CBO 5211-20 - Demonstrador de mercadorias
Entenda o que fazem os operadores do comércio em lojas e mercados no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Demonstrador de mercadorias e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Demonstrador de mercadorias
O Demonstrador de Mercadorias demonstra produtos em pontos de venda, para divulgar e ampliar o público consumidor. Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto a ser divulgado. Distribui amostras, oferece produtos alimentícios para degustação e apresenta produtos expostos, ressaltando suas qualidades, seus diferenciais, suas funcionalidades e as vantagens de sua aquisição. Atua de acordo com procedimentos, protocolos de vendas do estabelecimento e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 5211-20
Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto, sobre a empresa que o produz e sobre as necessidades do consumidor que o produto atende. Examina as condições - validade e estado físico - das amostras.
Distribui, ao consumidor, amostras de produtos para uso experimental, destacando suas qualidades.
Oferece produtos alimentícios para degustação, informando sobre suas características e vantagens em relação a outros similares.
Apresenta os produtos expostos, de forma atrativa, em pontos de maior fluxo de pessoas.
No caso de bens duráveis de consumo - como veículos, eletrodomésticos e produtos de informática -, organiza local estratégico de exposição, para facilitar a visão e o manuseio.
Sana eventuais dúvidas dos clientes, relacionadas a características do produto, diferenciais, empresa que produz e outras similares.
Pode auxiliar em vendas dos produtos expostos.
Controla e registra em relatório a entrada e saída de amostras distribuídas. Comunica ao supervisor sobre a necessidade de reposição de amostras.
Zela pela higiene e limpeza e pela segurança, no local em que atua.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
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DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 1 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ÁLGEBRA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | COMUNICAÇÃO VISUAL | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ORGANIZAÇÃO DE ÁREAS DE EXPOSIÇÃO EM LOJAS VAREJISTAS PARA DEMONSTRAÇÃO DE BENS DURÁVEIS DE CONSUMO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 5 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 5 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 5 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | ATENDIMENTO AO CLIENTE | CÓDIGO DO CONSUMIDOR | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | ATENDIMENTO AO CLIENTE | SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE | 5 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | PROCESSO DE VENDA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - COMPARAÇÃO ENTRE PRODUTOS PARA FINS DE DEMONSTRAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ESTUDOS DAS CARACTERÍSTICAS DE UM PRODUTO PARA FINS DE DEMONSTRAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE DEMONSTRAÇÃO DE PRODUTOS E DE ORIENTAÇÃO DE USO | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TRABALHO COM AMOSTRAS NA DEMONSTRAÇÃO DE PRODUTOS | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | FORTALECIMENTO DE MARCA | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | FUNDAMENTOS DE MARKETING | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL | NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA COMERCIAL | 2 | 2 | 1 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 1 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Operadores do comércio em lojas e mercados trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas comerciais. O ambiente de trabalho é fechado, exceto para o frentista que atua, geralmente, a céu aberto. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional, em horários diurnos, noturnos e em rodízio de turnos. Permanecem em pé, por longos períodos. Podem estar expostos a ruídos, temperaturas variadas e material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho
Em geral para o exercício das ocupações de atendente de farmácia, demonstrador de mercadorias, promotor de vendas, repositor de mercadorias, vendedor de comércio varejista e vendedor atacadista, requer-se ensino fundamental a ensino médio, podendo o mesmo variar de acordo com a ocupação, quarta série do ensino fundamental para frentista e até quarta série do ensino fundamental para o atendente de lojas e mercados. O tempo médio para o desempenho profissional é heterogêneo: três a quatro anos para vendedores, um a dois anos para atendente de farmácia e menos de um ano para promotor de vendas, demonstrador de mercadorias e repositor de mercadorias nenhuma experiência profissional é exigida para a ocupação de atendente de lojas e mercados.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Comunicar-se;
- Preparar mercadorias para venda;
- Vender produtos;
- Trabalhar com segurança;
- Demonstrar produtos;
- Demonstrar competências pessoais;
- Atender clientes;
- Promover a venda de produtos;
- Expor mercadorias nos pontos de venda;
- Controlar entrada e saída de mercadorias;
- Transportar mercadorias;
- Distribuir amostras de produtos;
- Preencher relatório de pesquisas de preços;
- Pesquisar preços do mercado;
- Participar da definição do leiaute dos pontos de venda;
- Retirar material promocional;
- Trabalhar em equipe;
- Abastecer pontos de venda e gôndolas;
- Preencher relatório de abordagens e sugestões de clientes;
- Contornar situações adversas;
- Demonstrar objetividade;
- Identificar as necessidades do cliente;
- Sinalizar mercadorias em promoção;
- Utilizar materiais descartáveis;
- Preparar produtos para degustação;
- Estabelecer relacionamento com os clientes;
- Sugerir opções de produtos;
- Receber mercadorias;
- Apresentar produtos;
- Montar pontos de exposição em lojas e mercados;
- Demonstrar capacidade retórica;
- Descrever qualidades e vantagens do produto;
- Orientar clientes;
- Preencher relatório de perda de produtos;
- Recolher mercadorias violadas, fora de lugar ou com validade vencida;
- Evidenciar as mercadorias em promoção;
- Repor mercadorias nos pontos de venda;
- Lidar com o público;
- Zelar pela limpeza do ponto de exposição;
- Requisitar mercadorias;
- Oferecer brindes;
- Demonstrar dinamismo;
- Distribuir folhetos;
- Fixar material promocional;
- Avisar o cliente sobre promoções;
- Fotografar pontos de venda;
- Abordar clientes;
- Manusear objetos cortantes;
- Abrir embalagens de transporte;
- Definir local para expor as mercadorias;
- Descartar materiais de destinação adequada;
- Manter livres os corredores de acesso e área de demarcação de extintores de incêndio;
- Negociar pontos de venda;
- Transmitir confiança;
- Demonstrar flexibilidade;
- Demonstrar capacidade de comunicação verbal;
- Preencher relatório de degustação e de distribuição de brindes;
- Demonstrar credibilidade;
- Cadastrar clientes;
- Comunicar ao encarregado do setor sobre mercadorias próximas ao vencimento;
- Preencher relatório de vendas;
- Oferecer produtos para degustação;
- Examinar condições das mercadorias - validade e estado físico;
- Utilizar ferramentais manuais e utensílios;
- Alertar clientes sobre riscos;
- Conferir quantidade de mercadorias;
- Lidar com diversidade;
- Demonstrar habilidade sensorial - olfato, paladar;
- Conduzir clientes até a mercadoria desejada;
- Colher informações sobre as características e benefícios do produto;
- Colocar etiquetas nas gôndolas e ou prateleiras;
- Checar lista de mercadorias em promoção;
- Decorar pontos de venda;
- Aplicar noções básicas de enfermagem;
- Higienizar áreas de preparação, equipamentos e utensílios;
- Listar mercadorias para reposição;
- Comunicar ao encarregado sobre a necessidade de reposição de mercadorias;
- Organizar os produtos conforme leiaute da loja;
Profissões da Família Ocupacional
- Frentista
- Operador de loja
- Repositor de Mercadorias
- Vendedor
- Balconista
- Atendente de Balcão
- Atendente de Lojas
- Atendente do Setor de Frios e Laticínios
- Atendente do Setor de Hortifrutigranjeiros
- Atendente do Setor de Rotisserie (pratos Prontos)
Divisões de categorias profissionais do CBO 5211-20
CBO 5211-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de demonstrador de mercadorias que pertence ao grupo dos operadores do comércio em lojas e mercados, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
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- Vendedores e prestadores de serviços do comércio
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- Vendedores e demonstradores
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- Operadores do comércio em lojas e mercados
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