Psicólogo Jurídico - Salário, piso salarial, o que faz e mercado de trabalho

CBO: 2515-25

O que faz um Psicólogo Jurídico

Profissionais no cargo de Psicólogo Jurídico estudam, pesquisam e avaliam o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação, diagnosticam e avaliam distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura, investigam os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes, desenvolvem pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenam equipes e atividades de área e afins.

Condições de trabalho

Psicólogos e psicanalistas os cargos dessa família CBO atuam, principalmente, em atividades ligadas a saúde, serviços sociais e pessoais e educação. Podem trabalhar como autônomos e/ou com carteira assinada, individualmente ou em equipes. É comum os psicólogos clínico, hospitalar, social e neuropsicólogos trabalharem com supervisão. Têm como local de trabalho ambientes fechados ou, no caso dos neuropsicólogos e psicólogos jurídicos, pode ser a céu aberto. Os psicólogos clínicos, sociais e os psicanalistas, eventualmente, trabalham em horários irregulares. Alguns deles trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos, confinados (psicólogos clínicos e sociais) e expostos a radiação (neuropsicólogo) e ruídos intensos. A ocupação psicanalista não é uma especialização, é uma formação, que segue princípios, processos e procedimentos definidos pelas instituições reconhecidas internacionalmente, podendo o psicanalista ter diferentes formações como: psicólogo, psiquiatra, médico, filósofo etc.

Exigências do mercado de trabalho para Psicólogo Jurídico

Para os trabalhadores dessa família é exigido o nível superior completo e experiência profissional que varia segundo a formação. Para os psicólogos, de um modo geral, pede-se de um a quatro anos, como é o caso do psicólogo clínico. Para o psicanalista é necessário, no mínimo, cinco anos de experiência. Os cursos de qualificação também variam de cursos básicos de duzentas a quatrocentas horas- aula, como no caso do psicólogo hospitalar, mais de quatrocentas horas-aula para os psicólogos jurídicos, psicanalistas e neuropsicólogos, até cursos de especialização para os psicólogos clínicos e sociais. A formação desses profissionais é um conjunto de atividades desenvolvidas por eles, mas os procedimentos são diferentes quanto a aspectos formais relacionados às instituições que os formam.

Funções do cargo de Psicólogo Jurídico

  1. padronizar testes;
  2. tornar consciente o inconsciente;
  3. interpretar conflitos e questões;
  4. elaborar pareceres, laudos e perícias;
  5. participar de plantão técnico;
  6. participar de comissões técnicas;
  7. acompanhar impactos de intervenções;
  8. ouvir ativamente (saber ouvir);
  9. demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
  10. elaborar instrumentos de avaliação administrativa;
  11. acompanhar a evolução do caso;
  12. propor intervenções;
  13. respeitar valores e crenças dos clientes;
  14. propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta;
  15. ministrar aulas, cursos e palestras;
  16. triar casos;
  17. avaliar a execução das ações;
  18. organizar eventos;
  19. convocar pessoas;
  20. participar de reuniões científicas (congressos, seminários e simpósios);
  21. organizar prontuários;
  22. apresentar estudos de caso;
  23. ver mais...

Quanto ganha um Psicólogo Jurídico

De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Psicólogo Jurídico CBO 251525 no período de Dezembro de 2022 a Dezembro de 2023.

Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Psicólogo Jurídico.

Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.