CBO 1226-10 - Diretor de operações de serviços de armazenamento - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação
O profissional no cargo de Diretor de operações de serviços de armazenamento CBO 1226-10 dirige operações de guarda de mercadorias em depósitos (portuários, aeroportuários, alfândegas, entre outros), executadas em empresa pública ou privada de serviços de armazenamento, considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração – e levando em conta estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico Atua em toda a cadeia de armazenagem, participando do planejamento operacional, organizando serviços, monitorando a execução dos processos, e controlando a qualidade.
Providencia apoio técnico para avaliação de novos negócios Implementa inovações organizacionais e apresenta propostas de atualização tecnológica nas instalações de armazenagem Administra e supervisiona equipes.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1226-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de operações de serviços de armazenamento, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação CBO 1226-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1226-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de operações de serviços de armazenamento
O Diretor de operações de serviços de armazenamento CBO 1226-10 prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa de prestação de serviços de armazenagem, acompanhando a evolução das operações realizadas, identificando oportunidades para novos serviços, e avaliando tecnicamente a concorrência Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições adequadas na implantação de atividades, a efetividade dos processos de prestação de serviços e a lucratividade prevista nas operações.
Participa do planejamento operacional, dimensionando pessoal e recursos materiais, elaborando proposta orçamentária, e estabelecendo estratégias para cumprir as metas operacionais.
Organiza as operações de serviços, definindo a estrutura organizacional e estabelecendo as atribuições das equipes Decide sobre perfil de qualificação de pessoal.
Disponibiliza novos sistemas e equipamentos - como transelevadores, EMS–Sistemas Monotrilho Elétricos (Electric Monorail Systems) e LGV–Veículos Guiados a Laser (Laser Guided Vehicle) – para melhoria em movimentação e armazenagem de mercadorias Decide sobre terceirização de atividades.
Determina metas de qualidade dos serviços.
Negocia metas de qualidade com fornecedores Controla a execução dos serviços, avaliando indicadores de números de partidas e embarques de mercadorias.
Examina indicadores de paralisação de prestação de serviços.
Acompanha indicadores de movimentação de contêineres Analisa indicadores de reclamações Avalia satisfação do cliente.
Controla indicadores de despesas operacionais e acompanha o cumprimento da proposta orçamentária Pode contratar serviços para viabilizar a execução de metas operacionais, definindo as condições da contratação e as especificações técnicas dos serviços a serem prestados Acompanha o cumprimento das obrigações da empresa.
Implementa inovações organizacionais e apresenta propostas de atualização tecnológica nas instalações de armazenagem Pode indicar aplicações de automação, incluindo o uso de recursos de “hardware” e de “software”, para permitir flexibilidade ao armazém automatizado.
Pode propor aplicações de robotização, detalhando capacidades de interação dos robôs com o ambiente do armazém Pode recomendar a incorporação de elementos da denominada “logística 40” – tais como análise de grande volume de dados (“big data”) para prever ou antecipar necessidades de clientes, emprego de etiquetas RFID-Identificação por Radiofrequência (Radio Frequency Identification), para monitorar a posição das mercadorias à distância, uso de Internet das Coisas para permitir melhor gestão das instalações do armazém, entre outras possibilidades - para melhorar a gestão de todas as operações de serviços de armazenamento.
Pode utilizar “software” de WMS-Sistema de Gerenciamento de Armazém (Warehouse Management System), ferramenta que permite realizar o gerenciamento da armazenagem e dos pedidos, com geração de relatórios de movimentação, controle sobre estoques mínimos, entre outros recursos Providencia apoio técnico para avaliação de novos negócios em serviços de armazenamento, envolvendo um conjunto diversificado de operações, tais como disponibilização de áreas para armazenagem, definição de infraestrutura, preparação de pessoal e seleção de recursos para segurança das mercadorias No contexto da terceirização, pode implementar operações de armazenamento sob demanda.
Reúne-se com gerentes executivos e supervisores para avaliação das atividades Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades, para mostrar o alcance de objetivos e metas Desenvolve ações para integração da empresa com a comunidade externa.
Atua de acordo com normas de conformidade legal e jurídica Responde tecnicamente frente aos órgãos fiscalizadores Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1226-10 deve controlar execução de serviços, demonstrar competências pessoais, atuar como representante legal da empresa, organizar operações de serviços, coordenar atividades gerenciais, viabilizar execução de metas operacionais, participar do planejamento operacional, executar programas e normas.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação exercem suas funções em empresas do ramo de operações de serviços de armazenamento, transporte e telecomunicações, tais como, empresas de correio e telecomunicações e transporte. São contratados com carteira assinada. Atuam em equipe de trabalho sob supervisão ocasinal, em ambientes fechados, no período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1226-10
Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Diretor de operações de serviços de armazenamento CBO 1226-10
Um Diretor de operações de serviços de armazenamento (ou sinônimo) deve acompanhar programação dos serviços, representar legalmente a empresa, examinar indicadores de paralisação de prestação de serviços, atuar com percepção de negócios, implementar atividades para a integração do corpo gerencial, decidir sobre admissões e demissões, monitorar indicadores de disponibilidade de sistemas, controlar desempenho das equipes, ponderar indicadores de regularidade de transporte, especificar perfil de qualificação do pessoal, alterar programação dos serviços, negociar metas de qualidade com fornecedores, elaborar proposta orçamentária, negociar condições de contratação de serviços e fornecimentos, responder juridicamente pelas ocorrências operacionais da empresa, negociar cumprimento das obrigações da empresa, demonstrar flexibilidade, avaliar indicadores de tempo médio de recuperação do sistema, atuar com habilidade comercial, controlar atividades gerenciais, conforme normas, controlar indicadores de despesas operacionais, dimensionar recursos materiais e humanos, acompanhar cumprimento da proposta orçamentária, autorizar reparos em frotas, máquinas e equipamentos, atualizar-se tecnicamente, autorizar reparos na planta, definir metas da qualidade dos serviços, reprogramar recursos operacionais em função de mudanças de metas, definir especificações técnicas para contratação de serviços, acompanhar indicadores de movimentação de contêineres, controlar a implementação das normas de qualidade, definir critérios para contratação de serviços, estabelecer nível de execução do serviço, decidir sobre terceirização de atividades, analisar indicadores de reclamações, autorizar requisição de materiais para instalação de serviços, elaborar plano de contingência, acompanhar indicadores de disponibilidade da frota, autorizar especificações técnicas para contratação de serviços, fazer cumprir metas operacionais fixadas, prover recursos materiais e humanos, negociar acordos com empresas, liderar organizações, avaliar programação dos navios e da carga transportada, participar de eventos públicos corporativos, definir estrutura organizacional da área operacional, providenciar apoio técnico para avaliação de novos negócios, dominar comunicação oral e escrita, implantar sistemas de qualidade, solicitar apresentação de relatórios gerenciais, analisar a implantação de novos serviços, participar da diretoria executiva, participar da elaboração dos planos estratégicos, inspecionar realização de atividades delegadas, responder tecnicamente frente aos órgãos fiscalizadores, atuar com equilíbrio emocional, editar normas de execução de serviços, participar de associações de classe, controlar indicadores de números de partidas e embarques, implementar programas de qualidade, definir atribuições das equipes operacionais, avaliar satisfação do cliente, implementar inovações organizacionais, organizar reuniões de avaliação.