CBO 2346-44 - Professor de literatura espanhola - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de literatura espanhola CBO 2346-44 Ministra aula para ensino de língua e literatura espanhola, na formação de profissionais de nível superior, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-44 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-44
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de literatura espanhola
O Professor de literatura espanhola CBO 2346-44 planeja e ministra aulas de língua e literatura espanhola para análise, recepção e produção textual, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua e literatura espanhola, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais Define ações educacionais, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, elementos de interculturalidade, análise da produção literária espanhola em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua espanhola em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário e de conhecimento, e desenvolvimento da escrita.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística e literatura espanhola Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura espanhola, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua espanhola frente às demandas sociais e políticas.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura espanhola, elaborando projetos, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica.
Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo o acordo ortográfico da língua espanhola vigente Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos.
Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático.
Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-44 deve ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, participar de atividades de qualificação profissional, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, prestar assessoria e consultoria, realizar atividades pedagógico-administrativas, realizar atividades de avaliação, demonstrar competências pessoais, orientar alunos, divulgar conhecimentos científicos, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-44
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de literatura espanhola CBO 2346-44
Um Professor de literatura espanhola (ou sinônimo) deve realizar revisão de textos, organizar publicações científicas, desenvolver metodologias científicas de trabalho, promover o estudo de textos, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, supervisionar estágios, participar de intercâmbios científicos e culturais, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, avaliar exame nacional de cursos, programar atividades de pesquisa, distribuir disciplinas, elaborar exames para concursos, elaborar glossários, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, selecionar textos para estudo, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, preparar aulas, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, realizar estudos interdisciplinares, avaliar as necessidades dos alunos, programar atividades de laboratório de língua e informática, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, elaborar dicionários e/ou sinalários, elaborar críticas literárias, elaborar projetos, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, elaborar material didático e paradidático, traduzir textos, representar os pares em comissões externas a instituição, orientar teses de doutorado, orientar dissertações de mestrado, demonstrar capacidade de liderança, elaborar relatórios e monografias, participar de júri de premiação acadêmica e científica, demonstrar capacidade de observação, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., discutir questões sociais e culturais, em classe, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, participar de júri de premiação cultural, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, programar o uso de equipamentos de apoio, editar publicações científicas, relacionar teoria e prática, realizar atualização bibliográfica, participar da organização de bancas examinadoras, implementar grades curriculares, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, planejar grades curriculares, demonstrar capacidade de análise e síntese, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, participar da elaboração de propostas curriculares, organizar edições didáticas de obras literárias, estruturar projetos pedagógicos na área, demonstrar capacidade de reflexão, dar atendimento individual aos alunos, orientar alunos na apresentação de trabalhos, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, avaliar grade curricular, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, organizar horários, cronogramas, etc, analisar dados e materiais de pesquisa, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, analisar princípios metodológicos da área, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, discutir propostas curriculares, atualizar conteúdos programáticos, preparar instrumentos de avaliação, indicar bibliografia, planejar orçamento, estimular senso crítico dos alunos, preparar programas de cursos, estabelecer critérios de avaliação, organizar concursos acadêmicos e literários, elaborar tese de doutorado, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, montar equipe de pesquisa, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, demonstrar capacidade de interagir com outros, participar da correção de exames, trabalhar em equipe, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., discutir resultados da produção discente, escrever verbetes, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, coletar dados e materiais para pesquisa, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, prever recursos financeiros para pesquisa, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, realizar atividades de editoração, ministrar cursos de ensino a distância, realizar discussões teórico-metodológicas, promover intercâmbios científicos e culturais, elaborar dissertação de mestrado, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, realizar palestras, conferências, etc, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, organizar antologias, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, participar de colegiados, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, realizar levantamento bibliográfico, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, participar de discussões sobre a área, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, desenvolver atividades de pós-doutorado, definir conteúdos programáticos, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, articular conhecimento de diferentes áreas, promover estudos inter e transdisciplinares, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, escrever textos relacionados a pesquisa.