CBO 7101-10 - Supervisor de extração de sal
Entenda o que fazem os supervisores da extração mineral no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Supervisor de extração de sal e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Supervisor de extração de sal
Supervisiona processo de extração de sal-gema - pelo método de “lavra por solução” ou por “lavra subterrânea convencional” -, controlando disponibilidade de pessoal, equipamentos e materiais, coordenando montagem de equipamentos e instalações, organizando, orientando e controlando as operações de extração. Realiza atividades de execução do planejamento de produção, controlando disponibilidade de recursos humanos e materiais para atingimento das metas, nos prazos previstos. Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos. Participa na elaboração de normas internas que visam garantir a extração segura e ambientalmente correta de sal-gema. Pode supervisionar atividades no processo de extração de sal marinho. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Define as atividades de curto prazo, para dimensionar a necessidade de recursos. Controla a disponibilidade, a utilização e a alocação de equipamentos. Solicita a compra de materiais e de equipamentos e controla a entrega dos itens adquiridos. Requisita serviços de mineração. Coordena a montagem de equipamentos e instalações.
Supervisiona as atividades, organizando, monitorando e controlando a extração do sal-gema, realizada por método de “lavra por solução” - feita por perfuração de poço, com sondas rotativas, até a camada de sal e utilização de um tubo para injeção de água potável, um outro para extração da salmoura resultante da dissolução dos sais, e um terceiro para instrumentos de controle e medidas de fundo do poço - ou pelo método de “lavra subterrânea convencional”, efetuada por meio de construção de galerias e de extração do sal-gema com auxílio de equipamento mecânico. Pode supervisionar a operação de mineradores contínuos, equipamentos para corte de sal-gema em lavra subterrânea.
Administra as atividades da equipe, estabelecendo a escala de trabalho e verificando os registros de frequência. Avalia o desempenho da equipe, identificando necessidade de treinamento. Elabora programas para treinar a equipe e estimular seu crescimento profissional.
Pode supervisionar atividades de bombeamento da água do mar e de lagoas litorâneas para reservatórios, onde serão realizados os processos de evaporação e de cristalização, para extração do sal marinho.
Monitora a conservação de ferramentas e instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento. Providencia a manutenção preventiva e a manutenção corretiva dos equipamentos.
Participa na elaboração de normas internas que visam garantir a extração segura e ambientalmente correta do sal-gema, fornecendo dados sobre riscos ambientais, saúde ocupacional e segurança nas atividades realizadas.
Monitora o cumprimento das normas de segurança, inspecionando a utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva. Registra anormalidades durante operações de extração e atua para eliminação dos riscos identificados. Implementa programas institucionais que visam aumentar a segurança no trabalho.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS ESPECÍFICAS PARA ÁREA DE MINERAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE | GEOLOGIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE | MINERALOGIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE (ESPECIFICAR:...) - RECURSOS HÍDRICOS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - SEPARAÇÃO DE MISTURAS, EVAPORAÇÃO E CRISTALIZAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E GERENCIAMENTO DE RISCOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | GESTÃO AMBIENTAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | LEGISLAÇÃO AMBIENTAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO – FUNCIONAMENTO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - PRODUÇÃO DE TEXTOS TÉCNICOS | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | LOGÍSTICA | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | CONTROLE DA PRODUÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | LIDERANÇA | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | ROTINAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA EQUIPE DE TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL NA MINERAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DE EXTRAÇÃO DE SAL | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - INSUMOS UTILIZADOS NAS ATIVIDADES DE EXTRAÇÃO DE SAL | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | PROGRAMAÇÃO DA MANUTENÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | TIPOS DE MANUTENÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS | OPERAÇÃO DE SALINAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS | PERFURAÇÃO DE POÇOS | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS (ESPECIFICAR:...) - CONCENTRAÇÃO DE MINÉRIOS | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS (ESPECIFICAR:...) - MÉTODOS E TÉCNICAS DE EXTRAÇÃO DO SAL MARINHO | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS (ESPECIFICAR:...) - MÉTODOS E TÉCNICAS DE EXTRAÇÃO DO SAL-GEMA | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS (ESPECIFICAR:...) - PROCESSO DE EXTRAÇÃO DO SAL-GEMA UTILIZANDO O MÉTODO DE LAVRA POR SOLUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS (ESPECIFICAR:...) - PROCESSO DE EXTRAÇÃO DO SAL-GEMA UTILIZANDO O MÉTODO DE LAVRA SUBTERRÂNEA CONVENCIONAL | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE EVAPORAÇÃO E CRISTALIZAÇÃO DO SAL | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMPRAS | ROTINAS DE PROCESSO DE COMPRA (EXCETO POR LICITAÇÃO) | 3 | 3 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 5 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 3 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 2 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 2 |
Condições de Trabalho
Atuam em indústrias extrativas de carvão mineral, de minerais metálicos e outros minerais. São empregados assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe, sob supervisão ocasional. Cumprem rodízio de turnos em ambientes fechados, abertos e em veículos, dependendo da necessidade. Freqüentemente estão sujeitos ao trabalho confinado, em locais subterrâneos ou em grandes alturas. Muitas vezes trabalham sob pressão e em posições desconfortáveis, durante longos períodos expostos a materiais tóxicos, ruídos, radiação, altas temperaturas, poeiras, condições desfavoráveis de tempo e vibrações.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se, no mínimo, o curso técnico em mineração oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre, em média, após três anos de experiência na área.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- cumprir normas de segurança e preservação ambiental;
- supervisionar operação de apoio da mina;
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar equipes de trabalho;
- implementar planejamento de produção da mina;
- elaborar programas de treinamento;
- dar provas de responsabilidade;
- monitorar relatórios operacionais;
- alocar equipamentos;
- demonstrar flexibilidade;
- definir atividades de curto prazo;
- identificar necessidades de treinamento;
- demonstrar persuasão;
- decidir;
- escalar equipes de trabalho;
- definir metas e objetivos de produção;
- treinar equipes de trabalho;
- solicitar compra de insumos e equipamentos;
- demonstrar dinamismo;
- bloquear riscos identificados;
- implementar programas institucionais;
- coordenar montagem de equipamentos e instalações - elétricas, hidráulicas e ar;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar sociabilidade;
- mostrar iniciativa;
- fornecer dados para elaboração das normas internas;
- liderar;
- inspecionar utilização de equipamentos de proteção - individual e coletiva;
- controlar disponibilidade e utilização de equipamentos;
- avaliar índices de produção e produtividade;
- dar provas de equilíbrio emocional;
- estimular crescimento profissional;
- demonstrar disciplina;
- registrar anormalidades das operações;
- comunicar-se;
- avaliar riscos ambientais, de segurança e saúde ocupacional;
- avaliar desempenho de equipes;
- requisitar materiais, equipamentos e serviços de mineração;
- controlar registros de freqüência;
- demonstrar objetividade;
Divisões de categorias profissionais do CBO 7101-10
CBO 7101-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisor de extração de sal que pertence ao grupo dos supervisores da extração mineral, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil
-
-
- Supervisores da extração mineral e da construção civil
-
-
-
-
- Supervisores da extração mineral
-
-