CBO 5134-35 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 5134-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Atendente de lanchonete recepciona e atende clientes em lanchonete ou estabelecimento similar, providenciando a preparação de lanches - quentes ou frios -, salgados, sucos, café ou outras pequenas refeições solicitadas Organiza a estrutura de apoio, preparando o mise em place.

Pode encaminhar os pedidos do cliente para preparo ou assumir a preparação Mantém a limpeza, a higienização e a conservação da lanchonete Controla o estoque de produtos.

Cumpre os procedimentos técnicos de higiene e boas práticas nos serviços de alimentação e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-35

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Atendente de lanchonete

O Atendente de lanchonete (ou similar) organiza o ambiente, preparando o mise em place Arruma os utensílios e os equipamentos para a realização dos serviços.

Verifica se as mesas e o balcão estão limpos.

Confere se os produtos, para preparação das pequenas refeições, estão disponíveis, de acordo com o cardápio Abastece as máquinas de refrigerante.

Coloca bebidas para gelar Pode colocar alimentos em expositores climatizados.

Acolhe e recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa ou lhe indicando um lugar no balcão.

Fornece o cardápio ao cliente, prestando-lhe informações sobre as bebidas e os pratos oferecidos Anota os pedidos, podendo encaminhá-los para preparo ou assumir a preparação.

Prepara o prato e a bebida, de acordo com as receitas dos itens constantes no cardápio.

Prepara sanduíche, hambúrguer, salada de frutas ou outro alimento, usando processador de alimentos, chapa, fritadeira ou outro equipamento Prepara milk shake, café, chá, suco ou outra bebida, usando extrator de suco, centrífuga de frutas, cafeteira, liquidificador ou outro equipamento Coloca prato, talheres, copo, guardanapo, condimentos e saleiro sobre a mesa ou balcão.

Transporta, em bandeja, e serve a refeição Pode acondicionar alimento e bebida para viagem Fornece a conta quando solicitada, podendo também realizar o recebimento do valor devido.

Limpa mesas, balcões e assentos para acomodar um novo cliente Empilha pratos, talheres, copos e utensílios sujos e os leva para lavar ou para o descarte apropriado.

Após o término do horário de atendimento, recolhe utensílios e equipamentos utilizados Mantém a limpeza, a higienização e a conservação do espaço da lanchonete, das louças, dos utensílios, das bandejas e dos equipamentos Pode operar máquina de lavar louça.

Arruma as cadeiras e as mesas Guarda produtos Organiza equipamentos e utensílios.

Armazena os alimentos e as bebidas, conforme critérios de segurança alimentar Controla o estoque de produtos, verificando a necessidade de reposição Recebe as mercadorias compradas, conferindo os itens.

Pode solicitar serviço de manutenção das máquinas e dos equipamentos da lanchonete Descarta resíduos e sobras, de acordo com as regras do local.

Funções

O funcionário CBO 5134-35 deve preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, demonstrar competências pessoais, servir o cliente, desmontar praça, atender o cliente, higienizar utensílios e equipamentos, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, organizar o trabalho.

Atividades exercidas por um Atendente de lanchonete CBO 5134-35

Um Atendente de lanchonete (ou sinônimo) deve aquecer alimentos, desmontar mesas, preparar frutas, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, descongelar alimentos, substituir cobre-manchas, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, guardar louças, copos e/ou prataria, limpar mesa, preparar sorvetes, milk shakes e chantilly, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, atender reclamações do cliente, ouvir atentamente - saber ouvir, servir aperitivos, retirar restos de comida, servir chá, licores e digestivos, entregar cardápio, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, providenciar gelo, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, limpar bandejas e carrinho, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, preparar sanduíches, desmontar o bufê - buffet, cortar frutas para decoração, acompanhar cliente a mesa, demonstrar discreção, selecionar alimentos e bebidas, colocar bebidas para gelar, questionar as preferências do cliente, inventariar bebidas consumidas, escolher louça, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, conferir ordem de serviço, servir charutos, organizar espaço, servir sobremesas, checar conta, forrar bandeja, contornar situações adversas, demonstrar criatividade, encaminhar pedidos para cozinha e bar, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, descrever pratos e produtos oferecidos, demonstrar proatividade, trabalhar em equipe, retirar louça e prataria da máquina de lavar, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, limpar o chão, destinar o lixo, fornecer informações ao cliente, informar previsão de tempo de espera, demonstrar dinamismo, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, servir bebidas, limpar prataria, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, preparar couvert, tirar pedido, controlar sobras e perdas, substituir cinzeiros, esterilizar instrumentos e materiais, lavar utensílios, demonstrar atenção focada, selecionar enxoval de copos, checar pedido antes de servir, selecionar produtos - limpeza e outros, selecionar utensílios, demonstrar capacidade de comunicação, observar apresentação dos pratos, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, trabalhar sob pressão, demonstrar acuidade sensorial, repor material de apoio, servir café, trazer conta, observar ponto de cozimento dos alimentos, demonstrar equilíbrio emocional, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, guardar produtos, controlar acesso de pessoas, recepcionar cliente, secar louça e/ou prataria, receber contas, servir pratos, limpar equipamentos, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, dar sugestões, fazer porções para viagem, montar mesa, bandeja, balcão e bar, tirar toalhas, separar lixo, acomodar cliente, demonstrar capacidade de organização, cumprir normas e procedimentos sanitários, demonstrar cordialidade, preparar café, limpar balcão e bancada, dobrar guardanapos, repor bebidas, preparar saladas.

Cargos e salários CBO 5134-35 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria

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