CBO 4201-35 - Supervisor de telemarketing e atendimento - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O profissional no cargo de Supervisor de telemarketing e atendimento CBO 4201-35 supervisiona a execução de serviços de atendimento relacionados a telemarketing ativo, telemarketing receptivo e telemarketing técnico Planeja o trabalho da equipe, controla a execução dos serviços, acompanha o cumprimento de metas e avalia a qualidade do atendimento prestado.

Pode coordenar a implantação de novos sistemas informatizados, orientando operadores Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas em telecomunicações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4201-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de telemarketing e atendimento, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-35

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Supervisor de telemarketing e atendimento

O Supervisor de telemarketing e atendimento CBO 4201-35 planeja o trabalho da equipe, estabelecendo prioridades, propondo ações de melhoria em processos e definindo estratégias para atendimento e para oferta de produtos e/ou serviços Dimensiona equipe e distribui carga de trabalho.

Providencia suprimento de materiais e de equipamentos para execução dos serviços.

Pode coordenar a implantação de novos sistemas, tais como sistemas informatizados para realização, transferência de chamadas ou rediscagem, sistemas informatizados de informações técnicas sobre prestação de serviços, sistemas informatizados de informações sobre produtos, crédito, formas de pagamento, valores, descontos, encargos e cláusulas contratuais Controla os serviços de atendimento, compilando informações sobre potenciais clientes, definindo ou providenciando roteiros, corrigindo falhas do processo de trabalho, administrando banco de dados e listagens, monitorando atendimento e administrando conflitos entre operadores e clientes.

Acompanha o cadastramento de usuários e a realização de pesquisa de opinião Verifica o trabalho feito de cobrança de débitos e de negociação de condições de pagamento.

Examina o diagnóstico feito de problemas no funcionamento de produtos e de falhas em serviços prestados, intervindo para encaminhamento dos casos mais complexos para outras áreas.

Acompanha o cumprimento de metas Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.

Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade no trato com pessoas, verificando o cumprimento de procedimentos e analisando resultados de pesquisa de satisfação dos clientes.

Emite relatórios de controle e desempenho Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 4201-35 deve planejar trabalho da equipe, controlar atividades financeiras, avaliar qualidade dos serviços, administrar pessoal, atender público e informantes, qualificar equipe de trabalho, supervisionar execução dos serviços, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4201-35

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Atividades exercidas por um Supervisor de telemarketing e atendimento CBO 4201-35

Um Supervisor de telemarketing e atendimento (ou sinônimo) deve supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, propor promoções de funcionários, aplicar penalidades aos funcionários, promover reuniões, propor fechamento de contratos, elaborar escalas de trabalho, agir com criatividade, administrar conflitos entre funcionários e clientes, prestar informações ao público e informantes, administrar conflitos entre funcionários, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, relatar falhas do processo de trabalho, agir com desenvoltura, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, emitir relatórios de controle e desempenho, reconhecer diferenças pessoais, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, treinar novos funcionários, criar relacionamento interpessoal, identificar prioridades, estimar volume de trabalho, relatar necessidades de clientes e não clientes, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, dimensionar equipe de trabalho, propor desligamentos de funcionários, avaliar desempenho dos funcionários, justificar diferenças de caixa, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, atuar com dinamismo, demonstrar atitude pró-ativa, manter-se atualizado, agir com ética e atitude profissional, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, elaborar programação de férias, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, propor novos serviços aos clientes, agir com flexibilidade, elaborar cronograma de trabalho, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, definir perfil para cargos, definir recursos de trabalho, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, rever rotinas de trabalho, controlar as emoções, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, promover atendimento personalizado ao cliente, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, liderar equipe, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, analisar relatórios, intermediar conflitos entre áreas internas, identificar falhas do processo de trabalho, tabular dados, propor admissões de funcionários, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, verificar consistência de dados coletados, verificar necessidades de novos equipamentos, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, controlar ligações telefônicas, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, orientar trabalho dos empregados, reenquadrar funcionários em outra função, selecionar pessoal, promover rodízio de funções, propor reciclagem de funcionários, esclarecer dúvidas dos funcionários, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, monitorar atendimento telefônico, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, definir rotinas de trabalho, expressar-se com fluência verbal, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, propor penalidades aos funcionários, administrar banco de dados e listagens, agir com empatia.

Cargos e salários CBO 4201-35 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento Guarulhos

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Guarulhos, SP

  • 420
  • Guarulhos, SP
  • 2.386 - 4.411
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 2.386 e 4.411 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 420 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento São Caetano do Sul

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: São Caetano do Sul, SP

  • 182
  • São Caetano do Sul, SP
  • 3.162 - 5.977
  • 42h
O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em São Caetano do Sul - SP, ganha entre 3.162 e 5.977 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 182 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento Belo Horizonte

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Belo Horizonte, MG

  • 983
  • Belo Horizonte, MG
  • 2.765 - 5.151
  • 42h
O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.765 e 5.151 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 983 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento Fortaleza

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Fortaleza, CE

  • 689
  • Fortaleza, CE
  • 2.527 - 4.791
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.527 e 4.791 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 689 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: São Paulo

  • 12.598
  • São Paulo
  • 3.271 - 6.781
  • 42h
O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.271 e 6.781 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 12.598 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento Salvador

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Salvador, BA

  • 558
  • Salvador, BA
  • 2.382 - 4.500
  • 42h
O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.382 e 4.500 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 558 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento Uberlândia

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Uberlândia, MG

  • 282
  • Uberlândia, MG
  • 2.585 - 5.147
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 2.585 e 5.147 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 282 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Bahia

  • 909
  • Bahia
  • 2.222 - 4.138
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Bahia, ganha entre 2.222 e 4.138 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 909 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento Campo Grande

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Campo Grande, MS

  • 154
  • Campo Grande, MS
  • 2.363 - 4.245
  • 42h
O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 2.363 e 4.245 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 154 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento Brasília

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Brasília, DF

  • 468
  • Brasília, DF
  • 3.130 - 6.444
  • 42h
O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 3.130 e 6.444 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 468 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento Manaus

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Manaus, AM

  • 162
  • Manaus, AM
  • 2.442 - 5.247
  • 42h
O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 2.442 e 5.247 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 162 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento Aracaju

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Aracaju, SE

  • 84
  • Aracaju, SE
  • 2.060 - 3.607
  • 42h
O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 2.060 e 3.607 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 84 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento Ribeirão Preto

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: Ribeirão Preto, SP

  • 240
  • Ribeirão Preto, SP
  • 3.141 - 6.222
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 3.141 e 6.222 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 240 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Telemarketing e Atendimento São Bernardo do Campo

Supervisor de Telemarketing e Atendimento: São Bernardo do Campo, SP

  • 188
  • São Bernardo do Campo, SP
  • 2.817 - 4.963
  • 42h
O profissional no cargo de Supervisor de Telemarketing e Atendimento CBO 4201-35 trabalhando em São Bernardo do Campo - SP, ganha entre 2.817 e 4.963 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 188 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing São Paulo

Encarregado de Telemarketing: São Paulo, SP

  • 7.338
  • São Paulo, SP
  • 3.419 - 7.250
  • 42h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.419 e 7.250 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 7.338 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing

Encarregado de Telemarketing: São Paulo

  • 12.598
  • São Paulo
  • 3.271 - 6.781
  • 42h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.271 e 6.781 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 12.598 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing Guarulhos

Encarregado de Telemarketing: Guarulhos, SP

  • 420
  • Guarulhos, SP
  • 2.386 - 4.411
  • 43h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 2.386 e 4.411 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 420 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing Barueri

Encarregado de Telemarketing: Barueri, SP

  • 968
  • Barueri, SP
  • 3.400 - 6.729
  • 41h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 3.400 e 6.729 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 968 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.