CBO 2241-05 - Avaliador físico
Entenda o que fazem os profissionais da educação física no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Avaliador físico e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Avaliador físico
Realiza diagnósticos, avaliando o condicionamento físico, os componentes funcionais e morfológicos e a execução técnica de movimentos, para orientar e reabilitar o condicionamento e o rendimento físico, técnico e artístico. Classifica as pessoas a serem avaliadas segundo características e dados biossociais. Efetua avaliação cineantropométrica, biomecânica, motora, funcional, psicofisiológica e de composição corporal, em laboratórios ou no campo prático de intervenção. Atua em equipe multidisciplinar. Realiza assessoria em programas de atividades físicas e desportivas. Supervisiona equipe de apoio. Mantém-se atualizado na sua área de atuação. Elabora documentação técnica. Atua com ética profissional. Cumpre preceitos de qualidade técnica e normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Analisa os dados de cadastro de cada pessoa a ser atendida. Classifica as pessoas segundo características e dados biossociais.
Recepciona a pessoa e questiona seu propósito para realização da avaliação. Faz entrevista, levantando possíveis problemas de saúde – como doenças hereditárias - e hábitos diários, como alimentação (consumo diário de alimentos e frequência em que são consumidos) e qualidade do sono.
Coleta dados técnicos e físicos. Define testes físicos a serem realizados.
Aplica métodos e técnicas de medidas e avaliação cineantropométrica. Mede o Índice de Massa Corpórea (IMC), para estimar sobrepeso e obesidade. Verifica o Índice Cintura Quadril (ICQ), estabelecendo a gordura localizada na região abdominal e no quadril. Estuda as medidas de tamanhos e proporções corporais, incluindo diâmetros e comprimentos ósseos, estatura, entre outras informações.
Faz avaliação neuromotora, observando a execução de exercícios motores – como flexão – para analisar amplitude dos movimentos, flexibilidade, força e resistência muscular.
Aplica bioimpedância, método de avaliação da constituição corpórea com uso de aparelho que, emitindo uma corrente elétrica, analisa massa adiposa, massa magra, gordura visceral, composição óssea, entre outros itens.
Realiza avaliação biomecânica, analisando a maneira como a pessoa executa o exercício, para indicar quais pontos devem ser modificados a fim de melhorar o desempenho e evitar lesões.
Pode efetuar estudos em psicofisiologia do exercício.
Interpreta e analisa o conjunto de dados coletados para avaliar o condicionamento físico, os componentes funcionais e morfológicos e a execução técnica de movimentos.
Utiliza os resultados da avaliação física para contribuir no desenvolvimento das qualidades físicas e motoras da pessoa avaliada, na reabilitação do condicionamento e do rendimento físico, técnico e artístico, no estabelecimento de prioridades de treinamento, na prescrição de exercícios, e em vários outros condicionantes para consecução do bem-estar, da qualidade de vida, da expressão e estética do movimento, e da prevenção de doenças e de acidentes.
Pode participar em processo de recuperação física, auxiliando na fixação do calendário de atividades.
Pode participar como assistente no desenvolvimento do treinamento físico, utilizando os dados das avaliações executadas.
Atua em equipe multidisciplinar, participando em atividades relacionadas à saúde e às condições físicas das pessoas avaliadas.
Realiza assessoria em programas de atividades físicas e desportivas, contribuindo na análise de execução de movimentos.
Supervisiona equipe de apoio, orientando seus integrantes, avaliando seu desempenho, e promovendo sua capacitação.
Elabora documentação técnica, preenchendo formulários – geralmente em sistemas informatizados – com resultados de avaliação, redigindo relatórios, preparando informes técnicos, entre outros documentos.
Participa de reuniões e ministra cursos e palestras.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando novas técnicas e novos equipamentos utilizados em processos de avaliação física.
Presta apoio no planejamento e no desenvolvimento de pesquisa científica.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (ESTATÍSTICA) FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA PARA AVALIAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) FÍSICA APLICADA À AVALIAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA MÉDICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES E APLICATIVOS ESPECÍFICOS PARA ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO FÍSICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOESTATÍSTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOLOGIA HUMANA E BIOLOGIA TECIDUAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOSSEGURANÇA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA HUMANA E MÉDICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | OUTROS ELEMENTOS (GENÉTICA HUMANA E MÉDICA) GENÉTICA APLICADA À AVALIAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA HUMANA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | CINESIOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) CINEANTROPOMETRIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA E BIOFÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA HUMANA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DO ESFORÇO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DO ESFORÇO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DO ESFORÇO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DO ESFORÇO) EXERCÍCIO E CONDICIONAMENTO FÍSICO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DO ESFORÇO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DO ESFORÇO) FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DO ESFORÇO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DO ESFORÇO) INTERPRETAÇÃO DE ESCALAS DE PERCEPÇÃO DO ESFORÇO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DO ESFORÇO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DO ESFORÇO) RESPOSTAS HEMODINÂMICAS E RESPIRATÓRIAS AO EXERCÍCIO FÍSICO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | METABOLISMO E BIOENERGÉTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOENERGÉTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | METABOLISMO E BIOENERGÉTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | METABOLISMO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOQUÍMICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOQUÍMICA) BIOQUÍMICA | 3 | 3 | 2 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) ERGONOMIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) SAÚDE E CIDADANIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) AFERIÇÃO DE MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) ANÁLISE, AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE CONDICIONAMENTO FÍSICO, DE COMPONENTES FUNCIONAIS E MORFOLÓGICOS, E DE EXECUÇÃO TÉCNICA DE MOVIMENTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) APLICAÇÃO DE TESTES ERGOESPIROMÉTRICOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) APLICAÇÃO DE TESTES NEUROMOTORES | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) AVALIAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) AVALIAÇÃO DE APTIDÃO FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) AVALIAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E LAZER | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) AVALIAÇÃO METABÓLICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) AVALIAÇÃO POSTURAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) BIODINÂMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) DIMENSÕES MORFOFUNCIONAIS E CONHECIMENTO DO CORPO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO DE GLICEMIA E CONCENTRAÇÃO DE LACTATOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) ERGONOMIA EM AVALIAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) FUNDAMENTOS DA GINÁSTICA, DO JOGO, DO ESPORTE, DAS LUTAS E DA DANÇA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) MOTRICIDADE HUMANA E MOVIMENTO HUMANO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS PARA GRUPOS ESPECÍFICOS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) PROTOCOLOS DE TESTES FÍSICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) REGRAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NAS MODALIDADES ESPORTIVAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) TECNOLOGIAS, PROGRAMAS, PROJETOS E MÉTODOS DE GESTÃO NOS CAMPOS DE INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) TREINAMENTO FÍSICO E ESPORTIVO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ADMINISTRAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) BIOÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | TEORIA SOCIOLÓGICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA DA SAÚDE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA DA SAÚDE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | TEORIA ANTROPOLÓGICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | TEORIA ANTROPOLÓGICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) DIMENSÃO COMPORTAMENTAL: CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO HUMANO E APRENDIZAGEM MOTORA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) PSICOLOGIA APLICADA À ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) ELEMENTOS DE PEDAGOGIA E DIDÁTICA: INTERAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | POLÍTICAS PÚBLICAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICAS PÚBLICAS) POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 4 |
Condições de Trabalho
Os profissionais prestam serviços no campo dos exercícios físicos com objetivos educacionais, de saúde e de desempenho esportivo. Podem trabalhar em academias e escolas de esporte, clubes e hotéis, clínicas médicas e fisioterápicas, em atendimentos domiciliares, em órgãos da administração pública direta etc, como empregados com carteira ou como autônomos. Desenvolvem seu trabalho de forma individual, nos mais variados ambientes, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, p.ex.,em posições desconfortáveis por período prolongado, sob pressão, sujeitos a mudanças climáticas e intempéries.Exigências do mercado de trabalho
O exercício das ocupações da família requer formação superior em educação física, com registro no Conselho Regional de Educação Física. No mercado de trabalho, cresce o número de profissionais portadores de cursos de especialização e pós-graduação. O exercício pleno das atividades varia conforme a ocupação, entre um e quatro anos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- coordenar atividade física e esportiva;
- identificar necessidades de intervenção profissional;
- desenvolver treinamento;
- intervir nos processos competitivos;
- planejar ações de intervenção profissional;
- comunicar-se;
- orientar atividade física / práticas corporais e exercício físico;
- demonstrar competências pessoais;
- aplicar exercícios corretivos de natureza técnico e tática;
- indicar atletas para contratação;
- trabalhar em equipe;
- analisar dados físicos e técnicos dos beneficiários/usuários;
- participar de reuniões;
- classificar os beneficiários/usuários segundo características e dados bio-sociais;
- demonstrar capacidade de organização;
- coletar dados estátisticos da competição;
- consultar prontuários/relatórios dos beneficiários/usuários;
- desenvolver capacidades cognitivas;
- participar da elaboração de material didático;
- orientar aspectos comportamentais, sociais, morais e éticos;
- integrar os membros da comissão;
- aplicar atividades recreativas de desenvolvimento técnico, tático e físico;
- controlar o material necessário para o desenvolvimento das atividades;
- desenvolver qualidades físicas e motoras;
- marcar horário e local das atividades;
- implementar treinamento técnico, tático e físico;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar capacidade de inovação;
- selecionar o atleta e o praticante;
- aplicar testes funcionais;
- demonstrar capacidade de motivação;
- verificar o local das atividades;
- determinar os meios e processos das atividades;
- avaliar o potencial dos beneficiários;
- desenvolver treinamento com dados das avaliações realizadas;
- programar treinamento e atividades;
- demonstrar o exercício a ser realizado;
- cadastrar beneficiários/usuários;
- demonstrar controle emocional;
- demonstrar capacidade de escuta;
- ministrar cursos e palestras;
- identificar talentos;
- demonstrar capacidade de estabelecer prioridades;
- desempenhar papel de interlocutor;
- avaliar o comportamento dos atletas na competição;
- verificar a documentação do atleta perante as entidades de administração esportiva;
- adaptar os exercícios às condições e necessidades dos beneficiários/usuários;
- promover eventos;
- desenvolver qualidades técnicas e táticas;
- demonstrar capacidade de empatia;
- orientar sobre as regras desportivas;
- avaliar os resultados da aplicação do planejamento;
- orientar aspectos disciplinares, táticos e técnicos;
- demonstrar capacidade de liderança;
- utilizar gestos e sinais;
- fixar objetivos e metas;
- organizar comissão técnica;
- definir testes físicos;
- coletar dados técnicos e físicos;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2241-05
CBO 2241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de avaliador físico que pertence ao grupo dos profissionais da educação física, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
-
-
- Profissionais da educação física
-
-
-
-
- Profissionais da educação física
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2241-05 - Profissionais da educação física
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 224105 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Profissionais da educação física em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2241-05 | Orientador Fisiocorporal | Goiânia, GO | 42h | 120 | |
2241-05 | Avaliador Físico | Rio de Janeiro | 39h | 1.251 | |
2241-05 | Avaliador Físico | Brasília, DF | 41h | 495 | |
2241-05 | Orientador Fisiocorporal | Niterói, RJ | 40h | 66 | |
2241-05 | Avaliador Físico | Rio de Janeiro, RJ | 39h | 980 | |
2241-05 | Avaliador Físico | Belo Horizonte, MG | 41h | 291 | |
2241-05 | Avaliador Físico | Belém, PA | 37h | 120 | |
2241-05 | Avaliador Físico | Minas Gerais | 38h | 711 | |
2241-05 | Avaliador Físico | Vitoria, ES | 37h | 23 | |
2241-05 | Orientador Fisiocorporal | Rio de Janeiro, RJ | 39h | 980 | |
2241-05 | Avaliador Físico | Brasil | 40h | 9.160 | |
2241-05 | Avaliador Físico | São Paulo, SP | 42h | 2.007 | |
2241-05 | Avaliador Físico | Curitiba, PR | 39h | 262 | |
2241-05 | Orientador Fisiocorporal | Belo Horizonte, MG | 40h | 300 | |
2241-05 | Orientador Fisiocorporal | Fortaleza, CE | 42h | 226 | |
2241-05 | Avaliador Físico | Salvador, BA | 43h | 189 | |
2241-05 | Orientador Fisiocorporal | Curitiba, PR | 39h | 250 | |
2241-05 | Orientador Fisiocorporal | São Paulo, SP | 42h | 2.007 | |
2241-05 | Orientador Fisiocorporal | Brasil | 40h | 9.160 | |
2241-05 | Avaliador Físico | Goiânia, GO | 42h | 122 | |
2241-05 | Avaliador Físico | São Paulo | 41h | 3.549 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |