CBO 5211-05 - Operadores do comércio em lojas e mercados - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5211-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores do comércio em lojas e mercados que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores do comércio em lojas e mercados CBO 5211-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5211-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Operadores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
Funções
trabalhar com segurança, demonstrar produtos, atender clientes, preparar mercadorias para venda, demonstrar competências pessoais, promover a venda de produtos, expor mercadorias nos pontos de venda, comunicar-se, vender produtos, controlar entrada e saída de mercadorias.
Atividades
aplicar noções básicas de enfermagem, contatar clientes para eventuais cobranças, informar o cliente sobre a entrega do produto, lidar com o público, trabalhar em equipe, oferecer brindes, demonstrar objetividade, examinar condições das mercadorias - validade e estado físico, zelar pela limpeza do ponto de exposição, demonstrar flexibilidade, demonstrar credibilidade, manusear objetos cortantes, preencher relatório de visitas, realizar tele-vendas, orientar clientes, emitir pedidos, notas ou cupons fiscais, transmitir confiança, avisar o cliente sobre promoções, pesquisar preços do mercado, colher informações sobre as características e benefícios do produto, informar preços e formas de pagamento, preencher relatório de vendas, lidar com diversidade, demonstrar capacidade de comunicação verbal, utilizar ferramentais manuais e utensílios, cadastrar clientes, apresentar produtos, sugerir opções de produtos, registrar entrada e saída de mercadorias, descrever qualidades e vantagens do produto, demonstrar dinamismo, demonstrar habilidade sensorial - olfato, paladar, contornar situações adversas, identificar as necessidades do cliente, estabelecer relacionamento com os clientes, visitar clientes, abordar clientes, demonstrar capacidade retórica.