CBO 5211-15 - Promotor de vendas

Entenda o que fazem os operadores do comércio em lojas e mercados no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Promotor de vendas e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Promotor de vendas

Promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas. Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência. Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas. Divulga linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes. Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda. Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital. Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência, para subsidiar reuniões de definição de estratégias de comercialização de linhas de produto.

Prospecta um novo ponto de venda (PDV), em sua região de atuação. Providencia a limpeza, a montagem e a organização do ponto de venda. Orienta o abastecimento de mercadorias e produtos. Orienta a montagem de áreas de exposição, considerando o leiaute do ponto de venda e o plano de merchandising. Pode abordar e orientar clientes sobre mercadorias, produtos e serviços no ponto de venda, seguindo técnicas de atendimento. Acompanha o desempenho e os resultados do ponto de venda.

Promove produtos, visando ao aumento de vendas e à fixação da marca.

Realiza visitas – presenciais e virtuais - de divulgação de linhas de produto e de apresentação de estratégias de comercialização, junto ao comércio varejista e a clientes em perspectiva.

Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda, demonstrando os produtos e fornecendo informações sobre seus manuseios e usos. Em caso de solicitação de informações específicas de aplicabilidade de um produto, pode fazer encaminhamento das questões para a área técnica da empresa produtora.

Pode auxiliar o vendedor nas vendas do produto promovido.

Pode distribuir brindes e oferecer degustação de produtos. Pode promover produtos em exposições, feiras e eventos.

Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital, para a promoção de vendas junto ao comércio varejista.

Prepara documentação subsidiária para orientação a vendedores dos pontos de venda, em meio impresso e digital.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS NO COMÉRCIO VAREJISTA 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA DE ROTEIRIZAÇÃO DE VISITAS 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ELABORAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO PARA PROMOÇÃO DE VENDAS E ORIENTAÇÃO DE VENDEDORES 4 5 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ORGANIZAÇÃO DE ÁREAS DE EXPOSIÇÃO DE MERCADORIAS, PRODUTOS, SERVIÇOS E MARCAS EM PONTOS DE VENDA, PARA MERCHANDISING 4 5 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 4
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - APERFEIÇOAMENTO DE PROCESSOS 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PÓS-VENDA 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE DEMONSTRAÇÃO DE PRODUTOS E DE ORIENTAÇÃO DE USO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FORTALECIMENTO DE MARCA 4 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING 3 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PESQUISA MERCADOLÓGICA 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - PROMOÇÃO DE VENDAS 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA COMERCIAL 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS (ESPECIFICAR:...) - PLANO DE MERCHANDISING 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS (ESPECIFICAR:...) - PROSPECÇÃO DE NOVOS PONTOS DE VENDA (PDV) 3 5 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - SENSIBILIDADE GUSTATIVA, OLFATIVA E VISUAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas comerciais. O ambiente de trabalho é fechado, exceto para o frentista que atua, geralmente, a céu aberto. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional, em horários diurnos, noturnos e em rodízio de turnos. Permanecem em pé, por longos períodos. Podem estar expostos a ruídos, temperaturas variadas e material tóxico.

Exigências do mercado de trabalho

Em geral para o exercício das ocupações de atendente de farmácia, demonstrador de mercadorias, promotor de vendas, repositor de mercadorias, vendedor de comércio varejista e vendedor atacadista, requer-se ensino fundamental a ensino médio, podendo o mesmo variar de acordo com a ocupação, quarta série do ensino fundamental para frentista e até quarta série do ensino fundamental para o atendente de lojas e mercados. O tempo médio para o desempenho profissional é heterogêneo: três a quatro anos para vendedores, um a dois anos para atendente de farmácia e menos de um ano para promotor de vendas, demonstrador de mercadorias e repositor de mercadorias nenhuma experiência profissional é exigida para a ocupação de atendente de lojas e mercados.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • expor mercadorias nos pontos de venda;
  • demonstrar competências pessoais;
  • trabalhar com segurança;
  • comunicar-se;
  • preparar mercadorias para venda;
  • vender produtos;
  • demonstrar produtos;
  • atender clientes;
  • controlar entrada e saída de mercadorias;
  • promover a venda de produtos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • zelar pela limpeza do ponto de exposição;
  • avisar o cliente sobre promoções;
  • visitar clientes;
  • abordar clientes;
  • descartar materiais de destinação adequada;
  • estabelecer relacionamento com os clientes;
  • fracionar mercadorias;
  • preencher relatório de visitas;
  • colocar etiquetas nas gôndolas e ou prateleiras;
  • aplicar noções básicas de enfermagem;
  • sugerir opções de produtos;
  • fotografar pontos de venda;
  • transportar mercadorias;
  • decorar pontos de venda;
  • colher informações sobre as características e benefícios do produto;
  • conduzir clientes até a mercadoria desejada;
  • manusear objetos cortantes;
  • demonstrar objetividade;
  • definir local para expor as mercadorias;
  • fixar material promocional;
  • sinalizar mercadorias em promoção;
  • orientar clientes;
  • demonstrar capacidade de comunicação verbal;
  • preencher relatório de pesquisas de preços;
  • usar equipamentos de proteção individual - epi;
  • contornar situações adversas;
  • evidenciar as mercadorias em promoção;
  • descrever qualidades e vantagens do produto;
  • requisitar mercadorias;
  • pesar mercadorias;
  • organizar os produtos conforme leiaute da loja;
  • comunicar ao encarregado do setor sobre mercadorias próximas ao vencimento;
  • higienizar áreas de preparação, equipamentos e utensílios;
  • preparar produtos para degustação;
  • retirar material promocional;
  • abastecer pontos de venda e gôndolas;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar capacidade retórica;
  • oferecer brindes;
  • lidar com o público;
  • recolher mercadorias violadas, fora de lugar ou com validade vencida;
  • repor mercadorias nos pontos de venda;
  • cadastrar clientes;
  • distribuir amostras de produtos;
  • demonstrar habilidade sensorial - olfato, paladar;
  • demonstrar credibilidade;
  • contar mercadorias;
  • utilizar ferramentais manuais e utensílios;
  • lidar com diversidade;
  • abrir embalagens de transporte;
  • transmitir confiança;
  • orçar produtos para clientes;
  • listar mercadorias para reposição;
  • preencher relatório de vendas;
  • demonstrar dinamismo;
  • examinar condições das mercadorias - validade e estado físico;
  • negociar pontos de venda;
  • manter livres os corredores de acesso e área de demarcação de extintores de incêndio;
  • apresentar produtos;
  • comunicar ao encarregado sobre a necessidade de reposição de mercadorias;
  • receber mercadorias;
  • alertar clientes sobre riscos;
  • pesquisar preços do mercado;
  • utilizar materiais descartáveis;
  • conferir quantidade de mercadorias;
  • oferecer produtos para degustação;

Divisões de categorias profissionais do CBO 5211-15

CBO 5211-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de promotor de vendas que pertence ao grupo dos operadores do comércio em lojas e mercados, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Vendedores e prestadores de serviços do comércio
      • Vendedores e demonstradores
        • Operadores do comércio em lojas e mercados