CBO 5211-15 - Promotor de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores do comércio em lojas e mercados
O profissional no cargo de Promotor de vendas CBO 5211-15 promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência.
Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas Divulga linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda.
Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5211-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores do comércio em lojas e mercados que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Promotor de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores do comércio em lojas e mercados CBO 5211-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5211-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
- Vendedores e demonstradores.
- Operadores do comércio em lojas e mercados.
O que faz um Promotor de vendas
O Promotor de vendas CBO 5211-15 efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência, para subsidiar reuniões de definição de estratégias de comercialização de linhas de produto Prospecta um novo ponto de venda (PDV), em sua região de atuação.
Providencia a limpeza, a montagem e a organização do ponto de venda.
Orienta o abastecimento de mercadorias e produtos Orienta a montagem de áreas de exposição, considerando o leiaute do ponto de venda e o plano de merchandising.
Pode abordar e orientar clientes sobre mercadorias, produtos e serviços no ponto de venda, seguindo técnicas de atendimento Acompanha o desempenho e os resultados do ponto de venda.
Promove produtos, visando ao aumento de vendas e à fixação da marca.
Realiza visitas – presenciais e virtuais - de divulgação de linhas de produto e de apresentação de estratégias de comercialização, junto ao comércio varejista e a clientes em perspectiva Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda, demonstrando os produtos e fornecendo informações sobre seus manuseios e usos.
Em caso de solicitação de informações específicas de aplicabilidade de um produto, pode fazer encaminhamento das questões para a área técnica da empresa produtora.
Pode auxiliar o vendedor nas vendas do produto promovido Pode distribuir brindes e oferecer degustação de produtos Pode promover produtos em exposições, feiras e eventos.
Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital, para a promoção de vendas junto ao comércio varejista Prepara documentação subsidiária para orientação a vendedores dos pontos de venda, em meio impresso e digital.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5211-15 deve demonstrar competências pessoais, demonstrar produtos, promover a venda de produtos, expor mercadorias nos pontos de venda, atender clientes, controlar entrada e saída de mercadorias, vender produtos, trabalhar com segurança, comunicar-se, preparar mercadorias para venda.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores do comércio em lojas e mercados trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas comerciais. O ambiente de trabalho é fechado, exceto para o frentista que atua, geralmente, a céu aberto. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional, em horários diurnos, noturnos e em rodízio de turnos. Permanecem em pé, por longos períodos. Podem estar expostos a ruídos, temperaturas variadas e material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5211-15
Em geral para o exercício das ocupações de atendente de farmácia, demonstrador de mercadorias, promotor de vendas, repositor de mercadorias, vendedor de comércio varejista e vendedor atacadista, requer-se ensino fundamental a ensino médio, podendo o mesmo variar de acordo com a ocupação, quarta série do ensino fundamental para frentista e até quarta série do ensino fundamental para o atendente de lojas e mercados. O tempo médio para o desempenho profissional é heterogêneo: três a quatro anos para vendedores, um a dois anos para atendente de farmácia e menos de um ano para promotor de vendas, demonstrador de mercadorias e repositor de mercadorias nenhuma experiência profissional é exigida para a ocupação de atendente de lojas e mercados.
Atividades exercidas por um Promotor de vendas CBO 5211-15
Um Promotor de vendas (ou sinônimo) deve demonstrar habilidade sensorial - olfato, paladar, fotografar pontos de venda, demonstrar capacidade de comunicação verbal, requisitar mercadorias, lidar com o público, zelar pela limpeza do ponto de exposição, transportar mercadorias, visitar clientes, demonstrar flexibilidade, retirar material promocional, alertar clientes sobre riscos, abrir embalagens de transporte, comunicar ao encarregado do setor sobre mercadorias próximas ao vencimento, demonstrar dinamismo, decorar pontos de venda, preencher relatório de pesquisas de preços, preencher relatório de visitas, sugerir opções de produtos, pesar mercadorias, estabelecer relacionamento com os clientes, negociar pontos de venda, colher informações sobre as características e benefícios do produto, transmitir confiança, preparar produtos para degustação, preencher relatório de vendas, oferecer produtos para degustação, abordar clientes, descrever qualidades e vantagens do produto, listar mercadorias para reposição, abastecer pontos de venda e gôndolas, contornar situações adversas, contar mercadorias, trabalhar em equipe, higienizar áreas de preparação, equipamentos e utensílios, orientar clientes, orçar produtos para clientes, descartar materiais de destinação adequada, lidar com diversidade, utilizar materiais descartáveis, demonstrar credibilidade, pesquisar preços do mercado, manusear objetos cortantes, definir local para expor as mercadorias, demonstrar objetividade, utilizar ferramentais manuais e utensílios, evidenciar as mercadorias em promoção, sinalizar mercadorias em promoção, usar equipamentos de proteção individual - epi, aplicar noções básicas de enfermagem, conferir quantidade de mercadorias, conduzir clientes até a mercadoria desejada, colocar etiquetas nas gôndolas e ou prateleiras, repor mercadorias nos pontos de venda, fixar material promocional, cadastrar clientes, manter livres os corredores de acesso e área de demarcação de extintores de incêndio, receber mercadorias, oferecer brindes, distribuir amostras de produtos, apresentar produtos, comunicar ao encarregado sobre a necessidade de reposição de mercadorias, fracionar mercadorias, avisar o cliente sobre promoções, recolher mercadorias violadas, fora de lugar ou com validade vencida, demonstrar capacidade retórica, organizar os produtos conforme leiaute da loja, examinar condições das mercadorias - validade e estado físico.