CBO 5211-20 - Demonstrador de mercadorias

Entenda o que fazem os operadores do comércio em lojas e mercados no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Demonstrador de mercadorias e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Demonstrador de mercadorias

O Demonstrador de Mercadorias demonstra produtos em pontos de venda, para divulgar e ampliar o público consumidor. Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto a ser divulgado. Distribui amostras, oferece produtos alimentícios para degustação e apresenta produtos expostos, ressaltando suas qualidades, seus diferenciais, suas funcionalidades e as vantagens de sua aquisição. Atua de acordo com procedimentos, protocolos de vendas do estabelecimento e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 5211-20

Conhecimento (1/8)
Habilidade (1/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (1/8)
Demonstra produtos em diversos pontos de venda, principalmente em lojas varejistas como supermercados, shopping center e similares.

Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto, sobre a empresa que o produz e sobre as necessidades do consumidor que o produto atende. Examina as condições - validade e estado físico - das amostras.

Distribui, ao consumidor, amostras de produtos para uso experimental, destacando suas qualidades.

Oferece produtos alimentícios para degustação, informando sobre suas características e vantagens em relação a outros similares.

Apresenta os produtos expostos, de forma atrativa, em pontos de maior fluxo de pessoas.

No caso de bens duráveis de consumo - como veículos, eletrodomésticos e produtos de informática -, organiza local estratégico de exposição, para facilitar a visão e o manuseio.

Sana eventuais dúvidas dos clientes, relacionadas a características do produto, diferenciais, empresa que produz e outras similares.

Pode auxiliar em vendas dos produtos expostos.

Controla e registra em relatório a entrada e saída de amostras distribuídas. Comunica ao supervisor sobre a necessidade de reposição de amostras.

Zela pela higiene e limpeza e pela segurança, no local em que atua.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 1
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ÁLGEBRA 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 2 2 1
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ORGANIZAÇÃO DE ÁREAS DE EXPOSIÇÃO EM LOJAS VAREJISTAS PARA DEMONSTRAÇÃO DE BENS DURÁVEIS DE CONSUMO 3 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 2 2 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 4 5 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 5 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 5 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 5 5 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - COMPARAÇÃO ENTRE PRODUTOS PARA FINS DE DEMONSTRAÇÃO 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ESTUDOS DAS CARACTERÍSTICAS DE UM PRODUTO PARA FINS DE DEMONSTRAÇÃO 4 5 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE DEMONSTRAÇÃO DE PRODUTOS E DE ORIENTAÇÃO DE USO 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TRABALHO COM AMOSTRAS NA DEMONSTRAÇÃO DE PRODUTOS 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FORTALECIMENTO DE MARCA 4 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA COMERCIAL 2 2 1
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL 3 3 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 2 1
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Operadores do comércio em lojas e mercados trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas comerciais. O ambiente de trabalho é fechado, exceto para o frentista que atua, geralmente, a céu aberto. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional, em horários diurnos, noturnos e em rodízio de turnos. Permanecem em pé, por longos períodos. Podem estar expostos a ruídos, temperaturas variadas e material tóxico.

Exigências do mercado de trabalho

Em geral para o exercício das ocupações de atendente de farmácia, demonstrador de mercadorias, promotor de vendas, repositor de mercadorias, vendedor de comércio varejista e vendedor atacadista, requer-se ensino fundamental a ensino médio, podendo o mesmo variar de acordo com a ocupação, quarta série do ensino fundamental para frentista e até quarta série do ensino fundamental para o atendente de lojas e mercados. O tempo médio para o desempenho profissional é heterogêneo: três a quatro anos para vendedores, um a dois anos para atendente de farmácia e menos de um ano para promotor de vendas, demonstrador de mercadorias e repositor de mercadorias nenhuma experiência profissional é exigida para a ocupação de atendente de lojas e mercados.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Comunicar-se;
  • Preparar mercadorias para venda;
  • Vender produtos;
  • Trabalhar com segurança;
  • Demonstrar produtos;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Atender clientes;
  • Promover a venda de produtos;
  • Expor mercadorias nos pontos de venda;
  • Controlar entrada e saída de mercadorias;
  • Transportar mercadorias;
  • Distribuir amostras de produtos;
  • Preencher relatório de pesquisas de preços;
  • Pesquisar preços do mercado;
  • Participar da definição do leiaute dos pontos de venda;
  • Retirar material promocional;
  • Trabalhar em equipe;
  • Abastecer pontos de venda e gôndolas;
  • Preencher relatório de abordagens e sugestões de clientes;
  • Contornar situações adversas;
  • Demonstrar objetividade;
  • Identificar as necessidades do cliente;
  • Sinalizar mercadorias em promoção;
  • Utilizar materiais descartáveis;
  • Preparar produtos para degustação;
  • Estabelecer relacionamento com os clientes;
  • Sugerir opções de produtos;
  • Receber mercadorias;
  • Apresentar produtos;
  • Montar pontos de exposição em lojas e mercados;
  • Demonstrar capacidade retórica;
  • Descrever qualidades e vantagens do produto;
  • Orientar clientes;
  • Preencher relatório de perda de produtos;
  • Recolher mercadorias violadas, fora de lugar ou com validade vencida;
  • Evidenciar as mercadorias em promoção;
  • Repor mercadorias nos pontos de venda;
  • Lidar com o público;
  • Zelar pela limpeza do ponto de exposição;
  • Requisitar mercadorias;
  • Oferecer brindes;
  • Demonstrar dinamismo;
  • Distribuir folhetos;
  • Fixar material promocional;
  • Avisar o cliente sobre promoções;
  • Fotografar pontos de venda;
  • Abordar clientes;
  • Manusear objetos cortantes;
  • Abrir embalagens de transporte;
  • Definir local para expor as mercadorias;
  • Descartar materiais de destinação adequada;
  • Manter livres os corredores de acesso e área de demarcação de extintores de incêndio;
  • Negociar pontos de venda;
  • Transmitir confiança;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Demonstrar capacidade de comunicação verbal;
  • Preencher relatório de degustação e de distribuição de brindes;
  • Demonstrar credibilidade;
  • Cadastrar clientes;
  • Comunicar ao encarregado do setor sobre mercadorias próximas ao vencimento;
  • Preencher relatório de vendas;
  • Oferecer produtos para degustação;
  • Examinar condições das mercadorias - validade e estado físico;
  • Utilizar ferramentais manuais e utensílios;
  • Alertar clientes sobre riscos;
  • Conferir quantidade de mercadorias;
  • Lidar com diversidade;
  • Demonstrar habilidade sensorial - olfato, paladar;
  • Conduzir clientes até a mercadoria desejada;
  • Colher informações sobre as características e benefícios do produto;
  • Colocar etiquetas nas gôndolas e ou prateleiras;
  • Checar lista de mercadorias em promoção;
  • Decorar pontos de venda;
  • Aplicar noções básicas de enfermagem;
  • Higienizar áreas de preparação, equipamentos e utensílios;
  • Listar mercadorias para reposição;
  • Comunicar ao encarregado sobre a necessidade de reposição de mercadorias;
  • Organizar os produtos conforme leiaute da loja;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 5211-20

CBO 5211-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de demonstrador de mercadorias que pertence ao grupo dos operadores do comércio em lojas e mercados, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Vendedores e prestadores de serviços do comércio
      • Vendedores e demonstradores
        • Operadores do comércio em lojas e mercados