CBO 3532-05 - Técnico de operações e serviços bancários – câmbio

Entenda o que fazem os técnicos em operações e serviços bancários no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Técnico de operações e serviços bancários – câmbio e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Técnico de operações e serviços bancários – câmbio

Realiza serviços bancários relativos a câmbio comercial e de turismo, processando e controlando operações, aplicando sistemas de normas e registrando as operações em sistema de informações do Banco Central do Brasil. Emite contrato de câmbio, carta de crédito e outros documentos. Presta atendimento a clientes internos e externos. Observa preceitos de sigilo de informações. Atua em conformidade com disposições normativas e procedimentos - relativos ao mercado de câmbio - do Banco Central do Brasil e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (4/8)
Habilidade (4/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (4/8)
Atende cliente – pessoa física ou jurídica - para compra e venda de moeda estrangeira, venda de cartões internacionais e compra de cheques internacionais.

Realiza os serviços bancários relativos a câmbio comercial e de turismo, conferindo documentação do cliente e da operação que envolve moeda estrangeira. Enquadra a operação às normas internas e externas. Calcula custo de operação de câmbio (VET - Valor efetivo total). Realiza negociações de taxas. Emite contrato de câmbio, carta de crédito e outros documentos.

Registra as operações de câmbio, inclusive para importação, exportação e remessa financeira, no Sistema Integrado de Registro de Operações de Câmbio (Sistema Câmbio) - Sistema de Informação do Banco Central (Sisbacen).

Efetua transações de troca de moedas entre bancos, como câmbio e cobertura ou segurança (hedge).

Realiza controle contábil e faz lançamentos de acertos.

Controla operações de financiamento, alimentando o sistema com informações e verificando documentação pendente. Notifica clientes em débito e encaminha processos para cobrança judicial. Executa baixa ou liquidação de operações. Elabora relatórios sobre posição de carteiras.

Participa da gestão do sistema de normas internas e externas, fazendo sua atualização e inspecionando sua aplicação. Instrui e orienta funcionários sobre a aplicação das normas e regras, podendo contatar órgão governamentais – tais como Receita Federal e Banco Central do Brasil -, para solicitação de esclarecimentos ou informações complementares.

Presta atendimento a clientes internos e externos – inclusive instituições e clientes internacionais -, esclarecendo dúvidas e dando orientações. Obtém autorização de cliente para operações. Encaminha reclamações de clientes para o setor competente.

Presta informações a outras áreas da instituição financeira sobre operações cambiais. Pode treinar funcionários.

Recebe malotes, checando os documentos recebidos. Pode organizar e arquivar – em meio físico e eletrônico – documentos.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 3 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE – SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO BANCO CENTRAL (SISBACEN) 3 3 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 2 3 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 4
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS ESPANHOL INSTRUMENTAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS INOVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - PREPARAÇÃO DE DOCUMENTOS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ARQUIVO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS CONTÁBEIS 3 3 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 3 3 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS TRIBUTÁRIAS 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL ÉTICA PROFISSIONAL 5 5 5
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL VALORES 5 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 2 2 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO EXPORTAÇÃO DIRETA E INDIRETA 2 2 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LEGISLAÇÃO BÁSICA SOBRE COMÉRCIO EXTERIOR 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS NA EXPORTAÇÃO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS NA IMPORTAÇÃO 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - CÓDIGOS INTERNACIONAIS DE CÂMBIO SWIFT, BIC E IBAN 3 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - ILÍCITOS CAMBIAIS E LAVAGEM DE DINHEIRO 3 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - NORMAS EMITIDAS PELO BANCO CENTRAL RELATIVAS A CÂMBIO 3 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ATENDIMENTO EM AGÊNCIA 3 2 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ATENDIMENTO ONLINE 2 2 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS CÂMBIO 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS CRÉDITO E COBRANÇA 2 2 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ROTINAS DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS BANCÁRIOS 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS TIPOS DE CRÉDITO 2 2 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - OPERAÇÕES DE CÂMBIO COMERCIAL E DE TURISMO 5 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS COMERCIAIS 3 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS DE DESENVOLVIMENTO 2 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS PÚBLICOS 3 4 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL COOPERATIVAS E FINTECHS 3 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL REGULAMENTAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS CONTRATOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS INFORMÁTICA DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 3 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MATEMÁTICA FINANCEIRA 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MOEDAS E BANCOS 3 3 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 2
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

rabalham em bancos e outras instituições de intermediação financeira como empregados assalariados, com registro em carteira, organizam- se em equipe, sob supervisão permanente, em ambientes fechados, nos horários diurnos, sob condições normais de trabalho.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se formação de nível médio, seguida de cursos orientados para o trabalho, nas próprias instituiões. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência, atuando sob supervisão constante de profissionais mais experientes.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • coordenar recursos humanos;
  • preparar movimento para compensação;
  • controlar operações de financiamento e de investimento;
  • atender clientes internos e externos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • processar operações de crédito, câmbio e serviços;
  • gerir sistema de normas internas e externas;
  • obter autorização de cliente para operações;
  • notificar clientes em débito;
  • demonstrar espírito empreendedor;
  • contatar instituições ou clientes internacionais;
  • assimilar mudanças;
  • interpretar normas e regras internas e externas;
  • solicitar liberação de recursos para operações de crédito, câmbio e serviços;
  • elaborar relatórios sobre posição de carteiras;
  • inspecionar aplicação de normas e regras;
  • demonstrar rapidez de raciocínio;
  • demonstrar persuasão;
  • alimentar sistema com informações pertinentes às carteiras;
  • cumprir normas e regras internas e externas;
  • demonstrar segurança;
  • administrar situações adversas;
  • receber malotes;
  • demonstrar comprometimento;
  • verificar documentação pendente;
  • demonstrar capacidade de análise técnica;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • enquadrar operações às normas internas e externas;
  • dar suporte para outras áreas;
  • treinar funcionários;
  • controlar prazo de validade de carta de crédito;
  • emitir contratos ou aditivos de financiamento e de prestação de serviços;
  • efetuar transações entre contas;
  • instruir funcionários sobre aplicação de normas e regras;
  • demonstar dinamismo;
  • orientar clientes;
  • trabalhar em equipe;
  • proceder lançamentos de acertos;
  • registrar importação, exportação e remessa financeira no banco central - sisbacen;
  • executar baixa ou liquidação de operação;
  • sanar dúvidas sobre rotinas;
  • pesquisar informações sobre operações e documentação de clientes;
  • conferir documentação de clientes - pessoas física e jurídica e da operação;
  • demonstrar visão estratégica;
  • contatar órgãos governamentais - bc, bndes, srf;
  • demonstrar equilíbrio emocional;
  • demonstrar flexibilidade;
  • efetuar controle contábil;
  • encaminhar reclamações de clientes para o setor competente;
  • transmitir arquivos via sistema;
  • atualizar sistema de normas e regras;
  • checar documentos recebidos;
  • demonstrar iniciativa;
  • tomar decisões;
  • trocar moedas entre bancos - câmbio e hedge;
  • demonstrar criatividade;
  • encaminhar processos para cobrança judicial;
  • emitir carta de crédito;

Divisões de categorias profissionais do CBO 3532-05

CBO 3532-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnico de operações e serviços bancários – câmbio que pertence ao grupo dos técnicos em operações e serviços bancários, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nível médio em operações financeiras
        • Técnicos em operações e serviços bancários

Cargos e salários CBO 3532-05 - Técnicos em operações e serviços bancários

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CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
3532-05 Técnico de Operações e Serviços Bancários - Cambio Brasil 42h 274

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