CBO 1414-10 - Comerciante varejista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

O profissional no cargo de Comerciante varejista CBO 1414-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais varejistas de pequeno, médio e grande portes, em lojas físicas, quiosques, lojas online, feiras, mercados ou shoppings, em que atua como proprietário ou microempreendedor individual Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.

Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações de varejo Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.

Segue normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

CBO 1414-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Comerciante varejista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-10

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes.
      • Gerentes de produção e operações.
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.

O que faz um Comerciante varejista

O Comerciante varejista CBO 1414-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação varejista, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.

Elabora de plano estratégico e de negociação de metas de produção do planejamento tático.

Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira do estabelecimento, controlando custos e potencializando os lucros.

Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial do estabelecimento, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos no plano de negócios.

Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.

Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para o estabelecimento.

Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1414-10 deve estruturar equipes de trabalho, atender aos clientes, assessorar diretoria e setores da empresa, demonstrar competências pessoais, gerir recursos materiais e financeiros, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-10

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.

Atividades exercidas por um Comerciante varejista CBO 1414-10

Um Comerciante varejista (ou sinônimo) deve ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, administrar remanejamentos, avaliar nível de satisfação das equipes, gerir investimentos, transferir numerário para o banco, buscar atualização profissional, divulgar mercadorias e serviços, zelar pela organização do local de trabalho, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, opinar sobre condições e prioridades de projetos, promover programas prevencionistas, definir perfil do consumidor final, planejar racionalização do uso de recursos, realizar reuniões com a equipe, acompanhar rotinas adminstrativas, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, coordenar inventário de mercadorias para balanço, liberar mercadorias para entrega, controlar o cumprimento de normas, prestar assistência social aos funcionários, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, determinar perfis profissionais, prover ações de preservação ambiental, pesquisar a satisfação dos clientes, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, argumentar com convicção - persuasão, atender agentes de fiscalização, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, avaliar desempenho, fazer orçamentos, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, evidenciar equilíbrio emocional, otimizar o espaço físico da loja - modulação, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, gerir compras, gerir estoques, demonstrar motivação, orientar clientes, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, expressar-se gestualmente, entrevistar candidatos, implantar técnicas de vendas, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, cooperar na definição de projetos, administrar horas trabalhadas, horas extras, colaborar na definição de epi e epc, providenciar integração de funcionários, exercitar a autonomia, recomendar promoção de funcionários, gerenciar contratos de serviços, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., administrar conflitos entre funcionários, identificar necessidade de contratação de pessoal, planejar compras e locações, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, propor compra de novos itens, informar funcionários sobre seus desempenhos, autorizar pagamentos e recebimentos, monitorar o andamento de projetos, estabelecer escala de férias e de folgas, providenciar contratação e desligamento de funcionários, operar equipamentos de informática, delegar atribuições, supervisionar os serviços de reparação e consertos, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, definir estratégias de terceirização, averiguar comportamento dos concorrentes, qualificar fornecedores, negociar preços e condições de pagamento, acompanhar a execução orçamentária, gerir custos, remanejar leiaute, exercer liderança, estimular a motivação das equipes, promover funcionários, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, formular incentivos de produtividade, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, participar de reuniões, mediar relação entre funcionário e empresa, examinar currículos, captar recursos, representar a empresa, medir resultados de treinamento, manter apresentação pessoal, inspecionar as condições das mercadorias expostas, elaborar plano de investimentos, expressar-se oralmente, implementar reciclagem de funcionários, agir com dinamismo, resolver reclamações de clientes, elaborar normas e instruções, contratar serviços, apreciar inovações organizacionais, designar equipe para projeto, recepcionar mercadorias, cobrar resultados, instruir subordinados, analisar tendências do mercado.

Cargos e salários CBO 1414-10 - Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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