CBO 7681-15 - Tricoteiro, à mão
Entenda o que fazem os trabalhadores de tecelagem manual, tricô, crochê, rendas e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Tricoteiro, à mão e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Tricoteiro, à mão
Realiza confecção manual de peças em tricô – tais como blusas, mantas, sapatinhos para bebês, almofadas decorativas, entre outras -, selecionando agulhas de tricô e linhas, escolhendo tipos de ponto, entrelaçando linha nas agulhas, de acordo com receita ou diagrama, e fazendo acabamento das peças. Verifica a qualidade das peças tricotadas, examinando dimensões, modelos e padronagens. Planeja as atividades, interpretando diagramas ou receitas de peças em tricô. Faz divulgação e venda dos produtos, providenciando embalagem e entrega a cliente. Pode realizar pesquisas sobre modelos, texturas e colorações de peças em tricô. Cumpre procedimentos técnicos e de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Seleciona agulhas de tricô, feitas de madeira, alumínio, plástico, acrílico, fibras de carbono ou outro material. Escolhe o estilo das agulhas, optando por circular (com duas pontas pontiagudas conectadas por um cabo flexível, para tricotar peças redondas) ou reta. Define o diâmetro das agulhas a serem utilizadas no trabalho, com base no estilo da peça e no uso de linha mais grossa ou mais fina. Utiliza agulhas nas dimensões apropriadas ao ponto e à espessura da linha.
Seleciona linhas para o trabalho, de uma ou mais cores.
Escolhe tipo(s) de ponto - tais como ponto tricô, ponto meia, ponto arroz, ponto barra, ponto cordão ou musgo, ponto mate simples, entre outros -, de acordo com a peça a ser tricotada.
Confecciona peça em tricô, entrelaçando a linha nas agulhas, conforme receita ou diagrama e tipo(s) de ponto escolhido(s). Faz emendas de linhas, trocando as cores conforme modelo e padronagem da peça. Controla as dimensões da peça. Remata pontos.
Dá acabamento à peça, costurando as diversas partes que a compõem e fazendo arremates.
Controla a qualidade da peça produzida, examinando suas dimensões, seu modelo e sua padronagem, em relação à encomenda feita, ao diagrama e à receita.
Comercializa as peças tricotadas, definindo seus preços a partir do cálculo do custo. Faz divulgação, inclusive apresentando fotos dos produtos em redes sociais. Pode realizar a comercialização por meio de cooperativas ou outra forma de associativismo.
Negocia preços com clientes. Providencia embalagem e entrega das peças produzidas.
Controla o estoque de linhas, agulhas e demais materiais, realizando compra para reposição.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Acondiciona linhas, agulhas e outros materiais utilizados.
Seleciona resíduos para reaproveitamento e faz descarte dos demais, seguindo os procedimentos apropriados para proteção do meio ambiente.
Segue procedimentos de saúde e segurança, observando princípios básicos de ergonomia e prevenindo acidentes.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - DIAGRAMAS E GRÁFICOS DE TRICÔ: SIMBOLOGIA, ELABORAÇÃO E INTERPRETAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - FORMAS GEOMÉTRICAS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - MEDIDAS LINEARES | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | REDES SOCIAIS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CRIAÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 4 | 4 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | ASSOCIATIVISMO | 2 | 2 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | COOPERATIVISMO | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | CUSTO | 2 | 2 | 1 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 5 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - APLICAÇÃO DE PADRONAGEM EM TRICÔ | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - CONFECÇÃO DE AMOSTRAS EM TRICÔ | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - CONFECÇÃO MANUAL DE PEÇAS EM TRICÔ | 5 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - INTERPRETAÇÃO DE RECEITAS DE TRICÔ | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - PONTOS BÁSICOS DE TRICÔ: MEIA, TRICÔ, LAÇADA, MATE SIMPLES, MATE DUPLO, CORDÃO EM TRICÔ, PONTO BARRA, OUTROS | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE TRICÔ: LAÇADAS, AJUSTES NA TENSÃO DE LINHA, ARREMATES, NÓ INVISÍVEL, UNIÃO DE CORES, UNIÃO DE PARTES DE UMA MESMA PEÇA, OUTRAS | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS ESPECIAIS PARA CONFECÇÃO DE PEÇAS DE TRICÔ GIGANTE (ALMOFADAS, MANTAS E OUTROS ARTIGOS) | 2 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - APETRECHOS E INSTRUMENTOS PARA TRICÔ: AGULHAS RETAS, AGULHAS AUXILIARES, AGULHAS CIRCULARES, AGULHAS DE DUAS PONTAS, MARCADOR DE PONTOS, AGULHA DE COSTURA, TESOURA DE TECELÃO, FITA MÉTRICA, OUTROS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - MATERIAIS PARA TRICÔ: FIOS, LINHAS E OUTROS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PROCESSOS PARA EMBALAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE EMBALAGEM E ETIQUETAGEM | 3 | 3 | 1 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | CÁLCULO DE MARGEM DE LUCRO | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - FORMAÇÃO DE PREÇOS DE PRODUTOS OU SERVIÇOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - VENDAS PELA INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMPRAS | ROTINAS DE PROCESSO DE COMPRA (EXCETO POR LICITAÇÃO) | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | CONTROLE E ARMAZENAGEM | CONTROLE DE ESTOQUES | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS | SERVIÇOS BANCÁRIOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - MEIOS DE PAGAMENTO | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
Condições de Trabalho
Os trabalhadores dessa família ocupacional atuam em setores ligados à fabricação de produtos têxteis e preparação de couros, fabricação de artefatos de couro, artigos de viagem e calçados. São profissionais autônomos ou empregados. Podem trabalhar individualmente ou em pequenos grupos, com total autonomia. Têm como local de trabalho ambientes fechados e horários irregulares. Freqüentemente trabalham em posições desconfortáveis, por períodos longos, expostos a materiais tóxicos, ruídos e pêlos.Exigências do mercado de trabalho
A escolaridade desejável para acessar as ocupações de chapeleiro, redeiro, tecelão e tricoteiro é a formação mínima do ensino fundamental. Os crocheteiros e tecelões de tapetes têm, em geral, o ensino médio incompleto. Esses trabalhadores necessitam de cursos básicos de qualificação profissional com até duzentas horas-aula que podem ser ministrados em escolas especializadas ou por pessoas mais experientes, no próprio local de trabalho. A experiência profissional pode variar entre menos de um ano até quatro anos de atuação, dependendo da ocupação. São, majoritariamente, profissionais que se organizam de forma individual no trabalho com total autonomia de suas funções.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- confeccionar peças de tricô;
- operar a urdideira - gaiola;
- tecer tecidos;
- operar tear;
- demonstrar competências pessoais;
- confeccionar peças de crochê;
- comercializar produtos da tecelagem manual;
- embalar peças;
- definir quantidade de pontos de acordo com a peça;
- demonstrar habilidade;
- divulgar produtos para comercialização;
- trocar as linhas de acordo com modelos;
- definir custos das peças;
- entrelaçar a linha na agulha conforme tipos de pontos;
- criar criatividade;
- montar pontos na agulha;
- persistir;
- entrelaçar fios;
- confeccionar amostras;
- confeccionar o molde da peça;
- demonstrar paciência;
- unir fios conforme cores;
- selecionar modelos, linhas e agulhas;
- definir tipo de tricô;
- definir o início da confecção de peças;
- laçar linhas;
- negociar preço com clientes;
- rematar pontos;
- selecionar materiais - fios, agulhas, linhas, navete, palheta;
- fixar fios com nós;
- providenciar entrega de peças;
Divisões de categorias profissionais do CBO 7681-15
CBO 7681-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de tricoteiro, à mão que pertence ao grupo dos trabalhadores de tecelagem manual, tricô, crochê, rendas e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas
-
-
- Trabalhadores artesanais das atividades têxteis, do vestuário e das artes gráficas
-
-
-
-
- Trabalhadores de tecelagem manual, tricô, crochê, rendas e afins
-
-