Supervisor de Atendimento Ao Cliente - Salário 2021 / RS - Mercado de Trabalho

CBO: 4201-35

Um Supervisor de Atendimento Ao Cliente trabalhando no estado do Rio Grande do Sul ganha em média R$ 2.765,51 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

A faixa salarial da profissão no estado fica entre R$ 2.524,05 (média do piso salarial 2021 de acordos, convenções coletivas e dissídios) e o teto salarial de R$ 5.271,65.

O cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente CBO 4201-35 trabalhando no estado do Rio Grande do Sul, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 28 anos, ensino médio completo, do sexo feminino que trabalha 44h por semana em empresas que atuam no segmento de Atividades de teleatendimento.

Esses dados são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais divulgados do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web pela Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE) com uma amostragem de 712 salários de profissionais admitidos e desligados oficialmente pelas empresas.

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Supervisor de Atendimento Ao Cliente, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário bruto registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

O que faz um Supervisor de Atendimento Ao Cliente

  1. avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
  2. expressar-se com fluência verbal;
  3. solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
  4. verificar consistência de dados coletados;
  5. monitorar atendimento telefônico;
  6. relatar falhas do processo de trabalho;
  7. liderar equipe;
  8. administrar conflitos entre funcionários;
  9. intermediar conflitos entre áreas internas;
  10. definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
  11. administrar conflitos entre funcionários e clientes;
  12. realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
  13. elaborar escalas de trabalho;
  14. aplicar penalidades aos funcionários;
  15. criar relacionamento interpessoal;
  16. atuar com dinamismo;
  17. informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
  18. ver mais...

Quanto ganha um Supervisor de Atendimento Ao Cliente no estado do Rio Grande do Sul

Divisões salariais com base no salário bruto no cargo e na remuneração por períodos
VALORES EM R$ Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Salário Nominal
(Bruto Mensal)
Piso Salarial 2.524,05 30.288,61 631,01 11,71
Média Salarial 2.765,51 33.186,12 691,38 12,83
1º Quartil 1.514,55 18.174,62 378,64 7,03
Salário Mediana 2.398,10 28.777,14 599,52 11,12
3º Quartil 4.352,31 52.227,69 1.088,08 20,19
Teto Salarial 5.271,65 63.259,74 1.317,91 24,45
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Supervisor de Atendimento Ao Cliente é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado do Rio Grande do Sul nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2020 e Outubro de 2021, tivemos uma aumento de 40.48% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Salário Brasil

Salário de Supervisor de Atendimento Ao Cliente nas principais cidades do RS

Clique em uma cidade para ver a pesquisa salarial completa para Supervisor de Atendimento Ao Cliente na localidade
Cidade Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
43 2.661,36 2.915,96 4.406,68 13,58 229
43 2.883,76 3.159,63 4.774,92 14,58 194
43 2.555,75 2.800,24 4.231,81 12,92 36
44 2.042,91 2.238,34 3.382,65 10,20 33
44 2.433,11 2.665,87 4.028,75 12,17 23
41 2.481,32 2.718,69 4.108,56 13,33 20
43 2.778,07 3.043,83 4.599,92 14,09 20
44 1.533,08 1.679,74 2.538,47 7,64 16
43 2.232,13 2.445,66 3.695,95 11,27 13
43 1.556,67 1.705,59 2.577,54 7,87 12
Clique no link de uma cidade para ver a pesquisa salarial completa ou utilize a Busca Salarial. Para ver ver o salário de Supervisor de Atendimento Ao Cliente em todo o Brasil clique aqui

Setores que mais contratam Supervisor de Atendimento Ao Cliente no estado do Rio Grande do Sul

Lista com os segmentos de atividades econômicas das empresas com o maior número de admissões para o cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente no estado do Rio Grande do Sul.

Um termômetro fiel para sabermos os setores da economia com maior demanda nas contratações de profissionais para a ocupação e os salários pagos em média em cada setor.

Essa é uma estatística muito importante para um Supervisor de Atendimento Ao Cliente que busca uma recolocação no mercado de trabalho do estado do Rio Grande do Sul ou a primeira oportunidade de trabalho.

Os segmentos das empresas estão listados são de acordo com a descrição do CNAE de cadastro de cada empresa (CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas) junto a Receita Federal.

No filtro são excluídos os aprendizes e trabalhadores em regime parcial de trabalho como horistas ou intermitentes.

Tabela de salários por tipo de empresa

CNAE Segmento da Empresa Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
8220-2/00 Atividades de teleatendimento 43 2.802,73 3.070,85 4.640,76 14,23 254
7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral 42 2.416,12 2.647,25 4.000,60 12,53 25
4757-1/00 Comércio varejista especializado de peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos para uso doméstico 44 2.982,26 3.267,56 4.938,03 14,85 14
4644-3/01 Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano 44 1.725,52 1.890,59 2.857,12 8,59 13
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 44 3.539,35 3.877,94 5.860,46 17,63 10
8610-1/01 Atividades de atendimento hospitalar 44 2.180,69 2.389,30 3.610,78 10,91 10
4752-1/00 Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação 43 1.742,70 1.909,42 2.885,57 8,88 10
5611-2/01 Restaurantes e similares 42 1.417,43 1.553,02 2.346,98 7,47 9
7311-4/00 Agências de publicidade 42 3.268,58 3.581,27 5.412,12 17,16 8
1062-7/00 Moagem de trigo e fabricação de derivados 44 2.327,08 2.549,69 3.853,17 11,59 8

Descrição da ocupação de Supervisor de Atendimento Ao Cliente

Profissionais no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Condições de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para Supervisor de Atendimento Ao Cliente

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Principais funções dos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Trabalhadores no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente devem supervisionar execução dos serviços, qualificar equipe de trabalho, planejar trabalho da equipe, administrar pessoal, avaliar qualidade dos serviços, controlar atividades financeiras, demonstrar competências pessoais, atender público e informantes.

Quanto ganha um Supervisor de Atendimento Ao Cliente por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 712 profissionais admitidos e desligados no estado do Rio Grande do Sul. A relação abrange somente Supervisor de Atendimento Ao Cliente em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
609 44 220 2.777,87 12,63
50 40 200 3.015,34 15,08
34 36 180 2.635,27 14,64
8 42 210 2.127,18 10,13
4 35 175 1.438,00 8,22
2 20 100 1.986,28 19,86

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Supervisor de Atendimento Ao Cliente

Um Supervisor de Atendimento Ao Cliente Nível I ganha em média R$ 2.653,36, o Nível II recebe cerca de R$ 3.054,63, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 4.585,70 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Salário por porte da empresa

Esse levantamento mostra a faixa salarial em que se encontra o cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente no estado do Rio Grande do Sul de acordo com o porte da empresa. Os segmentos são: MEI - Micro Empreendedor Individual, micro empresa, pequena empresa, média empresa e grande empresa. Veja como é feita essa divisão:

  • MEI: permitido no máximo 1 funcionário;
  • Micro: até 19 funcionários;
  • Pequena: 20 a 99 funcionários;
  • Média: 100 a 499 funcionários;
  • Grande: mais de 500 empregados, seja comércio, serviços ou indústria.

Salário por nível profissional

Aqui buscamos listar a remuneração do cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente de acordo com o nível de experiência do profissional na empresa até sua demissão. Veja como é feita a listagem:

  • *Supervisor de Atendimento Ao Cliente Nível I: até 4 anos;
  • *Supervisor de Atendimento Ao Cliente Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Supervisor de Atendimento Ao Cliente Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;
Metodologia: Salários de 303 profissionais demitidos das empresas no estado do Rio Grande do Sul.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.708,60 2.909,23 3.674,77
Pequenas 2.677,19 2.877,82 3.643,36
Médias 2.788,19 2.988,82 3.754,36
Grandes Empresas 2.961,81 3.162,45 3.927,98
*Os salários de Supervisor de Atendimento Ao Cliente Nível 1, Nível 2 e Nível 3 no cargo são referentes somente ao histórico do profissional naquela empresa até ser demitido. Esses dados não levam em consideração a vida profissional completa no cargo, por isso o salário de um Supervisor de Atendimento Ao Cliente Nível 1 pode ser maior que um Nível 3 por exemplo. Geralmente quando a amostragem de salários na pesquisa é maior isso tende a se estabilizar estatisticamente.

Piso Salarial 2021 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Rio Grande do Sul

O valor do piso salarial 2021 de Supervisor de Atendimento Ao Cliente no estado do Rio Grande do Sul é de R$ 2.524,05 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2021 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa pelo sindicato no estado do Rio Grande do Sul.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Rio Grande do Sul que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4201-35.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Supervisor de Atendimento Ao Cliente ao longo do tempo

Salário de Supervisor de Atendimento Ao Cliente mês a mês no estado do Rio Grande do Sul de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Rio Grande do Sul

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente trabalhando no estado do Rio Grande do Sul durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Supervisor de Atendimento Ao Cliente. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Rio Grande do Sul, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Supervisor de Atendimento Ao Cliente trabalhando no no estado do Rio Grande do Sul com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente trabalhando no estado do Rio Grande do Sul com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Salário e mercado de trabalho para Supervisor de Atendimento Ao Cliente – Salário – RS

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

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