O que faz um Supervisor de Atendimento Ao Cliente CBO 4201-35
O Supervisor de Atendimento Ao Cliente supervisiona a execução de serviços de atendimento relacionados a telemarketing ativo, telemarketing receptivo e telemarketing técnico. Planeja o trabalho da equipe, controla a execução dos serviços, acompanha o cumprimento de metas e avalia a qualidade do atendimento prestado. Pode coordenar a implantação de novos sistemas informatizados, orientando operadores. Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe. Cumpre legislação, normas técnicas em telecomunicações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- Planejar trabalho da equipe;
- Controlar atividades financeiras;
- Avaliar qualidade dos serviços;
- Administrar pessoal;
- Demonstrar competências pessoais;
- Qualificar equipe de trabalho;
- Atender público e informantes;
- Supervisionar execução dos serviços;
- Administrar banco de dados e listagens;
- Propor admissões de funcionários;
- Identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
- Propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários;
- Controlar ligações telefônicas;
- Realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
- Propor desligamentos de funcionários;
- Propor promoções de funcionários;
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Profissões relacionadas:
Salário de Supervisor de Atendimento Ao Cliente - Série histórica no estado do Rio Grande do Sul
Tabela salarial para Supervisor de Atendimento Ao Cliente
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 3.516 | 42.196 | 879 | 16,36 | |
Média Salarial | 3.615 | 43.381 | 904 | 16,81 | |
1º Quartil | 2.291 | 27.496 | 573 | 10,66 | |
Salário Mediana | 3.300 | 39.600 | 825 | 15,35 | |
3º Quartil | 5.560 | 66.715 | 1.390 | 25,86 | |
Teto Salarial | 6.734 | 80.808 | 1.683 | 31,32 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Supervisor de Atendimento Ao Cliente é um cargo que está em baixa no mercado de trabalho do estado do Rio Grande do Sul nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de 07/2024 e 06/2025, tivemos uma queda de 4.76% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
CBO | Função/Especialização | Salário |
---|---|---|
4201-15 | Supervisor de arrecadação (apostas e jogos) | 3.590,76 |
4201-10 | Chefe de cobrança | 3.282,90 |
4201-20 | Agente de coleta supervisor | 3.109,69 |
4201-25 | Chefe de recepção | 2.640,14 |
4201-30 | Encarregado de telefonistas | 2.566,27 |
4201-05 | Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros) | 2.272,25 |
Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. |
Empresas que mais contratam Supervisor de Atendimento Ao Cliente no estado do Rio Grande do Sul
CNAE | Segmento | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora |
---|---|---|---|---|---|---|
9001-9/99 | Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares | 44h | 4.312,15 | 4.433,22 | 6.484,62 | 20,15 |
8220-2/00 | Atividades de teleatendimento | 44h | 3.611,14 | 3.712,53 | 5.746,00 | 16,88 |
5611-2/01 | Restaurantes e similares | 43h | 2.127,75 | 2.187,49 | 3.196,53 | 10,17 |
9200-3/99 | Exploração de jogos de azar e apostas | 40h | 4.082,70 | 4.197,33 | 6.866,06 | 20,99 |
8219-9/99 | Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 42h | 2.091,74 | 2.150,47 | 3.106,08 | 10,24 |
8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 43h | 4.235,22 | 4.354,13 | 8.874,68 | 20,25 |
8291-1/00 | Atividades de cobrança e informações cadastrais | 42h | 2.734,30 | 2.811,07 | 5.798,76 | 13,39 |
5611-2/03 | Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares | 43h | 2.192,86 | 2.254,43 | 3.482,29 | 10,49 |
4930-2/02 | Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 44h | 3.709,97 | 3.814,14 | 6.631,48 | 17,34 |
4511-1/01 | Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos | 44h | 2.987,20 | 3.071,08 | 5.746,98 | 13,96 |
8630-5/02 | Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares | 43h | 2.181,74 | 2.243,00 | 3.604,32 | 10,43 |
6190-6/01 | Provedores de acesso às redes de comunicações | 43h | 3.883,42 | 3.992,46 | 6.933,08 | 18,57 |
6319-4/00 | Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 43h | 5.172,69 | 5.317,92 | 12.841,76 | 24,73 |
8610-1/01 | Atividades de atendimento hospitalar | 43h | 5.554,67 | 5.710,64 | 12.020,65 | 26,56 |
1112-7/00 | Fabricação de vinho | 44h | 1.839,27 | 1.890,91 | 2.971,55 | 8,60 |
4752-1/00 | Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação | 44h | 2.778,78 | 2.856,80 | 6.056,15 | 12,99 |
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Supervisor de Atendimento Ao Cliente
Um Supervisor de Atendimento Ao Cliente Nível I ganha em média R$ 3.574,38, o Nível II recebe cerca de R$ 4.788,57, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 6.200,36 mensais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho de todo o estado nos últimos 12 meses.
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 2.735,84 | 3.540,49 | 4.506,08 |
Pequenas | 2.760,57 | 3.572,51 | 4.546,83 |
Médias | 4.204,13 | 5.605,51 | 7.474,01 |
Grandes Empresas | 4.596,96 | 6.435,75 | 8.274,53 |
Níveis profissionais:
Porte da empresa:
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Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Rio Grande do Sul
O valor do piso salarial 2025 de Supervisor de Atendimento Ao Cliente no estado do Rio Grande do Sul é de R$ 3.516,36 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa pelo sindicato no estado do Rio Grande do Sul.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Rio Grande do Sul que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4201-35.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho do Rio Grande do Sul de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Rio Grande do Sul
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente trabalhando no estado do Rio Grande do Sul durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Supervisor de Atendimento Ao Cliente. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Rio Grande do Sul, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Supervisor de Atendimento Ao Cliente trabalhando no estado do Rio Grande do Sul. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente trabalhando no estado do Rio Grande do Sul. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Supervisor de Atendimento Ao Cliente
- Salário Base: R$ 3.615,09
- Salário-educação (3%): R$ 108,45
- Sistema S (2%): R$ 72,30
- INSS Patronal (20%): R$ 723,02
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 36,15
- FGTS (8%): R$ 289,21
- Férias 1/12: R$ 301,26
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 723,02
- Periculosidade (30%): R$ 1.084,53
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 100,42
- 13º Salário: R$ 301,26
- FGTS sobre Férias: R$ 24,10
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 8,03
- FGTS sobre 13º: R$ 24,10
- Aviso Prévio: R$ 301,26
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 24,10
- Multa Rescisória FGTS: R$ 301,26
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
CBOs Relacionados
Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente ou sobre a origem dos dados salariais do Portal Salario, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.