CBO 3772-45 - Árbitro de vôlei

Entenda o que fazem os Árbitros desportivos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Árbitro de vôlei e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Árbitro de vôlei

O Arbitro de Vôlei atua na arbitragem de competições de vôlei como primeiro árbitro, inspecionando a adequação do local do jogo, dos equipamentos e das demais condições, autorizando o primeiro saque para início do jogo, aplicando, de forma padronizada, regras e regulamentos, advertindo as equipes, julgando as faltas e determinando as penalidades, conferindo e assinando a súmula, no final da partida. Participa da equipe de arbitragem, que também conta com segundo árbitro, juízes de linha e apontador. Mantém-se atualizado em relação às inovações e às novas tecnologias criadas ou adaptadas para o vôlei. Atua de acordo com princípios de ética e cumpre legislação desportiva, regulamentos e regras de vôlei e normas regulamentares de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 3772-45

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Atende às convocações da entidade de arbitragem, confirmando sua participação na posição de primeiro árbitro em competição de vôlei. Participa da equipe de arbitragem de uma partida, que também é composta pelo segundo árbitro – que, além de outras atribuições, atua como seu assistente -, pelos juízes de linha, e pelo apontador, que registra os dados da partida, anuncia o fim de cada “set” (etapa do jogo) e preenche a súmula de acordo com as regras.

Prepara-se física e psicologicamente para atuar na temporada, evidenciando seu condicionamento antes e durante cada competição. Observa postura condizente com a atividade de árbitro desportivo, evitando atuar em competições que envolvam clubes e atletas com os quais mantenha vínculos.

Antes do jogo, inspeciona a adequação do local, dos equipamentos e das demais condições. Controla o aquecimento das equipes.

Para iniciar a partida, realiza o sorteio para decidir qual equipe executará o primeiro saque e qual delas atuará em cada lado da quadra durante o primeiro "set".

Apita para iniciar o jogo, autorizando o primeiro saque.

Dirige a partida do início até o fim, tendo autoridade sobre toda a equipe de arbitragem e sobre os membros das equipes. Controla o trabalho dos limpadores da quadra.

Interpreta e aplica, de forma padronizada, regras e regulamentos durante a competição. Toma decisões, atuando com imparcialidade.

Durante o jogo, adverte as equipes, julga as faltas e determina as penalidades de acordo com as regras.

Em atendimento à solicitação do capitão da equipe no jogo, apresenta explicação sobre a aplicação ou interpretação das regras em que baseou sua decisão. Recebe pedidos do capitão para autorizar troca do uniforme, conferir as posições das equipes, e verificar o piso, a rede e a bola.

Interrompe uma jogada e permite a entrada de assistência médica na quadra, quando ocorrer um acidente sério.

Decide os casos não especificados nas regras ou nos regulamentos.

Comunica-se com os outros integrantes da equipe de arbitragem e com os competidores, durante a partida, utilizando gestos previstos em sinalização manual oficial, tais como colocar a palma de uma das mãos sobre os dedos da outra – formando um “T” –, para indicar tempo de descanso, mostrar o cartão amarelo, para advertência por conduta imprópria, e mostrar o cartão vermelho, para penalidade por conduta imprópria.

Ao final da partida, confere a súmula e a assina.

Participa de cursos de arbitragem, de reuniões técnicas e de estágios relacionados à sua atuação profissional.

Estuda regras e regulamentos vigentes. Atualiza-se em relação às alterações das regras de arbitragem. Assiste à atuação de outros árbitros, para seu aperfeiçoamento.

Mantém-se atualizado em relação às inovações em instrumentos de trabalho, uniformes, artefatos e outros objetos ou materiais usados no futebol. Adota as inovações incorporadas na competição, tais como sistemas de vídeo para análise de jogadas.

Conserva os instrumentos de trabalho limpos e em plenas condições de uso e funcionamento.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA DE VÍDEO PARA ANÁLISE DE JOGADAS 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE AUXÍLIO À ARBITRAGEM 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 2 2 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 2 2 2
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA ESPORTES E JOGOS 2 2 2
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA EXERCÍCIOS FÍSICOS 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 4 4 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - PSICOLOGIA ESPORTIVA 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - LINGUAGEM GESTUAL NA ARBITRAGEM DO VÔLEI 4 4 4
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PROCESSO DECISÓRIO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 2 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL ÉTICA PROFISSIONAL 4 4 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PLANEJAMENTO ALIMENTAR 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER ESPORTE CONDICIONAMENTO FÍSICO 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER ESPORTE MODALIDADES ESPORTIVAS 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER ESPORTE ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER ESPORTE REGRAS ESPORTIVAS 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER ESPORTE RENDIMENTO ESPORTIVO 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER ESPORTE OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - ARBITRAGEM DE COMPETIÇÕES DE VÔLEI 5 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER ESPORTE OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - ATRIBUIÇÕES E DEVERES DOS ÁRBITROS DE COMPETIÇÕES DE VÔLEI 5 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER ESPORTE OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - DOCUMENTAÇÃO DOS JOGOS DE VÔLEI 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER ESPORTE OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - EQUIPAMENTOS DE TRABALHO DO ÁRBITRO DE VÔLEI 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER ESPORTE OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - EQUIPES DE ARBITRAGEM EM COMPETIÇÕES DE VÔLEI: COMPOSIÇÃO, ATRIBUIÇÕES E FORMAS DE ATUAÇÃO 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER ESPORTE OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - GRUPOS DE APOIO DE ARBITRAGEM EM COMPETIÇÕES DE VÔLEI: COMPOSIÇÃO, ATRIBUIÇÕES E FORMAS DE ATUAÇÃO 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER ESPORTE OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - INFRAESTRUTURA DAS QUADRAS PARA COMPETIÇÕES DE VÔLEI 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER ESPORTE OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - REGRAS DE VÔLEI 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER ESPORTE OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE CAMPEONATOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE VÔLEI 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER INOVAÇÃO NA ÁREA DE ESPORTE 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TENDÊNCIAS DA ÁREA DE ESPORTE 2 2 2
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) TELECOMUNICAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - RADIOCOMUNICAÇÃO 3 3 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TAXA DE CONTROLE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AO BRILHO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 3

Condições de Trabalho

Árbitros desportivos os profissionais trabalham nas diversas modalidades esportivas, atuando em competições, torneios, jogos e eventos oficiais, em entidades esportivas, recreativas ou associativas, no ensino etc. A grande maioria dos profissionais é autônoma e podem acumular a função de árbitro esportivo com outra ocupação na área, como atleta, professor, microempresário do esporte etc. Seu trabalho costuma se dar em datas e horários irregulares, seguindo calendário de eventos do esporte a que se vinculam. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições climáticas adversas, em posições desconfortáveis por longos períodos, sob pressão psicológica.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações da família requerem diferentes níveis de escolaridade formal mínima, como o ensino fundamental e o ensino médio. A formação profissional pode se dar por meio de cursos de qualificação básicos, com cerca de duzentas horas de duração. A experiência profissional prévia desejável dos titulares varia entre mais de um e cinco anos, conforme a ocupação.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Examinar a infra- estrutura geral do evento;
  • Participar de atividades de conhecimento e atualização de regras de arbitragem;
  • Complementar a arbitragem;
  • Observar postura condizente com atividade de Árbitro desportivo;
  • Administrar a competição esportiva;
  • Atender as solicitações da sua entidade;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Manter condicionamento físico e psicológico;
  • Comunicar-se;
  • Aplicar regras e regulamentos;
  • Demonstrar idoneidade;
  • Usar as plenas condições físicas e mentais no exercício da atividade;
  • Respeitar a atuação dos componentes da equipe de arbitragem;
  • Retirar escala periódica;
  • Respeitar os participantes do evento;
  • Estabelecer comunicação com a equipe de apoio;
  • Comparecer pontualmente aos locais de competição;
  • Averiguar as condições de policiamento;
  • Comportar-se de forma ética quando atuante ou não nos eventos esportivos;
  • Comparecer uniformizado aos locais de competição;
  • Utilizar equipamentos sonoros;
  • Requerer dispensa de escala;
  • Demonstrar capacidade de concentração;
  • Reconhecer as funções dos componentes da equipe de arbitragem;
  • Conferir a documentação dos atletas e da comissão técnica;
  • Participar de reuniões técnicas;
  • Agir sempre que a interferência externa afete o bom andamento da competição;
  • Registrar a pontuação;
  • Participar de cursos para promoção de categoria;
  • Solicitar o impedimento do acesso de pessoas não autorizadas a área de competição;
  • Prevenir a integridade física dos atletas;
  • Respeitar os atletas;
  • Conduzir-se com imparcialidade durante a competição;
  • Solicitar a regularização dos equipamentos;
  • Relatar as irregularidades nas instalações/ equipamentos;
  • Averiguar as condições dos equipamentos de segurança;
  • Reconhecer a presença do grupo de apoio;
  • Orientar o procedimento de atuação do grupo de apoio;
  • Praticar a modalidade;
  • Demonstrar capacidade de auto-crítica;
  • Punir os atletas através de sinais e verbalização;
  • Informar a disponibilidade;
  • Participar de cursos de arbitragem;
  • Averiguar as instalações;
  • Demonstrar respeito pela hierarquia;
  • Delimitar a área de atuação da imprensa;
  • Preservar a disciplina durante a competição;
  • Registrar as substituições;
  • Planificar a forma de atuação da equipe de arbitragem;
  • Utilizar equipamentos visuais;
  • Preservar a consistência no transcorrer da competição;
  • Registrar as penalidades;
  • Julgar as ações dos competidores;
  • Executar gestos/ sinais técnicos;
  • Demonstrar objetividade;
  • Evidenciar periodicamente a sua capacitação física e mental antes da competição;
  • Controlar a substituição de atletas;
  • Averiguar a presença de assistência médica;
  • Aprovar o local da competição;
  • Demonstrar personalidade;
  • Assistir a atuação de outros árbitros para aperfeiçoamento;
  • Demonstrar autoridade;
  • Preencher a súmula da competição;
  • Confirmar participação em eventos/ competição;
  • Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • Registrar os atletas participantes da competição;
  • Tomar decisões durante a competição;
  • Evidenciar a sua capacitação física e mental durante a competição;
  • Averiguar as condições dos equipamentos da competição;
  • Excluir no transcorrer da competição componentes do grupo de apoio;
  • Solicitar a retirada das pessoas não autorizadas na área de competição;
  • Identificar o capitão da equipe;
  • Demonstrar autocontrole emocional;
  • Comunicar os técnicos e capitães sobre o andamento da competição;
  • Manter a sua capacitação física e mental após a competição;
  • Estabelecer comunicação com a equipe de segurança;
  • Demonstrar conhecimento sobre os fundamentos da modalidade;
  • Decidir os casos não especificados nas regras/regulamentos;
  • Interpretar regras e regulamentos;
  • Informar a impossibilidade de atender a escala;
  • Demonstrar bom senso;
  • Estudar regras e regulamentos vigentes;
  • Reprovar o local da competição;
  • Realizar provas teóricas e práticas de habilitação de arbitragem;
  • Demonstrar experiências acumuladas como competidor na modalidade;
  • Enviar relatórios às suas entidades;
  • Dominar regras e regulamentos em vigência;
  • Fiscalizar os procedimento técnicos de cada modalidade;
  • Examinar o local de competição;
  • Autorizar a participação dos atletas;
  • Apresentar atestado médico para a capacitação no exercício da sua atividade - ad;
  • Cadastrar-se na sua entidade;
  • Advertir verbalmente os atletas sobre possíveis punições;
  • Controlar a cronometragem;
  • Participar de estágios;
  • Operar o placar eletrônico ou manual;
  • Autorizar a presença do grupo de apoio;
  • Atender as convocações de suas entidades;
  • Desenvolver visão periférica;
  • Padronizar a aplicação das regras para a competição;
  • Evitar a sua atuação em competições que envolvam clubes/ atletas com os quais mantenha vínculos;
  • Registrar as ocorrências não previstas durante a competição;
  • Conscientizar- se das responsabilidades;
  • Reciclar-se;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 3772-45

CBO 3772-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de Árbitro de vôlei que pertence ao grupo dos Árbitros desportivos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Atletas, desportistas
        • Árbitros desportivos