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O que faz um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25
O Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.
Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.
Regula e faz a sangria do sistema de freios Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.
Ajusta cubos de rodas Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.
Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.
Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.
Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.
Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.
Algumas funções no exercício da profissão
- demonstrar competências pessoais;
- realizar o trabalho com segurança;
- elaborar plano de manutenção;
- testar desempenho de componentes e sistemas de veículos;
- substituir peças dos diversos sistemas;
- reparar componentes e sistemas de veículos;
- realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo;
- reparar válvulas pneumáticas;
- verificar condições da tubulação e tanque de combustível;
- interpretar termos técnicos em língua estrangeira;
- trocar mangueiras, correias e polias;
- reparar caixa de direção;
- substituir bolsas de ar;
- desmontar o motor;
- trocar sistema de embreagem;
- enviar peças para retificação;
- controlar dimensional das peças;
- reparar válvula injetora - diesel;
- ver mais...
Salário de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 - Série histórica
Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel por região do Brasil
Cidade | Jornada | Média Salarial | ||||
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 2.956,01 | ||||
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 2.545,60 | ||||
Belo Horizonte, MG | 44 | 2.203,90 | ||||
Goiânia, GO | 44 | 2.373,49 | ||||
Curitiba, PR | 43 | 2.626,03 | ||||
Contagem, MG | 43 | 2.405,03 | ||||
Uberlândia, MG | 44 | 2.294,39 | ||||
Ponta Grossa, PR | 44 | 2.080,21 | ||||
Campo Grande, MS | 43 | 2.131,05 | ||||
Campinas, SP | 44 | 2.925,45 | ||||
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a nossa Pesquisa Salarial. |
Tabela salarial para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.391 | 28.691 | 598 | 10,96 | |
Média Salarial | 2.458 | 29.497 | 615 | 11,26 | |
1º Quartil | 1.764 | 21.165 | 441 | 8,08 | |
Salário Mediana | 2.231 | 26.772 | 558 | 10,22 | |
3º Quartil | 3.494 | 41.930 | 874 | 16,01 | |
Teto Salarial | 4.232 | 50.787 | 1.058 | 19,39 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Setembro de 2023 e Agosto de 2024, tivemos um aumento de 14.21% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel por estado
UF | Jornada | Média Salarial | ||||
---|---|---|---|---|---|---|
44 | 2.759,78 | |||||
43 | 2.259,54 | |||||
44 | 2.397,61 | |||||
44 | 2.553,48 | |||||
44 | 2.430,31 | |||||
44 | 2.413,43 | |||||
43 | 2.462,65 | |||||
44 | 2.501,36 | |||||
44 | 2.657,25 | |||||
43 | 2.047,30 | |||||
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada um dos estados da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outros estados além desses utilize a Busca Salarial. |
Tipos de empresas que mais contratam
Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 42.889 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 em regime integral de trabalho.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
39.455 | 44 | 220 | 2.460,76 | 11,19 |
2.025 | 40 | 200 | 2.333,62 | 11,67 |
450 | 42 | 210 | 2.659,23 | 12,66 |
319 | 43 | 215 | 2.555,79 | 11,89 |
235 | 36 | 180 | 2.482,91 | 13,79 |
102 | 37 | 185 | 2.787,48 | 15,07 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários por nível profissional e porte da empresa
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 2.400,58 | 2.658,28 | 3.167,81 |
Pequenas | 2.518,34 | 2.776,04 | 3.285,57 |
Médias | 2.603,70 | 2.861,40 | 3.370,93 |
Grandes Empresas | 2.702,37 | 2.960,07 | 3.469,60 |
|
Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel PCD
Num levantamento com 109 salários de Mecânicos de manutenção de veículos automotores PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel, a média salarial em todo o Brasil é de R$ 2.547,04 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais.
O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.
Gráficos de pesquisa
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel
- Salário Base: R$ 2.458,05
- Salário-educação (3%): R$ 73,74
- Sistema S (2%): R$ 49,16
- INSS Patronal (20%): R$ 491,61
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 24,58
- FGTS (8%): R$ 196,64
- Férias 1/12: R$ 204,84
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 491,61
- Periculosidade (30%): R$ 737,42
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 68,28
- 13º Salário: R$ 204,84
- FGTS sobre Férias: R$ 16,39
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,46
- FGTS sobre 13º: R$ 16,39
- Aviso Prévio: R$ 204,84
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 16,39
- Multa Rescisória FGTS: R$ 204,84
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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