CBO 5134-35 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5134-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Atendente de lanchonete recepciona e atende clientes em lanchonete ou estabelecimento similar, providenciando a preparação de lanches - quentes ou frios -, salgados, sucos, café ou outras pequenas refeições solicitadas Organiza a estrutura de apoio, preparando o mise em place.
Pode encaminhar os pedidos do cliente para preparo ou assumir a preparação Mantém a limpeza, a higienização e a conservação da lanchonete Controla o estoque de produtos.
Cumpre os procedimentos técnicos de higiene e boas práticas nos serviços de alimentação e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-35
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Atendente de lanchonete
O Atendente de lanchonete (ou similar) organiza o ambiente, preparando o mise em place Arruma os utensílios e os equipamentos para a realização dos serviços.
Verifica se as mesas e o balcão estão limpos.
Confere se os produtos, para preparação das pequenas refeições, estão disponíveis, de acordo com o cardápio Abastece as máquinas de refrigerante.
Coloca bebidas para gelar Pode colocar alimentos em expositores climatizados.
Acolhe e recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa ou lhe indicando um lugar no balcão.
Fornece o cardápio ao cliente, prestando-lhe informações sobre as bebidas e os pratos oferecidos Anota os pedidos, podendo encaminhá-los para preparo ou assumir a preparação.
Prepara o prato e a bebida, de acordo com as receitas dos itens constantes no cardápio.
Prepara sanduíche, hambúrguer, salada de frutas ou outro alimento, usando processador de alimentos, chapa, fritadeira ou outro equipamento Prepara milk shake, café, chá, suco ou outra bebida, usando extrator de suco, centrífuga de frutas, cafeteira, liquidificador ou outro equipamento Coloca prato, talheres, copo, guardanapo, condimentos e saleiro sobre a mesa ou balcão.
Transporta, em bandeja, e serve a refeição Pode acondicionar alimento e bebida para viagem Fornece a conta quando solicitada, podendo também realizar o recebimento do valor devido.
Limpa mesas, balcões e assentos para acomodar um novo cliente Empilha pratos, talheres, copos e utensílios sujos e os leva para lavar ou para o descarte apropriado.
Após o término do horário de atendimento, recolhe utensílios e equipamentos utilizados Mantém a limpeza, a higienização e a conservação do espaço da lanchonete, das louças, dos utensílios, das bandejas e dos equipamentos Pode operar máquina de lavar louça.
Arruma as cadeiras e as mesas Guarda produtos Organiza equipamentos e utensílios.
Armazena os alimentos e as bebidas, conforme critérios de segurança alimentar Controla o estoque de produtos, verificando a necessidade de reposição Recebe as mercadorias compradas, conferindo os itens.
Pode solicitar serviço de manutenção das máquinas e dos equipamentos da lanchonete Descarta resíduos e sobras, de acordo com as regras do local.
Funções
O funcionário CBO 5134-35 deve atender o cliente, organizar o trabalho, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, desmontar praça, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, demonstrar competências pessoais, higienizar utensílios e equipamentos, servir o cliente.
Atividades exercidas por um Atendente de lanchonete CBO 5134-35
Um Atendente de lanchonete (ou sinônimo) deve aquecer alimentos, controlar acesso de pessoas, preparar frutas, recepcionar cliente, tirar pedido, trazer conta, limpar prataria, servir bebidas, acompanhar cliente a mesa, organizar espaço, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, demonstrar acuidade sensorial, montar mesa, bandeja, balcão e bar, demonstrar atenção focada, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, providenciar gelo, fazer porções para viagem, tirar toalhas, demonstrar capacidade de comunicação, repor material de apoio, desmontar o bufê - buffet, acomodar cliente, repor bebidas, cumprir normas e procedimentos sanitários, checar pedido antes de servir, limpar bandejas e carrinho, receber contas, dar sugestões, destinar o lixo, servir charutos, demonstrar capacidade de organização, guardar produtos, substituir cobre-manchas, preparar couvert, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, servir sobremesas, preparar sanduíches, controlar sobras e perdas, servir aperitivos, observar apresentação dos pratos, servir café, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, checar conta, selecionar produtos - limpeza e outros, retirar louça e prataria da máquina de lavar, demonstrar dinamismo, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, contornar situações adversas, retirar restos de comida, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, separar lixo, demonstrar cordialidade, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, limpar mesa, selecionar utensílios, trabalhar em equipe, inventariar bebidas consumidas, substituir cinzeiros, cortar frutas para decoração, forrar bandeja, secar louça e/ou prataria, lavar utensílios, servir pratos, limpar balcão e bancada, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, demonstrar proatividade, dobrar guardanapos, informar previsão de tempo de espera, preparar saladas, preparar café, descongelar alimentos, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, escolher louça, demonstrar equilíbrio emocional, selecionar enxoval de copos, trabalhar sob pressão, descrever pratos e produtos oferecidos, limpar o chão, atender reclamações do cliente, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, fornecer informações ao cliente, preparar sorvetes, milk shakes e chantilly, entregar cardápio, esterilizar instrumentos e materiais, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, ouvir atentamente - saber ouvir, conferir ordem de serviço, demonstrar discreção, servir chá, licores e digestivos, demonstrar criatividade, desmontar mesas, encaminhar pedidos para cozinha e bar, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, questionar as preferências do cliente, selecionar alimentos e bebidas, colocar bebidas para gelar, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, observar ponto de cozimento dos alimentos, guardar louças, copos e/ou prataria, limpar equipamentos.