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CBO 4223-05 - Operador de telemarketing ativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing e afins

O profissional no cargo de Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05 identifica e contata clientes potenciais para apresentar e vender-lhes produtos e serviços, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre produto ou serviço a ser vendido e examinando protocolos, manuais e instruções.

Busca fidelizar e recuperar clientes Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos.

Cadastra clientes Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO 4223-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing ativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing e afins CBO 4223-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Operadores de telemarketing e afins.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Operador de telemarketing ativo

O Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05 prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre todos os aspectos do produto ou serviço a ser vendido, para poder sanar dúvidas do potencial cliente Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa e introduzindo em sistema informatizado as principais informações sobre o produto ou serviço.

Examina protocolos, manuais e instruções.

Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.

Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.

Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.

Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas.

Finaliza transações e soluciona pendências pós-atendimento, solicitando orientação do supervisor e acionando serviços internos da empresa, quando necessário.

Comunica-se com o cliente seguindo roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento Aplica técnicas de fidelização do cliente Busca recuperar usuário, revertendo a sua insatisfação.

Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais e providenciar retirada de restrições ao crédito.

Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por correio eletrônico ou por telefone Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando respostas em formulário eletrônico.

Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida.

Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como características do produto ou serviço - e usando-os durante a realização da venda Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira, conforme a natureza da organização.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4223-05 deve realizar pesquisas, oferecer serviços e produtos, cadastrar clientes, demonstrar competências pessoais, seguir roteiros e scripts, cobrar débitos, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, atender usuários de produtos e ou serviços.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-05

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05

Um Operador de telemarketing ativo (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de comunicação, administrar conflitos, negociar datas de pagamento, fornecer informações, convencer o entrevistado a participação na pesquisa, demonstrar qualidade de voz e dicção, reverter a insatisfação do cliente, demonstrar capacidade de resiliência, abordar o cliente, demonstrar agilidade no atendimento, oferecer formas e condiçoes de pagamento, consultar área técnica, identificar problemas, avaliar perfil de consumo, informar relação custo-benefício, demonstrar objetividade, calcular encargos do débito, indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, finalizar pendências de serviços, oferecer soluções, demonstrar capacidade de tomar decisões, consultar manuais, procedimentos e etc, enviar mensagens pós-atendimento, informar restrições ao crédito, oferecer benefícios variados, demonstrar capacidade de saber ouvir, oferecer alternativas de produtos e serviços, comunicar débitos, atualizar cadastro por telefone, realizar triagem de atendimento, ouvir mensagem do cliente/solicitante, solicitar providências técnicas junto a área competente, verificar disponibilidade de entrega, agendar retorno - follow-up, demonstrar o cliente a sua importância, oferecer vantagens, registrar respostas em formulário eletrônico, demonstrar capacidade de persuasão, efetivar a venda, negociar valor de débitos, depurar informações, fazer acompanhamento pós-atendimento - follow-up, identificar-se ao cliente, informar disponibilidade de serviços agregados, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, confirmar dados cadastrais, demonstrar auto controle, registrar respostas em papel, descrever o produto, esclarecer dúvidas, analisar reclamações com maior flexibilidade, finalizar pendência técnica, demonstrar atenção concentrada, identificar necessidades do interlocutor, argumentar com o cliente/solicitante, aplicar questionário, evidenciar vantagens do produto ou serviço, direcionar atendimento, consultar histórico, trabalhar em equipe, providenciar retirada de restrições ao crédito, atualizar listas, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, demonstrar empatia, informar sanções contratuais, pesquisar perfil do entrevistado, negociar valores, orientar o usuário/solicitante, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico - e-mail, identificar clientes potenciais, consultar supervisor, confirmar dados, negociar descontos, finalizar contato e/ou ocorrência, definir formas de pagamento, informar prazo de entrega, demonstrar paciência, solicitar informações ao cliente.

Cargos e salários CBO 4223-05 - Operadores de telemarketing e afins

Salário Operador de Telemarketing Ativo

Operador de Telemarketing Ativo: Brasil

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.511 e 2.164 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 57.917 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Belo Horizonte

Operador de Telemarketing Ativo: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.451 e 1.981 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 2.717 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Blumenau

Operador de Telemarketing Ativo: Blumenau, SC

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 1.913 e 2.720 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 57 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Curitiba

Operador de Telemarketing Ativo: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.445 e 1.978 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 3.566 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Birigui

Operador de Telemarketing Ativo: Birigui, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Birigui - SP, ganha entre 1.880 e 2.487 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 874 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Maceió

Operador de Telemarketing Ativo: Maceió, AL

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 1.438 e 1.945 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 105 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo São Caetano do Sul

Operador de Telemarketing Ativo: São Caetano do Sul, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em São Caetano do Sul - SP, ganha entre 1.408 e 1.919 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Vitoria

Operador de Telemarketing Ativo: Vitoria, ES

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 1.777 e 2.346 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 400 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Duque de Caxias

Operador de Telemarketing Ativo: Duque de Caxias, RJ

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Duque de Caxias - RJ, ganha entre 1.469 e 1.996 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 113 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Goiânia

Operador de Telemarketing Ativo: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.542 e 2.177 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 750 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo

Operador de Telemarketing Ativo: Bahia

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.454 e 1.989 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 828 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Maringá

Operador de Telemarketing Ativo: Maringá, PR

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 1.758 e 2.496 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 118 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Barueri

Operador de Telemarketing Ativo: Barueri, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 1.473 e 2.064 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 488 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Santo André

Operador de Telemarketing Ativo: Santo André, SP

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 1.454 e 2.001 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 388 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Feira de Santana

Operador de Telemarketing Ativo: Feira de Santana, BA

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Feira de Santana - BA, ganha entre 1.414 e 1.869 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 30 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Londrina

Operador de Telemarketing Ativo: Londrina, PR

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 1.984 e 3.255 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 89 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo

Operador de Telemarketing Ativo: Mato Grosso

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 1.523 e 2.125 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 278 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
Salário Operador de Telemarketing Ativo Aracaju

Operador de Telemarketing Ativo: Aracaju, SE

O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 1.456 e 1.940 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 187 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.