CBO 4241-15 - Entrevistador de pesquisas de mercado

Entenda o que fazem os entrevistadores e recenseadores no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Entrevistador de pesquisas de mercado e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Entrevistador de pesquisas de mercado

Realiza levantamento de informações em pesquisa de mercado, aplicando questionários, quantificando consumo de produtos e aplicando teste de aceitação de produto, para levantar opinião de consumidores, conhecer posicionamento em relação aos concorrentes e identificar a reação dos consumidores diante de um novo produto. Prepara-se para realização de pesquisas, participando de treinamento. Pode coletar preços de bens e serviços. Realiza cadastramento de pessoas, famílias, empresas e instituições. Atua conforme procedimentos de pesquisa e princípio de sigilo de informações e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Prepara-se para a realização de pesquisas de mercado, participando de treinamento. Examina os instrumentos de coleta de dados e verifica o cronograma da pesquisa a ser seguido.

Agenda entrevistas com pessoas e famílias que apresentam perfis estabelecidos pelas pesquisas. Identifica-se para o entrevistado e o responsável familiar, esclarecendo objetivos das pesquisas. Coleta informações socioeconômicas de pessoas e famílias, para sua caracterização.

Realiza levantamento da opinião do consumidor em relação a um produto ou a uma marca, aplicando questionários de pesquisa de satisfação do consumidor, questionários de pesquisa de imagem de produtos e serviços, e questionários de pesquisa de fidelidade de marca. Realiza pesquisa de potencial de mercado, aplicando questionários. Registra as informações coletadas, manualmente ou utilizando computador de mão.

Quantifica o consumo de produtos por uma família, acompanhando os seus hábitos de consumo por um período. Registra a quantidade, o tipo e a marca de produto consumido em sistema informatizado de coleta de dados.

Aplica teste de mercado, levantando dados de aceitação de um produto a ser lançado, em uma amostra controlada de consumidores. Registra as informações referentes à reação dos consumidores.

Apura erros e omissões em preenchimento de questionários, entrando em contato com o pesquisado para obter informações omitidas e corrigir erros.

Pode coletar preços de bens e serviços, levantando informações de estabelecimentos comerciais, comunicando-se com o seu representante - por telefone, e-mail, aplicativo de smartphone ou outro meio de comunicação – ou realizando consultas no seu endereço da Internet. Ao levantar o preço, controla a especificação do produto ou serviço.

Realiza cadastramento de pessoas, famílias, empresas e instituições que fornecem informações. Pode fazer alterações em cadastros.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - HARDWARE - COMPUTADOR DE MÃO 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA FÍSICA OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES 2 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 2 2 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 2 2 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS DEMOGRAFIA 2 2 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS (ESPECIFICAR:...) - CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO ECONÔMICA BRASIL (CCEB) 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS (ESPECIFICAR:...) - DADOS DE CLASSIFICAÇÃO EM PESQUISAS DE MERCADO: CATEGORIAS DE ESCOLARIDADE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 2 2 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 2 2 2
CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS CONHECIMENTOS DE GEOGRAFIA (ESPECIFICAR:...) - DADOS DE CLASSIFICAÇÃO EM PESQUISAS DE MERCADO: TIPOS DE DOMICÍLIO E DE ESTABELECIMENTO 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS CONHECIMENTOS DE GEOGRAFIA (ESPECIFICAR:...) - GEOLOCALIZADORES 2 2 3
CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS CONHECIMENTOS DE GEOGRAFIA (ESPECIFICAR:...) - LEITURA DE MAPAS DIGITAIS 2 2 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIO 2 2 1
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES ELABORAÇÃO DE ROTEIRO DE ENTREVISTA 2 2 1
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES ENTREVISTA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES PESQUISA DE OPINIÃO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES PESQUISA DE SATISFAÇÃO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES (ESPECIFICAR:...) - FERRAMENTAS DE COLETA DE INFORMAÇÕES EM PESQUISAS DE MERCADO: FERRAMENTAS DE USO PRESENCIAL, TELEFONE, E-MAIL, APLICATIVO DE SMARTPHONE E OUTRAS 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS PARA PESQUISAS DE MERCADO 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE APLICAÇÃO DE TESTES DE MERCADO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE QUESTIONÁRIOS PARA PESQUISAS DE MERCADO: QUESTIONÁRIOS DE PESQUISA DE IMAGEM DE PRODUTOS E SERVIÇOS, QUESTIONÁRIOS DE PESQUISA DE FIDELIDADE E OUTROS 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES (ESPECIFICAR:...) - VERIFICAÇÃO DE CONSISTÊNCIA DE DADOS EM PESQUISAS DE MERCADO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL (ESPECIFICAR:...) - SIGILO PROFISSIONAL 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 2 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PESQUISA MERCADOLÓGICA 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • verificar consistência da informação;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • demonstrar competências pessoais;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
  • apresentar boa dicção;
  • quantificar consumo de produtos;
  • conferir instrumentos de coleta;
  • evidenciar senso de organização;
  • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
  • manter pontualidade;
  • aplicar questionário de fidelidade de marca;
  • demonstrar noções de microinformática;
  • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
  • demonstrar discernimento;
  • substituir domicílios amostrados e informantes;
  • recuperar informação não preenchida;
  • demonstrar paciência;
  • aplicar teste de aceitação de produto;
  • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
  • aplicar pré-teste do questionário;
  • cumprir cronograma da pesquisa;
  • efetuar entrevista em profundidade;
  • identificar correspondente na empresa - instituição e domicílio;
  • registrar com fidedignidade;
  • demonstrar objetividade na coleta de dados;
  • agendar entrevistas;
  • verificar coerência da resposta;
  • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
  • receber treinamento para realização da pesquisa;
  • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
  • demonstrar capacidade de comunicar-se;
  • coletar informações sócio-econômicas, em empresas, instituições e domicílios;
  • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
  • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
  • sugerir alterações em questionários;
  • coletar preços no comércio;
  • apresentar legibilidade de grafia;
  • organizar roteiro da pesquisa;
  • demonstrar imparcialidade;
  • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
  • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
  • agir com perseverança;
  • demonstrar credibilidade;
  • esclarecer objetivo da pesquisa;
  • corrigir informação levantada;
  • aplicar formulários de preços em empresas;
  • cadastrar novas empresas e novas construções;
  • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
  • cadastrar domicílios;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • esclarecer dúvidas referentes a pesquisa;
  • aplicar questionário de opinião;
  • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
  • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;

Divisões de categorias profissionais do CBO 4241-15

CBO 4241-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de entrevistador de pesquisas de mercado que pertence ao grupo dos entrevistadores e recenseadores, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos e salários CBO 4241-15 - Entrevistadores e recenseadores

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 424115 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Entrevistadores e recenseadores em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
4241-15 Entrevistador de Pesquisas de Mercado Curitiba, PR 40h 414
4241-15 Entrevistador de Pesquisas de Mercado Brasil 42h 1.198
4241-15 Entrevistador de Pesquisas de Mercado São Paulo 43h 520
4241-15 Entrevistador de Pesquisas de Mercado São Paulo, SP 43h 288

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial