CBO 5211-15 - Promotor de vendas
Entenda o que fazem os operadores do comércio em lojas e mercados no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Promotor de vendas e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Promotor de vendas
Promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas. Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência. Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas. Divulga linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes. Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda. Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital. Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Prospecta um novo ponto de venda (PDV), em sua região de atuação. Providencia a limpeza, a montagem e a organização do ponto de venda. Orienta o abastecimento de mercadorias e produtos. Orienta a montagem de áreas de exposição, considerando o leiaute do ponto de venda e o plano de merchandising. Pode abordar e orientar clientes sobre mercadorias, produtos e serviços no ponto de venda, seguindo técnicas de atendimento. Acompanha o desempenho e os resultados do ponto de venda.
Promove produtos, visando ao aumento de vendas e à fixação da marca.
Realiza visitas – presenciais e virtuais - de divulgação de linhas de produto e de apresentação de estratégias de comercialização, junto ao comércio varejista e a clientes em perspectiva.
Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda, demonstrando os produtos e fornecendo informações sobre seus manuseios e usos. Em caso de solicitação de informações específicas de aplicabilidade de um produto, pode fazer encaminhamento das questões para a área técnica da empresa produtora.
Pode auxiliar o vendedor nas vendas do produto promovido.
Pode distribuir brindes e oferecer degustação de produtos. Pode promover produtos em exposições, feiras e eventos.
Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital, para a promoção de vendas junto ao comércio varejista.
Prepara documentação subsidiária para orientação a vendedores dos pontos de venda, em meio impresso e digital.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
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DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS NO COMÉRCIO VAREJISTA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA DE ROTEIRIZAÇÃO DE VISITAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | COMUNICAÇÃO VISUAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ELABORAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO PARA PROMOÇÃO DE VENDAS E ORIENTAÇÃO DE VENDEDORES | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ORGANIZAÇÃO DE ÁREAS DE EXPOSIÇÃO DE MERCADORIAS, PRODUTOS, SERVIÇOS E MARCAS EM PONTOS DE VENDA, PARA MERCHANDISING | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - APERFEIÇOAMENTO DE PROCESSOS | 2 | 2 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | ATENDIMENTO AO CLIENTE | CÓDIGO DO CONSUMIDOR | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | ATENDIMENTO AO CLIENTE | SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO | COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO | GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | ORÇAMENTO | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | PÓS-VENDA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | PROCESSO DE VENDA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE DEMONSTRAÇÃO DE PRODUTOS E DE ORIENTAÇÃO DE USO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | FORTALECIMENTO DE MARCA | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | FUNDAMENTOS DE MARKETING | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | PERFIL DE CLIENTES | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | PESQUISA MERCADOLÓGICA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - PROMOÇÃO DE VENDAS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL | NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA COMERCIAL | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS (ESPECIFICAR:...) - PLANO DE MERCHANDISING | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS (ESPECIFICAR:...) - PROSPECÇÃO DE NOVOS PONTOS DE VENDA (PDV) | 3 | 5 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
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HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - SENSIBILIDADE GUSTATIVA, OLFATIVA E VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
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TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas comerciais. O ambiente de trabalho é fechado, exceto para o frentista que atua, geralmente, a céu aberto. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional, em horários diurnos, noturnos e em rodízio de turnos. Permanecem em pé, por longos períodos. Podem estar expostos a ruídos, temperaturas variadas e material tóxico.Exigências do mercado de trabalho
Em geral para o exercício das ocupações de atendente de farmácia, demonstrador de mercadorias, promotor de vendas, repositor de mercadorias, vendedor de comércio varejista e vendedor atacadista, requer-se ensino fundamental a ensino médio, podendo o mesmo variar de acordo com a ocupação, quarta série do ensino fundamental para frentista e até quarta série do ensino fundamental para o atendente de lojas e mercados. O tempo médio para o desempenho profissional é heterogêneo: três a quatro anos para vendedores, um a dois anos para atendente de farmácia e menos de um ano para promotor de vendas, demonstrador de mercadorias e repositor de mercadorias nenhuma experiência profissional é exigida para a ocupação de atendente de lojas e mercados.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- expor mercadorias nos pontos de venda;
- demonstrar competências pessoais;
- trabalhar com segurança;
- comunicar-se;
- preparar mercadorias para venda;
- vender produtos;
- demonstrar produtos;
- atender clientes;
- controlar entrada e saída de mercadorias;
- promover a venda de produtos;
- demonstrar flexibilidade;
- zelar pela limpeza do ponto de exposição;
- avisar o cliente sobre promoções;
- visitar clientes;
- abordar clientes;
- descartar materiais de destinação adequada;
- estabelecer relacionamento com os clientes;
- fracionar mercadorias;
- preencher relatório de visitas;
- colocar etiquetas nas gôndolas e ou prateleiras;
- aplicar noções básicas de enfermagem;
- sugerir opções de produtos;
- fotografar pontos de venda;
- transportar mercadorias;
- decorar pontos de venda;
- colher informações sobre as características e benefícios do produto;
- conduzir clientes até a mercadoria desejada;
- manusear objetos cortantes;
- demonstrar objetividade;
- definir local para expor as mercadorias;
- fixar material promocional;
- sinalizar mercadorias em promoção;
- orientar clientes;
- demonstrar capacidade de comunicação verbal;
- preencher relatório de pesquisas de preços;
- usar equipamentos de proteção individual - epi;
- contornar situações adversas;
- evidenciar as mercadorias em promoção;
- descrever qualidades e vantagens do produto;
- requisitar mercadorias;
- pesar mercadorias;
- organizar os produtos conforme leiaute da loja;
- comunicar ao encarregado do setor sobre mercadorias próximas ao vencimento;
- higienizar áreas de preparação, equipamentos e utensílios;
- preparar produtos para degustação;
- retirar material promocional;
- abastecer pontos de venda e gôndolas;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar capacidade retórica;
- oferecer brindes;
- lidar com o público;
- recolher mercadorias violadas, fora de lugar ou com validade vencida;
- repor mercadorias nos pontos de venda;
- cadastrar clientes;
- distribuir amostras de produtos;
- demonstrar habilidade sensorial - olfato, paladar;
- demonstrar credibilidade;
- contar mercadorias;
- utilizar ferramentais manuais e utensílios;
- lidar com diversidade;
- abrir embalagens de transporte;
- transmitir confiança;
- orçar produtos para clientes;
- listar mercadorias para reposição;
- preencher relatório de vendas;
- demonstrar dinamismo;
- examinar condições das mercadorias - validade e estado físico;
- negociar pontos de venda;
- manter livres os corredores de acesso e área de demarcação de extintores de incêndio;
- apresentar produtos;
- comunicar ao encarregado sobre a necessidade de reposição de mercadorias;
- receber mercadorias;
- alertar clientes sobre riscos;
- pesquisar preços do mercado;
- utilizar materiais descartáveis;
- conferir quantidade de mercadorias;
- oferecer produtos para degustação;
Divisões de categorias profissionais do CBO 5211-15
CBO 5211-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de promotor de vendas que pertence ao grupo dos operadores do comércio em lojas e mercados, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
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- Vendedores e prestadores de serviços do comércio
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- Vendedores e demonstradores
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- Operadores do comércio em lojas e mercados
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