CBO 2515-05 - Psicólogo educacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos psicólogos e psicanalistas
O profissional no cargo de Psicólogo educacional CBO 2515-05 Estuda, avalia e intervém no comportamento humano no contexto da educação visando o desenvolvimento dos alunos, professores e demais agentes do processo escolar, a melhoria da adaptação dos indivíduos e a promoção do bem-estar e da excelência acadêmica Realiza intervenções em relação às necessidades educacionais dos alunos, aconselhamento profissional e vocacional, ações preventivas, formação e aconselhamento familiar e intervenções socioeducativas.
Orienta estudantes e professores sobre temas relevantes como bullying, drogas e relacionamento familiar Diagnostica e avalia distúrbios emocionais e de adaptação social, necessidades especiais na aprendizagem e no rendimento escolar Elucida conflitos e questões relacionadas ao processo educacional, investigando os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal.
Pode realizar pesquisas na área da psicologia educacional
CBO 2515-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de psicólogos e psicanalistas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Psicólogo educacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Psicólogos e psicanalistas CBO 2515-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2515-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Psicólogos e psicanalistas.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Psicólogo educacional
O Psicólogo educacional CBO 2515-05 registra resultados de testes de desempenho dos alunos, informações obtidas com a equipe escolar e com a família, para estudar, elaborar e implementar estratégias e intervenções, bem como avaliar a necessidade de atendimentos especiais a alunos e membros da equipe escolar Encaminha alunos para atendimento médico especializado, quando for o caso.
Desenvolve planos e programas para atendimento de alunos especiais.
Relata, às autoridades competentes, casos de abuso, negligência ou abuso infantil Articula-se com o professor de educação física para a elaboração de programas de desenvolvimento de habilidades psicomotoras e sensoriais, por faixa de idade do alunado.
Avalia comportamentos psicológicos no contexto educacional, fazendo a triagem dos casos, entrevistando pessoas, coletando dados, observando pessoas e situações Elabora diagnósticos e realiza devolutiva dos casos, mantendo sigilo profissional.
Investiga pessoas, situações e problemas, selecionando e aplicando instrumentos e métodos de avaliação, mensurando, analisando e registrando resultados.
Analisa indivíduos, grupos da equipe escolar, disponibilizando espaço para acolhimento, provendo suporte emocional, proporcionando criação de vínculo aluno-psicólogo, interpretando, mediando e elucidando conflitos e questões Promove o desenvolvimento das relações interpessoais e da percepção interna (insight).
Realiza trabalhos de estimulação (psicomotora, psicológica e neuropsicológica), reabilitando aspectos cognitivos e psicomotores.
Orienta indivíduos, grupos da equipe escolar, propondo intervenções, informando sobre desenvolvimento psicológico, orientando mudanças de comportamento, aconselhando pessoas, grupos e famílias, realizando orientação vocacional Orienta sobre programas de saúde pública, realizando encaminhamentos necessários Realiza acompanhamento de alunos, acompanhando a evolução dos casos e os impactos das intervenções realizadas, acompanhando resultados de projetos educacionais, visitando domicílios, instituições e equipamentos sociais.
Promove a educação de indivíduos e grupos, ministrando aulas, cursos e palestras, estudando e apresentando estudos de caso, providenciando recursos para desenvolver aspectos cognitivos e avaliar resultados de projetos educativos Supervisiona estagiários da área da psicologia educacional e áreas afins Coordena grupos de estudo para a formação de especialistas na área, capacitando profissionais e desenvolvendo cursos para grupos específicos.
Desenvolve pesquisas experimentais e teóricas na área da psicologia educacional Elabora projeto de pesquisa, definindo o problema e os objetivos, pesquisando bibliografia, definindo metodologias, estabelecendo parâmetros e instrumentos de pesquisa e providenciando os termos de consentimento livre e esclarecido.
Padroniza testes, coleta, organiza e analisa dados Elabora conclusões e organiza a memória documental da pesquisa Coordena equipes e atividades, planejando e programando as atividades, distribuindo tarefas, coordenando reuniões, organizando eventos, providenciando recursos necessários, avaliando propostas e projetos, avaliando a execução das ações.
Pode prestar consultoria e assessoria Participa de atividades de divulgação, palestras, debates, entrevistas, congressos, seminários e simpósios Publica artigos, ensaios, livros científicos e notas técnicas.
Pode participar de comissões técnicas, conselhos municipais, estaduais e federais, entidades de classe, fornecendo subsídios a estratégias e políticas organizacionais e subsídios à elaboração de legislação pertinente Realiza tarefas administrativas, agendando atendimentos, preenchendo formulários e cadastro, organizando prontuários, sistematizando informações, elaborando instrumentos de avaliação administrativa, fazendo levantamentos estatísticos, elaborando pareceres, laudos e perícias, providenciando aquisição de material técnico necessário às atividades.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2515-05 deve demonstrar competências pessoais, coordenar equipes e atividades, acompanhar indivíduos, grupos e instituições, orientar indivíduos, grupos e instituições, educar indivíduos, grupos e instituições, analisar - tratar indivíduos, grupos e instituições, avaliar comportamentos psíquicos, realizar tarefas administrativas, desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas, participar de atividades para divulgação profissional.
Condições de trabalho dessas profissões
Psicólogos e psicanalistas os cargos dessa família CBO atuam, principalmente, em atividades ligadas a saúde, serviços sociais e pessoais e educação. Podem trabalhar como autônomos e/ou com carteira assinada, individualmente ou em equipes. É comum os psicólogos clínico, hospitalar, social e neuropsicólogos trabalharem com supervisão. Têm como local de trabalho ambientes fechados ou, no caso dos neuropsicólogos e psicólogos jurídicos, pode ser a céu aberto. Os psicólogos clínicos, sociais e os psicanalistas, eventualmente, trabalham em horários irregulares. Alguns deles trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos, confinados (psicólogos clínicos e sociais) e expostos a radiação (neuropsicólogo) e ruídos intensos. A ocupação psicanalista não é uma especialização, é uma formação, que segue princípios, processos e procedimentos definidos pelas instituições reconhecidas internacionalmente, podendo o psicanalista ter diferentes formações como: psicólogo, psiquiatra, médico, filósofo etc.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2515-05
Para os trabalhadores dessa família é exigido o nível superior completo e experiência profissional que varia segundo a formação. Para os psicólogos, de um modo geral, pede-se de um a quatro anos, como é o caso do psicólogo clínico. Para o psicanalista é necessário, no mínimo, cinco anos de experiência. Os cursos de qualificação também variam de cursos básicos de duzentas a quatrocentas horas- aula, como no caso do psicólogo hospitalar, mais de quatrocentas horas-aula para os psicólogos jurídicos, psicanalistas e neuropsicólogos, até cursos de especialização para os psicólogos clínicos e sociais. A formação desses profissionais é um conjunto de atividades desenvolvidas por eles, mas os procedimentos são diferentes quanto a aspectos formais relacionados às instituições que os formam.
Atividades exercidas por um Psicólogo educacional CBO 2515-05
Um Psicólogo educacional (ou sinônimo) deve interpretar conflitos e questões, acompanhar plantões de visita do tribunal de justiça, elaborar processo de alta, demonstrar capacidade de manter imparcialidade, participar de conselhos municipais, estaduais e federais, planejar as atividades da equipe, desenvolver projetos educativos, propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, prestar consultoria/assessoria, propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais - setting terapêutico, demonstrar habilidade de questionar, avaliar resultados, convocar pessoas, construir instrumentos de pesquisa, formar especialistas da área, estudar casos, entrevistar pessoas, avaliar propostas e projetos, acompanhar a evolução da intervenção, visitar domicílios, fazer levantamentos estatísticos, respeitar valores e crenças dos clientes, prover suporte emocional, pesquisar bibliografia, organizar dados, participar de palestras, debates e entrevistas, orientar sobre programas de saúde pública, investigar o psiquismo humano, realizar acompanhamento terapêutico, ministrar aulas, cursos e palestras, capacitar profissionais, estabelecer parâmetros de pesquisa, triar casos, facilitar grupos, propor intervenções, preencher formulários e cadastro, supervisionar estagiários da área e áreas afins, definir metodologias de ação, informar sobre desenvolvimento do psiquismo humano, analisar resultados de instrumentos de avaliação, investigar pessoas, situações e problemas, supervisionar profissionais da área e áreas afins, organizar eventos, participar de entidades de classe, coordenar grupos de estudo, manter sigilo profissional, acompanhar impactos de intervenções, acompanhar a evolução do caso, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, providenciar aquisição de material técnico, coordenar reuniões, coletar dados, organizar prontuários, demonstrar capacidade de observação, auxiliar na formulação de políticas públicas, analisar dados, promover desenvolvimento da percepção interna - insight, definir problema e objetivos, respeitar os limites de atuação, mediar conflitos, fornecer subsídios a elaboração de legislação, participar de comissões técnicas, visitar instituições e equipamentos sociais, acompanhar resultados de projetos, programar atividades, trabalhar a dinâmica da equipe, publicar artigos, ensaios, livros cientifícos e notas técnicas, realizar trabalhos de estimulação - psicomotora, psicológica, neuropsicológica e energética, elaborar diagnósticos, dar devolutiva, acompanhar egressos de tratamento, demonstrar interesse pela pessoa/ser humano, promover desenvolvimento das relações interpessoais, identificar recursos da comunidade, ouvir ativamente - saber ouvir, avaliar a execução das ações, propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta, elaborar manuais, padronizar testes, sistematizar informações, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização, aplicar instrumentos e métodos de avaliação, reabilitar aspectos psicomotores, elaborar instrumentos de avaliação administrativa, observar pessoas e situações, investigar o comportamento individual, grupal e institucional, aconselhar pessoas, grupos e famílias, levantar dados pertinentes, participar de reuniões científicas - congressos, seminários e simpósios, trabalhar em equipe, distribuir tarefas a equipe, desenvolver cursos para grupos específicos, reabilitar aspectos cognitivos, apresentar estudos de caso, elaborar pareceres, laudos e perícias, elaborar projetos, elucidar conflitos e questões, mensurar resultados de instrumentos de avaliação, fornecer subsídios a estratégias e políticas organizacionais, agendar atendimentos, orientar mudança de comportamento, escolher o instrumento de avaliação, realizar encaminhamento.