CBO 2515-40 - Psicólogos e psicanalistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2515-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de psicólogos e psicanalistas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Psicólogos e psicanalistas CBO 2515-40 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2515-40
- Profissionais das ciências e das artes.
- Psicólogos e psicanalistas.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
Funções
desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas, avaliar comportamentos psíquicos, analisar - tratar indivíduos, grupos e instituições, orientar indivíduos, grupos e instituições, coordenar equipes e atividades, educar indivíduos, grupos e instituições, participar de atividades para divulgação profissional, acompanhar indivíduos, grupos e instituições, demonstrar competências pessoais, realizar tarefas administrativas.
Atividades
acompanhar impactos de intervenções, propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, promover desenvolvimento da percepção interna - insight, participar de plantão técnico, participar de palestras, debates e entrevistas, apresentar estudos de caso, definir problema e objetivos, facilitar grupos, visitar instituições e equipamentos sociais, informar sobre desenvolvimento do psiquismo humano, estabelecer parâmetros de pesquisa, estudar casos, analisar resultados de instrumentos de avaliação, elaborar pareceres, laudos e perícias, dar devolutiva, escolher o instrumento de avaliação, elaborar diagnósticos, fornecer subsídios a elaboração de legislação, acompanhar a evolução da intervenção, agendar atendimentos, realizar encaminhamento, elaborar projetos, demonstrar habilidade de questionar, respeitar valores e crenças dos clientes, realizar orientação vocacional, triar casos, participar de conselhos municipais, estaduais e federais, investigar pessoas, situações e problemas, avaliar propostas e projetos, elucidar conflitos e questões, acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização, avaliar a execução das ações, sistematizar informações, propor intervenções, organizar dados, publicar artigos, ensaios, livros cientifícos e notas técnicas, coletar dados, promover desenvolvimento das relações interpessoais, investigar o psiquismo humano, recrutar recursos humanos, auxiliar na formulação de políticas públicas, orientar mudança de comportamento, interpretar conflitos e questões, trabalhar em equipe, ouvir ativamente - saber ouvir, investigar o comportamento individual, grupal e institucional, elaborar instrumentos de avaliação administrativa, coordenar reuniões, respeitar os limites de atuação, organizar prontuários, elaborar manuais, trabalhar a dinâmica da equipe, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, padronizar testes, observar pessoas e situações, demonstrar capacidade de manter imparcialidade, fornecer subsídios a estratégias e políticas organizacionais, planejar as atividades da equipe, definir metodologias de ação, supervisionar estagiários da área e áreas afins, fazer levantamentos estatísticos, demonstrar capacidade de observação, propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta, providenciar aquisição de material técnico, desenvolver cursos para grupos específicos, propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais - setting terapêutico, orientar sobre plano de carreira, programar atividades, participar de reuniões científicas - congressos, seminários e simpósios, supervisionar profissionais da área e áreas afins, desenvolver processos de recrutamento e seleção, distribuir tarefas a equipe, mensurar resultados de instrumentos de avaliação, analisar dados, identificar recursos da comunidade, construir instrumentos de pesquisa, selecionar recursos humanos, demonstrar interesse pela pessoa/ser humano, mediar conflitos, prestar consultoria/assessoria, acompanhar resultados de projetos, realizar acompanhamento terapêutico, organizar eventos, aplicar instrumentos e métodos de avaliação, convocar pessoas, levantar dados pertinentes, avaliar resultados, capacitar profissionais, participar de comissões técnicas, participar de entidades de classe, manter sigilo profissional, elaborar processo de alta, prover suporte emocional, aconselhar pessoas, grupos e famílias, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, entrevistar pessoas, formar especialistas da área, preencher formulários e cadastro, coordenar grupos de estudo, pesquisar bibliografia, ministrar aulas, cursos e palestras, acompanhar a evolução do caso.