CBO 2616-15 - Editor de mídia eletrônica - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos editores

O profissional no cargo de Editor de mídia eletrônica CBO 2616-15 Produz e aprimora conteúdo digital e material bruto, como vídeos, áudios e imagens Aplica técnicas de corte, montagem, mixagem, correção de cor, adição de efeitos visuais e sonoros, e de ajustes precisos na criação de narrativas coerentes.

Aplica princípios estéticos e de composição visual, tendo em vista o impacto do conteúdo digital conforme o projeto eletrônico ou digital Organiza e gerencia arquivos com grande quantidade de ativos de mídia, de acordo com sistemas de codificação e decodificação (Codecs) e especificações relacionadas à mídia digital Utiliza múltiplas linguagens digitais para refinar o conteúdo.

Supervisiona, coordena e orienta equipe sobre os objetivos do projeto Cumpre legislação específica de direitos autorais, de classificação etária da mídia, de normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental

CBO 2616-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de editores que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Editor de mídia eletrônica, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Editores CBO 2616-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2616-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Editores.
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Editor de mídia eletrônica

O Editor de mídia eletrônica CBO 2616-15 edita áudio, vídeo e imagens, utilizando ferramentas avançadas e específicas, tais como computadores de alto desempenho, monitores de alta definição, mesas digitalizadoras, câmeras de vídeo, microfones de captação refinada, discos rígidos externos, fones de ouvido, superfícies de edição, entre outros, aplicando cortes precisos, ajustes de cor, transições suaves e efeitos visuais de forma a aprimorar a qualidade e o impacto do conteúdo de mídias eletrônicas e digitais Aplica princípios estéticos na composição de narrativas audiovisuais para mídias eletrônicas e digitais, atuando em empresas de produção audiovisual, de mídia e entretenimento, de comunicação e jornalismo, de aprendizado e treinamento por mídia eletrônica (e-learning), agências de publicidade e marketing e em estúdios de design e animação.

Editora e edita conteúdo eletrônico e digital, tais como filmes, vídeos, comerciais, animações, vídeos corporativos, comerciais de tv, documentários, séries de televisão, vídeos promocionais, anúncios, conteúdo para mídias sociais, programas de tv, filmes, videoclipes e conteúdo para plataformas digitais, conteúdo multimídia para reportagens, notícias online, vídeos educacionais, tutoriais e conteúdo interativo.

Aplica técnicas e princípios de composição visual, como enquadramento, iluminação, cores e composição de cena, estruturando o conteúdo de forma a criar uma experiência coerente para o público-alvo do projeto Utiliza diferentes tipos de mídia e de linguagens, tendo em vista a compatibilidade e qualidade corretas ao exportar, importar e compartilhar conteúdo digital e suas especificações técnicas de formatação, codificação, decodificação, resolução e taxas de quadros.

Organiza e gerencia arquivos e grandes quantidades de ativos de mídia, nomeando, classificando e armazenando os arquivos de forma coerente, para facilitar o acesso e localização posterior e garantindo fluxo de trabalho fluido Realiza mixagem de áudio e edição de som, ajustando volumes, removendo ruídos indesejados, adicionando trilhas sonoras e efeitos sonoros adequados, garantindo a qualidade geral do áudio no conteúdo.

Resolve problemas e enfrenta desafios de forma inovadora durante o processo de edição, tais como soluções para problemas técnicos, melhoria da estética do conteúdo e na aplicação de princípios estéticos para composição de formas originais de contar histórias por meio da edição.

Pesquisa e estuda tendências, atualizando-se sobre acontecimentos relevantes em sua área de atuação, estudando demandas e preferências do público-alvo, adaptando o conteúdo de acordo com o projeto audiovisual e identificando e respondendo rapidamente a eventos atuais na produção de conteúdo relevante e oportuno Gerencia recursos, orçamentos e cronogramas, garantindo a eficiência da operação, administrando orçamentos, negociando contratos de edição e prestação de serviços, supervisionando cumprimento de contratos.

Auxilia a equipe a cumprir prazos e vencer gargalos do processo.

Utiliza sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), ferramentas de análise de dados, plataformas de publicação e distribuição digital, automação e inteligência artificial, ferramentas de verificação de fatos, plataformas de mídia social e ferramentas de edição e produção de conteúdo Utiliza legislações pertinentes, tendo em vista a liberdade de expressão e seus limites, leis de proteção às pessoas, de privacidade e proteção de dados, direitos autorais e propriedade intelectual, bem como o código de ética jornalística Cumpre legislação específica, normas técnicas, normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2616-15 deve selecionar textos e imagens para publicação, editar livros, jornais e resvistas impressos e eletrônicos, definir planejamento editorial e pauta, demonstrar competências pessoais, divulgar a obra, pesquisar projetos editoriais, gerir editoria, coordenar o processo de edição.

Condições de trabalho dessas profissões

Editores trabalham em jornais, revistas de grande circulação, revistas científicas, editoras de livros, na mídia eletrônica, no ensino etc. Podem ser encontrados em empresas, fundações e instituições de caráter público ou privado, religioso ou leigo, predominantemente como empregados com carteira assinada. Desenvolvem seu trabalho em equipes, tanto em horário diurno como noturno, com supervisão ocasional. Em algumas das suas atividades, podem trabalhar sob pressão por prazos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2616-15

O exercício do trabalho requer formação de nível superior. A experiência profissional anterior desejável para os titulares das ocupações gira entre quatro e cinco anos.

Atividades exercidas por um Editor de mídia eletrônica CBO 2616-15

Um Editor de mídia eletrônica (ou sinônimo) deve utilizar recursos retóricos para despertar interesse dos leitores, participar de seminários, participar da diagramação, considerar público alvo, detectar tendências editoriais, definir projeto gráfico, selecionar equipe editorial, realizar análise de retorno financeiro, examinar propostas de projetos e textos, elaborar a primeira página de jornal ou capa da revista, orientar colaboradores, promover treinamento para equipe editorial, participar na definição da política editorial, aprovar originais, procurar autores e articulistas, conferir informação jornalística com as partes envolvidas, supervisionar o trabalho do produtor gráfico, demonstrar habilidade de leitura, encomendar projetos editoriais temáticos, detectar lacunas no mercado editorial, aprovar imagens selecionadas, informar departamento comercial sobre publicações, acompanhar projeto gráfico, sugerir pauta de imagens, demonstrar conhecimento de língua estrangeira, sugerir originais para publicação, encomendar reportagens, solicitar pareceres técnicos, negociar contratos de edição e prestação de serviços, pesquisar temas para projetos editoriais, demonstrar habilidade de avaliação, demonstrar capacidade de negociação com diversos profissionais, demonstrar domínio da língua portuguesa, definir diagramação, estabelecer o texto final, analisar textos de autores, articulistas e repórteres, acompanhar desempenho de vendas, elaborar projetos editoriais, administrar orçamentos, selecionar originais, artigos e reportagens, sugerir temas para reportagens, acompanhar revisão do texto, demonstrar capacidade de liderança, garantir a adequação da publicação às normas editoriais, dominar estética da imagem, demonstrar capacidade de delegar atividades, pesquisar temas para elaborar pauta e programação editorial, responsabilizar-se pela publicação, garantir veracidade da informação, aprovar tradução, aprovar reportagens, demonstrar habilidade de pesquisar em outras mídias, criar títulos para reportagens, utilizar recursos visuais para despertar interesse dos leitores, participar de eventos - feiras, congressos, acompanhar a produção dos concorrentes, dominar tecnologias de edição e produção, pautar repórteres, contratar tradução, captar informações em outras mídias, analisar sugestões de pauta e release, adequar títulos para publicação, supervisionar cumprimento de contratos, acompanhar preparação do texto, elaborar releases, encomendar textos aos autores e articulistas, apurar informação recebida, realizar palestras, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, participar do plano de divulgação e vendas, demonstrar capacidade de administração de cronogramas, encomendar originais, demonstrar capacidade de organização de atividades, encomendar pesquisas de mercado, selecionar textos e imagens por tipo de público, participar da hierarquização das reportagens e artigos.

Cargos e salários CBO 2616-15 - Editores

Salário Editor de Mídia Eletrônica

Editor de Mídia Eletrônica: Brasil

O profissional no cargo de Editor de Mídia Eletrônica CBO 2616-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.003 e 6.728 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 789 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2616-15.
Salário Editor de Mídia Eletrônica São Paulo

Editor de Mídia Eletrônica: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Editor de Mídia Eletrônica CBO 2616-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.281 e 10.128 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 107 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2616-15.
Salário Editor de Mídia Eletrônica

Editor de Mídia Eletrônica: São Paulo

O profissional no cargo de Editor de Mídia Eletrônica CBO 2616-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.428 e 7.560 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 258 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2616-15.