Agente Publicitário - Minas Gerais

R$ 2.399,69/mês

Atualizado em

Um Agente Publicitário trabalhando no estado de Minas Gerais ganha em média R$ 2.399,69 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

A faixa salarial do Agente Publicitário fica entre R$ 1.900,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 4.674,66, sendo que R$ 2.334,15 é a média do piso salarial 2025 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado de MG.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 938 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

O cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando no estado de Minas Gerais, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 23 anos, ensino médio completo, do sexo feminino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Agências de publicidade.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Agente Publicitário é Belo Horizonte.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Agente Publicitário trabalhando no estado de Minas Gerais, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Agente Publicitário CBO 2531-15

O Agente Publicitário Planeja, executa e avalia campanhas e peças publicitárias para diferentes entidades, públicos e objetivos, considerando demandas de clientes e tendências de mercado Desenvolve e implementa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceitos estéticos, comunicativos e mercadológicos, em articulação com profissionais envolvidos no processo criativo.

Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas de produção e atendimento, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Algumas funções no exercício da profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • vender serviços publicitários;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • contratar fornecedores;
  • gerenciar setores;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • apresentar projeto para cliente;
  • definir conceito de campanhas;
  • definir conceito de produto e serviço;
  • negociar com veículos de comunicação - espaço, custo, prazo, período, intensidade;
  • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
  • determinar fornecedores;
  • coordenar compra de espaço na mídia;
  • traçar planejamento de campanha;
  • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
  • sugerir mudanças no processo de comercialização;
  • ver mais...

Salário de Agente Publicitário - Série histórica no estado de Minas Gerais

O que faz um Agente Publicitário

  1. apresentar projeto para cliente;
  2. definir conceito de campanhas;
  3. definir conceito de produto e serviço;
  4. negociar com veículos de comunicação - espaço, custo, prazo, período, intensidade;
  5. demonstrar habilidade de comunicação verbal;
  6. determinar fornecedores;
  7. coordenar compra de espaço na mídia;
  8. traçar planejamento de campanha;
  9. aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
  10. sugerir mudanças no processo de comercialização;
  11. adaptar linguagem ao público;
  12. pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
  13. selecionar fornecedores;
  14. contratar serviços de publicidade;
  15. demonstrar liderança;
  16. antever cenários futuros;
  17. demonstrar flexibilidade;
  18. demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
  19. administrar conflitos;
  20. coordenar equipes de trabalho;
  21. demonstrar senso crítico;
  22. apresentar proposta de veiculação - plano de mídia;
  23. ver mais...

Tabela salarial para Agente Publicitário

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.334 28.010 584 10,97
Média Salarial 2.400 28.796 600 11,28
1º Quartil 1.541 18.489 385 7,24
Salário Mediana 1.900 22.800 475 8,93
3º Quartil 3.859 46.313 965 18,14
Teto Salarial 4.675 56.096 1.169 21,97
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Agente Publicitário negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Agente Publicitário da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Agente Publicitário é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado de Minas Gerais nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 26.83% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Agente Publicitário segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Agente Publicitário no estado de Minas Gerais

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
7311-4/00 Agências de publicidade 3.142,95
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.376,93
7319-0/03 Marketing direto 1.868,42
4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1.797,54
8299-7/99 Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas 1.614,56
8599-6/04 Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 2.308,43
6021-7/00 Atividades de televisão aberta 2.636,43
8630-5/04 Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.534,27
1411-8/01 Confecção de roupas íntimas 1.750,79
6010-1/00 Atividades de rádio 2.182,06
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Descrição da ocupação de Agente Publicitário

Profissionais no cargo de Agente Publicitário desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Condições de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho para Agente Publicitário

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Principais funções dos profissionais de publicidade

Trabalhadores no cargo de Agente Publicitário devem demonstrar competências pessoais, vender serviços publicitários, desenvolver propaganda e promoções, estruturar estratégia de projeto publicitário, contratar fornecedores, gerenciar setores, pesquisar meios e veículos de comunicação, elaborar planejamento estratégico.

Quanto ganha um Agente Publicitário por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 938 profissionais admitidos e desligados no estado de Minas Gerais. A relação abrange somente Agente Publicitário em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
678 44 220 2.280,87 10,37
186 40 200 2.968,92 14,84
20 30 150 3.023,15 20,15
20 42 210 1.749,90 8,33
5 20 100 1.436,60 14,37
3 48 240 1.467,33 6,11

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente.

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Agente Publicitário

Um Agente Publicitário Nível I ganha em média R$ 2.700,07, o Nível II recebe cerca de R$ 3.001,88, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.755,29 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 456 profissionais demitidos das empresas no estado de Minas Gerais.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.243,61 2.545,42 3.298,83
Pequenas 2.425,03 2.726,84 3.480,25
Médias 2.721,87 3.023,68 3.777,09
Grandes Empresas 3.409,78 3.711,59 4.465,00
  • *Agente Publicitário Nível I: até 4 anos;
  • *Agente Publicitário Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Agente Publicitário Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de Minas Gerais

O valor do piso salarial 2025 de Agente Publicitário no estado de Minas Gerais é de R$ 2.334,15 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Profissionais de publicidade pelo sindicato no estado de Minas Gerais.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de Minas Gerais que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 2531-15.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Profissionais de publicidade em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Agente Publicitário ao longo do tempo

Salário de Agente Publicitário mês a mês no estado de Minas Gerais de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Minas Gerais

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Agente Publicitário trabalhando no estado de Minas Gerais durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Agente Publicitário. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de Minas Gerais, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Agente Publicitário trabalhando no estado de Minas Gerais. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Agente Publicitário trabalhando no estado de Minas Gerais. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Agente Publicitário

  • Salário Base: R$ 2.399,69
  • Salário-educação (3%): R$ 71,99
  • Sistema S (2%): R$ 47,99
  • INSS Patronal (20%): R$ 479,94
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 24,00
  • FGTS (8%): R$ 191,97
  • Férias 1/12: R$ 199,97
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 479,94
  • Periculosidade (30%): R$ 719,91
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 66,66
  • 13º Salário: R$ 199,97
  • FGTS sobre Férias: R$ 16,00
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,33
  • FGTS sobre 13º: R$ 16,00
  • Aviso Prévio: R$ 199,97
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 16,00
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 199,97

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Salário e mercado de trabalho para Agente Publicitário – Salário – MG

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