CBO 5211-15 - Promotor de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores do comércio em lojas e mercados
O profissional no cargo de Promotor de vendas CBO 5211-15 promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência.
Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas Divulga linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda.
Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5211-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores do comércio em lojas e mercados que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Promotor de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores do comércio em lojas e mercados CBO 5211-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5211-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
- Vendedores e demonstradores.
- Operadores do comércio em lojas e mercados.
O que faz um Promotor de vendas
O Promotor de vendas CBO 5211-15 efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência, para subsidiar reuniões de definição de estratégias de comercialização de linhas de produto Prospecta um novo ponto de venda (PDV), em sua região de atuação.
Providencia a limpeza, a montagem e a organização do ponto de venda.
Orienta o abastecimento de mercadorias e produtos Orienta a montagem de áreas de exposição, considerando o leiaute do ponto de venda e o plano de merchandising.
Pode abordar e orientar clientes sobre mercadorias, produtos e serviços no ponto de venda, seguindo técnicas de atendimento Acompanha o desempenho e os resultados do ponto de venda.
Promove produtos, visando ao aumento de vendas e à fixação da marca.
Realiza visitas – presenciais e virtuais - de divulgação de linhas de produto e de apresentação de estratégias de comercialização, junto ao comércio varejista e a clientes em perspectiva Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda, demonstrando os produtos e fornecendo informações sobre seus manuseios e usos.
Em caso de solicitação de informações específicas de aplicabilidade de um produto, pode fazer encaminhamento das questões para a área técnica da empresa produtora.
Pode auxiliar o vendedor nas vendas do produto promovido Pode distribuir brindes e oferecer degustação de produtos Pode promover produtos em exposições, feiras e eventos.
Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital, para a promoção de vendas junto ao comércio varejista Prepara documentação subsidiária para orientação a vendedores dos pontos de venda, em meio impresso e digital.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5211-15 deve expor mercadorias nos pontos de venda, promover a venda de produtos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, vender produtos, trabalhar com segurança, preparar mercadorias para venda, controlar entrada e saída de mercadorias, atender clientes, demonstrar produtos.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores do comércio em lojas e mercados trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas comerciais. O ambiente de trabalho é fechado, exceto para o frentista que atua, geralmente, a céu aberto. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional, em horários diurnos, noturnos e em rodízio de turnos. Permanecem em pé, por longos períodos. Podem estar expostos a ruídos, temperaturas variadas e material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5211-15
Em geral para o exercício das ocupações de atendente de farmácia, demonstrador de mercadorias, promotor de vendas, repositor de mercadorias, vendedor de comércio varejista e vendedor atacadista, requer-se ensino fundamental a ensino médio, podendo o mesmo variar de acordo com a ocupação, quarta série do ensino fundamental para frentista e até quarta série do ensino fundamental para o atendente de lojas e mercados. O tempo médio para o desempenho profissional é heterogêneo: três a quatro anos para vendedores, um a dois anos para atendente de farmácia e menos de um ano para promotor de vendas, demonstrador de mercadorias e repositor de mercadorias nenhuma experiência profissional é exigida para a ocupação de atendente de lojas e mercados.
Atividades exercidas por um Promotor de vendas CBO 5211-15
Um Promotor de vendas (ou sinônimo) deve orientar clientes, preencher relatório de visitas, utilizar ferramentais manuais e utensílios, manusear objetos cortantes, demonstrar credibilidade, zelar pela limpeza do ponto de exposição, conferir quantidade de mercadorias, sugerir opções de produtos, demonstrar dinamismo, abordar clientes, demonstrar habilidade sensorial - olfato, paladar, aplicar noções básicas de enfermagem, preencher relatório de pesquisas de preços, requisitar mercadorias, retirar material promocional, lidar com o público, sinalizar mercadorias em promoção, definir local para expor as mercadorias, contornar situações adversas, demonstrar flexibilidade, pesar mercadorias, abastecer pontos de venda e gôndolas, manter livres os corredores de acesso e área de demarcação de extintores de incêndio, descartar materiais de destinação adequada, avisar o cliente sobre promoções, usar equipamentos de proteção individual - epi, transportar mercadorias, abrir embalagens de transporte, evidenciar as mercadorias em promoção, transmitir confiança, trabalhar em equipe, estabelecer relacionamento com os clientes, comunicar ao encarregado sobre a necessidade de reposição de mercadorias, decorar pontos de venda, preencher relatório de vendas, pesquisar preços do mercado, listar mercadorias para reposição, receber mercadorias, contar mercadorias, utilizar materiais descartáveis, alertar clientes sobre riscos, colher informações sobre as características e benefícios do produto, fixar material promocional, visitar clientes, cadastrar clientes, comunicar ao encarregado do setor sobre mercadorias próximas ao vencimento, recolher mercadorias violadas, fora de lugar ou com validade vencida, demonstrar objetividade, demonstrar capacidade retórica, fracionar mercadorias, colocar etiquetas nas gôndolas e ou prateleiras, descrever qualidades e vantagens do produto, conduzir clientes até a mercadoria desejada, higienizar áreas de preparação, equipamentos e utensílios, distribuir amostras de produtos, fotografar pontos de venda, apresentar produtos, lidar com diversidade, orçar produtos para clientes, repor mercadorias nos pontos de venda, negociar pontos de venda, organizar os produtos conforme leiaute da loja, demonstrar capacidade de comunicação verbal, preparar produtos para degustação, oferecer brindes, oferecer produtos para degustação, examinar condições das mercadorias - validade e estado físico.