CBO 2515-40 - Psicólogo do trabalho
Entenda o que fazem os psicólogos e psicanalistas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Psicólogo do trabalho e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Psicólogo do trabalho
O Psicólogo do Trabalho exerce atividades na área de psicologia aplicada ao trabalho, utilizando métodos e técnicas para compreensão e intervenção no relacionamento entre pessoas e entre grupos, na gestão de pessoas, no desenvolvimento de pessoal, na promoção da saúde e segurança, na relação da pessoa com o trabalho, e no clima organizacional. Realiza sondagem de aptidões profissionais e acompanha desempenho dos trabalhadores, visando proporcionar, às empresas, pessoal dotado das habilidades requeridas e, aos indivíduos, satisfação no trabalho. Propõe soluções para conflitos organizacionais. Participa de equipe para realizar avaliação e melhoria das condições de trabalho. Pesquisa o comportamento humano no contexto das transformações nos processos de trabalho e no ambiente organizacional. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2515-40
Planeja e elabora análises ocupacionais e profissiográficas, para descrição e sistematização dos comportamentos requeridos no desempenho de cargos e funções, com o objetivo de subsidiar diversas ações da administração.
Assessora na formulação e na implantação da política de recursos humanos.
Participa em recrutamento e seleção de pessoal, utilizando técnicas e métodos de avaliação - entrevistas, testes, dinâmica de grupo, entre outros -, com o objetivo de assessorar as chefias a identificar os candidatos mais adequados ao desempenho das funções.
Contribui nos processos de definição de movimentação e remuneração de pessoal - tais como promoções, definição de planos de carreira e critérios para estabelecer faixas salariais -, elaborando e aplicando instrumentos para o processo de avaliação pessoal, a fim de subsidiar decisões. Analisa o contexto atual, os antecedentes e as perspectivas em seus aspectos psicológicos e motivacionais, colaborando na integração funcional. Atua na retenção de talentos.
Realiza pesquisas relacionadas às condições laborais, à saúde e segurança no trabalho, e ao clima organizacional.
Atua na avaliação das condições de trabalho, participando de serviços técnicos relacionados à ergonomia e contribuindo com projetos de construção e adaptação de instrumentos e equipamentos de trabalho. Encaminha e orienta os empregados e as organizações, quanto ao atendimento adequado no âmbito da saúde mental, atuando nos níveis de prevenção, tratamento e reabilitação.
Participa na elaboração e na realização de programas e atividades na área de saúde e segurança do trabalho, oferecendo subsídios quanto a aspectos psicossociais.
Promove o bem-estar dos trabalhadores, buscando entender as causas de estresse e desenvolvendo estratégias para criar uma cultura organizacional mais saudável. Atua na relação entre gestores e trabalhadores, a fim de identificar e propor soluções para conflitos organizacionais. Identifica os principais aspectos envolvidos no processo de motivação no trabalho e analisa criticamente a relação entre a motivação e o desempenho no trabalho.
Elabora, executa e avalia, em equipe multiprofissional, políticas para desenvolvimento de pessoal. Participa da implantação de programas educacionais, culturais, recreativos e de higiene mental, com vistas a assegurar a preservação da saúde e da qualidade de vida do trabalhador.
Participa no desenvolvimento de líderes, reconhecendo a importância da inteligência emocional e de seu impacto na satisfação dos liderados.
Assessora estudos, programas e projetos relativos à organização do trabalho. Elabora proposta para integração psicossocial dos indivíduos e grupos de trabalho. Efetua análise de diversas variáveis, tais como rotatividade, absenteísmo e desligamento. Participa do processo de desligamento de trabalhadores, no que se refere à demissão e ao preparo para aposentadoria, auxiliando na elaboração de novos projetos de vida.
Acompanha a formulação e a implantação de projetos de modernização e atualização tecnológica nas organizações, com o objetivo de facilitar a absorção das mudanças pelos trabalhadores.
Supervisiona estagiários da área da psicologia do trabalho.
Presta consultoria organizacional, interna e externa, sobre o desenvolvimento de organizações sociais. Elabora diagnósticos psicossociais das organizações.
Emite relatórios e pareceres.
Desenvolve pesquisas sobre as mudanças tecnológicas e organizacionais nos processos de produção e prestação de serviços, analisando o seu impacto na psicologia organizacional e do trabalho - como área de conhecimento e campo de intervenção -, no mundo do trabalho, e na motivação e no desempenho do trabalhador.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE: ECOLOGIA, BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INTERVENÇÃO HUMANA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) PLATAFORMAS DE CHAMADA DE VÍDEO E DE REUNIÕES VIRTUAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) ERGONOMIA, HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA) FUNDAMENTOS DE MEDICINA DO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) CLT – CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 5 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) CULTURA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES | 5 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 5 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) RELAÇÕES DE AUTORIDADE, HIERARQUIAS E PODER | 5 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) RELAÇÕES DE DESIGUALDADE, DE OPRESSÃO E/OU DE EXPLORAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS, DE CLASSE, DE GÊNERO E DE ORIENTAÇÃO SEXUAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) TERRITÓRIOS, SOCIODIVERSIDADE E MULTICULTURALISMO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) TRABALHO E AÇÃO SOCIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | CONSTRUÇÃO E VALIDADE DE TESTES, ESCALAS E OUTRAS MEDIDAS PSICOLÓGICAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | HISTÓRIA, TEORIAS E SISTEMAS EM PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | METODOLOGIA, INSTRUMENTAÇÃO E EQUIPAMENTO EM PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO ESTATÍSTICO, MATEMÁTICO E COMPUTACIONAL EM PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA) MÉTODOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA) PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA) TEORIAS E PRÁTICAS EM PROCESSOS GRUPAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | ESTADOS SUBJETIVOS E EMOÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS COGNITIVOS E ATENCIONAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMÓRIA E MOTIVAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PAPÉIS E ESTRUTURAS SOCIAIS, INDIVÍDUO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL E SOFT SKILLS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) DIVERSIDADE E INCLUSÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA COGNITIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA COGNITIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS, DESENVOLVIMENTO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TREINAMENTO DE PESSOAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | ANÁLISE INSTITUCIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FATORES HUMANOS NO TRABALHO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PLANEJAMENTO AMBIENTAL E COMPORTAMENTO HUMANO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TREINAMENTO E AVALIAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) ANÁLISE DE ASPECTOS PSICOSSOCIAIS RELACIONADOS À SEGURANÇA DO TRABALHO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) AVALIAÇÃO DE PESSOAS NO TRABALHO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) COACHING, MENTORING E COUNSELING | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) CONSULTORIA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) CONSULTORIA EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) CONSULTORIA ESTRATÉGICA, DIAGNÓSTICO E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) FUNDAMENTOS DE ANÁLISE OCUPACIONAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) FUNDAMENTOS DE ANÁLISE PROFISSIOGRÁFICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) HISTÓRICO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO NO BRASIL E NO MUNDO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) INTERVENÇÕES DA PSICOLOGIA DO TRABALHO NA MELHORIA DAS CONDIÇÕES LABORAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) MÉTODOS E TÉCNICAS DE PSICOLOGIA APLICADA AO TRABALHO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) PESQUISA E ANÁLISE DE CLIMA ORGANIZACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) PROCESSOS DE DESLIGAMENTO E DEMISSÃO | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) PROCESSOS DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA E NOVOS PROJETOS DE VIDA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) PSICOLOGIA DO TRABALHO E SUBJETIVIDADE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) RELAÇÕES DE PODER NAS ORGANIZAÇÕES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) SAÚDE DO TRABALHADOR E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA E ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESVIOS DA CONDUTA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) ESCUTA, ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO EM PSICOLOGIA | 3 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 2 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) FUNDAMENTOS DAS TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO: PSICANÁLISE, ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA-EXISTENCIAL, TERAPIAS COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS, OUTRAS | 2 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E HISTÓRICOS DA PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) NEUROPSICOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DE PSICOLOGIA DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 2 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PROCESSOS CLÍNICOS EM PSICOLOGIA: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 2 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PROCESSOS EDUCATIVOS: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 2 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PSICOFARMACOLOGIA | 2 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) SUPERVISÃO DE ESTÁGIOS EM PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) REDAÇÃO TECNOCIENTÍFICA EM LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LÍNGUA INGLESA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 3 |
Condições de Trabalho
Psicólogos e psicanalistas os cargos dessa família CBO atuam, principalmente, em atividades ligadas a saúde, serviços sociais e pessoais e educação. Podem trabalhar como autônomos e/ou com carteira assinada, individualmente ou em equipes. É comum os psicólogos clínico, hospitalar, social e neuropsicólogos trabalharem com supervisão. Têm como local de trabalho ambientes fechados ou, no caso dos neuropsicólogos e psicólogos jurídicos, pode ser a céu aberto. Os psicólogos clínicos, sociais e os psicanalistas, eventualmente, trabalham em horários irregulares. Alguns deles trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos, confinados (psicólogos clínicos e sociais) e expostos a radiação (neuropsicólogo) e ruídos intensos. A ocupação psicanalista não é uma especialização, é uma formação, que segue princípios, processos e procedimentos definidos pelas instituições reconhecidas internacionalmente, podendo o psicanalista ter diferentes formações como: psicólogo, psiquiatra, médico, filósofo etc.
Exigências do mercado de trabalho
Para os trabalhadores dessa família é exigido o nível superior completo e experiência profissional que varia segundo a formação. Para os psicólogos, de um modo geral, pede-se de um a quatro anos, como é o caso do psicólogo clínico. Para o psicanalista é necessário, no mínimo, cinco anos de experiência. Os cursos de qualificação também variam de cursos básicos de duzentas a quatrocentas horas- aula, como no caso do psicólogo hospitalar, mais de quatrocentas horas-aula para os psicólogos jurídicos, psicanalistas e neuropsicólogos, até cursos de especialização para os psicólogos clínicos e sociais. A formação desses profissionais é um conjunto de atividades desenvolvidas por eles, mas os procedimentos são diferentes quanto a aspectos formais relacionados às instituições que os formam.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Realizar tarefas administrativas;
- Participar de atividades para divulgação profissional;
- Analisar - tratar indivíduos, grupos e instituições;
- Demonstrar competências pessoais;
- Avaliar comportamentos psíquicos;
- Acompanhar indivíduos, grupos e instituições;
- Coordenar equipes e atividades;
- Educar indivíduos, grupos e instituições;
- Orientar indivíduos, grupos e instituições;
- Desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas;
- Demonstrar capacidade de raciocínio abstrato;
- Ouvir ativamente - saber ouvir;
- Elaborar projetos;
- Orientar sobre plano de carreira;
- Participar de entidades de classe;
- Informar sobre desenvolvimento do psiquismo humano;
- Desenvolver cursos para grupos específicos;
- Supervisionar profissionais da área e áreas afins;
- Supervisionar estagiários da área e áreas afins;
- Aconselhar pessoas, grupos e famílias;
- Programar atividades;
- Fazer levantamentos estatísticos;
- Visitar instituições e equipamentos sociais;
- Propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos;
- Providenciar aquisição de material técnico;
- Selecionar recursos humanos;
- Triar casos;
- Fornecer subsídios a estratégias e políticas organizacionais;
- Levantar dados pertinentes;
- Acompanhar a evolução da intervenção;
- Participar de palestras, debates e entrevistas;
- Avaliar resultados;
- Investigar pessoas, situações e problemas;
- Pesquisar bibliografia;
- Participar de plantão técnico;
- Auxiliar na formulação de políticas públicas;
- Avaliar propostas e projetos;
- Capacitar profissionais;
- Elaborar instrumentos de avaliação administrativa;
- Mensurar resultados de instrumentos de avaliação;
- Escolher o instrumento de avaliação;
- Acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização;
- Coordenar reuniões;
- Analisar resultados de instrumentos de avaliação;
- Elaborar processo de alta;
- Avaliar a execução das ações;
- Propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais - setting terapêutico;
- Sistematizar informações;
- Demonstrar interesse pela pessoa/ser humano;
- Elucidar conflitos e questões;
- Estabelecer parâmetros de pesquisa;
- Agendar atendimentos;
- Formar especialistas da área;
- Manter sigilo profissional;
- Orientar mudança de comportamento;
- Participar de comissões técnicas;
- Elaborar diagnósticos;
- Demonstrar habilidade de questionar;
- Organizar dados;
- Convocar pessoas;
- Padronizar testes;
- Investigar o comportamento individual, grupal e institucional;
- Acompanhar impactos de intervenções;
- Identificar recursos da comunidade;
- Recrutar recursos humanos;
- Apresentar estudos de caso;
- Prestar consultoria/assessoria;
- Mediar conflitos;
- Demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- Investigar o psiquismo humano;
- Realizar orientação vocacional;
- Organizar prontuários;
- Trabalhar em equipe;
- Participar de conselhos municipais, estaduais e federais;
- Distribuir tarefas a equipe;
- Estudar casos;
- Coletar dados;
- Organizar eventos;
- Elaborar manuais;
- Entrevistar pessoas;
- Promover desenvolvimento da percepção interna - insight;
- Demonstrar capacidade de manter imparcialidade;
- Respeitar os limites de atuação;
- Propor intervenções;
- Definir problema e objetivos;
- Realizar acompanhamento terapêutico;
- Facilitar grupos;
- Coordenar grupos de estudo;
- Realizar encaminhamento;
- Respeitar valores e crenças dos clientes;
- Interpretar conflitos e questões;
- Trabalhar a dinâmica da equipe;
- Construir instrumentos de pesquisa;
- Publicar artigos, ensaios, livros cientifícos e notas técnicas;
- Fornecer subsídios a elaboração de legislação;
- Preencher formulários e cadastro;
- Acompanhar a evolução do caso;
- Acompanhar resultados de projetos;
- Definir metodologias de ação;
- Promover desenvolvimento das relações interpessoais;
- Demonstrar capacidade de observação;
- Ministrar aulas, cursos e palestras;
- Dar devolutiva;
- Prover suporte emocional;
- Participar de reuniões científicas - congressos, seminários e simpósios;
- Observar pessoas e situações;
- Analisar dados;
- Planejar as atividades da equipe;
- Aplicar instrumentos e métodos de avaliação;
- Elaborar pareceres, laudos e perícias;
- Propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta;
- Desenvolver processos de recrutamento e seleção;
Profissões da Família Ocupacional
- Psicólogo do Trabalho
- Psicólogo Escolar
- Psicólogo Criminal
- Psicólogo do Esporte
- Psicólogo do Transito
- Psicólogo Jurídico
- Psicólogo Organizacional
- Psicanalista
- Psicólogo Acupunturista
- Psicólogo Clinico
Divisões de categorias profissionais do CBO 2515-40
CBO 2515-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de psicólogo do trabalho que pertence ao grupo dos psicólogos e psicanalistas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências sociais e humanas
-
-
- Cientistas sociais, psicólogos
-
-
-
-
- Psicólogos e psicanalistas
-
-