Como é o mercado de trabalho para o técnico em radiologia

A radiologia é uma das carreiras que mais crescem no Brasil devido a grande demanda de profissionais requisitados pelo mercado e também pela flexibilidade na jornada de trabalho.

Um dos cursos mais procurados pelos jovens recém-formados é o de técnico em radiologia – uma área fascinante que está em constante crescimento e que apresenta uma renovação progressiva de tecnologias!

Essa profissão está passando por sua mente mas você ainda tem dúvidas sobre a carreira e o mercado de trabalho?

Então, este artigo é especialmente para você!

Continue com esta leitura e descubra como é o mercado de trabalho para o técnico em radiologia.

Confira!

Mercado de trabalho na radiologia

O profissional técnico em radiologia

O diagnóstico por imagem é considerado um dos grandes avanços da tecnologia e medicina sendo a forma como os raios-x são realizados.

Com o intuito de identificar patologias diferentes do copo, juntamente com essa evolução, viu-se a necessidade de um profissional que fosse habilitado para realizar esses exames.

E assim, surgiu a profissão técnico em radiologia como uma solução para tal!

E você sabe o que faz um técnico em radiologia?

Veja algumas das funções deste profissional:

  • Preparação do ambiente.
  • Manuseio das máquinas.

Realização de exames como mamografia, ressonância magnética, angiografia, tomografia computadorizada, etc., também são algumas das funções de um técnico em radiologia.

Como é o mercado de trabalho de um técnico em radiologia

profissional da radiologia na radioterapia
Outra área bem específica da radiologia é a da radioterapia para tratamentos oncológicos.

Esta área da medicina é sempre requisitada no mercado de trabalho e cada vez mais tem aumentado o número de opções e funções devido as novas ciências que vem utilizando a radiologia.

Inclusive, engana-se quem pensa que é difícil arrumar emprego na área de radiologia porque esta apenas opera na área da saúde. Ledo engano!

O leque de oportunidades para o técnico em radiologia é muito amplo, principalmente por ser uma das áreas com maior flexibilidade de jornada de trabalho do mercado.

Para você ter uma ideia, um curso de técnico em radiologia vai te capacitar a operar equipamentos que podem ser utilizados tanto no ramo da medicina quanto nas áreas industriais ou até mesmo de engenharia.

Veja só:

  • Na medicina – as imagens auxiliam a visualizar os órgãos internos do corpo procurando por patologias e enfermidades.
  • Na indústria – na alimentícia ou farmacêutica, por exemplo, o técnico em radiologia vai atuar tanto com físicos quanto com o profissional engenheiro de alimentos no que diz respeito à operação de fontes usadas na esterilização dos alimentos e medicamentos ou à operação de fontes radioativas.
  • Na engenharia – uma das aplicações da radiologia na engenharia é rastrear estruturas metálicas e tubulações em edifícios por meio do concreto; aplica-se também para corrigir falhas e localizá-las na fuselagem das aeronaves e nos aviões.

Interessante; não é mesmo?

Outro detalhe importante que você precisa saber é que a cada dia surgem mais e mais clínicas especializadas que oferecem serviços de radiologia direcionados para crianças, idosos, mulheres, entre outros; e você como técnico em radiologia pode se destacar escolhendo um desses nichos para oferecer um serviço altamente específico.

O que dizem os especialistas…

Curso técnico e tecnólogo em radiologia

Com grande perspectiva de crescimento, o curso técnico em radiologia vem despertando a atenção de estudantes que desejam vaga garantida no mercado de trabalho, além do investimento em uma carreira com oportunidades diversas.

Profissionais e especialistas da área afirmam que a radiologia é, sem dúvidas, uma das áreas no segmento de saúde que mais cresce e está em franca expansão.

Eles relatam também que essa profissão exige conhecimento médico e tecnológico, pois isso a torna mais complexa e atraente!

Portanto, o mercado de trabalho para o técnico em radiologia é bastante amplo e oferece excelentes oportunidades para você.

O conhecimento científico, domínio das tecnologias, especialização e/ou extensão em certas áreas são algumas das habilidades adquiridas que o irão transformar em um profissional referenciado.

E você? Qual sua opinião sobre o mercado de trabalho para o técnico em radiologia? Resta mais alguma dúvida?

Deixe seu comentário!

Comente sobre Como é o mercado de trabalho para o técnico em radiologia

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

17 comentários em Como é o mercado de trabalho para o técnico em radiologia

  1. Já estou a alguns anos tentando ingressar no mercado de trabalho da radiologia, sou técnologo em Radiologia e tenho cursos agregados a área, mas todos os processos seletivos pedem experiência então meu currículo logo é descartado. Como um profissional recém formado vai ter experiência na área já que as empresas não dão oportunidade, pois sempre pedem experiência de no mínimo 6 meses?

    • Oi Zilnei, realmente a área da Radiologia é de difícil colocação profissional para iniciantes, já que as empresas dão prioridade pra quem já trabalha na área. tanto que não é incomum ver Técnicos em Radiologia trabalhando em 2, 3 empregos o que diminui ainda mais o mercado de trabalho na área. Uma dica é tentar uma vaga dentro do hospital em qualquer cargo, pra conseguir aquele famoso networking e conseguir uma indicação.

  2. Olá! Bom dia.
    Gostaria de saber se a pessoa terminou o segundo graus há anos e hoje for fazer o curso técnico em radiologia, depois que terminar precisar fazer faculdade, cursinho entre outras coisas também ou não é preciso pra conseguir um emprego??

    • Oi Almira, não é exigido para exercício da profissão, mas o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, ainda mais com quem não tem experiência na função. Então quanto mais qualificado melhor.

  3. E dificio arruma emprego nessa area SIM, eu fiz e nunca consegui emprego , alias ninguem da minha turma, a nao ser que vc ingresse por meio de concurso publico, mas esses concursos tem a parte pratica tbeme como vc esta apto a ter algum tipo de pratica sendo que vc acabou de terminar o curso(percebe o quanto isso e ridiculo) no inicio fiz esse curso por influencia de pessoas que (falavam que era facio , arrumar emprego) e me lasquei, nao caia messa FURADA,quase 2 anos de curso sem falar que vc vai ter que pagar as mensalidades, e claro que tem pessoas que conseguem sim , mas dizer que e facio, E A MAIS PURA MENTIRA,

  4. Tenho 48 anos e pretendo fazer o curso de radiologia. Minha dúvida é… será que ainda arranjo emprego com 50 anos que é a idade que vou terminar o curso?

  5. O mercado de trabalho em Radiologia chega a ser surreal, infelizmente os alunos não conseguem oportunidades de emprego, acredita quem pensem que trabalhar 24 horas é sinônimo de mais oportunidades, já que o Técnico empregado dificilmente trabalha em apenas um emprego. Cadê as leis e conselhos para aumentar o salario de um Técnico em Radiologia e carga horaria e impedir que um técnico tenha mais de um vinculo? dando mais oportunidades para outros profissionais.
    Sou Tecnólogo em Radiologia, Pós Graduado em Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética e estou cursando o 6 semestre em Biomedicina, justamente para poder entrar na Radiologia, mas caso isso não aconteça vou partir para outra área da Biomedicina que tenha oportunidade. Os anos vão passado e você olha pra trás e ver que apostar na Radiologia e saber que você estará desempregado, os concursos públicos infelizmente são vagas muito limitadas para muitos participantes.
    Sou formado desde agosto de 2014 e infelizmente só participei de apenas 2 processos seletivos por indicação e não passei por não ter experiencia, por isso volto afirmar; emprego na Radiologia é surreal mesmo sabendo que é uma área maravilhosa mas apostar hoje as suas fichas nesta área é colocar o seu futuro em risco já que investimento feito e o tempo principalmente é algo que não volta mais.

    • Oi Luan, realmente você disse tudo. Radiologia se tornou o curso da “modinha” justamente pela jornada de trabalho reduzida e isso fez proliferar um sem número de cursos de radiologia em todo o Brasil, grande parte deles em condições inadequadas de ensino e de estrutura. O que muitos não conseguem ver é que o mercado de trabalho está saturado e devido a grande oferta de profissionais e poucas vagas os salários tendem a diminuir muito, além da natural seleção dos RH que tende a ser mais criteriosa devido a grande oferta de candidatos. As vagas são poucas, além disso vários profissionais trabalham em 2 e até 3 empregos devido a jornada reduzida, daí acontece isso mesmo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here