Como é o mercado de trabalho para o técnico em radiologia

A radiologia é uma das carreiras que mais crescem no Brasil devido a grande demanda de profissionais requisitados pelo mercado e também pela flexibilidade na jornada de trabalho.

Um dos cursos mais procurados pelos jovens recém-formados é o de técnico em radiologia – uma área fascinante que está em constante crescimento e que apresenta uma renovação progressiva de tecnologias!

Essa profissão está passando por sua mente mas você ainda tem dúvidas sobre a carreira e o mercado de trabalho?

Então, este artigo é especialmente para você!

Continue com esta leitura e descubra como é o mercado de trabalho para o técnico em radiologia.

Confira!

Mercado de trabalho na radiologia

O profissional técnico em radiologia

O diagnóstico por imagem é considerado um dos grandes avanços da tecnologia e medicina sendo a forma como os raios-x são realizados.

Com o intuito de identificar patologias diferentes do copo, juntamente com essa evolução, viu-se a necessidade de um profissional que fosse habilitado para realizar esses exames.

E assim, surgiu a profissão técnico em radiologia como uma solução para tal!

E você sabe o que faz um técnico em radiologia?

Veja algumas das funções deste profissional:

  • Preparação do ambiente.
  • Manuseio das máquinas.

Realização de exames como mamografia, ressonância magnética, angiografia, tomografia computadorizada, etc., também são algumas das funções de um técnico em radiologia.

Como é o mercado de trabalho de um técnico em radiologia

profissional da radiologia na radioterapia
Outra área bem específica da radiologia é a da radioterapia para tratamentos oncológicos.

Esta área da medicina é sempre requisitada no mercado de trabalho e cada vez mais tem aumentado o número de opções e funções devido as novas ciências que vem utilizando a radiologia.

Inclusive, engana-se quem pensa que é difícil arrumar emprego na área de radiologia porque esta apenas opera na área da saúde. Ledo engano!

O leque de oportunidades para o técnico em radiologia é muito amplo, principalmente por ser uma das áreas com maior flexibilidade de jornada de trabalho do mercado.

Para você ter uma ideia, um curso de técnico em radiologia vai te capacitar a operar equipamentos que podem ser utilizados tanto no ramo da medicina quanto nas áreas industriais ou até mesmo de engenharia.

Veja só:

  • Na medicina – as imagens auxiliam a visualizar os órgãos internos do corpo procurando por patologias e enfermidades.
  • Na indústria – na alimentícia ou farmacêutica, por exemplo, o técnico em radiologia vai atuar tanto com físicos quanto com o profissional engenheiro de alimentos no que diz respeito à operação de fontes usadas na esterilização dos alimentos e medicamentos ou à operação de fontes radioativas.
  • Na engenharia – uma das aplicações da radiologia na engenharia é rastrear estruturas metálicas e tubulações em edifícios por meio do concreto; aplica-se também para corrigir falhas e localizá-las na fuselagem das aeronaves e nos aviões.

Interessante; não é mesmo?

Outro detalhe importante que você precisa saber é que a cada dia surgem mais e mais clínicas especializadas que oferecem serviços de radiologia direcionados para crianças, idosos, mulheres, entre outros; e você como técnico em radiologia pode se destacar escolhendo um desses nichos para oferecer um serviço altamente específico.

O que dizem os especialistas…

Curso técnico e tecnólogo em radiologia

Com grande perspectiva de crescimento, o curso técnico em radiologia vem despertando a atenção de estudantes que desejam vaga garantida no mercado de trabalho, além do investimento em uma carreira com oportunidades diversas.

Profissionais e especialistas da área afirmam que a radiologia é, sem dúvidas, uma das áreas no segmento de saúde que mais cresce e está em franca expansão.

Eles relatam também que essa profissão exige conhecimento médico e tecnológico, pois isso a torna mais complexa e atraente!

Portanto, o mercado de trabalho para o técnico em radiologia é bastante amplo e oferece excelentes oportunidades para você.

O conhecimento científico, domínio das tecnologias, especialização e/ou extensão em certas áreas são algumas das habilidades adquiridas que o irão transformar em um profissional referenciado.

E você? Qual sua opinião sobre o mercado de trabalho para o técnico em radiologia? Resta mais alguma dúvida?

Deixe seu comentário!

Comente sobre Como é o mercado de trabalho para o técnico em radiologia

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here