CBO 9144-25 - Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção de veículos automotores
O profissional no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
CBO 9144-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de veículos automotores que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9144-25
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Mecânicos de manutenção de veículos automotores.
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.
O que faz um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)
O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.
Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.
Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.
Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.
Regula e faz a sangria do sistema de freios.
Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.
Ajusta cubos de rodas.
Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.
Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.
Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.
Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.
Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.
Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 9144-25 deve testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, demonstrar competências pessoais, reparar componentes e sistemas de veículos, elaborar plano de manutenção, substituir peças dos diversos sistemas, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, realizar o trabalho com segurança.
Condições de trabalho dessas profissões
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9144-25
Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25
Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) (ou sinônimo) deve verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, manter o local de trabalho organizado, realizar o trabalho de modo eficiente, reparar válvulas pneumáticas, reparar bomba dágua, interpretar diagramas eletroeletrônicos, reparar caixa de direção, ajustar cubos de rodas, limpar filtros de transmissão, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, reparar sistema de carga e partida, orientar o cliente no uso correto do veículo, reparar válvula injetora - diesel, reparar bomba injetora, reparar bomba de combustível, trocar tensores, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, alinhar sistema de direção, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, trocar válvulas pneumáticas, desmontar o motor, identificar sons no ambiente, avaliar satisfação do cliente, ajustar válvulas no motor, conferir peças no recebimento, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, orçar serviços manuais e por computador, realizar manutenção do compressor de ar, testar motor no veículo, remover o motor do veículo, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, lubrificar articulações da suspensão, substituir bolsas de ar, trocar buchas, montar motor, confirmar plano de manutenção com o cliente, trabalhar em equipe, reparar sistema de arrefecimento, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, trocar rolamentos de rodas, sangrar sistema de freios, testar desempenho do motor em dinamômetro, trocar terminais esféricos - pivôs, demonstrar destreza manual, efetuar limpeza geral, vestir equipamentos de proteção individual, interpretar desenhos e normas técnicas, trocar válvula injetora, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, testar pressão de alimentação e vazão, desmontar sistema de transmissão, manter relacionamento interpessoal, realizar manutenção da bomba hidráulica, coordenar braços e pernas, trocar sensores térmicos, trocar fluidos hidráulicos, trocar sistema de embreagem, testar sistema de transmissão no veículo, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, substituir agregados - compressor, alternador, bomba dágua etc., reparar unidade hidráulica, substituir agregados da suspensão, identificar tipos de transmissão e funcionamento, reparar sistema de escapamento, reparar sistema elétrico, estimar tempo de execução, manter-se atualizado profissionalmente, testar estanqueidade do sistema de alimentação, identificar o trabalho a ser realizado, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, ajustar componentes pneumáticos, identificar áreas de risco, trocar componentes eletroeletrônicos, testar válvulas injetoras, realizar teste de emissão de poluentes, trocar peças com defeito de fabricação, instalar sistemas de transmissão no veículo, trocar amortecedores, substituir braços do sistema, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, trocar vedantes de óleo e água, regular freios, demonstrar orientação espacial, enviar peças para retificação, cumprir compromissos assumidos, testar circuitos eletroeletrônicos, trocar radiadores, controlar dimensional das peças, drenar filtros da linha de alimentação, trabalhar com responsabilidade, preencher ordem de serviço, remover sistemas de transmissão, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, preencher requisição de material, trocar molas, trocar peças do sistema de escapamento, trocar mangueiras, correias e polias, reparar chassis, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, regular sistema de ignição e injeção, reparar sistema de sobrealimentação, trabalhar com atenção seletiva, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, instalar motor no veículo, reparar bomba hidráulica da direção, trocar componentes da unidade hidráulica, trocar filtros e lubrificantes.