CBO 2515-05 - Psicólogo educacional

Entenda o que fazem os psicólogos e psicanalistas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Psicólogo educacional e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Psicólogo educacional

O Psicólogo Educacional estuda, avalia e intervém no comportamento humano em contexto de educação, visando o desenvolvimento dos alunos e o aperfeiçoamento do desempenho de professores e demais agentes do processo escolar. Colabora com equipe técnico-pedagógica no desenvolvimento e na implementação de projeto pedagógico e procedimentos educacionais. Propõe, aos professores, aplicação de conhecimentos de desenvolvimento emocional, cognitivo e social para melhoria do rendimento escolar dos alunos. Busca promover a qualidade de vida da comunidade escolar, propiciando o acesso à atenção psicossocial, participando da promoção da saúde mental, e enfrentando preconceitos e violência na escola ou em outros espaços de educação. Desenvolve pesquisa na área da psicologia educacional. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 2515-05

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Planeja sua atuação na área educacional, realizando levantamento e análise de informações - como resultados de testes de desempenho dos alunos, problemas levantados junto à equipe escolar sobre a escola ou outro espaço educacional, situação socioeconômica das famílias dos alunos, entre outras -, para estabelecer estratégias de ação e definir intervenções psicológicas a serem implementadas.

Colabora com equipe técnico-pedagógica no desenvolvimento e na implementação de projeto pedagógico e procedimentos educacionais. Fornece subsídios para a formulação de planos escolares, utilizando métodos, técnicas e instrumentos da psicologia educacional.

Propõe intervenções psicológicas em processos de ensino-aprendizagem - de acordo com características de professores e alunos -, aplicando conhecimentos de desenvolvimento emocional, cognitivo e social, para contribuir na melhoria do rendimento escolar dos alunos.

Contribui com a promoção dos processos de aprendizagem, buscando, de forma articulada com outros profissionais, garantir o direito à inclusão escolar de todas as crianças e de todos os adolescentes.

Promove, por meio de atividades específicas, o desenvolvimento afetivo dos alunos, considerando as relações interpessoais no âmbito da instituição de ensino, da família e da comunidade.

Elabora, de forma articulada com professores e equipe técnico-pedagógica, procedimentos educacionais adequados à individualidade de alunos. Discute orientações a serem compartilhadas com alunos a respeito de temas relevantes, como “bullying”, drogas e relacionamento familiar.

Pode articular-se com professores de educação física para a elaboração de programas de desenvolvimento de habilidades psicomotoras e sensoriais, por faixa de idade do alunado.

Oferece programas de orientação e de escolha profissional.

Realiza acompanhamento de alunos, monitorando a evolução dos casos e os impactos das intervenções realizadas. Analisa resultados de projetos educacionais desenvolvidos junto com outros profissionais.

Analisa situações e problemas de ensino expostos pela equipe docente, propondo desenvolvimento de técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais, programas de desenvolvimento de habilidades sociais, entre outras soluções. Interpreta, faz mediação e soluciona conflitos. Propõe intervenções, informando sobre desenvolvimento psicológico e orientando mudanças de comportamento.

Busca promover a qualidade de vida da comunidade escolar (alunos, professores e outros profissionais que atuam na escola, e pais ou responsáveis pelos alunos), a partir do conhecimento psicológico. Participa da promoção da saúde mental da comunidade escolar. Atua em equipe multidisciplinar para propiciar, aos integrantes da comunidade escolar, o acesso à atenção psicossocial. Participa nas ações e nos projetos de enfrentamento dos preconceitos e da violência na escola ou em outros espaços de educação, orientando as equipes escolares na realização de ações que auxiliem na integração de família, alunado e escola.

Atua de forma articulada com profissionais de serviço social e de saúde para identificar e relatar, às autoridades competentes, casos de negligência no cuidado de criança ou abuso infantil.

Orienta sobre programas de saúde pública, realizando encaminhamentos necessários.

Pode prestar consultoria e assessoria. Elabora pareceres técnicos.

Mantém-se atualizado em sua área de atuação, acompanhando inovações e novas tecnologias adotadas.

Promove a educação de indivíduos e grupos, ministrando aulas e proferindo palestras. Avalia os resultados do projeto educativo. Supervisiona estagiários. Coordena grupos de estudo para a formação de especialistas na área.

Desenvolve pesquisa na área da psicologia educacional. Prepara projeto de pesquisa, definindo o problema e os objetivos. Executa a pesquisa, analisa resultados e elabora conclusões. Pode apresentar informações sobre a pesquisa realizada em artigos, congressos, seminários e simpósios.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE: ECOLOGIA, BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INTERVENÇÃO HUMANA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITOS ESPECIAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) DIREITOS DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) RELAÇÕES DE DESIGUALDADE, DE OPRESSÃO E/OU DE EXPLORAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS, DE CLASSE, DE GÊNERO E DE ORIENTAÇÃO SEXUAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) TERRITÓRIOS, SOCIODIVERSIDADE E MULTICULTURALISMO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA CONSTRUÇÃO E VALIDADE DE TESTES, ESCALAS E OUTRAS MEDIDAS PSICOLÓGICAS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA HISTÓRIA, TEORIAS E SISTEMAS EM PSICOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA METODOLOGIA, INSTRUMENTAÇÃO E EQUIPAMENTO EM PSICOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO ESTATÍSTICO, MATEMÁTICO E COMPUTACIONAL EM PSICOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA) PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA EXPERIMENTAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ESTADOS SUBJETIVOS E EMOÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA EXPERIMENTAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROCESSOS COGNITIVOS E ATENCIONAIS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA EXPERIMENTAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMÓRIA E MOTIVAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA EXPERIMENTAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROCESSOS PERCEPTUAIS E MOTORES 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA EXPERIMENTAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA EXPERIMENTAL) ANÁLISE DA PERCEPÇÃO, DA EXPRESSÃO VERBAL E GRÁFICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA FISIOLÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROCESSOS PSICO-FISIOLÓGICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA FISIOLÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOBIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA FISIOLÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA FISIOLÓGICA) PSICOPATOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PAPÉIS E ESTRUTURAS SOCIAIS, INDIVÍDUO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) IMPLICAÇÕES DA AFETIVIDADE E RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO CONTEXTO ESCOLAR 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) INTELIGÊNCIA SOCIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA COGNITIVA) ASPECTOS GERAIS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA COGNITIVA) COGNIÇÃO, NEUROPLASTICIDADE E APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA COGNITIVA) PSICOMOTRICIDADE E DESENVOLVIMENTO MOTOR 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA COGNITIVA) TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO, ALTAS HABILIDADES, SUPERDOTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS, DESENVOLVIMENTO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) AFETIVIDADE E INTELIGÊNCIA: A ÓTICA PIAGETIANA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA ANALÍTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADÊMICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TREINAMENTO DE PESSOAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) BASES HISTÓRICAS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) BASES TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI PARA A PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA E A EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO ESCOLAR 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) PROBLEMAS E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) PROJETOS DE INCLUSÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA DESVIOS DA CONDUTA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA DISTÚRBIOS PSICOSSOMÁTICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROGRAMAS DE ATENDIMENTO COMUNITÁRIO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA 3 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 3 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) ESCUTA, ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO EM PSICOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) FUNDAMENTOS DAS TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO: PSICANÁLISE, ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA-EXISTENCIAL, TERAPIAS COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS, OUTRAS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA 3 3 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) NEUROPSICOLOGIA 3 3 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA 2 3 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PROCESSOS CLÍNICOS EM PSICOLOGIA: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES 2 3 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA 3 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES 3 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PROCESSOS EDUCATIVOS: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA 2 3 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PSICOFARMACOLOGIA 2 3 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA 3 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) SUPERVISÃO DE ESTÁGIOS EM PSICOLOGIA 3 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ALFABETIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E EJA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) CONFLITOS E DESAFIOS DO CONTEXTO DA ESCOLA 4 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ENSINO A DISTÂNCIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PERFIL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO VOCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE ADULTOS 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) REDAÇÃO E ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS: TEXTO CIENTÍFICO, ARTIGOS, PARECER, LAUDOS, PROCEDIMENTOS, MANUAIS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LÍNGUA INGLESA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 2
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 2

Condições de Trabalho

Psicólogos e psicanalistas os cargos dessa família CBO atuam, principalmente, em atividades ligadas a saúde, serviços sociais e pessoais e educação. Podem trabalhar como autônomos e/ou com carteira assinada, individualmente ou em equipes. É comum os psicólogos clínico, hospitalar, social e neuropsicólogos trabalharem com supervisão. Têm como local de trabalho ambientes fechados ou, no caso dos neuropsicólogos e psicólogos jurídicos, pode ser a céu aberto. Os psicólogos clínicos, sociais e os psicanalistas, eventualmente, trabalham em horários irregulares. Alguns deles trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos, confinados (psicólogos clínicos e sociais) e expostos a radiação (neuropsicólogo) e ruídos intensos. A ocupação psicanalista não é uma especialização, é uma formação, que segue princípios, processos e procedimentos definidos pelas instituições reconhecidas internacionalmente, podendo o psicanalista ter diferentes formações como: psicólogo, psiquiatra, médico, filósofo etc.

Exigências do mercado de trabalho

Para os trabalhadores dessa família é exigido o nível superior completo e experiência profissional que varia segundo a formação. Para os psicólogos, de um modo geral, pede-se de um a quatro anos, como é o caso do psicólogo clínico. Para o psicanalista é necessário, no mínimo, cinco anos de experiência. Os cursos de qualificação também variam de cursos básicos de duzentas a quatrocentas horas- aula, como no caso do psicólogo hospitalar, mais de quatrocentas horas-aula para os psicólogos jurídicos, psicanalistas e neuropsicólogos, até cursos de especialização para os psicólogos clínicos e sociais. A formação desses profissionais é um conjunto de atividades desenvolvidas por eles, mas os procedimentos são diferentes quanto a aspectos formais relacionados às instituições que os formam.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Educar indivíduos, grupos e instituições;
  • Orientar indivíduos, grupos e instituições;
  • Coordenar equipes e atividades;
  • Desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Acompanhar indivíduos, grupos e instituições;
  • Analisar - tratar indivíduos, grupos e instituições;
  • Avaliar comportamentos psíquicos;
  • Participar de atividades para divulgação profissional;
  • Realizar tarefas administrativas;
  • Investigar o psiquismo humano;
  • Participar de reuniões científicas - congressos, seminários e simpósios;
  • Participar de comissões técnicas;
  • Preencher formulários e cadastro;
  • Realizar acompanhamento terapêutico;
  • Apresentar estudos de caso;
  • Propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta;
  • Propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais - setting terapêutico;
  • Providenciar aquisição de material técnico;
  • Prestar consultoria/assessoria;
  • Informar sobre desenvolvimento do psiquismo humano;
  • Trabalhar a dinâmica da equipe;
  • Escolher o instrumento de avaliação;
  • Acompanhar resultados de projetos;
  • Respeitar os limites de atuação;
  • Orientar sobre programas de saúde pública;
  • Elaborar projetos;
  • Realizar trabalhos de estimulação - psicomotora, psicológica, neuropsicológica e energética;
  • Avaliar resultados;
  • Avaliar propostas e projetos;
  • Interpretar conflitos e questões;
  • Aconselhar pessoas, grupos e famílias;
  • Facilitar grupos;
  • Elaborar diagnósticos;
  • Distribuir tarefas a equipe;
  • Prover suporte emocional;
  • Triar casos;
  • Fazer levantamentos estatísticos;
  • Promover desenvolvimento da percepção interna - insight;
  • Acompanhar impactos de intervenções;
  • Ouvir ativamente - saber ouvir;
  • Pesquisar bibliografia;
  • Auxiliar na formulação de políticas públicas;
  • Entrevistar pessoas;
  • Participar de conselhos municipais, estaduais e federais;
  • Demonstrar interesse pela pessoa/ser humano;
  • Organizar dados;
  • Estudar casos;
  • Propor intervenções;
  • Mediar conflitos;
  • Publicar artigos, ensaios, livros cientifícos e notas técnicas;
  • Realizar encaminhamento;
  • Promover desenvolvimento das relações interpessoais;
  • Visitar instituições e equipamentos sociais;
  • Identificar recursos da comunidade;
  • Organizar eventos;
  • Sistematizar informações;
  • Demonstrar habilidade de questionar;
  • Demonstrar capacidade de manter imparcialidade;
  • Ministrar aulas, cursos e palestras;
  • Demonstrar capacidade de observação;
  • Manter sigilo profissional;
  • Orientar mudança de comportamento;
  • Levantar dados pertinentes;
  • Convocar pessoas;
  • Elaborar pareceres, laudos e perícias;
  • Investigar o comportamento individual, grupal e institucional;
  • Observar pessoas e situações;
  • Coordenar reuniões;
  • Acompanhar plantões de visita do tribunal de justiça;
  • Investigar pessoas, situações e problemas;
  • Elucidar conflitos e questões;
  • Propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos;
  • Definir problema e objetivos;
  • Coordenar grupos de estudo;
  • Analisar resultados de instrumentos de avaliação;
  • Coletar dados;
  • Visitar domicílios;
  • Acompanhar a evolução do caso;
  • Supervisionar estagiários da área e áreas afins;
  • Construir instrumentos de pesquisa;
  • Desenvolver cursos para grupos específicos;
  • Reabilitar aspectos psicomotores;
  • Aplicar instrumentos e métodos de avaliação;
  • Definir metodologias de ação;
  • Participar de entidades de classe;
  • Fornecer subsídios a elaboração de legislação;
  • Avaliar a execução das ações;
  • Mensurar resultados de instrumentos de avaliação;
  • Elaborar instrumentos de avaliação administrativa;
  • Capacitar profissionais;
  • Desenvolver projetos educativos;
  • Participar de palestras, debates e entrevistas;
  • Planejar as atividades da equipe;
  • Analisar dados;
  • Respeitar valores e crenças dos clientes;
  • Programar atividades;
  • Reabilitar aspectos cognitivos;
  • Fornecer subsídios a estratégias e políticas organizacionais;
  • Padronizar testes;
  • Estabelecer parâmetros de pesquisa;
  • Supervisionar profissionais da área e áreas afins;
  • Acompanhar egressos de tratamento;
  • Trabalhar em equipe;
  • Acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização;
  • Acompanhar a evolução da intervenção;
  • Dar devolutiva;
  • Formar especialistas da área;
  • Agendar atendimentos;
  • Demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
  • Elaborar processo de alta;
  • Demonstrar capacidade de raciocínio abstrato;
  • Organizar prontuários;
  • Elaborar manuais;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 2515-05

CBO 2515-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de psicólogo educacional que pertence ao grupo dos psicólogos e psicanalistas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Cientistas sociais, psicólogos
        • Psicólogos e psicanalistas