CBO 1417-25 - Gerente de crédito imobiliário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira
O profissional no cargo de Gerente de crédito imobiliário CBO 1417-25 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas a financiamento para aquisição ou construção de imóveis residenciais ou comerciais de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento, implantação e oferta de linhas de crédito imobiliário, especificando condições e fluxos operacionais.
Implementa processos operacionais, detectando riscos e ajustando parâmetros Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado imobiliário e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.
Consolida e repassa informações a clientes e órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
CBO 1417-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 1417-25
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de crédito imobiliário
O Gerente de crédito imobiliário CBO 1417-25 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas que ofertam linhas de financiamento para aquisição ou construção de imóveis residenciais ou comerciais, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, avaliando riscos e atuação.
Estabelece políticas por produto e condições operacionais Obtém aprovação interna e conformidade legal de produtos, serviços e processos.
Submete contratos à área jurídica Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários.
Homologa projeto-piloto de linhas de crédito imobiliário.
Recomenda ações de marketing e adaptações com base em mudanças legais Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente.
Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.
Coordena a gestão e a revisão dos processos de crédito imobiliário, acompanhando a formalização de operações Verifica aplicação de recursos e enquadramento de garantias Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento.
Monitora carteira e instrui processos de cobrança e recuperação de crédito Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas.
Otimiza fluxo de trabalho e participa do comitê operacional e de produtos Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes.
Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito imobiliário Verifica informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações.
Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e histórico de inadimplência das carteiras Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para a área de crédito imobiliário, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior.
Define estrutura organizacional da área e estabelece prioridades, objetivos, metas e indicadores de resultados Analisa mercado e concorrência e elabora orçamentos Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.
Determina perfil de ocupações Propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições Realiza avaliação de desempenho dos empregados.
Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas informatizados e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais, divulga normas e procedimentos e consolida informações Presta informações a clientes e a órgãos reguladores, participando de comissões Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1417-25 deve comercializar produtos e serviços financeiros, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, comunicar-se, implementar processos operacionais, planejar processos de operações bancárias, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, demonstrar competências pessoais, gerenciar pessoas.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1417-25
Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.
Atividades exercidas por um Gerente de crédito imobiliário CBO 1417-25
Um Gerente de crédito imobiliário (ou sinônimo) deve adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, atribuiir perfil de acesso aos sistemas, controlar orçamento da área, fomentar prospecção de clientes, participar de projetos da instituição, participar do comitê operacional e de produtos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, dispensar pessoas, realizar avaliação cruzada de desempenho, elaborar orçamento da área, reciclar-se profissionalmente, divulgar normas e procedimentos, reconhecer nichos de mercado, avaliar riscos inerentes ao produto, executar políticas de manutenção de clientes, atender auditoria interna e externa, implementar políticas internas e externas, solicitar compra de equipamentos, estabelecer objetivos e metas, analisar evolução de inadimplência das carteiras, solucionar reclamações de clientes, estudar sugestões de clientes, motivar equipes, autorizar manutenção de sistemas informatizados, administrar conflitos, coordenar processo de revisão de crédito, avaliar potencial de pessoal da equipe, controlar custos, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, prever impactos de normas internas e externas, sugerir promoção de pessoal, analisar mercado e concorrência, otimizar fluxo de trabalho, controlar execução de serviços de terceiros, recomendar ações de marketing e vendas, participar de comitê de crédito, acompanhar formalização de operações, estabelecer prioridades, revisar plano diretor, gerir processos de crédito, classificar clientes - rating e score, programar férias da equipe, monitorar qualidade da carteira de crédito, examinar operações gerenciais, assegurar padrões de atendimento, conferir autenticidade de informações, estabelecer indicadores de resultados, demonstrar lideraça, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, coordenar equipes, checar aplicação do crédito na finalidade, autorizar pagamento de serviços terceirizados, submeter contratos de produtos a validação do jurídico, demonstrar flexibilidade, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, demonstrar raciocínio analítico, propor remuneração de pessoal, executar consultas de crédito, participar das comissões febraban, abecip, obter conformidade legal de produtos e serviços, propor alteração de rating ou score para clientes, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, demonstrar capacidade de negociação, incrementar resultados, promover interação da equipe, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, especificar condições e fluxos operacionais, repassar informações ao bacen - banco central e demais órgãos públicos, adequar perfil ocupacional a função, divulgar objetivos e metas da área, definir estrutura organizacional da área, solicitar manutenção de sistemas informatizados, demonstrar poder de decisão, demonstrar percepção - feeling, demonstrar segurança, definir atribuições para cada cargo, determinar perfil de ocupações, selecionar pessoas, verificar enquadramento de garantias, validar contratos de produtos com compliance, estipular políticas por produto, remanejar pessoal, programar desenvolvimento de equipes, demonstrar pensamento estruturado, identificar necessidade de cliente, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes - pf e pj, demonstrar visão gerencial, delegar atribuições, submeter plano diretor a aprovação superior, comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, interagir com demais áreas do banco, detectar riscos inerentes ao processo operacional, conduzir reuniões com equipe, ajustar parâmetros operacionais, visitar clientes, demonstrar persuasão, homologar piloto de produtos, serviços e processos, contratar serviços terceirizados, consolidar informações gerenciais, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, respeitar valores da instituição.