CBO 6228-05 - Trabalhador da cultura de especiarias
Entenda o que fazem os trabalhadores agrícolas da cultura de especiarias e de plantas aromáticas e medicinais no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Trabalhador da cultura de especiarias e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Trabalhador da cultura de especiarias
Trabalha no cultivo de especiarias diversas – tais como pimenta-do-reino, pimenta-da-Jamaica, noz-moscada, gengibre, coentro, entre outras -, preparando o solo, obtendo mudas por meio de sementes ou reprodução natural da própria planta, monitorando irrigação, executando retirada de plantas invasoras, adubação e outros tratos culturais, identificando e controlando fungos, doenças e pragas, realizando colheita, fazendo beneficiamento, e efetuando embalagem e armazenagem. Participa no planejamento das atividades, auxiliando na definição da área de plantio. Registra dados de produção. Executa manutenção básica em instalações, ferramentas, máquinas, equipamentos e veículos agrícolas. Cumpre procedimentos técnicos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Coleta amostras do solo, encaminhando-as para realização de análises laboratoriais. Prepara e aplica fórmulas de adubação, fertilização, correção e proteção do solo, conforme recomendado.
Prepara o solo para plantio, drenando, dessecando, arando, destocando, gradeando e descompactando o solo para abertura de covas e sulcos. Maneja restos culturais.
Faz a integração dos campos de cultivo com canais e sistemas de irrigação, como aspersores, gotejamento, sistemas de captação de chuvas e recursos hídricos locais.
Prepara mudas por meio de plantio de sementes em viveiro. Testa a germinação das sementes. Faz tratamento fitossanitário de sementes e mudas.
Pode obter mudas por reprodução natural da própria planta (propagação vegetativa). Pode optar por estaquia de folha, estaquia de raiz, divisão de touceira ou outra forma de propagação vegetativa.
Calcula o espaçamento entre as mudas no canteiro, levando em consideração o porte que a planta irá atingir quando adulta. Executa plantio ou transplantio de mudas no canteiro definitivo.
Trata a cultura, monitorando a irrigação da área de plantio, fazendo capina para retirada de plantas invasoras, conduzindo o crescimento das plantas, e realizando adubação. Desbrota e poda plantas.
Monitora a presença de doenças – tais como manchas, podridões e requeimas - e pragas do cultivo, como formigas, pulgões, brocas, entre outros. Combate doenças e pragas, retirando galhos e folhas secas e doentes, e pulverizando defensivos agrícolas biológicos e químicos. No manejo orgânico, aplica métodos curativos por meio de utilização de biofertilizantes, extratos botânicos, caldas, armadilhas luminosas e controle biológico.
Monitora o estágio de desenvolvimento da planta, para identificar o ponto de colheita. Segue orientações referentes à hora em que a colheita deve ser realizada. Prepara equipamentos para colheita, mantendo-os limpos e em boas condições.
Faz a colheita, conforme os procedimentos estabelecidos em relação a cada planta. Pode colher frutos, cortar flores, folhas e galhos, arrancar raízes, bulbos e tubérculos, e catar sementes e frutos.
Transporta produção do campo para locais de beneficiamento.
Retira impurezas de produto colhido, tais como insetos, partes de outras plantas e partes da própria planta deterioradas por pragas ou doenças. Coloca o material de interesse no local de secagem. Fiscaliza ponto de secagem.
Registra dados de produção, identificando cada tipo de planta colhida, e detalhando as informações essenciais para o controle nos processos posteriores. Pode realizar, ainda na etapa de beneficiamento, desfolhamento, desenraizamento, retirada de cascas, polpas e sementes, raspagem da casca, moagem, corte ou trituração, peneiramento, e outros processos similares, referentes a cada tipo de planta. Pode testar qualidade, examinar durabilidade, fazer seleção, e efetuar classificação de produtos. Pesa produção.
Realiza embalagem e armazenamento da produção. Zela pela limpeza, segurança – principalmente na prevenção de incêndio -, higiene e organização da área de armazenagem.
Pode participar de feiras de especiarias, para expor produtos. Pode trabalhar com híbridos (organismos geneticamente modificados) e em consórcio de culturas.
Constrói pequenas estruturas agrícolas, como coberturas e barreiras de proteção diversas, artificiais ou naturais.
Executa manutenção básica em instalações, veículos, ferramentas, máquinas e equipamentos agrícolas.
Realiza ações para proteção do meio ambiente, tais como preservação de matas ciliares e reflorestamento de área desmatada.
Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual – especialmente durante transporte e aplicação de defensivos agrícolas – e prevenindo acidentes.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - PESOS E MEDIDAS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - CARACTERÍSTICAS MORFOFISIOLÓGICAS DAS PRINCIPAIS ESPECIARIAS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS ESPECIARIAS: VEGETATIVA, REPRODUTIVA E MATURAÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS (ESPECIFICAR:...) - CULTIVARES DE ESPECIARIAS COM MELHORAMENTO GENÉTICO E HÍBRIDOS | 3 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - CALENDÁRIO AGRÍCOLA | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE LOGÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - LOGÍSTICA DA PRODUÇÃO E TRANSPORTE DE ESPECIARIAS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - CONTROLE DE QUALIDADE EM PRODUÇÃO AGRÍCOLA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE AMBIENTAL | 2 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL | AUTOMAÇÃO EM AGRICULTURA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR....) - NORMAS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA APLICADAS AO CULTIVO DE ESPECIARIAS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - ADAPTAÇÕES EM ESTRUTURAS PRODUTIVAS EM AGRICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - GALPÕES E ARMAZÉNS DE INSUMOS E MATERIAIS DE AGRICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - INSTRUMENTOS E UTENSÍLIOS PARA CULTURA DE ESPECIARIAS: PREPARAÇÃO E PLANTIO DE MUDAS, SEMEADURA, COLHEITA, DEBULHA, DESFOLHAMENTO, DESENRAIZAMENTO, RETIRADA DE CASCAS, POLPAS, SEMENTES, LIMPEZA, PENEIRAMENTO, SEPARAÇÃO, SECAGEM, MOAGEM, CORTE, TRITURAÇÃO PESAGEM, EMBALAGEM E ENSACAMENTO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS, IMPLEMENTOS E SISTEMAS AUTOMATIZADOS OU SEMIMECANIZADOS PARA CULTURA E TRATAMENTO INICIAL DE ESPECIARIAS: PLANTADEIRAS, CULTIVADORAS, SECADORAS, DESFOLHADORAS, DESGALHADORAS, DEBULHADORAS, EXTRATORAS, CLASSIFICADORAS, MOEDORAS, CORTADORAS, TRITURADORAS, VENTILADORAS, PENEIRAS, BALANÇAS, ENSACADORAS E EMBALADORAS E OUTRAS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE SINALIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO DE ÁREAS DE CULTIVO | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - VEÍCULOS ADAPTADOS PARA CULTURA DE ESPECIARIAS: CAMINHÕES, CARRETAS, REBOQUES, UTILITÁRIOS E OUTROS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA, FLORESTAL E DE AQUICULTURA | AGRICULTURA FAMILIAR | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA, FLORESTAL E DE AQUICULTURA | SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO DA PRODUÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - APROVEITAMENTO INTEGRAL DA PRODUÇÃO DE ESPECIARIAS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - TRATAMENTO INICIAL DE ESPECIARIAS NO CAMPO - DEBULHA, DESFOLHAMENTO, DESENRAIZAMENTO, RETIRADA DE CASCAS, POLPAS, SEMENTES, LIMPEZA, PENEIRAMENTO, SEPARAÇÃO, SECAGEM, MOAGEM, CORTE, TRITURAÇÃO, PESAGEM, EMBALAGEM, ENSACAMENTO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | AGRICULTURA ORGÂNICA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | FITOSSANIDADE E PROTEÇÃO DE PLANTAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | MANEJO AGRÍCOLA | 3 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | NUTRIÇÃO VEGETAL, ADUBOS E CORRETIVOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - APLICAÇÕES DAS ESPECIARIAS: CULINÁRIAS, AGROINDUSTRIAIS, FARMACÊUTICAS, COSMÉTICAS E INDUSTRIAIS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - CARACTERÍSTICAS DAS PRINCIPAIS CULTIVARES DE ESPECIARIAS - CICLOS, TOLERÂNCIA E QUALIDADE | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - CARACTERÍSTICAS DE ESPECIARIAS - PIMENTA-DO-REINO (PIPER NIGRUM), PIMENTA-SÍRIA OU PIMENTA-DA-JAMAICA (PIMENTA DIOICA (L.) MERR), NOZ-MOSCADA (MYRISTICA FRAGRANS), CRAVO-DA-ÍNDIA (SYZYGIUM AROMATICUM), CANELA (CINNAMOMUM VERUM), ANIS-ESTRELADO (ILLICIUM VERUM ), GENGIBRE (ZINGIBER OFFICINALE), COENTRO (CORIANDRUM SATIVUM), MOSTARDA (GÉNEROS BRASSICA E SINAPIS), AÇAFRÃO-DA-TERRA (CURCUMA LONGA), COMINHO (CUMINUM CYMINUM), CARDAMOMO (ELETTARIA CARDAMOMUM), ENTRE OUTRAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - CLASSIFICAÇÃO DE ESPECIARIAS QUANTO A: TAMANHO, COLORAÇÃO, INTEGRIDADE, SANIDADE, MATURAÇÃO, TEOR DE UMIDADE | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - CONSÓRCIO DE CULTURAS NA PRODUÇÃO DE ESPECIARIAS – FRUTEIRAS, ESPÉCIES ARBÓREAS E ESSÊNCIAS FLORESTAIS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - MANEJO DE ADUBOS, FERTILIZANTES E DEFENSIVOS NO CULTIVO DE ESPECIARIAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - MANEJO DE DOENÇAS DAS ESPECIARIAS: MANCHAS, PODRIDÕES, REQUEIMAS, DOENÇAS EM GERAL CAUSADAS POR BACTÉRIAS, VÍRUS, VERMES, FUNGOS, ALGAS E OUTROS VETORES | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - MANEJO DE PLANTAS DANINHAS E PRAGAS DO CULTIVO DE ESPECIARIAS: FORMIGAS, PULGÕES, BROCAS, BESOUROS, ÁCAROS, CARACACÓIS, INSETOS-ESCAMA, COCÍDEOS, CURCULIONÍDEOS, COCHONILHAS EM GERAL | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS DE COLHEITA DE ESPECIARIAS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS DE COLHEITA E PÓS-COLHEITA DE ESPECIARIAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS DE PREPARO DE MUDAS, SEMENTES E PLANTIO DE ESPECIARIAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE CAMPOS, QUADRAS, RUAS E ESTRADAS DE ESPECIARIAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE CULTIVO DE ESPECIARIAS: MANUAL, SEMI-MECANIZADO OU MECANIZADO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE CULTIVO DE ESPECIARIAS: MONOCULTIVO E CONSÓRCIO, DIRETO E SEMIDIRETO, ADENSADOS OU TRADICIONAIS, HORIZONTAIS OU VERTICAIS, TUTORES VIVOS OU TUTORES MORTOS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE EMBALAGEM DE PRODUTOS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | DRENAGEM | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | IRRIGAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | USO SUSTENTÁVEL DO SOLO | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | VIVEIRICULTURA | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Essas ocupações são exercidas por profissionais assalariados com carteira assinada - trabalhador da cultura de plantas aromáticas e medicinais, empregados na agricultura e serviços relacionados. O trabalho é presencial, realizado em equipe, formada por trabalhadores ou familiares, sob supervisão permanente. As atividades são realizadas a céu aberto, durante o dia. O trabalhador da cultura de especiarias, em algumas atividades, fica exposto a materiais tóxicos.Exigências do mercado de trabalho
A escolaridade exigida para estes trabalhadores é a quarta série do ensino fundamental, não sendo necessária qualificação profissional. O exercício pleno da ocupação ocorre com menos de um ano de experiência.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- realizar embalagem e armazenamento de produção;
- demonstrar competências pessoais;
- participar de eventos agrícolas;
- colher produção de especiarias, plantas aromáticas e medicinais;
- empregar medidas de segurança e preservação ambiental;
- produzir mudas e sementes de especiarias, plantas aromáticas e medicinais;
- beneficiar produção de especiarias, plantas aromáticas e medicinais;
- executar plantio de especiarias, plantas aromáticas e medicinais;
- preparar solo para plantio;
- calear área de plantio;
- definir local de construção de canteiros e viveiros;
- transportar produção do campo para locais de beneficiamento e armazenamento;
- regar mudas e sementes;
- identificar mudas em canteiros;
- participar de dia de campo;
- preparar equipamentos e materiais para colheita;
- tratar mudas e sementes com produtos químicos;
- arrancar raízes, bulbos e tubérculos;
- pulverizar defensivos agrícolas biológicos;
- definir ponto de colheita;
- trabalhar em equipe;
- registrar dados de produção;
- participar de mutirões em campo;
- separar lixo;
- drenar solo;
- desidratar produto colhido;
- identificar árvores para preservação - madeira de lei;
- conduzir plantas;
- calcular distâncias entre mudas em viveiros;
- produzir substratos;
- expor produtos em feiras;
- roçar área de plantio;
- escolher ferramentas;
- manifestar senso de preservação ambiental;
- retirar impurezas de produto colhido;
- monitorar presença de pragas, doenças e parasitas em plantações;
- arar solo;
- adubar plantas;
- semear espécies em canteiros e viveiros;
- construir viveiros e canteiros;
- fertilzar solo;
- colher frutos;
- selecionar terra e extrato;
- desbrotar plantas;
- escolher área de plantio;
- catar sementes e frutos;
- limpar área de plantio;
- balizar área de plantio;
- preparar local de secagem;
- fiscalizar ponto de secagem;
- controlar condições ambientais do local de armazenamento;
- colher amostra de solo;
- participar de treinamentos para uso de equipamento de proteção - cultivo e colheita;
- demonstrar versatilidade;
- participar de feiras de especiarias, plantas medicinais e aromáticas;
- raspar casca de produto colhido;
- selecionar mudas, estacas e sementes;
- selecionar plantas;
- borrifar craveiro e pimenta da jamaica;
- armazenar produção;
- destocar área de plantio;
- picar produção;
- irrigar plantas;
- podar árvores e plantas;
- utilizar equipamentos de proteção individual;
- testar qualidade e durabilidade de produtos;
- capinar área de plantio;
- participar de cursos e palestras;
- embalar produção;
- estender tela sob pé de craveiro e pimenta da jamaica;
- transplantar mudas;
- cortar flores, folhas e galhos;
- demonstrar sociabilidade no campo;
- orientar visitas técnicas;
- abrir covas;
- guardar embalagens de fertilizantes e defensivos agrícolas;
- higienizar local de armazenamento;
- reflorestar área de plantio;
- planejar colheita;
- retirar galhos e folhas secas e doentes;
- pulverizar defensivos agrícolas químicos;
- enxertar plantas;
- denunciar casos de desmatamentos e queimadas;
- classificar produção;
- identificar matas ciliares para preservação;
- gradear solo;
- cercar área de plantio;
- plantar mudas em solo;
- amarrar plantas em estacas;
- dar prova de resistência física;
- pesar produção;
Divisões de categorias profissionais do CBO 6228-05
CBO 6228-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhador da cultura de especiarias que pertence ao grupo dos trabalhadores agrícolas da cultura de especiarias e de plantas aromáticas e medicinais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
-
- Trabalhadores na exploração agropecuária
-
-
- Trabalhadores agrícolas
-
-
-
-
- Trabalhadores agrícolas da cultura de especiarias e de plantas aromáticas e medicinais
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 6228-05 - Trabalhadores agrícolas da cultura de especiarias e de plantas aromáticas e medicinais
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 622805 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 622805 em todos os estados e cidades do Brasil.