CBO 2346-44 - Professor de literatura espanhola - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de literatura espanhola CBO 2346-44 Ministra aula para ensino de língua e literatura espanhola, na formação de profissionais de nível superior, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.

Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.

Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2346-44 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de literatura espanhola, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-44 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-44

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de literatura espanhola

O Professor de literatura espanhola CBO 2346-44 planeja e ministra aulas de língua e literatura espanhola para análise, recepção e produção textual, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua e literatura espanhola, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais Define ações educacionais, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.

Propõe estudo literário linguístico-discursivo, elementos de interculturalidade, análise da produção literária espanhola em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua espanhola em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário e de conhecimento, e desenvolvimento da escrita.

Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística e literatura espanhola Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.

Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.

Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura espanhola, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.

Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.

Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua espanhola frente às demandas sociais e políticas.

Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura espanhola, elaborando projetos, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.

Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.

Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica.

Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo o acordo ortográfico da língua espanhola vigente Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos.

Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático.

Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade .

Funções do cargo

O funcionário CBO 2346-44 deve realizar atividades pedagógico-administrativas, divulgar conhecimentos científicos, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, participar de atividades de qualificação profissional, orientar alunos, realizar atividades de avaliação, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, prestar assessoria e consultoria, demonstrar competências pessoais, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-44

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Atividades exercidas por um Professor de literatura espanhola CBO 2346-44

Um Professor de literatura espanhola (ou sinônimo) deve participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, escrever textos relacionados a pesquisa, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, desenvolver metodologias científicas de trabalho, participar de colegiados, elaborar glossários, participar da organização de bancas examinadoras, realizar revisão de textos, estruturar projetos pedagógicos na área, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, organizar publicações científicas, estimular senso crítico dos alunos, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, promover o estudo de textos, elaborar projetos, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., analisar princípios metodológicos da área, participar de intercâmbios científicos e culturais, realizar atualização bibliográfica, demonstrar capacidade de observação, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, participar da elaboração de propostas curriculares, preparar instrumentos de avaliação, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, atualizar conteúdos programáticos, avaliar exame nacional de cursos, organizar antologias, promover intercâmbios científicos e culturais, elaborar tese de doutorado, articular conhecimento de diferentes áreas, ministrar cursos de ensino a distância, programar atividades de laboratório de língua e informática, realizar estudos interdisciplinares, analisar dados e materiais de pesquisa, elaborar material didático e paradidático, elaborar exames para concursos, definir conteúdos programáticos, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, organizar edições didáticas de obras literárias, elaborar críticas literárias, participar de júri de premiação cultural, coletar dados e materiais para pesquisa, demonstrar capacidade de análise e síntese, editar publicações científicas, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, organizar horários, cronogramas, etc, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, demonstrar capacidade de reflexão, elaborar relatórios e monografias, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, organizar concursos acadêmicos e literários, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., participar da correção de exames, supervisionar estágios, avaliar as necessidades dos alunos, avaliar grade curricular, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, representar os pares em comissões externas a instituição, distribuir disciplinas, programar o uso de equipamentos de apoio, planejar grades curriculares, desenvolver atividades de pós-doutorado, implementar grades curriculares, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, orientar teses de doutorado, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, relacionar teoria e prática, elaborar dicionários e/ou sinalários, realizar atividades de editoração, participar de discussões sobre a área, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, programar atividades de pesquisa, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, trabalhar em equipe, dar atendimento individual aos alunos, planejar orçamento, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, selecionar textos para estudo, escrever verbetes, realizar palestras, conferências, etc, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, realizar discussões teórico-metodológicas, discutir resultados da produção discente, traduzir textos, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, orientar alunos na apresentação de trabalhos, demonstrar capacidade de liderança, promover estudos inter e transdisciplinares, participar de júri de premiação acadêmica e científica, indicar bibliografia, prever recursos financeiros para pesquisa, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, realizar levantamento bibliográfico, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, discutir questões sociais e culturais, em classe, montar equipe de pesquisa, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, elaborar dissertação de mestrado, orientar dissertações de mestrado, estabelecer critérios de avaliação, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, demonstrar capacidade de interagir com outros, discutir propostas curriculares, preparar aulas, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, preparar programas de cursos, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso.

Cargos e salários CBO 2346-44 - Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Salário Professor de Literatura Espanhola

Professor de Literatura Espanhola: Brasil

  • 17
  • Brasil
  • 4.255 - 9.440
  • 37h
O profissional no cargo de Professor de Literatura Espanhola CBO 2346-44 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.255 e 9.440 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 17 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2346-44.