CBO 1313-20 - Gerente de serviços educacionais da área pública - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais
O profissional no cargo de Gerente de serviços educacionais da área pública CBO 1313-20 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de instituição educacional pública, de ensino básico e ensino técnico profissionalizante e superior, sob a direção de um diretor Planeja atividades educacionais e coordena atividades administrativas e atividades pedagógicas, entre outras ações, visando garantir que o processo de ensino e aprendizagem se desenvolva de acordo com os objetivos propostos.
Interage com a comunidade escolar e com o setor público Participa e interage com os órgãos colegiados da instituição educacional Estabelece sistema de qualidade, avaliando os indicadores, o desenvolvimento profissional dos docentes, as atividades educacionais, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1313-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que pertence ao grupo dos diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de serviços educacionais da área pública, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais CBO 1313-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1313-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais.
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais.
O que faz um Gerente de serviços educacionais da área pública
O Gerente de serviços educacionais da área pública CBO 1313-20 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de trabalho em instituições educacionais públicas, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Planeja atividades educacionais, presenciais e “online”, definindo grade curricular e indicadores de avaliação, adequando cursos à legislação vigente, organizando calendário escolar e horários de cursos, estabelecendo metas financeiras e de matrículas, avaliando a disponibilidade de docentes e de recursos materiais, visando garantir a inter-relação entre os vários setores da instituição educacional.
Aloca professores, recursos audiovisuais e equipamentos.
Coordena atividades administrativas, supervisionando processo de admissão de alunos e registros escolares, assiduidade e pontualidade dos professores, decidindo sobre a realocação de pessoal, aplicando normas disciplinares, a fim de garantir o funcionamento da instituição educacional de acordo com o planejado Coordena atividades pedagógicas, acompanhando o cumprimento do programa educacional, supervisionando equipes técnicas e pedagógicas, integrando ações pedagógicas e administrativas, propondo serviços educacionais, efetivando a aplicação de metodologias de ensino, para garantir que o processo de ensino e aprendizagem esteja de acordo com os objetivos propostos.
Coordena reuniões com corpo docente e funcionários, visando motivar e manter a equipe alinhada aos objetivos da instituição educacional Avalia o desenvolvimento profissional do professor, monitorando seu desempenho, discutindo ações observadas durante o acompanhamento da ação docente, motivando-o a melhorar suas práticas docentes, valorizando as capacidades, feitos e competências por meio de respostas construtivas, entre outras ações.
Analisa indicadores de qualidade, evasão e repetência.
Avalia atividades educacionais, analisando o desempenho do sistema, propondo novas atividades de ensino Interage com a comunidade escolar, organizando atividades de extensão, visando envolver e aproximar a comunidade e as famílias com a escola.
Interage com o setor público, participando de comissões federais, estaduais e municipais de ensino e de reuniões com secretários e coordenadores de ensino.
Participa e interage com os órgãos colegiados da instituição educacional Providencia a organização de treinamentos e palestras sobre primeiros socorros, saúde vocal dos docentes e sobre segurança da população escolar Participa do planejamento geral da instituição, da definição dos projetos prioritários e elaboração de propostas pedagógicas, buscando diferentes ferramentas e tecnologias para o ensino, a fim de garantir que o envolvimento de alunos e professores nos processos educacionais seja estimulado.
Elabora planos de contingência Estabelece sistema de qualidade, identificando indicadores de desempenho e ações necessárias para a melhoria dos processos Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias.
Participa da elaboração do plano diretor Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Gerencia recursos financeiros, participando da elaboração do orçamento e acompanhando sua execução Realiza a prestação de contas Presta assistência à direção da instituição ou aos seus departamentos, durante a elaboração das atividades de planejamento, da negociação de metas de matrícula e da elaboração de planos de trabalho.
Administra pessoas, finanças, suprimentos e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1313-20 deve participar do planejamento estratégico da instituição, planejar atividades educacionais, avaliar atividades educacionais, demonstrar competências pessoais, coordenar atividades pedagógicas, gerir recursos financeiros, coordenar atividades administrativas, interagir com a comunidade e setor público.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1313-20
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior e o tempo requerido para o desempenho pleno das atividades é de mais de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de serviços educacionais da área pública CBO 1313-20
Um Gerente de serviços educacionais da área pública (ou sinônimo) deve definir indicadores de avaliação, avaliar desenvolvimento profissional do professor, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, definir grade curricular, elaborar planos de contingência, propor serviços educacionais, adequar cursos a legislação vigente, analisar indicadores de qualidade, evasão e repetência, avaliar disponibilidade de recursos materiais, evidenciar empatia, supervisionar equipes técnico-pedagógicas, alocar recursos audiovisuais e equipamentos, organizar calendário escolar, aplicar normas disciplinares, supervisionar processo de admissão de alunos, alocar recursos físicos, propor novas atividades de ensino, decidir sobre realocação de pessoal, demonstrar capacidade de resolução de problemas, exercer liderança, avaliar disponibilidade de docentes, realizar prestação de contas, alocar professores, participar de reuniões com secretárias e coordenadores de ensino, acompanhar execução de orçamentos, efetivar ações complementares de ensino, supervisionar registros escolares, controlar assiduidade e pontualidade de professores, participar de comissões federais, estaduais e municipais de ensino, manter estabilidade emocional, organizar atividades de extensão com a comunidade, agir com flexibilidade, estabelecer sistema de qualidade, agir com paciência, participar na elaboração do orçamento, definir projetos prioritários, participar da elaboração de propostas pedagógicas, trabalhar com comprometimento, integrar ações pedagógico-administrativas, organizar horários de cursos, estabelecer metas financeiras, estabelecer metas de matrículas, acompanhar cumprimento do programa educacional, coordenar reuniões com corpo docente, efetivar a aplicação de metodologias de ensino, evidenciar comunicabilidade, monitorar desempenho de professores.