e internos, detetar tendências de mercado, adaptar-se a situações adversas, comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições, demonstrar pró-atividade, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, demonstrar senso de oportunidade, comunicar imagem de clientes, sugerir novos mercados consumidores, analisar perfil do público alvo, solucionar problemas de pós-venda, desenvolver campanhas promocionais, apontar novos nichos de mercado ou produtos, elaborar estratégia de mídia, coordenar compra de espaço na mídia, elaborar relatório sobre demanda de mercado, procurar novos clientes e novos mercados, contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia, interpretar expectativas do cliente, identificar necessidades do cliente, definir necessidades do cliente, coordenar equipes de trabalho, realizar campanhas e peças publicitárias, criar campanhas publicitárias, apresentar proposta de veiculação - plano de mídia, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, determinar fornecedores, assumir riscos, identificar necessidades de pesquisas, analisar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, acompanhar ações da estratégia desenvolvida, conduzir realização de pesquisa, fazer previsão orçamentária, sugerir mudanças no processo de comercialização, solicitar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, ajustar o projeto a pedido do cliente, desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias, criar peças publicitárias, demonstrar habilidade de comunicação verbal, analisar demanda do cliente, comprar espaço na mídia, direcionar campanhas de acordo com briefing, ponderar opiniões divergentes, antever cenários futuros, contribuir na concepção do leiaute da campanha, pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições, delinear diretrizes do projeto, adaptar linguagem ao público, trabalhar em equipe, definir conceito de produto e serviço, representar agência nos meios de comunicação, demonstrar capacidade de negociação, preparar cronograma, desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos, coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte, definir meios e veículos de comunicação, aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos, definir conceito de campanhas, pesquisar novas recomendações, pesquisar alternativas de mídia, administrar conflitos, negociar com veículos de comunicação - espaço, custo, prazo, período, intensidade, traçar planejamento de campanha, desenvolver projeção e execução de comerciais, manter relacionamento com o cliente, demonstrar habilidade de comunicação, desenvolver leiaute de campanhas publicitárias, explicar formas de pagamento, identificar perfil dos veículos de comunicação, demonstrar liderança, demonstrar criatividade, analisar concorrência, demonstrar dinamismo, demonstrar flexibilidade, conduzir a realização de pesquisas, demonstrar senso crítico, selecionar institutos de pesquisa, gerenciar recursos materiais e financeiros, sugerir imagens para textos criados, apresentar projeto para cliente, coordenar área de mídia, demonstrar poder de síntese, avaliar qualidade das campanhas - projeto, informar fornecedores sobre novos produtos, indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado.