CBO 9141-10 - Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção aeronáutica
O profissional no cargo de Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) CBO 9141-10 realiza manutenção mecânica – preventiva e corretiva – de sistemas hidráulicos de aeronaves (aviões e helicópteros), na pista ou no hangar, aplicando técnicas de detecção de defeitos, executando procedimentos de remoção e de instalação de componentes e fazendo ajustes nos componentes mecânicos dos sistemas hidráulicos Testa o funcionamento de componentes e do sistema revisado.
Pode realizar manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos diretamente associados aos sistemas hidráulicos da aeronave, verificando acionamento eletro-hidráulico, reparando e instalando componentes elétricos e eletrônicos Preenche relatórios e fichas de inspeção Atua de acordo com diretrizes de segurança aeronáutica.
Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 9141-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção aeronáutica que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção aeronáutica CBO 9141-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9141-10
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Mecânicos de manutenção aeronáutica.
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.
O que faz um Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar)
O Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) CBO 9141-10 planeja o trabalho, verificando ordens de serviço Interpreta manuais e desenhos técnicos mecânicos e elétricos de sistemas hidráulicos da aeronave e de componentes elétricos e eletrônicos diretamente associados aos sistemas hidráulicos, de acordo com o tipo – aviões e helicópteros, de grande, médio e pequeno porte – de aeronave.
Analisa “diretivas de aeronavegabilidade” – notificações ou avisos de que existem deficiências de segurança conhecidas, associadas às aeronaves, que podem estar relacionadas à manutenção, a fim de cumprir diretrizes de segurança aeronáutica.
Utiliza sistemas de informação de apoio à manutenção Realiza manutenção de sistemas hidráulicos, na pista ou no hangar, executando testes e examinando uniões, juntas e outros componentes do sistema – utilizando instrumentos ou por observação direta, para identificação de defeitos.
Remove o componente defeituoso, isolando o circuito hidráulico, utilizando ferramentas comuns e específicas, para realizar sua manutenção na oficina do hangar Substitui mangueiras e tubulações.
Elimina vazamentos, variação de pressão e nível de óleo, entre outros defeitos.
Instala componentes – revisados ou novos, empregando ferramentas apropriadas e fluidos hidráulicos, para restabelecer o pleno funcionamento do sistema hidráulico Monitora níveis de fluidos hidráulicos, de lubrificantes e de pressão do sistema.
Procede à renovação do fluido hidráulico do sistema e elimina o ar existente na canalização, utilizando chaves e equipamentos especiais, para devolver as condições exigidas ao sistema.
Substitui componentes que tenham atingido o tempo-limite, usando ferramentas convenientes e fluido hidráulico, para garantir a segurança de operação das aeronaves Revisa funcionamento de bombas, atuadores, reservatórios, válvulas, filtros e outros componentes Ajusta componentes mecânicos dos sistemas hidráulicos.
Realiza testes de componentes de sistemas hidráulicos da aeronave, de acordo com procedimentos específicos, a fim de comprovar que o seu funcionamento atende às especificações técnicas Testa funcionamento de bombas, atuadores, válvulas e outros componentes Comprova o funcionamento do sistema revisado, observando indicações de instrumentos de painéis, para certificar-se da exatidão dos serviços concluídos.
Pode realizar manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos diretamente associados aos sistemas hidráulicos da aeronave, verificando acionamento eletro-hidráulico, reparando e instalando componentes elétricos e eletrônicos, e interpretando leitura de instrumentos de medidas elétricas e eletrônicas Comunica à supervisão eventuais anormalidades encontradas em outras partes da aeronave - oralmente ou por escrito - a fim de colaborar com outros serviços de manutenção aeronáutica.
Elabora documentos, preenchendo relatórios de avarias e fichas de inspeção Mantém o local de trabalho limpo e organizado Descarta resíduos seguindo normas ambientais.
Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI), aplicando conceitos de ergonomia nas atividades de manutenção, sinalizando áreas de manutenção e delimitando áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas Opera equipamentos de extinção de incêndio Orienta balizamento de aeronaves.
Realiza aterramento elétrico de aeronave em manutenção.
Funções do cargo
O funcionário CBO 9141-10 deve realizar manutenção em diversos sistemas, demonstrar competências pessoais, reparar estruturas de aeronaves, reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, realizar manutenção do sistema de comandos de vôo, realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico, reparar motores convencionais e a reação, realizar manutenção de sistemas hidráulicos, provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave, realizar manutenção do sistema interior de aeronaves, reparar sistema de combustível, trabalhar com segurança, realizar manutenção do sistema de trem de pouso.
Condições de trabalho dessas profissões
Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9141-10
O exercício dessas ocupações requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades(GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos moto-propulsores (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem) (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio- comunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT).
Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) CBO 9141-10
Um Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) (ou sinônimo) deve demonstrar acuidade auditiva, substituir selos mecânicos, verificar fixação dos rebites, testar freio do rotor de helicópteros, revisar sistema de emergência do trem de pouso, instalar motores, monitorar nivel de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema, revisar sistema de freio automático, remover sistema de freios, substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização, remover componentes do sistema hidráulico, cumprir cronograma de trabalho, sugerir melhorias nos projetos, remover rodas e pneus, instalar comandos de vôo, testar o funcionamento das hélices, interpretar diagramas elétricos, demonstrar atenção seletiva, reparar componentes do sistema da copa - galley, balancear motores, sinalizar áreas de manutenção, eliminar defeitos - vazamentos, variação de pressão e nível de oléo, calibrar pneus e amortecedores, interpretar manuais, substituir peças do sistema de dectecção e extinção de fogo, instalar componentes elétricos e eletrônicos, abastecer tanques de combustíveis, realizar inspenção visual, remover hélices e rotores de helicópteros, verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas, alinhar superfícies em relação a fuselagem, regular comandos de vôo, reparar tanque de combustível, responsabilizar-se pelo serviço realizado, testar o funcionamento dos rotores, demonstrar orientação espacial, inspecionar funcionamento dos componentes, calibrar equipamentos eletrônicos, balancear superfícies de comando, remover trens de pouso fixos e móveis, verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão, aterrar aeronave em manutenção, vestir equipamentos de proteção individual, pesar helicópteros e aviões, realizar ensaios não destrutivos, remover amortecedores e atuadores, delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas, tratar estruturas contra corrosão, substituir equipamentos de emergência, demonstrar destreza digital, ajustar componentes do sistema de trem de pouso, instalar componentes do sistema hidráulico, descontaminar o sistema de combustível - retirada de água e impurezas que possam causar defeitos, destanquear aeronaves, inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo, substituir engrenagens da transmissão, substituir peças do sistema de água potável e detritos, realizar revisão geral dos componentes, substituir rolamentos, identificar defeitos, montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, remover componentes do sistema de combustível, operar equipamentos de extinção de incêndio, interpretar leitura de instrumentos, participar de programas de treinamento promovidos pela empresa, montar componentes do sistema de trem de pouso, entelar estruturas e superfícies de manobra, testar sistema antiderrapagem, balancear hélices e rotores de helicópteros, trabalhar de forma organizada, aplicar materiais compósitos, testar o funcionamento dos motores, remover motores, testar sistema hidráulico, lubrificar componentes mecânicos, reparar componentes dos toaletes, demonstrar precisão e controle, substituir peças do sistema antichuva e antigelo, preencher fichas de inspenção, instalar acessórios do motor, inspecionar estruturas quanto a presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito, ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico, corrigir defeitos de funcionamento do motor, substituir mangueiras e tubulações, discriminar odores, reparar componentes elétricos e eletrônicos, isolar área de testes de radar, alta freqüência e motores, testar sistema antiderrapagem do trem de pouso, interpretar ordens de serviço, revisar funcionamento dos componentes - bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros, interpretar diagramas lógicos, demonstrar perseverança, testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, balancear helicópteros e aviões, remover comandos de vôo, substituir componentes do sistema, substituir pisos e trilhos, consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação, substituir componentes de poltronas, coletar amostras de fluidos para análise laboratorial, demonstrar acuidade visual, realizar revisão geral dos motores, autocriticar-se, instalar tanques de combustível, ajustar conjunto de sincronismo de rotores, orientar balizamento de aeronaves, preencher relatórios de avarias, substituir peças do sistema de oxigênio, revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança, realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso, reparar chapeamento, trabalhar em equipe.