CBO 2321-70 - Professores do ensino médio - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2321-70 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-70 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-70

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

Funções

participar de atividades institucionais, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, ensinar, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, preparar aulas, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico.

Atividades

desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, selecionar textos e bibliografia da aula, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, preparar-se para concursos docentes, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, subsidiar os alunos para autoavaliação, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, discutir questões pedagógicas com os pares, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, administrar conflitos, atender pais e alunos, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, acompanhar processo de aprendizagem, refletir continuamente sobre a própria prática docente, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, expressar-se com clareza, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, medir o conhecimento específico, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, atentar para reações dos alunos na sala, influir na definição dos planos de carreira, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, incentivar a capacidade criadora dos alunos, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, estabelecer empatia com os alunos, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, adequar o planejamento às aulas, relacionar-se com a comunidade escolar, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, dialogar com os alunos, elaborar instrumentos de avaliação, comentar os resultados das avaliações com os alunos, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, escolher material didático e pedagógico, assumir cargos de coordenação, representação, direção, definir objetivos para a área de conhecimento, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, estimular a participação do aluno nas atividades, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, conceber o projeto pedagógico da escola, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, interagir com os alunos, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, ministrar aulas teóricas e práticas, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, intervir na definição dos orçamentos da escola, ler jornais, revistas, periódicos e livros, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, determinar temas e conteúdos da disciplina, estimular a continuidade da escolaridade, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, indicar compra de material didático e pedagógico, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, definir o calendário, indicar os avanços da aprendizagem, aplicar instrumentos de avaliação, comunicar resultados das avaliações dos alunos, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, estruturar a transmissão do conhecimento, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, requisitar material pedagógico.

Cargos e salários CBO 2321-70 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Sociologia no Ensino Médio

Professor de Sociologia no Ensino Médio: Brasil

  • 276
  • Brasil
  • 4.302 - 11.545
  • 22h
O profissional no cargo de Professor de Sociologia no Ensino Médio CBO 2321-70 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.302 e 11.545 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 276 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-70.