CBO 2626-20 - Musicólogo
Entenda o que fazem os músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Musicólogo e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Musicólogo
O Musicólogo desenvolve pesquisa acadêmica em musicologia e em práticas interpretativas, gênero e estilos musicais, estudando história da música, harmonia, entre outros assuntos. Elabora projetos de pesquisa em musicologia histórica, etnomusicologia, entre outras vertentes. Estuda a música como fenômeno antropológico, seus métodos, entre outros temas. Registra a tradição musical oral e restaura partituras, buscando o conhecimento musical nos vários períodos e culturas. Estuda música e acompanha novas propostas estéticas no campo musical. Ensina música e disciplinas avançadas de teoria musical. Fornece instrução musical teórica e prática para diferentes pessoas e grupos. Orienta projetos de pesquisa. Presta consultoria musical e assessora programas de meios de comunicação de massa. Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2626-20
Elabora projetos de pesquisa em musicologia histórica, etnomusicologia, teoria musical, entre outras vertentes, estudando a música como um fenômeno antropológico, seus métodos e práticas, o fenômeno da criação musical, entre outros temas. Registra a tradição musical oral e restaura partituras, buscando o conhecimento musical nos vários períodos e culturas, incluindo, além de música ocidental, música folclórica, música de povos originários e música oriental. Pesquisa, na área musical, subsídios para obras e eventos não musicais.
Estuda música, aperfeiçoando-se por meio de audição de obras musicais, estudando instrumentos musicais, novos recursos tecnológicos, repertório, documentação histórica, entre outros conteúdos, visando ao estudo da música em todas as dimensões, expressões e perspectivas. Acompanha novas propostas estéticas no campo musical, aperfeiçoando-se por meio bibliografias, leituras de partituras e participando de eventos culturais e congressos.
Ensina música e disciplinas avançadas de teoria musical, criando e desenvolvendo material pedagógico. Fornece instrução musical teórica e prática para grupos amadores, treinamentos específicos para estudantes, profissionais da música e para profissionais de outras áreas. Ensina música, utilizando meios de comunicação de massa e outros meios eletrônicos, digitais. Orienta projetos de pesquisa em música. Pode ministrar “masterclasses” de musicologia.
Pode realizar direção musical, elaborando projetos musicais, pesquisando e selecionando repertório para o evento. Supervisiona a produção musical.
Presta consultoria musical, realizando perícia técnica na área musical e elaborando verbetes para dicionário. Presta consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical, em edições musicais e em obras e eventos não musicais. Assessora programas de meios de comunicação de massa.
Participa de júri, bancas acadêmicas, de comissões de seleção de músicos e de comissões de seleção de obras musicais, definindo critérios para seleção de premiação de músicos e de obras musicais.
Elabora textos sobre música, redigindo notas de programa, encartes de cd, dvd, vídeo e similares, elaborando resenhas e artigos de livros, pareceres, críticas, roteiros e comunicações para congressos, a fim de divulgar trabalhos relacionados à música.
Editora música, revisando e copiando partituras musicais, elaborando edições práticas e edições críticas, revisando trabalho de copistas. Define o padrão de editoração da obra musical. Pode usar software específico de editoração musical.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
| Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
|---|---|---|---|---|---|---|
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES) NOÇÕES DE ACÚSTICA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE DE TRATAMENTO DE ÁUDIO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) MÍDIAS DIGITAIS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES MUSICAIS | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) ÉTICA APLICADA À PRODUÇÃO MUSICAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) FILOSOFIA DA MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | TEORIA ANTROPOLÓGICA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ANTROPOLÓGICA) ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DA EDUCAÇÃO MUSICAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MÚSICA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) METODOLOGIA DE ENSINO DE MÚSICA | 5 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL | 4 | 4 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 5 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | HISTÓRIA DA ARTE | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ARTE, CULTURA E ESTÉTICA | 4 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CANTO | 5 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | COMPOSIÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | INSTRUMENTAÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | REGÊNCIA | 4 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ANÁLISE MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ATELIÊ DE COMPOSIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ATELIÊ DE PERFORMANCE | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CLASSIFICAÇÃO DOS NAIPES DE INSTRUMENTOS - QUANTO A NATUREZA E AO MEIO DE PRODUÇÃO SONORA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) COGNIÇÃO MUSICAL E EDUCAÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CRIAÇÃO E PERFORMANCE EM MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CRIAÇÃO MUSICAL EM ESTAÇÃO DE GRAVAÇÃO DE ÁUDIO (DAW) | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CRÍTICA MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ELEMENTOS DE LINGUAGEM MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ESTÉTICA MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA ETNOMUSICOLOGIA E MUSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FUNDAMENTOS TEÓRICOS CONTEMPORÂNEOS DA ETNOMUSICOLOGIA E MUSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DA INTERPRETAÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HARMONIA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HISTÓRIA DA MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) INSTRUMENTAÇÃO E ORQUESTRAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) INSTRUMENTOS MUSICAIS | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LABORATÓRIO DE MUSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LEIS DE INCENTIVO | 4 | 4 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MENSURAÇÃO, AVALIAÇÃO E ORIENTAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MODELOS DE COMPOSIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA BRASILEIRA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA DOS SÉCULOS XX E XXI E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA E TECNOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA ELETROACÚSTICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA, HISTÓRIA, CULTURA E SOCIEDADE | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MUSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) NOTAÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PEDAGOGIA DA PERFORMANCE | 4 | 4 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO HARMÔNICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO RÍTMICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCURSÃO POPULAR | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERFORMANCE MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DE ETNOMUSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PROJETOS, MEDIAÇÕES POLÍTICO-CULTURAIS E NOVAS TECNOLOGIAS | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) RECITAL | 4 | 4 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) REPERTÓRIO | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) REPERTÓRIO CAMERÍSTICO | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) REPERTÓRIO DE CONCERTO | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) REPERTÓRIO ORQUESTRAL | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TÉCNICAS DE COMPOSIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TEORIA DA MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TRADIÇÕES MUSICAIS BRASILEIRAS | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TREINAMENTO AUDITIVO | 4 | 4 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) VOZ E MUSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) METODOLOGIA DA PESQUISA EM MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) METODOLOGIA EM PESQUISA DE CAMPO E ARQUIVÍSTICA | 5 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM ETNOMUSICOLOGIA/MUSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA AVANÇADA EM EDUCAÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA | 5 | 5 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
| Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
|---|---|---|---|---|
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 0 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 4 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 2 | 2 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 2 | 2 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO AOS DETALHES | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
| Categoria | Atitude | Imp. |
|---|---|---|
| AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 5 |
| SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 5 |
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 4 |
Condições de Trabalho
Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos trabalham com música popular e erudita em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. É comum atuarem concomitantemente no ensino. A grande maioria dos profissionais trabalha por conta-própria, exceção feita aos poucos empregados registrados, vinculados a corpos musicais estáveis, em geral, estaduais ou municipais. O trabalho se desenvolve individualmente e em equipes, geralmente em horários irregulares, com deslocamentos constantes para exercê-lo. Em algumas atividades, podem trabalhar sob condições especiais como, p.exemplo, em posições desconfortáveis por longo tempo, em ambientes confinados (poço da orquestra no teatro), sob ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho
As ocupações da família requerem formação específica na área, seja ela formal (conservatórios, ensino superior etc)ou informal (estudo com profissionais de renome, por exemplo). O exercício pleno das atividades requer experiência superior a cinco anos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Elaborar textos sobre música;
- Realizar direção musical;
- Estudar música;
- Ensinar música;
- Demonstrar competências pessoais;
- Pesquisar na Área musical;
- Editorar música;
- Prestar consultoria musical;
- Prestar consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical;
- Redigir roteiros;
- Pesquisar gêneros e estilos musicais;
- Ensinar música utilizando meios de comunicação de massa e outros veículos eletrônicos, digitais.;
- Desenvolver material pedagógico;
- Acompanhar novas propostas estéticas no campo musical;
- Desenvolver pesquisas em práticas interpretativas;
- Elaborar resenhas e artigos de livros;
- Realizar revisão de partituras;
- Revisar trabalho de copistas;
- Conhecer outras línguas;
- Elaborar projetos de pesquisa;
- Estudar novos recursos tecnológicos;
- Criar material pedagógico;
- Manter-se tecnicamente atualizado em sua especialidade;
- Elaborar projetos musicais;
- Dar instrução musical teórica e prática para grupos amadores;
- Participar de juri;
- Redigir encartes de cd, dvd, vídeo e similares;
- Elaborar comunicações para congressos;
- Prestar consultoria em edições musicais;
- Pesquisar e selecionar repertório para o evento;
- Supervisionar o trabalho de assistentes e estagiários;
- Assessorar os programas de meios de comunicação de massa;
- Supervisionar a produção musical;
- Elaborar edições práticas;
- Aperfeiçoar-se através da leitura de partituras;
- Estudar instrumentos musicais;
- Dominar conhecimentos de técnicas de regência adequadas a diferentes grupos - vocais, instrumentais;
- Registrar a tradição musical oral;
- Dar treinamentos específicos para profissionais de outras áreas;
- Elaborar críticas;
- Restaurar partituras;
- Definir criérios para seleção de premiação de músicos;
- Participar de bancas acadêmicas;
- Redigir notas de programa;
- Desenvolver pesquisas em musicologia;
- Realizar perícia técnica na área musical;
- Estudar repertório;
- Definir critérios de seleção para premiação de obras musicais;
- Prestar consultoria para obras e eventos não musicais;
- Desenvolver pesquisas na área musical para subsidiar obras e eventos não musicais;
- Participar de eventos culturais e congressos;
- Elaborar verbetes para dicionário;
- Elaborar pareceres;
- Demonstrar capacidade de liderança;
- Aperfeiçoar-se através de novas bibliografias;
- Participar de comissões de seleção de obras musicais;
- Elaborar edições críticas;
- Demonstrar capacidade de administrar;
- Trabalhar em equipe;
- Propor soluções musicais a demandas específicas;
- Orientar projetos de pesquisa em música;
- Ensinar disciplinas avançadas de teoria musical;
- Copiar partituras musicais;
- Editorar partituras musicais;
- Definir o padrão de editoração da obra musical;
- Dar treinamentos específicos para estudantes e profissionais da música;
- Participar de comissões de seleção de músicos;
- Aperfeiçoar-se através da audição de obras musicais;
Profissões da Família Ocupacional
- Compositor
- Historiador em Música
- Pesquisador em Música
- Maestro Correpetidor
- Maestro de Banda
- Mestre de Banda
- Mestre de Bateria
- Regente Assistente
- Regente Auxiliar
- Regente de Banda
Divisões de categorias profissionais do CBO 2626-20
CBO 2626-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de musicólogo que pertence ao grupo dos músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Comunicadores, artistas e religiosos
-
-
- Profissionais de espetáculos e das artes
-
-
-
-
- Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos
-
-
