CBO 2515-20 - Psicólogo hospitalar
Entenda o que fazem os psicólogos e psicanalistas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Psicólogo hospitalar e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Psicólogo hospitalar
Realiza diagnóstico e intervenção preventiva ou terapêutica psicológica com pacientes, em atendimento no contexto hospitalar - ambulatórios, enfermarias ou unidades de tratamento intensivo -, além de prestar orientações psicológicas para familiares e profissionais das equipes de saúde. Participa em programas de cuidados paliativos e intervém em situações de óbito, prestando suporte psicológico. Atua em equipes multidisciplinares. Registra atendimento psicológico em prontuário multidisciplinar. Trabalha em saúde pública. Participa em programas de aprimoramento de profissionais da saúde. Pode realizar gestão de serviços de saúde. Propõe, promove e integra projetos de humanização de atendimentos. Cumpre legislação, normas técnicas, normas higiênico-sanitárias e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Faz o acolhimento de paciente e de seus acompanhantes, durante processo de internação hospitalar. Examina o estado emocional de paciente e acompanhantes, prestando-lhes o apoio necessário.
Presta assistência psicológica ao paciente hospitalizado em situação de crise mental ou de agravo de saúde mental. Levanta as causas que motivaram a crise ou o agravo.
Faz anamnese, levantando informações de paciente, tais como história de vida, evolução da moléstia atual, ocorrência de uso abusivo de medicamentos, drogas e álcool, entre outras. Se necessário, faz entrevistas adicionais com familiares. Realiza testes e providencia exames. Sistematiza os dados coletados e analisa os resultados.
Pode realizar interconsulta com outros profissionais da área de saúde – como médico neurologista, médico geriatra, entre outros -, para discutir resultados de testes e exames.
Estabelece diagnóstico, prognóstico e tratamento psicológico. Informa paciente e/ou familiares sobre a doença, suas implicações e o tratamento. Propõe intervenções psicoterápicas de acordo com protocolos clínicos.
Realiza intervenções psicoterápicas, com aplicação de técnicas e de procedimentos específicos, para a redução e a superação dos problemas identificados.
Acompanha a evolução da intervenção. Informa paciente e família sobre evolução do tratamento e resultados alcançados.
Monitora estado de saúde mental de paciente até a alta hospitalar. Presta orientações para a reabilitação social de paciente.
Procede ao registro do atendimento psicológico realizado em prontuário multidisciplinar, conforme normas preestabelecidas.
Trabalha em equipe multiprofissional - com médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde -, para prestar atendimento psicológico individual ou grupal. Faz avaliação e acompanhamento de intercorrências psíquicas dos pacientes que estão ou serão submetidos a procedimentos médicos, visando basicamente a promoção e/ou a recuperação da saúde física e mental. Realiza acompanhamento de pacientes em atendimento clínico ou cirúrgico, nas diferentes especialidades médicas, buscando a minimização do sofrimento de paciente e de sua família. Propõe métodos psicológicos de enfrentamento ao sofrimento psíquico e à vulnerabilidade emocional relacionada a condições de adoecimento. Participa em programas de cuidados paliativos. Presta suporte psicológico - a familiares e a equipes hospitalares - em situações de óbito.
Colabora, com equipe interdisciplinar, no desenvolvimento e na implementação de protocolos e linhas de cuidado. Participa em discussões clínico-institucionais e em reflexões relacionadas às práticas assistenciais em saúde.
Atua em saúde pública, atendendo pacientes em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Sistema Único de Saúde (SUS).
Participa de equipes multiprofissionais de prestação de serviços de nível secundário ou terciário da atenção à saúde.
Mantém-se atualizado em sua área de atuação, analisando novas técnicas de diagnóstico e de tratamento.
Difunde informações sobre prevenção de doenças psicológicas.
Participa em programas de aprimoramento de profissionais da saúde, efetuando supervisão e aprimoramento profissional de psicólogos. Atende alunos que estejam executando pesquisa em psicologia hospitalar.
Representa o serviço de psicologia em espaços colegiados e em comissão intra-hospitalar.
Pode realizar a gestão dos serviços de saúde, administrando recursos e processos de trabalho.
Propõe, promove e integra projetos de humanização de atendimentos às pessoas internadas em instituições de saúde.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA HOSPITALAR | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE: ECOLOGIA, BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INTERVENÇÃO HUMANA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) PLATAFORMAS DE CHAMADA DE VÍDEO E DE REUNIÕES VIRTUAIS | 3 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) NORMAS HIGIÊNICO-SANITÁRIAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) CRIAÇÃO DE CAMPANHAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE MENTAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: PRONTO-SOCORRO, CTI CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA, UTI UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA, UTI NEONATAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) DIREITOS DA PESSOA IDOSA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DE SERVIÇOS DE SAÚDE E PSICOLÓGICOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) BIOÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) RELAÇÕES DE DESIGUALDADE, DE OPRESSÃO E/OU DE EXPLORAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS, DE CLASSE, DE GÊNERO E DE ORIENTAÇÃO SEXUAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) TERRITÓRIOS, SOCIODIVERSIDADE E MULTICULTURALISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | CONSTRUÇÃO E VALIDADE DE TESTES, ESCALAS E OUTRAS MEDIDAS PSICOLÓGICAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | HISTÓRIA, TEORIAS E SISTEMAS EM PSICOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | METODOLOGIA, INSTRUMENTAÇÃO E EQUIPAMENTO EM PSICOLOGIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO ESTATÍSTICO, MATEMÁTICO E COMPUTACIONAL EM PSICOLOGIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA) DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO EM CONDUTAS DE RISCO E VÍCIOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA) EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE SAÚDE MENTAL | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA) FUNDAMENTOS PARA A PRÁTICA DA PSICOLOGIA HOSPITALAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA) MÉTODOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA) ORIGENS E DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA) PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA) PSICOLOGIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | ESTADOS SUBJETIVOS E EMOÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS COGNITIVOS E ATENCIONAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMÓRIA E MOTIVAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PERCEPTUAIS E MOTORES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PSICO-FISIOLÓGICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOBIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA FISIOLÓGICA) CUIDANDO DA EQUIPE: SÍNDROME DE BURNOUT, O ESTRESSE DO PROFISSIONAL DA SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA FISIOLÓGICA) DOENÇAS DEGENERATIVAS: PARKINSSON, ALZHEIMER, DEMÊNCIA, OUTRAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA FISIOLÓGICA) FUNDAMENTOS DE PSICOSSOMÁTICA: A LINGUAGEM DO CORPO NO ADOECER, PERFIL DO PACIENTE HOSPITALAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA FISIOLÓGICA) INTRODUÇÃO À PSICONEUROIMUNOLOGIA: TRAJETÓRIA DA SAÚDE E DA DOENÇA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA FISIOLÓGICA) MANIFESTAÇÕES FÍSICAS, EMOCIONAIS E COMPORTAMENTAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA FISIOLÓGICA) NOÇÕES BÁSICAS DE ONCOLOGIA E PSICOONCOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA FISIOLÓGICA) PROCESSO DE ADOECIMENTO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PAPÉIS E ESTRUTURAS SOCIAIS, INDIVÍDUO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) PSICOLOGIA DE EMERGÊNCIA: INTERVENÇÕES EM SITUAÇÃO DE CRISE, TRAGÉDIAS E CATÁSTROFES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: ABUSO SEXUAL INTRAFAMILIAR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS, DESENVOLVIMENTO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM: CLIMATÉRIO, MENOPAUSA, ANDROPAUSA, INTERCORRÊNCIAS NA GRAVIDEZ, PARTO, PUERPÉRIO, DEPRESSÃO PÓS-PARTO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESVIOS DA CONDUTA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DISTÚRBIOS PSICOSSOMÁTICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROGRAMAS DE ATENDIMENTO COMUNITÁRIO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TREINAMENTO E REABILITAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA DOMICILIAR - HOME CARE | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) ATENDIMENTO À CRIANÇA HOSPITALIZADA: ATENDIMENTO NA PEDIATRIA, BRINQUEDOTECA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE: PATOLOGIA NORMAL DA ADOLESCÊNCIA, LUTOS NA ADOLESCÊNCIA, GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) ATENDIMENTO AO IDOSO: GERIATRIA E GERONTOLOGIA, DEPRESSÃO DO IDOSO, PREVENÇÃO DE SAÚDE NO IDOSO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) AVALIAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA DO PACIENTE ONCOLÓGICO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM HOSPITAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) CUIDADOS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) CUIDADOS PALIATIVOS: INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS NA TERMINALIDADE | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) MORTE E LUTO: TIPOS DE LUTO, RESOLUÇÃO DE LUTO, TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) SUICÍDIO: INTERVENÇÕES PSICOTERAPÊUTICAS DE PREVENÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) TRANSTORNOS ALIMENTARES: ANOREXIA, BULIMIA, OBESIDADE | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) TRATAMENTO PSICOLÓGICO DE APOIO E TÉCNICAS DE RELAXAMENTO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) ANÁLISE DOS FENÔMENOS PSICOLÓGICOS INERENTES EM HOSPITALIZAÇÕES, ADOECIMENTOS, RECUPERAÇÕES, PERDAS, LUTOS E CONDIÇÕES LABORAIS HOSPITALARES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) COMPETÊNCIAS PSICOLÓGICAS PARA O DESEMPENHO PROFISSIONAL NA ÁREA DA PSICOLOGIA HOSPITALAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS EM HOSPITAL GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) ESCUTA, ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO EM PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) FUNDAMENTOS DAS TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO: PSICANÁLISE, ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA-EXISTENCIAL, TERAPIAS COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS, OUTRAS | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E HISTÓRICOS DA PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) INSERÇÃO DO PSICÓLOGO EM EQUIPE DE SAÚDE - O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EQUIPE DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) NEUROPSICOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PROCESSOS CLÍNICOS EM PSICOLOGIA: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 2 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PROCESSOS EDUCATIVOS: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 2 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PSICOFARMACOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PSICOFÁRMACOS: TIPOS, CLASSIFICAÇÃO, MECANISMOS DE AÇÃO, INTERAÇÃO E EFEITOS COLATERAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PSICOLOGIA DOS TRANSTORNOS CRÔNICOS DE SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PSICOLOGIA HOSPITALAR: DIAGNÓSTICO, PROGNÓSTICO, TRATAMENTO PSICOLÓGICO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) SUPERVISÃO DE ESTÁGIOS EM PSICOLOGIA | 3 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) REDAÇÃO E ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS: TEXTO CIENTÍFICO, ARTIGOS, PARECER, LAUDOS, PROCEDIMENTOS, MANUAIS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LÍNGUA INGLESA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Os cargos dessa família CBO atuam, principalmente, em atividades ligadas a saúde, serviços sociais e pessoais e educação. Podem trabalhar como autônomos e/ou com carteira assinada, individualmente ou em equipes. É comum os psicólogos clínico, hospitalar, social e neuropsicólogos trabalharem com supervisão. Têm como local de trabalho ambientes fechados ou, no caso dos neuropsicólogos e psicólogos jurídicos, pode ser a céu aberto. Os psicólogos clínicos, sociais e os psicanalistas, eventualmente, trabalham em horários irregulares. Alguns deles trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos, confinados (psicólogos clínicos e sociais) e expostos a radiação (neuropsicólogo) e ruídos intensos. A ocupação psicanalista não é uma especialização, é uma formação, que segue princípios, processos e procedimentos definidos pelas instituições reconhecidas internacionalmente, podendo o psicanalista ter diferentes formações como: psicólogo, psiquiatra, médico, filósofo etc.Exigências do mercado de trabalho
Para os trabalhadores dessa família é exigido o nível superior completo e experiência profissional que varia segundo a formação. Para os psicólogos, de um modo geral, pede-se de um a quatro anos, como é o caso do psicólogo clínico. Para o psicanalista é necessário, no mínimo, cinco anos de experiência. Os cursos de qualificação também variam de cursos básicos de duzentas a quatrocentas horas- aula, como no caso do psicólogo hospitalar, mais de quatrocentas horas-aula para os psicólogos jurídicos, psicanalistas e neuropsicólogos, até cursos de especialização para os psicólogos clínicos e sociais. A formação desses profissionais é um conjunto de atividades desenvolvidas por eles, mas os procedimentos são diferentes quanto a aspectos formais relacionados às instituições que os formam.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- educar indivíduos, grupos e instituições;
- desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas;
- coordenar equipes e atividades;
- participar de atividades para divulgação profissional;
- avaliar comportamentos psíquicos;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar tarefas administrativas;
- orientar indivíduos, grupos e instituições;
- analisar - tratar indivíduos, grupos e instituições;
- acompanhar indivíduos, grupos e instituições;
- participar de conselhos municipais, estaduais e federais;
- publicar artigos, ensaios, livros cientifícos e notas técnicas;
- avaliar resultados;
- distribuir tarefas a equipe;
- pesquisar bibliografia;
- acompanhar plantões de visita do tribunal de justiça;
- coordenar reuniões;
- respeitar os limites de atuação;
- desenvolver cursos para grupos específicos;
- estudar casos;
- prestar consultoria/assessoria;
- definir metodologias de ação;
- auxiliar na formulação de políticas públicas;
- convocar pessoas;
- dar devolutiva;
- providenciar aquisição de material técnico;
- acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização;
- esclarecer as repercussões psicológicas decorrentes dos procedimentos médico- hospitalares;
- fazer levantamentos estatísticos;
- investigar o psiquismo humano;
- entrevistar pessoas;
- participar de plantão técnico;
- estabelecer parâmetros de pesquisa;
- elaborar projetos;
- propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais - setting terapêutico;
- organizar prontuários;
- elucidar conflitos e questões;
- avaliar a execução das ações;
- aplicar instrumentos e métodos de avaliação;
- reabilitar aspectos psicomotores;
- acompanhar impactos de intervenções;
- propor intervenções;
- participar de entidades de classe;
- realizar acompanhamento terapêutico;
- elaborar pareceres, laudos e perícias;
- mensurar resultados de instrumentos de avaliação;
- planejar as atividades da equipe;
- observar pessoas e situações;
- interpretar conflitos e questões;
- respeitar valores e crenças dos clientes;
- agendar atendimentos;
- programar atividades;
- organizar dados;
- demonstrar habilidade de questionar;
- ministrar aulas, cursos e palestras;
- facilitar grupos;
- analisar resultados de instrumentos de avaliação;
- demonstrar capacidade de raciocínio abstrato;
- padronizar testes;
- sistematizar informações;
- orientar mudança de comportamento;
- escolher o instrumento de avaliação;
- supervisionar profissionais da área e áreas afins;
- aconselhar pessoas, grupos e famílias;
- orientar sobre programas de saúde pública;
- formar especialistas da área;
- elaborar instrumentos de avaliação administrativa;
- construir instrumentos de pesquisa;
- coletar dados;
- capacitar profissionais;
- propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos;
- promover desenvolvimento da percepção interna - insight;
- investigar o comportamento individual, grupal e institucional;
- informar sobre desenvolvimento do psiquismo humano;
- prover suporte emocional;
- demonstrar capacidade de observação;
- organizar eventos;
- demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- supervisionar estagiários da área e áreas afins;
- investigar pessoas, situações e problemas;
- elaborar processo de alta;
- realizar trabalhos de estimulação - psicomotora, psicológica, neuropsicológica e energética;
- acompanhar resultados de projetos;
- elaborar manuais;
- visitar instituições e equipamentos sociais;
- fornecer subsídios a elaboração de legislação;
- promover desenvolvimento das relações interpessoais;
- ouvir ativamente - saber ouvir;
- mediar conflitos;
- participar de palestras, debates e entrevistas;
- trabalhar a dinâmica da equipe;
- avaliar propostas e projetos;
- fornecer subsídios a estratégias e políticas organizacionais;
- analisar dados;
- acompanhar egressos de tratamento;
- preencher formulários e cadastro;
- trabalhar em equipe;
- promover integração psíquica;
- apresentar estudos de caso;
- demonstrar interesse pela pessoa/ser humano;
- manter sigilo profissional;
- participar de reuniões científicas - congressos, seminários e simpósios;
- participar de comissões técnicas;
- levantar dados pertinentes;
- acompanhar a evolução do caso;
- triar casos;
- demonstrar capacidade de manter imparcialidade;
- acompanhar a evolução da intervenção;
- realizar orientação vocacional;
- definir problema e objetivos;
- identificar recursos da comunidade;
- propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta;
- visitar domicílios;
- elaborar diagnósticos;
- realizar encaminhamento;
- coordenar grupos de estudo;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2515-20
CBO 2515-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de psicólogo hospitalar que pertence ao grupo dos psicólogos e psicanalistas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências sociais e humanas
-
-
- Cientistas sociais, psicólogos
-
-
-
-
- Psicólogos e psicanalistas
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2515-20 - Psicólogos e psicanalistas
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 251520 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 251520 em todos os estados e cidades do Brasil.