CBO 2616-05 - Editor de jornal - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos editores
O profissional no cargo de Editor de jornal CBO 2616-05 Planeja e participa das atividades de editoria de jornais impressos e eletrônicos de acordo com os princípios que regem o jornalismo Pesquisa projetos e temas de editoria, tendo em vista o público-alvo.
Coordena, revisa e edita material produzido por jornalistas e articulistas Avalia propostas e rascunhos de material para publicação Define a pauta considerando relevância de assuntos.
Supervisiona e orienta jornalistas e repórteres, tendo em vista a noticiabilidade e a qualidade da informação Coordena tarefas diárias, seleciona matérias para publicação e elabora manchetes Incorpora tecnologias, adaptando-se às mudanças no panorama da mídia.
Administra a editoria, a linha e a política editorial Gerencia a redação, a edição, a produção e a distribuição de notícias Cumpre legislação específica, normas técnicas de saúde e segurança no trabalho e de conservação ao meio ambiente.
CBO 2616-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de editores que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Editor de jornal, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Editores CBO 2616-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2616-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Editores.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Editor de jornal
O Editor de jornal CBO 2616-05 planeja e realiza a curadoria de conteúdo a ser publicado, selecionando e priorizando notícias relevantes para o público-alvo, garantindo cobertura noticiosa abrangente dos acontecimentos Aprova originais e reportagens, contrata e aprova traduções.
Define diagramação, elabora a primeira página de jornal e adequa a publicação às normas editoriais.
Planeja, elabora e revisa pauta jornalística, inclusive por meio de reunião, examinando as propostas, verificando datas, locais e veracidade das informações, confrontando fatos e versões Examina pedidos e, se for o caso, garante espaço para o direito de resposta e para retificação de possíveis erros e omissões em informações publicadas.
Orienta a produção das matérias Revisa e qualifica as informações produzidas pela equipe jornalística, para garantir a legibilidade das informações e para formatar, hierarquizar e organizar as matérias de publicação.
Lidera jornalistas e equipe de editoria, motivando, orientando e inspirando a equipe, definindo metas para garantir a qualidade e o cumprimento dos prazos.
Seleciona equipe editorial e promove seu treinamento Gerencia recursos, orçamentos e cronogramas, garantindo a efetividade da operação, administrando orçamentos, negociando contratos de edição e prestação de serviços, supervisionando cumprimento de contratos e acompanhando desempenho de vendas e de engajamento do público-alvo.
Analisa e acompanha o desenvolvimento das novas tecnologias, tendências de mídia, comportamento do público e as mudanças nas leis e regulamentações, atualizando-se e adaptando-se aos novos contextos.
Utiliza plataformas online, ferramentas de gerenciamento de conteúdo, análise de dados, otimização de mecanismos de busca (SEO – Search Engine Optimization) e redes sociais, atendendo às demandas e ampliando o alcance do público leitor Estimula a equipe de repórteres na busca da notícia “em campo” para ter elementos de confronto entre fatos e versões Toma decisões em situações de pressão, identificando impactos de escolhas, equilibrando diferentes perspectivas, para garantir a integridade e o senso crítico jornalístico e o interesse do público.
Administra a editoria, a linha e a política editorial Participa na definição da política editorial, detectando lacunas no contexto jornalístico, detectando tendências editoriais e considerando resultados de análises de resultados de venda, de engajamento e de grau de confiabilidade alcançado pelo veículo de comunicação em que atua Comunica-se com eficácia, tanto na escrita quanto na interação com a equipe e outras partes interessadas, revisando textos, alinhando pautas, transmitindo feedback à equipe e mantendo comunicação com o público leitor.
Utiliza sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), ferramentas de análise de dados, plataformas de publicação e distribuição digital, automação e inteligência artificial, ferramentas de verificação de fatos, plataformas de mídia social e ferramentas de edição e produção de conteúdo Utiliza legislações pertinentes, tendo em vista a liberdade de expressão e seus limites, leis de proteção às pessoas, de privacidade e proteção de dados, direitos autorais e propriedade intelectual, bem como o código de ética jornalística.
Redige textos jornalísticos e notícias, revisa textos e ajusta formatações, produz relatórios e apresentações Cumpre legislação específica, normas técnicas de saúde e segurança no trabalho e de conservação ao meio ambiente.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2616-05 deve gerir editoria, definir planejamento editorial e pauta, demonstrar competências pessoais, divulgar a obra, selecionar textos e imagens para publicação, pesquisar projetos editoriais, coordenar o processo de edição, editar livros, jornais e resvistas impressos e eletrônicos.
Condições de trabalho dessas profissões
Editores trabalham em jornais, revistas de grande circulação, revistas científicas, editoras de livros, na mídia eletrônica, no ensino etc. Podem ser encontrados em empresas, fundações e instituições de caráter público ou privado, religioso ou leigo, predominantemente como empregados com carteira assinada. Desenvolvem seu trabalho em equipes, tanto em horário diurno como noturno, com supervisão ocasional. Em algumas das suas atividades, podem trabalhar sob pressão por prazos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2616-05
O exercício do trabalho requer formação de nível superior. A experiência profissional anterior desejável para os titulares das ocupações gira entre quatro e cinco anos.
Atividades exercidas por um Editor de jornal CBO 2616-05
Um Editor de jornal (ou sinônimo) deve participar na definição da política editorial, selecionar textos e imagens por tipo de público, participar da diagramação, solicitar pareceres técnicos, procurar autores e articulistas, participar do plano de divulgação e vendas, elaborar a primeira página de jornal ou capa da revista, estabelecer o texto final, demonstrar capacidade de negociação com diversos profissionais, elaborar projetos editoriais, aprovar tradução, administrar orçamentos, contratar tradução, demonstrar capacidade de liderança, pesquisar temas para elaborar pauta e programação editorial, participar da hierarquização das reportagens e artigos, encomendar originais, adequar títulos para publicação, encomendar pesquisas de mercado, detectar tendências editoriais, definir diagramação, aprovar imagens selecionadas, pesquisar temas para projetos editoriais, demonstrar capacidade de organização de atividades, sugerir originais para publicação, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, demonstrar habilidade de leitura, responsabilizar-se pela publicação, utilizar recursos visuais para despertar interesse dos leitores, demonstrar habilidade de pesquisar em outras mídias, criar títulos para reportagens, negociar contratos de edição e prestação de serviços, apurar informação recebida, examinar propostas de projetos e textos, captar informações em outras mídias, demonstrar capacidade de administração de cronogramas, acompanhar preparação do texto, selecionar equipe editorial, dominar tecnologias de edição e produção, pautar repórteres, garantir veracidade da informação, demonstrar capacidade de delegar atividades, detectar lacunas no mercado editorial, garantir a adequação da publicação às normas editoriais, informar departamento comercial sobre publicações, aprovar originais, aprovar reportagens, participar do lançamento das obras, supervisionar cumprimento de contratos, analisar sugestões de pauta e release, elaborar releases, participar de eventos - feiras, congressos, supervisionar o trabalho do produtor gráfico, acompanhar a produção dos concorrentes, dominar estética da imagem, encomendar reportagens, realizar palestras, promover treinamento para equipe editorial, demonstrar habilidade de avaliação, elaborar orçamentos de editoria e publicações, acompanhar revisão do texto, utilizar recursos retóricos para despertar interesse dos leitores, sugerir temas para reportagens, analisar textos de autores, articulistas e repórteres, demonstrar domínio da língua portuguesa, sugerir pauta de imagens, demonstrar conhecimento de língua estrangeira, participar de seminários, orientar colaboradores, selecionar originais, artigos e reportagens, conferir informação jornalística com as partes envolvidas, acompanhar desempenho de vendas, considerar público alvo.