CBO 2321-15 - Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio

Entenda o que fazem os professores do ensino médio no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio

Ministra aulas de disciplinas pedagógicas do ensino médio, na formação de professores para atuarem na educação infantil, por meio de teorias e práticas didático-pedagógicas, no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e na construção de conhecimentos, habilidades e atitudes. Planeja o processo, define metodologias de ensino e avalia as atividades e o desenvolvimento do aluno, considerando as áreas do conhecimento e contextos sociais, políticos, econômicos e culturais. Seleciona e elabora recursos didáticos, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de atividades institucionais, eventos da área, reuniões pedagógicas. Aplica estratégias de comunicação e registra atividades desenvolvidas e resultados do processo. Atua conforme a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Ministra aulas de disciplinas pedagógicas do ensino médio, na formação de professores em curso profissionalizante de nível médio, na modalidade magistério, para atuarem na educação infantil, com crianças de 0 a 5 anos, por meio de teorias e práticas didático-pedagógicas, no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e na construção de conhecimentos, habilidades e atitudes.

Planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas. Define conteúdo programático de disciplinas pedagógicas (didática, metodologia do ensino, práticas pedagógicas, estágio supervisionado, organização do trabalho e do currículo), situações de aprendizagem, articulando teorias e práticas educativas, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona e elabora materiais e recursos didáticos. Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, estabelecendo relações com os contextos educacional, social, político, econômico e cultural, fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista a aprendizagem significativa e por meio de múltiplas linguagens, apropriação de elementos argumentativos, desenvolvimento de raciocínio abstrato, reflexão crítica e compreensão da realidade e dos processos de desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, elaborando instrumentos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema. Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, razão e entendimento, validade e verdade, respeito à natureza, às diversidades, às diferenças sociais e culturais entre os homens. Propõe temas e projetos interdisciplinares. Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas. Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a argumentação e a pesquisa com autonomia.

Estabelece rotinas e regras de conduta. Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos. Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de ações e atividades institucionais e eventos da área, em cursos, programas de formação e atualização, conselhos escolares e de classe, reuniões pedagógicas e administrativas, grupos de estudos, eventos culturais, científicos, esportivos da escola. Contribui na elaboração do projeto pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.

Realiza pesquisas educacionais, participa de cursos de formação continuada, aplica tecnologias educacionais, avalia e cria material e recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, com assertividade e objetividade. Elabora documentos como planos de ensino, relatórios, requisição de materiais e de serviços, registros de ocorrências e de desempenho dos alunos, dentre outros.

Atua conforme a legislação educacional e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde, qualidade e conservação ambiental. Organiza o local de trabalho. Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) SOFTWARES EDUCACIONAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) REALIDADE VIRTUAL 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA DA INFORMAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA COMUNICAÇÃO) ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL APLICADO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL APLICADO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL OUTROS ELEMENTOS (SERVIÇO SOCIAL APLICADO) RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADÊMICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC 5 5 4
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  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) CORRENTES PEDAGÓGICAS DO SÉCULO XX 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) CULTURA ESCOLAR, CULTURA E EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) DEMANDAS SOCIAIS, ESCOLAS E CURRÍCULO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO ESPECIAL – FUNDAMENTOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS ESCOLARES 3 5 3
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  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA 5 5 4
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  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INFANTIL 5 5 5
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  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 4 5 3
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  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) MODALIDADES ORGANIZATIVAS DE CONTEÚDOS E ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA 5 5 4
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  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN 5 5 4
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  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
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  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) AFETIVIDADE COMO VALOR E OS IMPASSES EDUCATIVOS 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ARTE E EDUCAÇÃO INFANTIL: MÚSICA, ARTE VISUAIS, DANÇA E TEATRO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) CONTEXTOS ESCOLARES E DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) CURRÍCULOS E PROGRAMAS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE INFANTIL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO E PLANOS DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTRATÉGIAS INDIVIDUAIS E EM GRUPO DE APRENDIZAGEM 5 5 5
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  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) EXPLORAÇÃO DE MOVIMENTOS, GESTOS, SONS, FORMAS, TEXTURAS, CORES, PALAVRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 5 5 5
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  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) FASES DE ALFABETIZAÇÃO: PRÉ-SILÁBICA, SILÁBICA, SILÁBICO-ALFABÉTICA E ALFABÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) FUNDAMENTOS DE PEDAGOGIA 5 5 5
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  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE PORTUGUÊS, MATEMÉTICA, CIÊNCIAS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LINGUAGEM E CONHECIMENTO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PEDAGOGOS CONSAGRADOS: TEORIAS E SUAS METODOLOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICA DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEMAS TRANSVERSAIS E INTERDISCIPLINARIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEXTO E IMAGEM: LITERATURA PARA CRIANÇAS NA ESCOLA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) FUNÇÕES DA LINGUAGEM 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LEITURA, INTELECÇÃO E ELABORAÇÃO DE TEXTOS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) NÍVEIS DE FALA 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 5 5 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
  • estimular a participação do aluno nas atividades;
  • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
  • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
  • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
  • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
  • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
  • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
  • preparar-se para concursos docentes;
  • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
  • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
  • estimular a continuidade da escolaridade;
  • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
  • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
  • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
  • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
  • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
  • acompanhar processo de aprendizagem;
  • expressar-se com clareza;
  • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
  • administrar conflitos;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-15

CBO 2321-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio que pertence ao grupo dos professores do ensino médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 2321-15 - Professores do ensino médio

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 232115 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 232115 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio

Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio CBO 2321-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.182 e 14.645 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 14.962 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-15.
Salário Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio Curitiba

Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio CBO 2321-15 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 5.076 e 7.023 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 846 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-15.
Salário Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio São Paulo

Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio CBO 2321-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.560 e 10.353 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 1.553 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-15.
Salário Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio Porto Alegre

Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio CBO 2321-15 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 4.068 e 8.452 para uma jornada de trabalho média de 21h semanais de acordo com dados salariais de 150 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-15.
Salário Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio Recife

Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio: Recife, PE

O profissional no cargo de Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio CBO 2321-15 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 3.217 e 7.078 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 161 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-15.
Salário Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio Rio de Janeiro

Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio CBO 2321-15 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 6.237 e 15.974 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 399 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-15.
Salário Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio Brasília

Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio: Brasília, DF

O profissional no cargo de Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio CBO 2321-15 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 7.511 e 20.854 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 296 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-15.
Salário Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio

Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio CBO 2321-15 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 4.840 e 12.009 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 764 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-15.
Salário Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio

Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio: São Paulo

O profissional no cargo de Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio CBO 2321-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.835 e 8.207 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 7.574 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-15.
Salário Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio

Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio: Santa Catarina

O profissional no cargo de Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio CBO 2321-15 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 7.269 e 14.981 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 669 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-15.
Salário Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio

Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio: Minas Gerais

O profissional no cargo de Professor de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio CBO 2321-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 6.332 e 16.021 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 1.013 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-15.