CBO 2626-20 - Musicólogo

Entenda o que fazem os músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Musicólogo e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Musicólogo

Desenvolve pesquisa acadêmica em musicologia e em práticas interpretativas, gênero e estilos musicais, estudando história da música, harmonia, entre outros assuntos. Elabora projetos de pesquisa em musicologia histórica, etnomusicologia, entre outras vertentes. Estuda a música como fenômeno antropológico, seus métodos, entre outros temas. Registra a tradição musical oral e restaura partituras, buscando o conhecimento musical nos vários períodos e culturas. Estuda música e acompanha novas propostas estéticas no campo musical. Ensina música e disciplinas avançadas de teoria musical. Fornece instrução musical teórica e prática para diferentes pessoas e grupos. Orienta projetos de pesquisa. Presta consultoria musical e assessora programas de meios de comunicação de massa. Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Desenvolve pesquisa acadêmica em musicologia e em práticas interpretativas, gênero e estilos musicais, estudando teoria musical (harmonia, melodia, ritmo, modos, escalas, acústica, estética, fisiologia da voz, do ouvido e da mão), história da música, desenvolvimento dos instrumentos musicais, notação musical, entre outros assuntos.

Elabora projetos de pesquisa em musicologia histórica, etnomusicologia, teoria musical, entre outras vertentes, estudando a música como um fenômeno antropológico, seus métodos e práticas, o fenômeno da criação musical, entre outros temas. Registra a tradição musical oral e restaura partituras, buscando o conhecimento musical nos vários períodos e culturas, incluindo, além de música ocidental, música folclórica, música de povos originários e música oriental. Pesquisa, na área musical, subsídios para obras e eventos não musicais.

Estuda música, aperfeiçoando-se por meio de audição de obras musicais, estudando instrumentos musicais, novos recursos tecnológicos, repertório, documentação histórica, entre outros conteúdos, visando ao estudo da música em todas as dimensões, expressões e perspectivas. Acompanha novas propostas estéticas no campo musical, aperfeiçoando-se por meio bibliografias, leituras de partituras e participando de eventos culturais e congressos.

Ensina música e disciplinas avançadas de teoria musical, criando e desenvolvendo material pedagógico. Fornece instrução musical teórica e prática para grupos amadores, treinamentos específicos para estudantes, profissionais da música e para profissionais de outras áreas. Ensina música, utilizando meios de comunicação de massa e outros meios eletrônicos, digitais. Orienta projetos de pesquisa em música. Pode ministrar “masterclasses” de musicologia.

Pode realizar direção musical, elaborando projetos musicais, pesquisando e selecionando repertório para o evento. Supervisiona a produção musical.

Presta consultoria musical, realizando perícia técnica na área musical e elaborando verbetes para dicionário. Presta consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical, em edições musicais e em obras e eventos não musicais. Assessora programas de meios de comunicação de massa.

Participa de júri, bancas acadêmicas, de comissões de seleção de músicos e de comissões de seleção de obras musicais, definindo critérios para seleção de premiação de músicos e de obras musicais.

Elabora textos sobre música, redigindo notas de programa, encartes de cd, dvd, vídeo e similares, elaborando resenhas e artigos de livros, pareceres, críticas, roteiros e comunicações para congressos, a fim de divulgar trabalhos relacionados à música.

Editora música, revisando e copiando partituras musicais, elaborando edições práticas e edições críticas, revisando trabalho de copistas. Define o padrão de editoração da obra musical. Pode usar software específico de editoração musical.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES) NOÇÕES DE ACÚSTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE DE TRATAMENTO DE ÁUDIO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) MÍDIAS DIGITAIS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES MUSICAIS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) ÉTICA APLICADA À PRODUÇÃO MUSICAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) FILOSOFIA DA MÚSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA TEORIA ANTROPOLÓGICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ANTROPOLÓGICA) ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DA EDUCAÇÃO MUSICAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MÚSICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) METODOLOGIA DE ENSINO DE MÚSICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES HISTÓRIA DA ARTE 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ARTE, CULTURA E ESTÉTICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CANTO 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES COMPOSIÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES INSTRUMENTAÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES REGÊNCIA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ANÁLISE MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ATELIÊ DE COMPOSIÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ATELIÊ DE PERFORMANCE 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CLASSIFICAÇÃO DOS NAIPES DE INSTRUMENTOS - QUANTO A NATUREZA E AO MEIO DE PRODUÇÃO SONORA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) COGNIÇÃO MUSICAL E EDUCAÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CRIAÇÃO E PERFORMANCE EM MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CRIAÇÃO MUSICAL EM ESTAÇÃO DE GRAVAÇÃO DE ÁUDIO (DAW) 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CRÍTICA MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ELEMENTOS DE LINGUAGEM MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ESTÉTICA MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA ETNOMUSICOLOGIA E MUSICOLOGIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FUNDAMENTOS TEÓRICOS CONTEMPORÂNEOS DA ETNOMUSICOLOGIA E MUSICOLOGIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DA INTERPRETAÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HARMONIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HISTÓRIA DA MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) INSTRUMENTAÇÃO E ORQUESTRAÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) INSTRUMENTOS MUSICAIS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LABORATÓRIO DE MUSICOLOGIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LEIS DE INCENTIVO 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MENSURAÇÃO, AVALIAÇÃO E ORIENTAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MODELOS DE COMPOSIÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA BRASILEIRA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA DOS SÉCULOS XX E XXI E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA E TECNOLOGIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA ELETROACÚSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA, HISTÓRIA, CULTURA E SOCIEDADE 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MUSICOLOGIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) NOTAÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PEDAGOGIA DA PERFORMANCE 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO HARMÔNICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO RÍTMICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCURSÃO POPULAR 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERFORMANCE MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DE ETNOMUSICOLOGIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PROJETOS, MEDIAÇÕES POLÍTICO-CULTURAIS E NOVAS TECNOLOGIAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) RECITAL 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) REPERTÓRIO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) REPERTÓRIO CAMERÍSTICO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) REPERTÓRIO DE CONCERTO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) REPERTÓRIO ORQUESTRAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TÉCNICAS DE COMPOSIÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TEORIA DA MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TRADIÇÕES MUSICAIS BRASILEIRAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TREINAMENTO AUDITIVO 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) VOZ E MUSICOLOGIA 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) METODOLOGIA DA PESQUISA EM MÚSICA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) METODOLOGIA EM PESQUISA DE CAMPO E ARQUIVÍSTICA 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM ETNOMUSICOLOGIA/MUSICOLOGIA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA AVANÇADA EM EDUCAÇÃO MUSICAL 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA 5 5 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 3 0
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ATENÇÃO AOS DETALHES 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 4

Condições de Trabalho

Trabalham com música popular e erudita em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. É comum atuarem concomitantemente no ensino. A grande maioria dos profissionais trabalha por conta-própria, exceção feita aos poucos empregados registrados, vinculados a corpos musicais estáveis, em geral, estaduais ou municipais. O trabalho se desenvolve individualmente e em equipes, geralmente em horários irregulares, com deslocamentos constantes para exercê-lo. Em algumas atividades, podem trabalhar sob condições especiais como, p.exemplo, em posições desconfortáveis por longo tempo, em ambientes confinados (poço da orquestra no teatro), sob ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações da família requerem formação específica na área, seja ela formal (conservatórios, ensino superior etc)ou informal (estudo com profissionais de renome, por exemplo). O exercício pleno das atividades requer experiência superior a cinco anos.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • estudar música;
  • pesquisar na Área musical;
  • ensinar música;
  • demonstrar competências pessoais;
  • editorar música;
  • prestar consultoria musical;
  • realizar direção musical;
  • elaborar textos sobre música;
  • redigir encartes de cd, dvd, vídeo e similares;
  • conhecer outras línguas;
  • ensinar música utilizando meios de comunicação de massa e outros veículos eletrônicos, digitais.;
  • elaborar edições práticas;
  • orientar projetos de pesquisa em música;
  • prestar consultoria para obras e eventos não musicais;
  • manter-se tecnicamente atualizado em sua especialidade;
  • definir critérios de seleção para premiação de obras musicais;
  • desenvolver pesquisas em musicologia;
  • dar treinamentos específicos para estudantes e profissionais da música;
  • elaborar comunicações para congressos;
  • prestar consultoria em edições musicais;
  • acompanhar novas propostas estéticas no campo musical;
  • aperfeiçoar-se através de novas bibliografias;
  • aperfeiçoar-se através da leitura de partituras;
  • participar de juri;
  • participar de eventos culturais e congressos;
  • redigir roteiros;
  • restaurar partituras;
  • elaborar projetos musicais;
  • realizar perícia técnica na área musical;
  • elaborar pareceres;
  • dar treinamentos específicos para profissionais de outras áreas;
  • desenvolver pesquisas na área musical para subsidiar obras e eventos não musicais;
  • participar de comissões de seleção de obras musicais;
  • prestar consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • estudar repertório;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar críticas;
  • elaborar resenhas e artigos de livros;
  • realizar revisão de partituras;
  • supervisionar o trabalho de assistentes e estagiários;
  • estudar instrumentos musicais;
  • assessorar os programas de meios de comunicação de massa;
  • participar de comissões de seleção de músicos;
  • definir criérios para seleção de premiação de músicos;
  • estudar novos recursos tecnológicos;
  • pesquisar e selecionar repertório para o evento;
  • copiar partituras musicais;
  • elaborar edições críticas;
  • demonstrar capacidade de administrar;
  • participar de bancas acadêmicas;
  • criar material pedagógico;
  • definir o padrão de editoração da obra musical;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • dominar conhecimentos de técnicas de regência adequadas a diferentes grupos - vocais, instrumentais;
  • pesquisar gêneros e estilos musicais;
  • redigir notas de programa;
  • dar instrução musical teórica e prática para grupos amadores;
  • revisar trabalho de copistas;
  • supervisionar a produção musical;
  • propor soluções musicais a demandas específicas;
  • desenvolver pesquisas em práticas interpretativas;
  • editorar partituras musicais;
  • registrar a tradição musical oral;
  • aperfeiçoar-se através da audição de obras musicais;
  • desenvolver material pedagógico;
  • ensinar disciplinas avançadas de teoria musical;
  • elaborar verbetes para dicionário;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2626-20

CBO 2626-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de musicólogo que pertence ao grupo dos músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos

Cargos e salários CBO 2626-20 - Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 262620 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2626-20 Pesquisador em Música Brasil 29h 57
2626-20 Musicólogo Brasil 29h 57
2626-20 Historiador em Música Brasil 29h 57

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial