CBO 1421-15 - Gerentes administrativos, financeiros, de riscos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 1421-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes administrativos, financeiros, de riscos que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Gerente financeiro planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área financeira de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Define processos operacionais na área financeira, aperfeiçoando fluxos de trabalho.

Organiza operações e rotinas financeiras de crédito e cobrança Acompanha execução orçamentária e custos Realiza gestão do capital de giro.

Analisa propostas de investimento Faz uso de sistemas informatizados - de inteligência de negócios, de relacionamento com cliente, entre outros -, promovendo a inserção de tecnologias digitais na área de gestão financeira Realiza controle de qualidade dos serviços financeiros.

Administra pessoal e gerencia recursos materiais Elabora relatórios Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes administrativos, financeiros, de riscos CBO 1421-15 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1421-15

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes administrativos, financeiros, de riscos.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente financeiro

O Gerente financeiro (ou similar) presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Analisa conjuntura, contexto organizacional, informações de clientes – como suas necessidades e reclamações, relatórios gerenciais e demonstrações financeiras, com o intuito de obter subsídios para o processo de planejamento.

Elabora estudos de viabilidade financeira e identifica riscos na área financeira.

Participa da definição de políticas da empresa Planeja atividades da área financeira, estabelecendo diretrizes e definindo processos operacionais.

Participa da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos Estabelece indicadores de desempenho da área financeira, como receitas e despesas brutas, inadimplência, custos fixos e variáveis, retorno sobre capital investido, entre outros.

Elabora o planejamento orçamentário.

Faz o planejamento tributário corporativo Estabelece plano de contingência.

Organiza as atividades das equipes de apoio da área financeira, em empresa pública ou privada, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos e as normas - internas e externas - aplicáveis, com o objetivo de maximizar os resultados.

Define processos operacionais na área financeira, aperfeiçoando fluxos de trabalho Acompanha a execução orçamentária Controla receitas, contas a pagar, conciliação de pagamentos e depósitos bancários, custos, e contas contábeis.

Organiza e controla rotinas tributárias Organiza operações de crédito e cobrança, liberando crédito e monitorando operações de crédito e carteira de títulos de cobrança Controla inadimplência, negocia parcelamento de débitos e organiza processo de cobrança judicial.

Analisa propostas de investimento no mercado de capitais, para permitir a rentabilização de investimentos financeiros corporativos Realiza a gestão do capital de giro, organiza o fluxo de caixa e libera verba para despesas de pequeno vulto.

Valida processos de operações bancárias e efetua pagamentos e repasses para terceiros Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Participa de projetos específicos.

Participa da elaboração de contratos Colabora na negociação de instrumentos financeiros de proteção e de garantias Monitora cumprimento de exigências contratuais.

Participa da avaliação de prestadores de serviços e fornecedores Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Faz uso de sistemas informatizados - de inteligência de negócios, de relacionamento com o cliente, de planejamento de recursos empresariais, entre outros -, promovendo a inserção de tecnologias digitais na área de gestão financeira.

Controla a qualidade do serviço, acompanhando indicadores de desempenho Elabora relatórios Administra a equipe de trabalho da área financeira, identificando necessidade de novas funções, definindo perfil de trabalhadores, e participando do processo de contratação Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Avalia desempenho e promove a capacitação das equipes.

Avalia perfil profissional de acordo com preceitos de “compliance”, para contratação ou promoção Delega competências por níveis de responsabilidade Administra recursos materiais para a área financeira Aprova requisição de materiais e serviços e autoriza sua compra Conduz inventário de bens imobilizados Colabora na orientação e na solução de problemas de usuários internos e externos (contratados, clientes, entre outros) Coordena reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Interage com outras empresas e instituições Participa do processo de implantação de normas de sustentabilidade ambiental, social e de governança.

Funções

O funcionário CBO 1421-15 deve gerenciar equipes, planejar processos administrativos, financeiros, de compliance, de riscos, de proteção de dados pessoais e privacidade e de facilities management, atender cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais, administrar contratos de transferência de riscos, demonstrar competências pessoais, gerir rotinas administrativas e financeiras, gerenciar prestação de serviços terceirizados, administrar recursos materiais, administrar riscos, comunicar-se.

Atividades exercidas por um Gerente financeiro CBO 1421-15

Um Gerente financeiro (ou sinônimo) deve orientar cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais e colaboradores, estabelecer diretrizes administrativas, cadastrar fornecedores, atestar recebimento de materiais e serviços, gerenciar assiduidade e pontualidade, distribuir tarefas, definir processos operacionais, criar canais de comunicação entre chefia e funcionários, sugerir promoção de funcionários, demonstrar proatividade, capacitar equipes, demonstrar capacidade analítica, emitir instruções de serviço, controlar inadimplência, trabalhar com segurança, definir metas do setor, negociar instrumentos financeiros de proteção, identificar necessidades do cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais, estabelecer plano de contingência, demonstrar persuasão, participar da elaboração de contratos, demonstrar capacidade de resolução de problemas, interagir com empresas e instituições, demonstrar capacidade de decisão, delegar competências por níveis de responsabilidade, inventariar imobilizados, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, elaborar relatórios, demonstrar capacidade investigativa, realocar funcionários, revisar documentos, avaliar desempenho de funcionários, criar condições materiais e humanas para o exercício do trabalho, controlar receitas, elaborar estudos de viabilidade financeira, divulgar resultados da equipe, requisitar manutenção de instalações e equipamentos, demonstrar capacidade de comunicação, assegurar cumprimentos de normas internas e externas, atender auditoria interna e externa, controlar contas a pagar, demonstrar capacidade de observação, demonstrar empatia, participar do processo de contratação de funcionários, monitorar cumprimento de exigências contratuais, acompanhar execução orçamentária, participar da avaliação de prestadores de serviços e fornecedores, requisitar instalação de equipamentos, conduzir reuniões e apresentações, monitorar carteira de títulos em cobrança, demonstrar capacidade de antever cenários, monitorar operações de crédito, receber reclamações de cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais, analisar relatórios gerenciais, divulgar metas e objetivos para funcionários, aperfeiçoar fluxo de trabalho, selecionar parceiros e fornecedores, contratar serviços terceirizados, participar de reuniões, aprovar requisição de materiais e serviços, estabelecer critérios de seleção de parceiros, solucionar problemas de cliente e/ou cooperado, decidir sobre desligamento de funcionários, estabelecer estratégias, estabelecer indicadores de desempenho, escalar férias, compensação, folgas e horas extras, trabalhar sob pressão, validar processos de operações bancárias, analisar contexto organizacional, negociar garantias, participar na definição de leiaute, verificar regularidade fiscal de fornecedores, demonstrar flexibilidade, negociar parcelamento de débitos, liberar verba para despesas de pequeno vulto, demonstrar capacidade de imparcialidade e neutralidade, avaliar perfil profissional sob ótica de compliance para contratação ou promoção, determinar perfil de funcionários da área, identificar riscos, controlar contas contábeis, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, contratar seguros, demonstrar capacidade de administrar conflitos, arquivar documentos confidenciais, liberar crédito, verificar idoneidade de clientes, fornecedores e cooperados, identificar necessidade de novas funções, controlar custos, demonstrar visão organizacional global, acompanhar solução de não-conformidades apontadas pela auditoria, demonstrar capacidade de negociação, conduzir processo de implantação de normas de qualidade e/ou de gestão, efetuar pagamentos e repasses para terceiros, autorizar compra de materiais e serviços, traçar plano orçamentário, acompanhar indicadores de desempenho, divulgar código de ética da empresa, participar de projetos específicos, fiscalizar uso ilegal de software, participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos, interagir com demais áreas da empresa, organizar processo de cobrança judicial, participar da definição de políticas da empresa, planejar implantação de normas de qualidade, controlar contratos de fornecedores, demonstrar liderança, analisar contexto conjuntural, estabelecer diretrizes financeiras, demonstrar capacidade de objetividade, controlar conciliação de pagamentos e depósitos bancários.

Cargos e salários CBO 1421-15 - Gerentes administrativos, financeiros, de riscos

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