CBO 5211-05 - Vendedor em comércio atacadista

Entenda o que fazem os operadores do comércio em lojas e mercados no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Vendedor em comércio atacadista e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Vendedor em comércio atacadista

O Vendedor em Comercio Atacadista vende mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista. Realiza análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda. Utiliza recursos e técnicas de vendas e de negociação para concretizar a transação comercial. Realiza ações de pós-venda. Elabora ou atualiza o cadastro do comprador. Pode realizar vendas on-line. Atua de acordo com a política de vendas da empresa, seguindo normas e procedimentos para prevenção de riscos. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 5211-05

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Realiza levantamento e análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda. Identifica as necessidades dos potenciais compradores, no contexto do comércio atacadista. Seleciona os recursos necessários às ações de vendas, de acordo com as estratégias comerciais e de marketing da empresa.

Estabelece contato com clientes potenciais – presencialmente ou on-line -, apresentando a oferta de produtos, dentro da área de interesse e necessidade de compra de cada um deles.

Recebe e examina editais de licitação de órgãos públicos, podendo apresentar, ao seu supervisor, proposta de participação no processo licitatório.

Recepciona e atende o comprador, orientando-o na escolha da mercadoria. Apresenta as características, os benefícios e o preço de cada opção de produto, detalhando formas de pagamento.

Consulta a disponibilidade de produtos escolhidos, em estoque. Apresenta opções de data e de forma de entrega.

Prepara documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.

Realiza ações de pós-venda. Pode analisar resultados de pesquisa de satisfação, para levantar subsídios para melhoria do processo de venda. Pode promover ações de fidelização, de acordo com o perfil de cada cliente.

Encaminha reclamações, sugestões e solicitações ao setor responsável.

Elabora ou atualiza o cadastro com dados e informações sobre o comprador, em sistema informatizado.

Pode concretizar vendas on-line por correspondência (e-mail), telefone, chat ou aplicativos, tanto para vendas no país como para o exterior.

Pode contatar clientes para eventuais cobranças.

Elabora relatórios de visitas a clientes e de vendas presenciais e on-line.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 2 2 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 3 3 2
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS ANÁLISE DE RISCOS 2 2 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO DE EMPRESA OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO DE EMPRESA (ESPECIFICAR:...) - POLÍTICAS DE VENDAS 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - APERFEIÇOAMENTO DE PROCESSOS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PÓS-VENDA 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE DEMONSTRAÇÃO DE PRODUTOS E DE ORIENTAÇÃO DE USO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE VENDAS DE MERCADORIAS EM ESTABELECIMENTOS DE COMÉRCIO ATACADISTA 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE VENDAS E DE NEGOCIAÇÃO PARA COMÉRCIO ATACADISTA 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS COTAÇÃO 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS HABILITAÇÃO DE FORNECEDORES 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS ROTINAS DE PROCESSOS LICITATÓRIOS 4 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS TIPOS DE PROCESSOS LICITATÓRIOS 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO CONTROLE E ARMAZENAGEM CONTROLE DE ESTOQUES 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PROCESSOS DE VENDAS PARA O EXTERIOR 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FORTALECIMENTO DE MARCA 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PESQUISA MERCADOLÓGICA 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA COMERCIAL 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL 3 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MATEMÁTICA FINANCEIRA 3 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - TAXAS DE JUROS E DE DESCONTOS 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Operadores do comércio em lojas e mercados trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas comerciais. O ambiente de trabalho é fechado, exceto para o frentista que atua, geralmente, a céu aberto. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional, em horários diurnos, noturnos e em rodízio de turnos. Permanecem em pé, por longos períodos. Podem estar expostos a ruídos, temperaturas variadas e material tóxico.

Exigências do mercado de trabalho

Em geral para o exercício das ocupações de atendente de farmácia, demonstrador de mercadorias, promotor de vendas, repositor de mercadorias, vendedor de comércio varejista e vendedor atacadista, requer-se ensino fundamental a ensino médio, podendo o mesmo variar de acordo com a ocupação, quarta série do ensino fundamental para frentista e até quarta série do ensino fundamental para o atendente de lojas e mercados. O tempo médio para o desempenho profissional é heterogêneo: três a quatro anos para vendedores, um a dois anos para atendente de farmácia e menos de um ano para promotor de vendas, demonstrador de mercadorias e repositor de mercadorias nenhuma experiência profissional é exigida para a ocupação de atendente de lojas e mercados.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Promover a venda de produtos;
  • Vender produtos;
  • Preparar mercadorias para venda;
  • Controlar entrada e saída de mercadorias;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Expor mercadorias nos pontos de venda;
  • Comunicar-se;
  • Atender clientes;
  • Trabalhar com segurança;
  • Demonstrar produtos;
  • Descrever qualidades e vantagens do produto;
  • Lidar com o público;
  • Registrar entrada e saída de mercadorias;
  • Examinar condições das mercadorias - validade e estado físico;
  • Preencher relatório de vendas;
  • Informar o cliente sobre a entrega do produto;
  • Preencher relatório de visitas;
  • Oferecer brindes;
  • Transmitir confiança;
  • Demonstrar capacidade retórica;
  • Colher informações sobre as características e benefícios do produto;
  • Contatar clientes para eventuais cobranças;
  • Informar preços e formas de pagamento;
  • Demonstrar capacidade de comunicação verbal;
  • Sugerir opções de produtos;
  • Emitir pedidos, notas ou cupons fiscais;
  • Apresentar produtos;
  • Trabalhar em equipe;
  • Identificar as necessidades do cliente;
  • Visitar clientes;
  • Contornar situações adversas;
  • Lidar com diversidade;
  • Estabelecer relacionamento com os clientes;
  • Demonstrar credibilidade;
  • Zelar pela limpeza do ponto de exposição;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Aplicar noções básicas de enfermagem;
  • Cadastrar clientes;
  • Demonstrar habilidade sensorial - olfato, paladar;
  • Demonstrar objetividade;
  • Avisar o cliente sobre promoções;
  • Abordar clientes;
  • Manusear objetos cortantes;
  • Orientar clientes;
  • Realizar tele-vendas;
  • Demonstrar dinamismo;
  • Pesquisar preços do mercado;
  • Utilizar ferramentais manuais e utensílios;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 5211-05

CBO 5211-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedor em comércio atacadista que pertence ao grupo dos operadores do comércio em lojas e mercados, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Vendedores e prestadores de serviços do comércio
      • Vendedores e demonstradores
        • Operadores do comércio em lojas e mercados