CBO 2410-15 - Advogado (direito civil) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos advogados

O profissional no cargo de Advogado (direito civil) CBO 2410-15 Postula em juízo, em nome do cliente, propondo e contestando ações cíveis, como as relacionadas com propriedade, obrigações e contratos, família, tutela, imóveis, dentre outras Presta assessoria jurídica na elaboração de projetos de lei, em parecer técnico-jurídico e em negociações.

Exerce advocacia empresarial, analisando normas e procedimentos internos à empresa Realiza auditorias jurídicas, administra bens e direitos e analisa solicitações da parte interessada, verificando possíveis conflitos de interesses Define a natureza jurídica da questão e a estratégia de atuação, informando ao cliente as possibilidades de êxito.

Zela pelos interesses do cliente, preservando interesses individuais e coletivo, princípios éticos e o fortalecimento do estado democrático de direito Cumpre normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

CBO 2410-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de advogados que pertence ao grupo dos profissionais das ciências jurídicas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Advogado (direito civil), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Advogados CBO 2410-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2410-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Advogados.
      • Profissionais das ciências jurídicas.

O que faz um Advogado (direito civil)

O Advogado (direito civil) CBO 2410-15 propõe e contesta ações cíveis a órgãos do Poder Judiciário e aos juizados especiais, promove intervenção no curso do processo e solicita providências junto ao magistrado ou ministério público Avalia provas, instrui a parte, efetua diligências e realiza audiências trabalhistas, cíveis e penais comuns.

Atua no tribunal de júri, recorre de decisões, sustenta oralmente questões legais e cumpre prazos.

Contribui na postulação de decisão favorável ao seu constituinte e ao convencimento do julgador Utiliza o trabalho de assistentes técnicos e supervisiona atuação do estagiário de advocacia.

Aplica as normas reguladoras dos direitos e obrigações dos cidadãos e das relações entre pessoas naturais e jurídicas Faz uso de sistemas informatizados de acesso “online” aos registros públicos e aos processos e softwares de uso nas diversas áreas jurídicas.

Interpreta e aplica as normas do sistema jurídico nacional, observando a experiência estrangeira e comparada, quando couber.

Compreende a hermenêutica e os métodos interpretativos, utilizando legislação, jurisprudência, doutrina e outras fontes do direito Presta serviços técnicos e singulares, quando o campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica, dentre outros requisitos, possibilitar a inferência de que seu trabalho seja essencial e o mais adequado à plena satisfação do objeto do contrato.

Faz mediação de questões e contribui na elaboração de projetos de lei e de normas jurídicas no âmbito dos Poderes da República.

Analisa legislação para atualização e implementação Arbitra interesses das partes, realiza audiências administrativas presenciais e virtuais, firma acordos, formaliza parecer técnico-jurídico e elabora relatórios Faz representação contra particulares e autoridades, cumpre prazos contratuais, recebe e dá quitação.

Integra comissões nacionais e internacionais de especialistas Acompanha casos de terceiros por interesse de cliente Presta serviços de peritagem e assistência a empresas, pessoas e entidades e assessora negociações nacionais e internacionais.

Avalia normas e procedimentos internos à empresa Realiza auditorias jurídicas em âmbito definido, entrevista pessoas e forma equipe de profissionais.

Identifica problemas, implementa soluções jurídicas e acompanha resultados após mudanças Zela pela manutenção e integridade de bens do cliente e presta informações sobre o andamento serviços Controla trabalhos de profissionais e escritórios subcontratados, administra carteira de clientes e o próprio escritório.

Ouve o interessado, verifica a existência de conflitos de interesses e analisa fatos, relatórios e documentos Avalia a possibilidade de aceitação dos serviços, dando ciência ao interessado e acordando as regras para tal, em caso de aceitação Define a natureza jurídica da questão, coletando informações a respeito.

Pesquisa a possibilidade jurídica do caso, interpreta normas que regem as relações jurídicas civis de caráter privado e escolhe a estratégia da atuação Expõe ao interessado as possibilidades de êxito e obtém sua autorização para situações específicas Atua em diferentes instâncias extrajudiciais, administrativas ou judiciais, com a utilização de processos, atos e procedimentos.

Utiliza conceitos deontológico-profissionais e desenvolve perspectivas transversais sobre direitos humanos Exerce a profissão com independência, honestidade, decoro, veracidade, lealdade, dignidade e boa-fé, preservando, em sua conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profissão e zelando pelo seu caráter de essencialidade e indispensabilidade Contribui para o aprimoramento das instituições, do direito e das leis e estimula a conciliação entre os litigantes, prevenindo, sempre que possível, a instauração de litígios Pugna pela solução dos problemas da cidadania e pela efetivação dos seus direitos individuais, coletivos e difusos, no âmbito da comunidade.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2410-15 deve exercer advocacia empresarial, prestar assessoria jurídica extrajudicialmente, demonstrar competências pessoais, definir a natureza jurídica da questão, analisar a solicitação do interessado, realizar auditorias jurídicas, administrar bens e direitos, postular em juízo.

Condições de trabalho dessas profissões

Advogados trabalham em escritórios de advogacia, em empresas agrícolas, comérciais, industriais, serviços e na administração pública, como estatutários, assalariados ou autônomos. Executam suas funções sem supervisão, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2410-15

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e o exame da OAB do estado de domicílio civil do bacharel em direito.

Atividades exercidas por um Advogado (direito civil) CBO 2410-15

Um Advogado (direito civil) (ou sinônimo) deve pesquisar a possibilidade jurídica do caso, representar contra particulares e autoridades, solicitar providências junto ao magistrado ou ministério público, arbitrar interesses das partes, analisar legislação para atualização e implementação, agir com prontidão, contestar ações, agir com ética, demonstrar paciência, administrar carteira de clientes, controlar trabalhos de profissionais e escritórios subcontratados, evidenciar urbanidade no trato pessoal, atuar no tribunal de júri, avaliar a possibilidade de aceitação dos serviços, contribuir na elaboração de projetos de lei, gerir o próprio escritório, evidenciar senso de humor, acompanhar casos de terceiros por interesse de cliente, obter autorização do cliente, identificar problemas, dominar expressão escrita, demonstrar tolerância, realizar audiências administrativas, desenvolver relacionamentos interpessoais positivos, firmar acordos, expor ao interessado as possibilidades de êxito, apontar riscos e soluções, integrar comissões nacionais de especialistas, recorrer de decisões, demonstrar persistência, informar o cliente sobre o andamento serviços, verificar a existência de conflitos de interesses, escolher a estratégia da atuação, desenvolver expressão corporal, acompanhar resultados, reunir documentação básica, demonstrar capacidade interpretativa, manter controle emocional, prestar serviços de peritagem, zelar pela manutenção e integridade de bens do cliente, trocar experiências profissionais, evidenciar senso crítico, assistir empresas, pessoas e entidades, propor ações, ouvir o interessado, formar a equipe de profissionais, acordar as regras da prestação dos serviços, entrevistar pessoas envolvidas na área auditada, sustentar oralmente uma questão, evidenciar eloqüência verbal, receber e dar quitação, avaliar provas documentais e orais, promover reuniões, integrar comissões internacionais de especialistas, definir o âmbito da auditoria, efetuar diligências, cumprir prazos legais, coletar informações pertinentes a questão, evidenciar capacidade de síntese, realizar audiências cíveis, utilizar o trabalho de assistentes técnicos, assessorar negociações nacionais, intervir no curso do processo, demonstrar criatividade, mediar questões, demonstrar capacidade de convencimento, implementar soluções jurídicas, evidenciar capacidade de negociação, realizar audiências trabalhistas, analisar, fatos, relatórios e documentos, formalizar parecer técnico-jurídico, assessorar negociações internacionais, interpretar a norma jurídica, instruir a parte, proferir palestras, cumprir prazos contratuais, realizar audiências penais comuns, avaliar normas e procedimentos internos a empresa, atualizar-se, expressar ao interessado a aceitação e recusa dos serviços, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de escuta ativa, evidenciar raciocínio lógico.

Cargos e salários CBO 2410-15 - Advogados

Salário Advogado Contratualista

Advogado Contratualista: Brasil

  • 369
  • Brasil
  • 5.476 - 12.655
  • 41h
O profissional no cargo de Advogado Contratualista CBO 2410-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.476 e 12.655 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 369 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2410-15.
Salário Advogado (Direito Civil)

Advogado (Direito Civil): Brasil

  • 369
  • Brasil
  • 5.476 - 12.655
  • 41h
O profissional no cargo de Advogado (Direito Civil) CBO 2410-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.476 e 12.655 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 369 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2410-15.
Salário Advogado (direito de Família e Sucessões)

Advogado (direito de Família e Sucessões): Brasil

  • 369
  • Brasil
  • 5.476 - 12.655
  • 41h
O profissional no cargo de Advogado (direito de Família e Sucessões) CBO 2410-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.476 e 12.655 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 369 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2410-15.
Salário Advogado Civilista

Advogado Civilista: Brasil

  • 369
  • Brasil
  • 5.476 - 12.655
  • 41h
O profissional no cargo de Advogado Civilista CBO 2410-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.476 e 12.655 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 369 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2410-15.
Salário Advogado Comercial

Advogado Comercial: Brasil

  • 369
  • Brasil
  • 5.476 - 12.655
  • 41h
O profissional no cargo de Advogado Comercial CBO 2410-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.476 e 12.655 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 369 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2410-15.