back to top
CBO 234656

CBO 2346-56 — Professor de literatura italiana

Descrição oficial, funções, competências, salários e mercado de trabalho para Professor de literatura italiana (CBO 234656) em 2026 — dados da Tabela CBO/MTE e CAGED.

CBO 2346-56

Nível CBO/MTE 7/8 — Conhecimento de vanguarda e novas abordagens • Ver pesquisa salarial →

Conhecimento (7/8) i

Habilidade (7/8) i

Atitude (7/8) i

Ocupação (7/8) i

Fonte: Tabela CBO — Ministério do Trabalho e Emprego • Portal Salário


📋 O Que Faz um Professor de literatura italiana

O Professor de literatura italiana planeja e executa processo de ensino de literatura italiana em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas, abordando fundamentos teóricos dos estudos literários. Promove atividades de ensino sobre leitura e redação de textos literários. Supervisiona a realização de estudos, por grupos de alunos, sobre a história da literatura italiana. Organiza alunos para análise de prosa e poesia gregas e latinas (na Antiguidade clássica) e suas relações com as literaturas posteriores. Supervisiona estágios. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções detalhadas — CBO 2346-56

Realiza planejamento de ensino de literatura italiana, estabelecendo objetivos, metodologias de ensino e sequência dos conteúdos formativos a serem ministrados. Elabora plano de ensino e cria planos de aulas. Prepara infraestrutura, incluindo salas com recursos de informática para acesso à biblioteca digital, ambientes para práticas culturais, entre outras instalações. Seleciona materiais didáticos e paradidáticos, disponibilizando-os em plataforma virtual. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e estabelece critérios, instrumentos e procedimentos de avaliação. Elabora cronograma de atividades.

Ministra aulas, abordando tópicos – como conceito e função da literatura, teoria dos gêneros literários, entre outros – relacionados aos fundamentos teóricos dos estudos literários.

Promove atividades de ensino sobre leitura e redação de textos literários em italiano. Na leitura, estimula o aluno a apresentar sua análise de obra literária, para posteriormente orientá-lo no aprimoramento da lógica interpretativa. Presta apoio ao aluno na redação de textos literários, orientando o uso da linguagem acadêmica e das normas técnicas de citação e de organização de bibliografia.

Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, para seguir acompanhando e analisando a literatura italiana.

Supervisiona a realização de estudos, por grupos de alunos, sobre a história da literatura italiana, das escolas poéticas do século XIII até as obras literárias do século XXI. Presta orientações aos alunos na execução de pesquisas - tais como levantamento de principais obras, dos autores (Dante Alighieri, Giovanni Boccaccio, Luigi Pirandello, entre outros), e dos gêneros predominantes – referentes à produção literária em cada período. Promove reunião, após conclusão dos trabalhos em grupo, para discutir a evolução histórico-cultural italiana, incentivando uma reflexão crítica sobre a literatura em seus aspectos histórico, cultural, político e ideológico. Estimula o desenvolvimento de criatividade, atitude crítica, atitude colaborativa, e conduta ética, durante a execução do trabalho em equipe.

Organiza grupos de alunos para estudo de gêneros, autores e obras clássicas de prosa e poesia gregas e latinas, examinando a relação da produção literária com aspectos socioculturais da Antiguidade e com as literaturas posteriores. Ressalta, ao final dos trabalhos, a importância da análise dos textos representativos da Antiguidade clássica para reflexão sobre questões literárias.

Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.

Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais. Faz avaliações periódicas do progresso dos alunos e ajusta estratégias de ensino para melhoria do processo de aprendizagem.

Supervisiona estágios curriculares. Pode atuar em programa de intercâmbio cultural, difundindo a literatura italiana no contexto brasileiro e divulgando a cultura brasileira e ítalo-brasileira na Itália, com participação de docentes e alunos.

Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão.

Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.

Mantém-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos no ensino, testando novos recursos didáticos digitais.

Planeja e executa pesquisas sobre diversos temas – como o estudo das adaptações de obras literárias para produções do cinema e do teatro - relacionados à literatura italiana. Publica resultados das pesquisas em revistas especializadas, livros e mídia eletrônica.

📚 Conhecimentos Exigidos

Tabela CBO/MTE • Nível de Conhecimento: 7/8

Prof. = Profundidade (1-5) • Freq. = Frequência de uso (1-5) • Imp. = Importância (1-5)

Conhecimentos avançados — Grupo II (212)
Área iCampo iConhecimento iProf. iFreq. iImp. i
Ciências biológicas Ecologia Outros elementos do campo ecologia 3 3 3
Outros elementos (ecologia) educação, meio ambiente e sociedade 3 3 3
Ciências exatas e da terra Matemática Matemática aplicada 3 3 3
Outros elementos (matemática aplicada) matemática básica aplicada 3 3 3
Probabilidade e estatística Probabilidade e estatística aplicadas 3 3 3
Estatística aplicada 3 3 3
Tecnologia da informação e comunicação Informática 4 4 4
Informática 4 4 4
Internet 3 3 3
Internet 3 3 3
Software específico 3 4 5
Outros elementos (software específico) softwares educacionais 3 4 5
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação 4 4 5
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) tecnologias digitais aplicadas ao ensino de literatura italiana 4 4 5
Ciências humanas Educação Fundamentos da educação 3 4 4
Filosofia da educação 3 4 4
Fundamentos da educação 3 4 4
História da educação 3 4 4
Fundamentos da educação 3 4 4
Sociologia da educação 3 4 4
Fundamentos da educação 3 4 4
Outros elementos (fundamentos da educação) diversidades culturais e linguísticas 3 4 4
Planejamento e avaliação educacional 5 5 5
Outros elementos (planejamento e avaliação educacional) elaboração de planos de ensino e planos de aula 5 5 5
Ensino-aprendizagem 5 5 5
Avaliação da aprendizagem 5 5 5
Ensino-aprendizagem 5 5 5
Métodos e técnicas de ensino 5 5 5
Ensino-aprendizagem 4 4 4
Tecnologia educacional 4 4 4
Ensino-aprendizagem 3 3 3
Teorias da instrução 3 3 3
Ensino-aprendizagem 5 5 5
Outros elementos (ensino-aprendizagem) didática para o ensino superior 5 5 5
Ensino-aprendizagem 4 5 5
Outros elementos (ensino-aprendizagem) estratégias didáticas para o ensino e aprendizagem de língua e literatura italiana na modalidade de ensino híbrido 4 5 5
Ensino-aprendizagem 4 5 5
Outros elementos (ensino-aprendizagem) fundamentos de prática de ensino 4 5 5
Ensino-aprendizagem 5 5 5
Outros elementos (ensino-aprendizagem) interdisciplinaridade - língua e literatura e as inter-relações com outras áreas do conhecimento 5 5 5
Ensino-aprendizagem 4 5 5
Outros elementos (ensino-aprendizagem) metodologias ativas para o ensino e aprendizagem de língua e literatura 4 5 5
Currículo 4 4 5
Teoria geral de planejamento e desenvolvimento curricular 4 4 5
Currículo 5 5 5
Outros elementos (currículo) currículo no ensino superior de literatura italiana 5 5 5
Tópicos específicos de educação 3 4 5
Outros elementos (tópicos específicos de educação) base nacional comum curricular - bncc 3 4 5
Tópicos específicos de educação 3 4 5
Outros elementos (tópicos específicos de educação) educação a distância 3 4 5
Tópicos específicos de educação 4 5 5
Outros elementos (tópicos específicos de educação) educação inclusiva 4 5 5
Tópicos específicos de educação 3 4 5
Outros elementos (tópicos específicos de educação) ensino superior 3 4 5
Tópicos específicos de educação 3 4 5
Outros elementos (tópicos específicos de educação) parâmetros curriculares nacionais - pcn 3 4 5
Outros elementos do campo educação 5 4 5
Outros elementos (educação) extensionismo em literatura italiana 5 4 5
Outros elementos do campo educação 4 3 4
Outros elementos (educação) internacionalização do ensino superior 4 3 4
Filosofia Ética 4 5 5
Ética 4 5 5
Psicologia Psicologia do ensino e da aprendizagem 3 4 5
Aprendizagem e desempenho acadêmicos 3 4 5
Psicologia do ensino e da aprendizagem 4 5 5
Ensino e aprendizagem na sala de aula 4 5 5
Psicologia do ensino e da aprendizagem 3 3 4
Outros elementos (psicologia do ensino e da aprendizagem) neurociência e educação 3 3 4
Ciências sociais aplicadas Ciência da informação Teoria da informação 3 3 4
Processos da comunicação 3 3 4
Comunicação Teoria da comunicação 3 4 5
Teoria da comunicação 3 4 5
Direito Outros elementos do campo direito 3 4 4
Outros elementos (direito) propriedade intelectual, direito autoral e ética profissional 3 4 4
Engenharias Engenharia de produção Gerência de produção 3 3 3
Higiene e segurança do trabalho 3 3 3
Linguística, letras e artes Letras Língua portuguesa 4 5 5
Língua portuguesa 4 5 5
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) estruturas textuais - unidade e estrutura internas 4 4 5
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) fundamentos de fonética, morfologia, sintaxe e semântica 4 4 5
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) gêneros textuais e tipos de texto 4 4 5
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) leitura, intelecção e produção de textos 4 4 5
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) neologismos e estrangeirismos 4 4 5
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) semântica estilística - figuras de linguagem 4 4 5
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) textos verbais e não verbais 4 4 5
Línguas estrangeiras modernas 4 4 4
Outros elementos (línguas estrangeiras modernas) análise contrastiva italiano–português 4 4 4
Línguas estrangeiras modernas 4 5 5
Outros elementos (línguas estrangeiras modernas) dialetologia italiana 4 5 5
Línguas estrangeiras modernas 5 5 5
Outros elementos (línguas estrangeiras modernas) gramática da língua italiana: fonética, morfologia, sintaxe, semântica e estilística 5 5 5
Línguas estrangeiras modernas 4 5 5
Outros elementos (línguas estrangeiras modernas) história da língua italiana e estudos culturais 4 5 5
Línguas estrangeiras modernas 5 5 5
Outros elementos (línguas estrangeiras modernas) introdução aos estudos tradutológicos 5 5 5
Línguas estrangeiras modernas 4 4 5
Outros elementos (línguas estrangeiras modernas) italiano instrumental 4 4 5
Línguas estrangeiras modernas 5 5 5
Outros elementos (línguas estrangeiras modernas) leitura, compreensão e escrita de textos em italiano 5 5 5
Línguas estrangeiras modernas 5 5 5
Outros elementos (línguas estrangeiras modernas) língua italiana 5 5 5
Línguas estrangeiras modernas 5 5 5
Outros elementos (línguas estrangeiras modernas) língua italiana: oralidade e escrita 5 5 5
Línguas estrangeiras modernas 5 5 5
Outros elementos (línguas estrangeiras modernas) prática de tradução de textos em língua italiana 5 5 5
Línguas estrangeiras modernas 4 4 5
Outros elementos (línguas estrangeiras modernas) tradução especializada e terminologia 4 4 5
Línguas estrangeiras modernas 4 5 5
Outros elementos (línguas estrangeiras modernas) variação linguística da língua italiana 4 5 5
Línguas clássicas 4 5 5
Outros elementos (línguas clássicas) latim 4 5 5
Teoria literária 5 5 5
Teoria literária 5 5 5
Teoria literária 4 4 4
Outros elementos (teoria literária) fundamentos de crítica literária 4 4 4
Teoria literária 4 4 5
Outros elementos (teoria literária) intercompreensão de línguas românicas 4 4 5
Teoria literária 4 4 5
Outros elementos (teoria literária) teoria do conto: introdução e pragmática 4 4 5
Literaturas clássicas 3 4 5
Literaturas clássicas 3 4 5
Literaturas clássicas 5 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) a divina comédia 5 5 5
Literaturas clássicas 4 3 4
Outros elementos (literaturas clássicas) aspectos socioculturais da antiguidade e suas relações com a literatura italiana 4 3 4
Literaturas clássicas 5 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) autores e obras expoentes da literatura italiana 5 5 5
Literaturas clássicas 4 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) cultura italiana 4 5 5
Literaturas clássicas 4 4 4
Outros elementos (literaturas clássicas) cultura ítalo-brasileira 4 4 4
Literaturas clássicas 5 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) discurso literário e intertextualidade temática 5 5 5
Literaturas clássicas 5 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) equipamentos, instrumentos e materiais para atividades de ensino e pesquisa de literatura italiana 5 5 5
Literaturas clássicas 4 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) estudos comparados de literatura de língua italiana 4 5 5
Literaturas clássicas 5 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) filologia da língua italiana 5 5 5
Literaturas clássicas 5 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) gêneros literários 5 5 5
Literaturas clássicas 4 4 5
Outros elementos (literaturas clássicas) introdução aos estudos clássicos 4 4 5
Literaturas clássicas 5 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) ítalo calvino e outros narradores do século xx 5 5 5
Literaturas clássicas 5 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) laboratórios e outros cenários de atividades práticas de ensino e pesquisa de literatura italiana 5 5 5
Literaturas clássicas 5 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) literatura e cultura italianas: das origens à ilustração 5 5 5
Literaturas clássicas 5 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) literatura e cultura italianas: do pré-romantismo ao século xx 5 5 5
Literaturas clássicas 5 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) literatura italiana 5 5 5
Literaturas clássicas 5 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) literatura italiana – primeira e segunda metade do século xx: do neo-realismo aos nossos dias 5 5 5
Literaturas clássicas 5 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) literatura italiana da renascença 5 5 5
Literaturas clássicas 4 4 5
Outros elementos (literaturas clássicas) literatura italiana infanto-juvenil 4 4 5
Literaturas clássicas 5 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) literatura italiana moderna e contemporânea 5 5 5
Literaturas clássicas 5 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) movimentos da literatura italiana 5 5 5
Literaturas clássicas 5 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) narrativa italiana e cinema 5 5 5
Literaturas clássicas 5 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) narrativa literária e seus elementos: tempo, espaço, personagens 5 5 5
Literaturas clássicas 5 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) princípios da literatura: discurso, linguagem, espaço, estrutura, literariedade, narrador, obra literária, polissemia, tempo e verossimilhança 5 5 5
Literaturas clássicas 5 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) prosa, poesia e ensaio na literatura italiana contemporânea 5 5 5
Literaturas clássicas 5 5 5
Outros elementos (literaturas clássicas) rima, ritmo e métrica 5 5 5
Literatura comparada 4 5 5
Literatura comparada 4 5 5
Linguística Teoria e análise linguística 4 5 5
Teoria e análise linguística 4 5 5
Fisiologia da linguagem 4 4 4
Fisiologia da linguagem 4 4 4
Sociolinguística e dialetologia 4 5 5
Sociolinguística e dialetologia 4 5 5
Linguística aplicada 4 4 4
Linguística aplicada 4 4 4
Linguística aplicada 5 5 5
Outros elementos (linguística aplicada) análise linguística no ensino de língua e literatura italiana 5 5 5
Linguística aplicada 5 5 5
Outros elementos (linguística aplicada) elementos de linguística da língua italiana 5 5 5
Linguística aplicada 4 4 5
Outros elementos (linguística aplicada) semântica e pragmática 4 4 5
Linguística aplicada 4 5 5
Outros elementos (linguística aplicada) teorias do discurso 4 5 5
Tecnologias estratégicas Métodos e procedimentos científicos Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 4 5 5
Metodologia científica 4 5 5
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 4 5 5
Metodologia de pesquisa 4 5 5
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 5 5 5
Técnicas de pesquisa 5 5 5
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 3 3 4
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) pesquisa aplicada em língua e literatura 3 3 4
Metodologia de projetos 4 4 4
Avaliação de projeto 4 4 4
Metodologia de projetos 5 4 4
Desenvolvimento de projetos 5 4 4
Metodologia de projetos 5 4 4
Elaboração de projeto 5 4 4

🎯 Habilidades

Tabela CBO/MTE • Nível de Habilidade: 7/8

Freq. = Frequência de uso (1-5) • Imp. = Importância (1-5)

Habilidades cognitivas (15)
Categoria iHabilidade iFreq. iImp. i
comunicação Compreensão oral 5 5
Escuta ativa 4 4
Expressão oral 5 5
Compreensão escrita 5 5
Expressão escrita 5 5
Estratégias de aprendizagem 5 5
Aprendizado ativo 4 4
Habilidade de orientar serviços 3 3
Habilidade de ensinar 5 5
Raciocínio Raciocínio analítico 5 5
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) 5 5
Raciocínio crítico 5 5
Raciocíonio científico 2 2
Trabalho com números Análise de dados 4 4
Sintetização de dados 4 4
Habilidades práticas (12)
Categoria iHabilidade iFreq. iImp. i
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 5 5
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... 4 4
Troca de informações 4 4
Fornecimento de informações 4 4
Cooperação 5 5
Facilitação e mediação de aprendizagem 5 5
Supervisão 3 3
Percepção da realidade social 4 4
Habilidades operacionais Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas 5 5
Aplicação de conhecimento de um campo de estudo científico 5 5
Aplicação de conhecimento científico de alta complexidade 2 2
Habilidades organizacionais Análise sistêmica 4 4
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (10)
Categoria iHabilidade iFreq. iImp. i
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 3 3
Flexibilidade de extensão 3 3
Habilidades psicomotoras Destreza dos dedos (ou digital) 3 3
Destreza manual 3 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 5 5
Reconhecimento de fala 5 5
Clareza de fala 5 5
Sensibilidade auditiva 4 4
Visão a distância 4 4
Visão de perto (ou a curta distância) 4 4

🧭 Atitudes

Tabela CBO/MTE • Nível de Atitude: 7/8

Imp. = Importância (1-5)

Categoria iAtitude iImp. i
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas. 5
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento 5
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores, gerenciando o desenvolvimento profissional deles 3
Supervisão do trabalho de outros Supervisão de profissionais em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas. 4

⚙️ Condições de Trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

🎓 Exigências de Formação e Mercado

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


📌 Funções e Atividades

Funções mais executadas no exercício da profissão — CBO 2346-56

Realizar atividades pedagógico-administrativas
Orientar alunos
Prestar assessoria e consultoria
Ministrar aulas, cursos, seminários nas áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos
Divulgar conhecimentos científicos
Realizar atividades de avaliação
Elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na área
Participar de atividades de qualificação profissional
Demonstrar competências pessoais
Realizar pesquisas nas áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos
Elaborar tese de doutorado
Disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais
Participar da correção de exames
Organizar publicações científicas
Elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão
Realizar atividades de editoração
Analisar dados e materiais de pesquisa
Frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc
Orientar dissertações de mestrado
Elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos
Relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais
Promover intercâmbios científicos e culturais
Trabalhar em equipe
Programar atividades de laboratório de língua e informática
Demonstrar capacidade de análise e síntese
Orientar teses de doutorado
Organizar horários, cronogramas, etc
Realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos
Planejar orçamento
Prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa
Realizar revisão de textos
Desenvolver atividades de pós-doutorado
Dar atendimento individual aos alunos
Definir conteúdos programáticos
Organizar antologias
Planejar grades curriculares
Estabelecer critérios de avaliação
Elaborar relatórios e monografias
Participar de discussões sobre a área
Discutir questões sociais e culturais, em classe
Participar de júri de premiação cultural
Preparar instrumentos de avaliação
Escrever textos relacionados a pesquisa
Editar publicações científicas
Orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização
Distribuir disciplinas
Estimular senso crítico dos alunos
Participar de júri de premiação acadêmica e científica
Elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.
Preparar aulas
Demonstrar capacidade de reflexão
Realizar discussões teórico-metodológicas
Realizar estudos interdisciplinares
Prever recursos financeiros para pesquisa
Avaliar exame nacional de cursos
Participar da avaliação do projeto pedagógico do curso
Organizar concursos acadêmicos e literários
Elaborar glossários
Elaborar material didático e paradidático
Orientar alunos na apresentação de trabalhos
Programar atividades de pesquisa
Traduzir textos
Participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc.
Estruturar projetos pedagógicos na área
Sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc
Demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira
Relacionar teoria e prática
Promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.
Demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem
Elaborar exames para concursos
Atualizar acervo bibliográfico da área na instituição
Ministrar cursos de ensino a distância
Elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas
Demonstrar capacidade de interagir com outros
Desenvolver metodologias científicas de trabalho
Avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos
Elaborar críticas literárias
Elaborar projetos
Participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa
Selecionar textos para estudo
Selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc
Participar de colegiados
Disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais
Realizar levantamento bibliográfico
Implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão
Sugerir traduções, publicações, etc, para editoras
Realizar atualização bibliográfica
Participar da elaboração de propostas curriculares
Participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos
Demonstrar capacidade de liderança
Promover estudos inter e transdisciplinares
Montar equipe de pesquisa
Atualizar conteúdos programáticos
Elaborar dissertação de mestrado
Promover o estudo de textos
Representar os pares em comissões externas a instituição
Coletar dados e materiais para pesquisa
Escrever verbetes
Demonstrar capacidade de observação
Organizar edições didáticas de obras literárias
Demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza
Discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas
Discutir propostas curriculares
Avaliar as necessidades dos alunos
Articular conhecimento de diferentes áreas
Participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais
Programar o uso de equipamentos de apoio
Organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais
Escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas
Participar de intercâmbios científicos e culturais
Discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional
Pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área
Elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos
Realizar palestras, conferências, etc
Participar da organização de bancas examinadoras
Participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação
Avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos
Promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens
Avaliar desenvolvimento de alunos no curso
Demonstrar capacidade de comunicação não verbal
Apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais
Discutir resultados da produção discente
Indicar bibliografia
Analisar princípios metodológicos da área
Supervisionar estágios
Implementar grades curriculares
Participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão
Avaliar grade curricular
Preparar programas de cursos
Elaborar dicionários e/ou sinalários

🗂️ Hierarquia CBO — Classificação Brasileira de Ocupações

CBO 2346-56 é o código da ocupação de professor de literatura italiana que pertence ao grupo dos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior, segundo a Tabela CBO 2026 do MTE.

2 Profissionais das ciências e das artes
23 Profissionais do ensino
234 Professores do ensino superior
2346 Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
234656 Professor de literatura italiana



Você está pesquisando sobre Professor de literatura italiana. O Portal Salário tem a pesquisa salarial completa com dados regionais por estado e cidade, salário por porte de empresa, gráficos e análises de tendência.

Ver pesquisa salarial completa →

Conheça os planos de acesso →