CBO 2321-70 - Professores do ensino médio - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2321-70 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos professores do ensino médio, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-70 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-70

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino médio.
        • Professores do ensino médio.

Descrição dos cargos da categoria Professores do ensino médio

Os Professores do ensino médio CBO 2321-70 ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Condições de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Funções dos Professores do ensino médio CBO 2321-70

Professores do ensino médio devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • ensinar;
  • comunicar-se;
  • preparar aulas;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • participar de atividades institucionais;
  • Atividades dos cargos CBO 2321-70

    Entre as principais atribuições dos Professores do ensino médio CBO 2321-70 estão as de:

    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • interagir com os alunos;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • expressar-se com clareza;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • atender pais e alunos;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • dialogar com os alunos;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • definir o calendário;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • medir o conhecimento específico;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • administrar conflitos;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • requisitar material pedagógico;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;

    Cargos e salários CBO 2321-70 - Professores do ensino médio

    Salário Professor de Sociologia no Ensino Médio

    Professor de Sociologia no Ensino Médio: Brasil

    • 228
    • Brasil
    • 4.462 - 12.751
    • 24h
    O profissional no cargo de Professor de Sociologia no Ensino Médio CBO 2321-70 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.462 e 12.751 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 228 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-70.