CBO 2321-60 - Professor de psicologia no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio
O profissional no cargo de Professor de psicologia no ensino médio CBO 2321-60 Ministra aulas de psicologia no ensino médio, considerando teorias comportamentais, sociais e cognitivas nos processos de ensino e aprendizagem aplicadas no contexto educativo, articulando os saberes específicos da área com princípios didático-pedagógicos e metodológicos Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.
Seleciona e elabora recursos didáticos, organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de atividades institucionais, eventos da área, reuniões pedagógicas e administrativas Aplica estratégias de comunicação e providencia o registro de atividades desenvolvidas e de resultados do processo Atua conforme a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, de qualidade e de conservação ambiental.
CBO 2321-60 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-60
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino médio.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de psicologia no ensino médio
O Professor de psicologia no ensino médio CBO 2321-60 ministra aulas de psicologia no ensino médio, referentes às teorias comportamentais, sociais e cognitivas nos processos de ensino e aprendizagem, aplicadas no contexto educativo, articulando os saberes específicos da área com princípios didático-pedagógicos e metodológicos Planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas.
Define conteúdo programático de psicologia, situações de aprendizagem, articulando teoria e prática educativa, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona e elabora materiais e recursos didáticos.
Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, estabelecendo relações com os contextos educacional, social, político, econômico e cultural, fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, apropriação de elementos argumentativos, desenvolvimento de raciocínio abstrato, reflexão crítica e compreensão da realidade e do comportamento humano.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, elaborando instrumentos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, razão e entendimento, validade e verdade, respeito à natureza, às diversidades, às diferenças sociais e culturais entre os homens.
Propõe temas e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a argumentação e a pesquisa com autonomia.
Estabelece rotinas e regras de conduta Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.
Participa de ações e atividades institucionais, em cursos, programas de formação e atualização, conselhos escolares e de classe, grupos de estudos, eventos culturais, científicos, esportivos da escola Contribui na elaboração do projeto pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas e na área de psicologia, participa de cursos de formação continuada, aplica tecnologias educacionais, avalia e cria material e recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, com assertividade e objetividade Elabora documentos como planos de ensino, relatórios, requisição de materiais e de serviços, registros de ocorrências e de desempenho dos alunos, dentre outros.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde, de qualidade e de conservação ambiental Mantém o local de trabalho limpo e organizado Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2321-60 deve demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-60
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de psicologia no ensino médio CBO 2321-60
Um Professor de psicologia no ensino médio (ou sinônimo) deve sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, administrar conflitos, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, estimular a continuidade da escolaridade, acompanhar processo de aprendizagem, estimular a participação do aluno nas atividades, refletir continuamente sobre a própria prática docente, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, incentivar a capacidade criadora dos alunos, expressar-se com clareza, preparar-se para concursos docentes, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos.