Entrevista de emprego: 10 coisas que você não pode fazer em uma seleção profissional

169

A entrevista de emprego é um dos momentos mais temidos por quem está à procura de uma vaga. Afinal de contas, é nela que você irá mostrar a sua experiência, habilidades e interesse para o empregador.

Essa etapa não é realmente um bicho de sete cabeças. O que acontece, na maioria das vezes, é que as pessoas cometem pequenos erros que acabam minando as chances de contratação.

10 dicas para se dar bem na Entrevista de emprego

Desde o modo de se vestir, até a preparação prévia, pequenos detalhes fazem toda a diferença nesse processo.

Por isso, se está pensando em concorrer a uma vaga de emprego, mas não quer cometer nenhum erro que lhe impeça de conquistar essa vaga, continue lendo esse post, e confira algumas dicas de erros que você deve evitar na seleção de emprego.

Principais erros que deve evitar na entrevista de emprego

1 – Não pesquisar sobre a empresa e a vaga com antecedência

Um dos piores erros que você pode cometer é não se preparar para a entrevista de emprego. Pesquisar à fundo a empresa, bem como o que ela faz e a vaga para qual você está se candidatando é fundamental.

Não ter esse tipo de conhecimento provavelmente te colocará em uma saia justa com o recrutador, aumentando assim suas chances de não ser o escolhido para a vaga, independentemente de ter ou não experiência no cargo em que está concorrendo.

2 – Chegar atrasado

Essa é uma das coisas mais graves que você pode cometer quando se trata de uma entrevista de emprego. Se atrasar é algo que passa uma imagem de que você não tem muita responsabilidade com horários.

Para evitar esse tipo de problema, vá até o local antes da data do processo para avaliar quanto tempo demora o trajeto. Além disso, saia com pelo menos meia-hora de antecedência.

Se o trajeto demora 1 hora, saia de casa 1h30 antes, até mesmo para evitar que qualquer contratempo lhe impeça de chegar no horário certo para a entrevista de emprego.

3 – Vestimenta

Sim, o modo como você se veste diz muito sobre quem você como pessoa e também como profissional.

Não estamos falando aqui de estilo, mas de cuidados simples na hora de se vestir que fazem toda a diferença. Por exemplo, uma roupa malpassada ou manchada transmite um ar de desleixo.

Isso não quer dizer que você precisa ir até a loja mais cara e comprar peças de alto valor. Na verdade, uma simples combinação mais formal e que lhe deixe confortável para a entrevista, já é o suficiente.

O ideal mesmo é pesquisar o Code Dress (código de vestimenta) da empresa para a qual você está se candidatando, e, se vestir de acordo com ele.

4 – Mentir

Comportamento na entrevista

Outro erro comum entre as pessoas que vão fazer uma entrevista de emprego é a clássica mentira sobre o currículo. Nesse caso, varias mentiras costumam ser contadas durante a entrevista, como:

  • Inventar habilidades que não têm;
  • Colocar conhecimento em uma área que nunca ouviu falar;
  • Mentir sobre a experiência no seu perfil profissional.

Enfim, tudo isso é um grande tiro no pé. Primeiro porque o entrevistador geralmente é um profissional que já tem experiência e lidar com esse tipo de situação, então ele provavelmente terá meios de saber se você está ou não mentido.

E segundo porque, ao ser descoberto, você não só mina completamente suas chances de conquistar a tão sonhada vaga, como também fica com uma imagem manchada frente ao mercado de trabalho.

Por isso, seja sincero durante a entrevista. Muitas vezes, a honestidade acaba convencendo o empregador a investir no seu potencial, mesmo que você não tenha todos os atributos exigidos para o cargo.

5 – Falar mal das outras experiências

Você teve uma experiência horrível no último emprego? A entrevista de emprego não é o lugar para desabafar.

Se o entrevistador te perguntar sobre as experiências anteriores, descreva suas atividades e responsabilidades, e não os problemas.

6 – Palavras de baixo calão

Os palavrões e linguagem de baixo calão são inapropriados em qualquer lugar, especialmente durante uma entrevista. Isso mostra que você não tem um perfil muito profissional, e também, um vocabulário adequado.

Se você está muito acostumado a falar palavras de baixo calão no seu dia a dia, o ideal é se exercitar antes do dia da entrevista de emprego. Assim, será mais fácil evitá-los durante a conversa com o empregador.

7 – Se distrair com objetos

Distraído no processo seletivo

Durante uma entrevista, você costuma:

  • Ficar mexendo no celular;
  • Mascando chiclete;
  • Lixando as unhas, ou fazendo qualquer outro tipo de coisa para passar o tempo.

Se a resposta for sim para alguma das ações citadas acima, então saiba que este é um grande erro que está cometendo, pois fazer essas coisas só demonstra que você não está realmente interessado no processo.

Muitas pessoas acabam fazendo isso sem nem perceber, por nervosismo. É quase como um tique nervoso. Nesses casos, a dica é esconder os objetos da sua vista para evitar que eles sejam usados como válvula de escape.

Guarde o celular na bolsa, sempre desligado ou no modo silencioso. Além disso, mantenha contato visual com o entrevistador para não ficar disperso durante a seleção de emprego.

8 – Apelar para histórias pessoais e abordagem íntima

Contar uma “história triste” para o recrutador durante a entrevista de emprego não fará suas chances de conquistar a vaga aumentarem. Pelo contrário, elas irão diminuir drasticamente, pois esse tipo de atitude transparece que você não é profissional, e que provavelmente irá apelar para a chantagem emocional no primeiro desafio.

Por isso, mantenha-se com uma linguagem objetiva e clara, mas com bom humor, para não tornar esse momento ainda mais tenso e complicado para você.

9 – Não ter cópias do currículo

Mesmo que você tenha enviado o seu CV por e-mail ou entregue na recepção, sempre tenha várias cópias extras. Você não sabe quantas pessoas te avaliarão durante a entrevista de emprego. Então, sempre tenha alguns currículos extras para usar quando necessário.

10 – Deixar o nervosismo tomar conta

É muito difícil se manter calmo durante uma entrevista de emprego, principalmente se ela pode mudar completamente a sua carreira. Mas, é essencial respirar fundo e se manter tranquilo diante desse tipo de situação.

Quando o nervosismo toma conta, é mais fácil cometer erros simples, como gaguejar, responder algo da forma errada, ou até mesmo agir por impulso por não saber alguma resposta.

Antes de entrar no local da entrevista, respire fundo várias vezes. E lembre-se que você se preparou para esse momento e que tudo vai dar certo. Mesmo que você não consiga a vaga, uma entrevista de emprego bem sucedida, pode abrir portas para outras oportunidades de emprego.

Com essas dicas, um currículo bem elaborado e força de vontade, você estará mais preparado para encarar o processo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here