CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel

Entenda o que fazem os recepcionistas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Recepcionista de hotel e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Recepcionista de hotel

Realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis. Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia. Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel. Realiza o check-in de pessoas ou grupos. Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem. Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas. Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação.

Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia. Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais. Verifica agenda semanal de eventos. Participa de reuniões na troca de turnos.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel.

Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.

Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in. Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem. Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros. Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede. Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede.

Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas. Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede. Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção.

Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados. Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.

No final do período de hospedagem, realiza o checkout. Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.

Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel. Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE – SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO E CAPTAÇÃO DE IMAGENS 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO REDES SOCIAIS 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - AGENDAMENTOS E CANCELAMENTOS DE RESERVAS, COMPROMISSOS E ATIVIDADES 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ATENDIMENTO TELEFÔNICO 4 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE CORPORATIVO 4 4 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ETIQUETA SOCIAL 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NETIQUETTE: ETIQUETA NA COMUNICAÇÃO VIA INTERNET 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES AOS HÓSPEDES, VISITANTES E PRESTADORES DE SERVIÇOS 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - RELACIONAMENTO INTRAPESSOAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 2 2 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 2 2 2
CIÊNCIAS HUMANAS ESTUDOS SOCIAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS (ESPECIFICAR:...) - CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DE DIFERENTES PÚBLICOS PARA RECEPÇÃO E ATENDIMENTO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS ESPANHOL INSTRUMENTAL 2 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 2 3 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - RECEBIMENTO DE DOCUMENTOS – PROTOCOLO, ARQUIVO E OUTRAS FORMAS DE ENCAMINHAMENTO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE RECEPÇÃO 5 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE RECEPÇÃO E ATENDIMENTO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - AGENDAMENTO DE PAGAMENTOS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - PROCESSO DE ACERTO DE CONTAS, EMITINDO EXTRATO, NOTAS FISCAIS E RECIBOS E ENCERRANDO CONTA 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM APOIO AO HÓSPEDE DURANTE A ESTADA 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM FLUXOS OPERACIONAIS DE RESERVA E RECEPÇÃO 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM MEIOS DE HOSPEDAGEM 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM PLANEJAMENTO DOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO TURISMO RECEPTIVO 3 3 2
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA CONTROLE DE MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS E MERCADORIAS 3 3 2
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA RECEPÇÃO DE OBJETOS E MERCADORIAS 3 3 2
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA OUTROS CONHECIMENTOS DE PORTARIA E VIGILÂNCIA (ESPECIFICAR:..) - SISTEMAS BIOMÉTRICOS DE SEGURANÇA 2 2 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - EMPATIA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - DISCRIÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - PROATIVIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RESILIÊNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS​​   3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • agendar serviços;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • bloquear apartamento;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • atualizar conta;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • demonstrar paciência;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar pró atividade;
  • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
  • demonstrar eficiência;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • conferir documentos com identificação;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • efetuar cobrança no show;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • efetuar acertos em contas;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
  • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • coordenar equipe;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • emitir extrato de contas;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • encerrar o pos - point of sale;
  • realizar câmbio de moedas;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • emitir o cartão de liberação de saída;
  • anotar telefonemas e recados;
  • circular informações internas;
  • demosntrar iniciativa;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • demonstrar autonomia;
  • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
  • registrar acompanhantes;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • agir com bom senso;
  • demonstrar interesse;
  • receber pagamentos;
  • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
  • transmitir recados e fax;
  • organizar materiais de trabalho;
  • fornecer serviço de cofre;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • distribuir malotes;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • demonstrar entusiasmo;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • preparar o mise-en-place;
  • imprimir relatórios de controle;
  • lançar despesas em contas;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • demonstrar empatia;
  • interagir com os outros departamentos;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • avisar o concierge da chegada do hóspede;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • auxiliar o cliente com informações financeiras;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • ouvir com atenção;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • encerrar a conta no sistema;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • planejar o dia seguinte;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
  • fechar contas masters;
  • verificar cadastro e reserva;

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20

CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionista de hotel que pertence ao grupo dos recepcionistas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos e salários CBO 4221-20 - Recepcionistas

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 422120 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Recepcionistas em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
4221-20 Recepcionista Caixa Fortaleza, CE 42h 392
4221-20 Guest Relations São Paulo 44h 14.082
4221-20 Recepcionista de Hotel São Sebastiao, SP 44h 373
4221-20 Recepcionista de Hotel Santa Catarina 43h 4.976
4221-20 Recepcionista Caixa Itajaí, SC 44h 254
4221-20 Recepcionista de Hotel Pará 42h 1.138
4221-20 Recepcionista de Hotel Salvador, BA 44h 646
4221-20 Recepcionista de Hotel Pato Branco, PR 40h 42
4221-20 Recepcionista de Hotel Rio de Janeiro, RJ 43h 1.790
4221-20 Recepcionista Caixa Paraná 43h 4.109
4221-20 Recepcionista de Hotel Rio de Janeiro 43h 4.288
4221-20 Recepcionista de Hotel Caldas Novas, GO 42h 266
4221-20 Recepcionista de Hotel Tocantins 42h 507
4221-20 Recepcionista de Hotel Guarulhos, SP 44h 414
4221-20 Recepcionista Caixa Belo Horizonte, MG 43h 811
4221-20 Recepcionista Caixa Mato Grosso 42h 2.225
4221-20 Guest Relations Gramado, RS 44h 760
4221-20 Recepcionista Caixa Curitiba, PR 44h 1.170
4221-20 Recepcionista de Hotel Ribeirão Preto, SP 44h 457
4221-20 Recepcionista Caixa Brasília, DF 43h 645
4221-20 Recepcionista Caixa Santos, SP 44h 193
4221-20 Recepcionista Caixa Manaus, AM 43h 402
4221-20 Recepcionista de Hotel Gramado, RS 44h 753
4221-20 Recepcionista de Hotel Foz do Iguaçu, PR 44h 608
4221-20 Guest Relations Fortaleza, CE 42h 392
4221-20 Recepcionista Caixa Guarulhos, SP 44h 409
4221-20 Recepcionista de Hotel Blumenau, SC 44h 205
4221-20 Recepcionista de Hotel São Paulo 44h 14.082
4221-20 Recepcionista de Hotel Campo Grande, MS 43h 339
4221-20 Recepcionista de Hotel Rio Branco, AC 43h 105
4221-20 Recepcionista de Hotel Florianópolis, SC 44h 1.198
4221-20 Recepcionista de Hotel Campina Grande, PB 41h 65
4221-20 Recepcionista Caixa Aracaju, SE 43h 193
4221-20 Recepcionista Caixa Santa Catarina 43h 4.976
4221-20 Recepcionista de Hotel Fortaleza, CE 42h 392
4221-20 Recepcionista Caixa Pernambuco 43h 1.330
4221-20 Recepcionista de Hotel Maceió, AL 43h 498
4221-20 Recepcionista Caixa Goiânia, GO 43h 613
4221-20 Guest Relations Rio de Janeiro, RJ 43h 1.790
4221-20 Recepcionista de Hotel Curitiba, PR 44h 1.170
4221-20 Recepcionista de Hotel Bahia 43h 3.408
4221-20 Recepcionista de Hotel Guarapari, ES 43h 82
4221-20 Guest Relations Ipojuca, PE 44h 402
4221-20 Recepcionista Caixa Campinas, SP 44h 539
4221-20 Recepcionista de Hotel Indaiatuba, SP 42h 52
4221-20 Recepcionista Caixa Belém, PA 42h 335
4221-20 Recepcionista de Hotel Bauru, SP 44h 199
4221-20 Recepcionista de Hotel Itatiaia, RJ 44h 175
4221-20 Guest Relations Recife, PE 43h 277
4221-20 Recepcionista de Hotel João Pessoa, PB 43h 298

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial