CBO 9141-10 - Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção aeronáutica
O profissional no cargo de Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) CBO 9141-10 realiza manutenção mecânica – preventiva e corretiva – de sistemas hidráulicos de aeronaves (aviões e helicópteros), na pista ou no hangar, aplicando técnicas de detecção de defeitos, executando procedimentos de remoção e de instalação de componentes e fazendo ajustes nos componentes mecânicos dos sistemas hidráulicos Testa o funcionamento de componentes e do sistema revisado.
Pode realizar manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos diretamente associados aos sistemas hidráulicos da aeronave, verificando acionamento eletro-hidráulico, reparando e instalando componentes elétricos e eletrônicos Preenche relatórios e fichas de inspeção Atua de acordo com diretrizes de segurança aeronáutica.
Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 9141-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção aeronáutica que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção aeronáutica CBO 9141-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9141-10
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Mecânicos de manutenção aeronáutica.
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.
O que faz um Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar)
O Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) CBO 9141-10 planeja o trabalho, verificando ordens de serviço Interpreta manuais e desenhos técnicos mecânicos e elétricos de sistemas hidráulicos da aeronave e de componentes elétricos e eletrônicos diretamente associados aos sistemas hidráulicos, de acordo com o tipo – aviões e helicópteros, de grande, médio e pequeno porte – de aeronave.
Analisa “diretivas de aeronavegabilidade” – notificações ou avisos de que existem deficiências de segurança conhecidas, associadas às aeronaves, que podem estar relacionadas à manutenção, a fim de cumprir diretrizes de segurança aeronáutica.
Utiliza sistemas de informação de apoio à manutenção Realiza manutenção de sistemas hidráulicos, na pista ou no hangar, executando testes e examinando uniões, juntas e outros componentes do sistema – utilizando instrumentos ou por observação direta, para identificação de defeitos.
Remove o componente defeituoso, isolando o circuito hidráulico, utilizando ferramentas comuns e específicas, para realizar sua manutenção na oficina do hangar Substitui mangueiras e tubulações.
Elimina vazamentos, variação de pressão e nível de óleo, entre outros defeitos.
Instala componentes – revisados ou novos, empregando ferramentas apropriadas e fluidos hidráulicos, para restabelecer o pleno funcionamento do sistema hidráulico Monitora níveis de fluidos hidráulicos, de lubrificantes e de pressão do sistema.
Procede à renovação do fluido hidráulico do sistema e elimina o ar existente na canalização, utilizando chaves e equipamentos especiais, para devolver as condições exigidas ao sistema.
Substitui componentes que tenham atingido o tempo-limite, usando ferramentas convenientes e fluido hidráulico, para garantir a segurança de operação das aeronaves Revisa funcionamento de bombas, atuadores, reservatórios, válvulas, filtros e outros componentes Ajusta componentes mecânicos dos sistemas hidráulicos.
Realiza testes de componentes de sistemas hidráulicos da aeronave, de acordo com procedimentos específicos, a fim de comprovar que o seu funcionamento atende às especificações técnicas Testa funcionamento de bombas, atuadores, válvulas e outros componentes Comprova o funcionamento do sistema revisado, observando indicações de instrumentos de painéis, para certificar-se da exatidão dos serviços concluídos.
Pode realizar manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos diretamente associados aos sistemas hidráulicos da aeronave, verificando acionamento eletro-hidráulico, reparando e instalando componentes elétricos e eletrônicos, e interpretando leitura de instrumentos de medidas elétricas e eletrônicas Comunica à supervisão eventuais anormalidades encontradas em outras partes da aeronave - oralmente ou por escrito - a fim de colaborar com outros serviços de manutenção aeronáutica.
Elabora documentos, preenchendo relatórios de avarias e fichas de inspeção Mantém o local de trabalho limpo e organizado Descarta resíduos seguindo normas ambientais.
Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI), aplicando conceitos de ergonomia nas atividades de manutenção, sinalizando áreas de manutenção e delimitando áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas Opera equipamentos de extinção de incêndio Orienta balizamento de aeronaves.
Realiza aterramento elétrico de aeronave em manutenção.
Funções do cargo
O funcionário CBO 9141-10 deve realizar manutenção em diversos sistemas, trabalhar com segurança, reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, realizar manutenção do sistema interior de aeronaves, reparar motores convencionais e a reação, realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico, provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave, reparar estruturas de aeronaves, realizar manutenção do sistema de comandos de vôo, realizar manutenção do sistema de trem de pouso, reparar sistema de combustível, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção de sistemas hidráulicos.
Condições de trabalho dessas profissões
Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9141-10
O exercício dessas ocupações requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades(GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos moto-propulsores (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem) (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio- comunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT).
Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) CBO 9141-10
Um Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) (ou sinônimo) deve vestir equipamentos de proteção individual, corrigir defeitos de funcionamento do motor, substituir equipamentos de emergência, instalar componentes elétricos e eletrônicos, remover comandos de vôo, revisar funcionamento dos componentes - bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros, tratar estruturas contra corrosão, inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo, substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização, instalar acessórios do motor, ajustar componentes do sistema de trem de pouso, coletar amostras de fluidos para análise laboratorial, testar sistema antiderrapagem, revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança, substituir mangueiras e tubulações, realizar revisão geral dos motores, alinhar superfícies em relação a fuselagem, reparar componentes elétricos e eletrônicos, balancear superfícies de comando, demonstrar precisão e controle, reparar componentes do sistema da copa - galley, cumprir cronograma de trabalho, testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, sinalizar áreas de manutenção, isolar área de testes de radar, alta freqüência e motores, substituir selos mecânicos, remover amortecedores e atuadores, substituir engrenagens da transmissão, balancear motores, substituir pisos e trilhos, reparar chapeamento, revisar sistema de freio automático, instalar componentes do sistema hidráulico, remover motores, preencher fichas de inspenção, eliminar defeitos - vazamentos, variação de pressão e nível de oléo, montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, sugerir melhorias nos projetos, operar equipamentos de extinção de incêndio, substituir peças do sistema de dectecção e extinção de fogo, verificar fixação dos rebites, remover hélices e rotores de helicópteros, aplicar materiais compósitos, reparar tanque de combustível, demonstrar acuidade auditiva, autocriticar-se, discriminar odores, substituir rolamentos, aterrar aeronave em manutenção, substituir peças do sistema antichuva e antigelo, delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas, calibrar pneus e amortecedores, realizar ensaios não destrutivos, verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão, remover rodas e pneus, montar componentes do sistema de trem de pouso, preencher relatórios de avarias, ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico, interpretar manuais, balancear hélices e rotores de helicópteros, remover trens de pouso fixos e móveis, demonstrar destreza digital, trabalhar em equipe, demonstrar orientação espacial, realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso, consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação, interpretar leitura de instrumentos, monitorar nivel de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema, entelar estruturas e superfícies de manobra, descontaminar o sistema de combustível - retirada de água e impurezas que possam causar defeitos, verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas, interpretar ordens de serviço, balancear helicópteros e aviões, abastecer tanques de combustíveis, responsabilizar-se pelo serviço realizado, demonstrar atenção seletiva, interpretar diagramas elétricos, testar o funcionamento das hélices, instalar comandos de vôo, testar o funcionamento dos motores, revisar sistema de emergência do trem de pouso, substituir componentes do sistema, remover sistema de freios, testar o funcionamento dos rotores, pesar helicópteros e aviões, demonstrar acuidade visual, realizar revisão geral dos componentes, reparar componentes dos toaletes, remover componentes do sistema hidráulico, demonstrar perseverança, remover componentes do sistema de combustível, participar de programas de treinamento promovidos pela empresa, trabalhar de forma organizada, substituir componentes de poltronas, realizar inspenção visual, orientar balizamento de aeronaves, regular comandos de vôo, inspecionar estruturas quanto a presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito, destanquear aeronaves, calibrar equipamentos eletrônicos, substituir peças do sistema de água potável e detritos, substituir peças do sistema de oxigênio, interpretar diagramas lógicos, instalar tanques de combustível, testar sistema hidráulico, testar freio do rotor de helicópteros, ajustar conjunto de sincronismo de rotores, lubrificar componentes mecânicos, testar sistema antiderrapagem do trem de pouso, instalar motores, identificar defeitos, inspecionar funcionamento dos componentes.