Algumas funcionalidades da busca estão disponíveis apenas com plano de acesso ativo. Veja os planos

CBO 7601-05 - Contramestre de acabamento (indústria têxtil) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores da indústria têxtil

O profissional no cargo de Contramestre de acabamento (indústria têxtil) CBO 7601-05 supervisiona, monitora e orienta tecnicamente os trabalhadores nas operações de acabamento e beneficiamento têxtil - em atividades industriais de fiação, tecelagem e malharia -, para melhoria contínua da qualidade dos produtos e aumento da eficiência dos processos Administra a produção, os recursos materiais e os recursos humanos.

Participa na administração dos custos Participa no planejamento e no controle da realização de manutenção dos equipamentos Segue normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 7601-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores da indústria têxtil que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Contramestre de acabamento (indústria têxtil), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores da indústria têxtil CBO 7601-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7601-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Supervisores da indústria têxtil.
      • Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.

O que faz um Contramestre de acabamento (indústria têxtil)

O Contramestre de acabamento (indústria têxtil) CBO 7601-05 planeja as atividades para alcance das metas de produção por produto, dimensionando a disponibilidade de equipamentos e de materiais, organizando o fluxo de produção, alocando pessoal e distribuindo tarefas Define pontos e itens de controle no processo produtivo, coletando, interpretando e analisando dados relacionados com a produção.

Garante a qualidade do processo produtivo, participando da elaboração de procedimentos de produção, controlando a qualidade das matérias-primas, e acompanhando a inspeção de produtos intermediários e acabados.

Participa de auditorias de processo, avaliando o nível de satisfação dos clientes, verificando a conformidade aos procedimentos técnicos adotados, identificando situações de não conformidade, e implementando ações preventivas e corretivas Mantém-se atualizado em relação às tendências do vestuário e às novas tecnologias de acabamento e beneficiamento têxtil – tais como inovações nas áreas de nanotecnologia e biotecnologia, novos materiais, tecnologias sustentáveis, entre outras, para apresentar propostas que possam aumentar a eficiência dos processos, melhorar a qualidade dos produtos e reduzir o impacto ambiental dos processos produtivos.

Participa da otimização dos processos, praticando gestão participativa, buscando informações que colaborem com a melhoria dos métodos de trabalho e da organização do fluxo de trabalho Testa equipamentos, acessórios e insumos.

Administra os recursos materiais, fazendo a previsão de itens necessários e controlando sua disponibilidade nos processos de produção.

Participa na administração dos custos e recursos, acompanhando a execução do orçamento e avaliando o custo do produto Pode utilizar softwares especializados - como o Planejamento de Recursos Empresariais (ERP-Enterprise Resource Planning) - para maior efetividade e rapidez na transferência de informações entre os vários setores da empresa.

Administra os recursos humanos envolvidos no processo produtivo, definindo os perfis técnicos necessários, participando da seleção de pessoal, alocando as pessoas da equipe nos postos de trabalho e controlando absenteísmo.

Programa folgas e férias da equipe Supervisiona a equipe de trabalho, avaliando desempenho, identificando o potencial das pessoas e levantando as necessidades de treinamento Viabiliza a realização de programas de aperfeiçoamento e atualização profissional.

Controla conflitos na equipe Colabora na manutenção dos equipamentos, participando no seu planejamento e na definição de itens de controle Supervisiona a realização da manutenção.

Controla resíduos e desperdícios, visando a redução dos custos de produção e o aumento da sustentabilidade do processo Descarta resíduos de acordo com as normas ambientais.

Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).

Funções do cargo

O funcionário CBO 7601-05 deve participar da administração dos custos, garantir a qualidade do processo produtivo, administrar a produção, administrar materiais, zelar pela segurança, otimizar processos, administrar os recursos humanos do processo produtivo, demonstrar competências pessoais, assegurar a manutenção dos equipamentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores da indústria têxtil atuam na fabricação de produtos têxteis e químicos e na confecção de artigos de vestuário e acessórios. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e no horário diurno. Eventualmente, permanecem expostos a materiais tóxicos e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7601-05

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio incompleto, exceto para o mestre (indústria têxtil e de confecções) que deve ter concluído esse nível de ensino. Requer-se curso básico de qualificação profissional com carga horária diferenciada: mais de quatrocentas horas-aula, para o mestre, e de duzentas a quatrocentas horas-aula, para os contramestres de acabamento, fiação, tecelagem ou malharia. O pleno desempenho das atividades do mestre ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional. Para os contramestres, entre um e dois anos.

Atividades exercidas por um Contramestre de acabamento (indústria têxtil) CBO 7601-05

Um Contramestre de acabamento (indústria têxtil) (ou sinônimo) deve participar de auditoria do processo, selecionar pessoal, acompanhar treinamentos, participar da definição de itens de controle de manutenção, organizar o fluxo de produção, manter-se atualizado, manter as condições do ambiente de trabalho, particpar dos eventos de segurança, avaliar resultados de pesquisa de satisfação de clientes externos, emitir pareceres técnicos, passar uma imagem positiva, definir pontos e itens de contole no processo produtivo, demonstrar empatia, planejar a manutenção, solicitar pessoal, comunicar-se de forma clara e objetiva, eliminar as condições inseguras, participar no desenvolvimento de produtos, desenvolver criatividade, gerar motivação, elaborar relatórios, assegurar a capacidade de produção por produto, dimensionar pessoal, praticar gestão participativa, analisar dados relacionados com a produção, definir receitas e misturas, identificar condições inseguras, participar da elaboração de procedimentos, aplicar técnicas de conscientização, implementar ações corretivas e preventivas, testar equipamentos, acessórios e insumos, tomar decisões quanto a produtos não-conformes, levantar necessidades de treinamento, buscar informações, prever necessidades de materiais, disponibilizar pessoal, definir padrões, assegurar o cumprimento das normas de segurança, avaliar a satisfação do cliente interno, melhorar método de trabalho, elaborar orçamentos, reduzir custos, delegar tarefas, disponiblizar materiais, interpretar dados relacionados com a produção, controlar emoções, exercer liderança, desenvolver treinamento operacional, supervisionar a manutenção, manifestar comprometimento com os objetivos da empresa, sugerir aquisição de equipamentos, acessórios e insumos, tomar decisões, utilizar ferramentas de gestão, saber ouvir, participar da organização do leiaute, supervisionar a organização do ambiente, avaliar custo do produto, administrar conflitos, coordenar reuniões, definir perfil, participar da elaboração de custos, controlar orçamento, trabalhar em equipe.

Cargos e salários CBO 7601-05 - Supervisores da indústria têxtil

Salário Contramestre de Acabamento (Industria Têxtil)

Contramestre de Acabamento (Industria Têxtil): Brasil

O profissional no cargo de Contramestre de Acabamento (Industria Têxtil) CBO 7601-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.872 e 5.800 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.262 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7601-05.
Salário Encarregado de Acabamento (indústria Têxtil)

Encarregado de Acabamento (indústria Têxtil): Brasil

O profissional no cargo de Encarregado de Acabamento (indústria Têxtil) CBO 7601-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.872 e 5.800 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.262 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7601-05.
Salário Encarregado de Acabamento de Estampa

Encarregado de Acabamento de Estampa: Brasil

O profissional no cargo de Encarregado de Acabamento de Estampa CBO 7601-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.872 e 5.800 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.262 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7601-05.
Salário Encarregado de Mecerização

Encarregado de Mecerização: Brasil

O profissional no cargo de Encarregado de Mecerização CBO 7601-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.872 e 5.800 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.262 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7601-05.
Salário Contramestre de Acabamento (Industria Têxtil)

Contramestre de Acabamento (Industria Têxtil): Santa Catarina

O profissional no cargo de Contramestre de Acabamento (Industria Têxtil) CBO 7601-05 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 3.277 e 6.404 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 376 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7601-05.
Salário Encarregado de Acabamento (indústria Têxtil)

Encarregado de Acabamento (indústria Têxtil): São Paulo

O profissional no cargo de Encarregado de Acabamento (indústria Têxtil) CBO 7601-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.294 e 6.287 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 360 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7601-05.
Salário Encarregado de Acabamento (indústria Têxtil)

Encarregado de Acabamento (indústria Têxtil): Santa Catarina

O profissional no cargo de Encarregado de Acabamento (indústria Têxtil) CBO 7601-05 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 3.277 e 6.404 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 376 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7601-05.
Salário Encarregado de Acabamento de Estampa

Encarregado de Acabamento de Estampa: Santa Catarina

O profissional no cargo de Encarregado de Acabamento de Estampa CBO 7601-05 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 3.277 e 6.404 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 376 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7601-05.