CBO 2616-15 - Editor de mídia eletrônica - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos editores

O profissional no cargo de Editor de mídia eletrônica CBO 2616-15 Produz e aprimora conteúdo digital e material bruto, como vídeos, áudios e imagens Aplica técnicas de corte, montagem, mixagem, correção de cor, adição de efeitos visuais e sonoros, e de ajustes precisos na criação de narrativas coerentes.

Aplica princípios estéticos e de composição visual, tendo em vista o impacto do conteúdo digital conforme o projeto eletrônico ou digital Organiza e gerencia arquivos com grande quantidade de ativos de mídia, de acordo com sistemas de codificação e decodificação (Codecs) e especificações relacionadas à mídia digital Utiliza múltiplas linguagens digitais para refinar o conteúdo.

Supervisiona, coordena e orienta equipe sobre os objetivos do projeto Cumpre legislação específica de direitos autorais, de classificação etária da mídia, de normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental

CBO 2616-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de editores que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Editor de mídia eletrônica, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Editores CBO 2616-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2616-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Editores.
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Editor de mídia eletrônica

O Editor de mídia eletrônica CBO 2616-15 edita áudio, vídeo e imagens, utilizando ferramentas avançadas e específicas, tais como computadores de alto desempenho, monitores de alta definição, mesas digitalizadoras, câmeras de vídeo, microfones de captação refinada, discos rígidos externos, fones de ouvido, superfícies de edição, entre outros, aplicando cortes precisos, ajustes de cor, transições suaves e efeitos visuais de forma a aprimorar a qualidade e o impacto do conteúdo de mídias eletrônicas e digitais Aplica princípios estéticos na composição de narrativas audiovisuais para mídias eletrônicas e digitais, atuando em empresas de produção audiovisual, de mídia e entretenimento, de comunicação e jornalismo, de aprendizado e treinamento por mídia eletrônica (e-learning), agências de publicidade e marketing e em estúdios de design e animação.

Editora e edita conteúdo eletrônico e digital, tais como filmes, vídeos, comerciais, animações, vídeos corporativos, comerciais de tv, documentários, séries de televisão, vídeos promocionais, anúncios, conteúdo para mídias sociais, programas de tv, filmes, videoclipes e conteúdo para plataformas digitais, conteúdo multimídia para reportagens, notícias online, vídeos educacionais, tutoriais e conteúdo interativo.

Aplica técnicas e princípios de composição visual, como enquadramento, iluminação, cores e composição de cena, estruturando o conteúdo de forma a criar uma experiência coerente para o público-alvo do projeto Utiliza diferentes tipos de mídia e de linguagens, tendo em vista a compatibilidade e qualidade corretas ao exportar, importar e compartilhar conteúdo digital e suas especificações técnicas de formatação, codificação, decodificação, resolução e taxas de quadros.

Organiza e gerencia arquivos e grandes quantidades de ativos de mídia, nomeando, classificando e armazenando os arquivos de forma coerente, para facilitar o acesso e localização posterior e garantindo fluxo de trabalho fluido Realiza mixagem de áudio e edição de som, ajustando volumes, removendo ruídos indesejados, adicionando trilhas sonoras e efeitos sonoros adequados, garantindo a qualidade geral do áudio no conteúdo.

Resolve problemas e enfrenta desafios de forma inovadora durante o processo de edição, tais como soluções para problemas técnicos, melhoria da estética do conteúdo e na aplicação de princípios estéticos para composição de formas originais de contar histórias por meio da edição.

Pesquisa e estuda tendências, atualizando-se sobre acontecimentos relevantes em sua área de atuação, estudando demandas e preferências do público-alvo, adaptando o conteúdo de acordo com o projeto audiovisual e identificando e respondendo rapidamente a eventos atuais na produção de conteúdo relevante e oportuno Gerencia recursos, orçamentos e cronogramas, garantindo a eficiência da operação, administrando orçamentos, negociando contratos de edição e prestação de serviços, supervisionando cumprimento de contratos.

Auxilia a equipe a cumprir prazos e vencer gargalos do processo.

Utiliza sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), ferramentas de análise de dados, plataformas de publicação e distribuição digital, automação e inteligência artificial, ferramentas de verificação de fatos, plataformas de mídia social e ferramentas de edição e produção de conteúdo Utiliza legislações pertinentes, tendo em vista a liberdade de expressão e seus limites, leis de proteção às pessoas, de privacidade e proteção de dados, direitos autorais e propriedade intelectual, bem como o código de ética jornalística Cumpre legislação específica, normas técnicas, normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2616-15 deve coordenar o processo de edição, definir planejamento editorial e pauta, gerir editoria, demonstrar competências pessoais, divulgar a obra, pesquisar projetos editoriais, editar livros, jornais e resvistas impressos e eletrônicos, selecionar textos e imagens para publicação.

Condições de trabalho dessas profissões

Editores trabalham em jornais, revistas de grande circulação, revistas científicas, editoras de livros, na mídia eletrônica, no ensino etc. Podem ser encontrados em empresas, fundações e instituições de caráter público ou privado, religioso ou leigo, predominantemente como empregados com carteira assinada. Desenvolvem seu trabalho em equipes, tanto em horário diurno como noturno, com supervisão ocasional. Em algumas das suas atividades, podem trabalhar sob pressão por prazos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2616-15

O exercício do trabalho requer formação de nível superior. A experiência profissional anterior desejável para os titulares das ocupações gira entre quatro e cinco anos.

Atividades exercidas por um Editor de mídia eletrônica CBO 2616-15

Um Editor de mídia eletrônica (ou sinônimo) deve apurar informação recebida, conferir informação jornalística com as partes envolvidas, demonstrar capacidade de administração de cronogramas, demonstrar capacidade de delegar atividades, selecionar originais, artigos e reportagens, negociar contratos de edição e prestação de serviços, captar informações em outras mídias, acompanhar revisão do texto, participar de seminários, demonstrar capacidade de negociação com diversos profissionais, sugerir temas para reportagens, aprovar reportagens, adequar títulos para publicação, garantir veracidade da informação, participar da hierarquização das reportagens e artigos, demonstrar conhecimento de língua estrangeira, pesquisar temas para projetos editoriais, realizar análise de retorno financeiro, participar de eventos - feiras, congressos, analisar sugestões de pauta e release, utilizar recursos visuais para despertar interesse dos leitores, promover treinamento para equipe editorial, supervisionar cumprimento de contratos, encomendar originais, pesquisar temas para elaborar pauta e programação editorial, utilizar recursos retóricos para despertar interesse dos leitores, aprovar imagens selecionadas, acompanhar desempenho de vendas, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, criar títulos para reportagens, participar da diagramação, definir diagramação, administrar orçamentos, participar na definição da política editorial, demonstrar habilidade de pesquisar em outras mídias, responsabilizar-se pela publicação, acompanhar a produção dos concorrentes, garantir a adequação da publicação às normas editoriais, definir projeto gráfico, encomendar textos aos autores e articulistas, detectar lacunas no mercado editorial, demonstrar domínio da língua portuguesa, contratar tradução, analisar textos de autores, articulistas e repórteres, examinar propostas de projetos e textos, supervisionar o trabalho do produtor gráfico, pautar repórteres, detectar tendências editoriais, dominar tecnologias de edição e produção, solicitar pareceres técnicos, considerar público alvo, procurar autores e articulistas, participar do plano de divulgação e vendas, demonstrar habilidade de avaliação, selecionar textos e imagens por tipo de público, elaborar a primeira página de jornal ou capa da revista, acompanhar preparação do texto, selecionar equipe editorial, demonstrar capacidade de liderança, sugerir originais para publicação, sugerir pauta de imagens, elaborar projetos editoriais, demonstrar capacidade de organização de atividades, encomendar reportagens, dominar estética da imagem, elaborar releases, encomendar projetos editoriais temáticos, demonstrar habilidade de leitura, informar departamento comercial sobre publicações, aprovar tradução, orientar colaboradores, encomendar pesquisas de mercado, realizar palestras, estabelecer o texto final, aprovar originais, acompanhar projeto gráfico.

Cargos e salários CBO 2616-15 - Editores

Salário Editor de Mídia Eletrônica

Editor de Mídia Eletrônica: Brasil

O profissional no cargo de Editor de Mídia Eletrônica CBO 2616-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.239 e 7.542 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 779 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2616-15.
Salário Editor de Mídia Eletrônica São Paulo

Editor de Mídia Eletrônica: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Editor de Mídia Eletrônica CBO 2616-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.252 e 9.815 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2616-15.
Salário Editor de Mídia Eletrônica

Editor de Mídia Eletrônica: São Paulo

O profissional no cargo de Editor de Mídia Eletrônica CBO 2616-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.412 e 7.462 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 257 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2616-15.