CBO 1143-05 - Dirigente e administrador de organização religiosa - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos dirigentes e administradores de entidades religiosas
O profissional no cargo de Dirigente e administrador de organização religiosa CBO 1143-05 planeja, desenvolve e coordena atividades em instituições de caráter religioso Elabora plano de ação e prepara projetos e programas missionários, que podem assumir diversos objetivos, tais como filantrópico, assistência social e educacional.
Interage com a comunidade, identificando lideranças e promovendo formação de voluntários Coordena e organiza eventos, como comemorações religiosas, cursos e retiros Realiza a gestão de operações administrativas e financeiras da organização religiosa.
Planeja, desenvolve e gerencia o processo de comunicação Representa a organização religiosa Atua com ética e considera preceitos constitucionais que estabelecem o livre exercício dos cultos religiosos, bem como a proteção aos locais de culto e suas liturgias.
Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1143-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de dirigentes e administradores de entidades religiosas que pertence ao grupo dos membros superiores e dirigentes do poder público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 1143-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Dirigentes e administradores de entidades religiosas.
- Membros superiores e dirigentes do poder público.
O que faz um Dirigente e administrador de organização religiosa
O Dirigente e administrador de organização religiosa CBO 1143-05 prepara-se para assumir a direção e a administração da organização religiosa, pesquisando a realidade regional – inclusive usos e costumes -, definindo objetivos e metas, elaborando plano de ação e preparando projetos e programas missionários Planeja calendário religioso.
Pode assessorar equipe multidisciplinar responsável pela elaboração de projeto arquitetônico de espaço para cultos religiosos.
Desenvolve ações estratégicas, relacionadas à missão religiosa Define atividades a serem implementadas, tais como filantrópicas, de assistência social e educacional.
Elabora estratégias para o ensino religioso Pode avaliar as articulações possíveis da organização religiosa com o potencial do turismo religioso regional.
Interage com a comunidade, busca apoio institucional e estabelece parcerias.
Articula conselhos religiosos, consultivos e administrativos, para manter diferentes missões e debater decisões sobre problemas enfrentados pela entidade Forma grupos de estudos religiosos.
Identifica lideranças comunitárias, recruta, prepara e promove a formação de voluntários.
Coordena e organiza eventos, comemorações religiosas, cursos, seminários, acampamentos e retiros Pode coordenar a execução de grandes eventos religiosos, supervisionando as equipes de trabalho Promove ações sociais.
Realiza a gestão de operações administrativas e financeiras da organização religiosa Estabelece normas e procedimentos administrativos, elabora orçamento e acompanha a execução orçamentária Capta recursos financeiros e aloca recursos.
Acompanha a arrecadação financeira Administra o fluxo de caixa e aprova verbas.
Administra o patrimônio da organização Estimula a colaboração de profissionais da comunidade nas ações de gestão da organização religiosa Mantém avaliação contínua e permanente da compatibilidade de princípios e práticas de gestão com a missão religiosa, adotando medidas de retificação do processo, quando necessário.
Gerencia equipes, atividades sociais, assistenciais e educacionais e os serviços contratados de terceiros Supervisiona programas e projetos da instituição Pode supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização religiosa.
Elabora e confere atas, relatórios, contratos e outros documentos formais Representa a instituição religiosa, formalmente - conforme estabelecido jurídica e legalmente - e junto aos meios de comunicação Participa de eventos e de conselhos inter-religiosos, reconhecendo a diversidade e valorizando a tolerância religiosa.
Recepciona personalidades públicas Visita projetos e entidades sociais Profere palestras Participa de conselhos políticos e comunitários Pode indicar membros da comunidade religiosa para representar a instituição em eventos.
Controla a evolução no número de pessoas que participam dos cultos e de eventos realizados pela organização Elabora estratégias e planos de comunicação para aumentar o fluxo de pessoas nas diversas atividades Planeja, desenvolve e gerencia o processo de comunicação da organização religiosa Atende o público e os órgãos de imprensa Desenvolve material de divulgação, publica boletins internos, periódicos e artigos, em meios físico e digital Participa de campanhas e de programas de rádio e televisão Promove orientação espiritual, campanhas religiosas, sociais e institucionais, e festas religiosas Pode dirigir ações relacionadas à ampliação do uso do rádio e da televisão, levando em conta estratégias específicas de comunicação das organizações religiosas Pode utilizar e promover a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação, incluindo redes sociais “online” na organização religiosa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1143-05 deve representar a instituição, coordenar atividades, implementar a missão religiosa, articular recursos, comunicar-se, gerenciar operações administrativas e financeiras, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Dirigentes e administradores de entidades religiosas os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1143-05
Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Dirigente e administrador de organização religiosa CBO 1143-05
Um Dirigente e administrador de organização religiosa (ou sinônimo) deve formar comitês, identificar lideranças na comunidade, demonstrar amor ao próximo, representar a instituição junto a mídia, demonstrar coerência, demonstrar comunicabilidade, traçar diretrizes, acompanhar o quadro associativo - sócios, membros e mantenedores, buscar apoio institucional, atender órgãos de imprensa, pesquisar usos e costumes da região, publicar boletins internos e periódicos, estabelecer normas e regras administrativas, promover ações sociais, elaborar estatutos, elaborar estratégias de ensino, demonstrar liderança, respeitar o próximo, demonstrar autocontrole, recrutar voluntários, organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos, elaborar plano de ação, demonstrar ética, participar de conselhos políticos e comunitários, demonstrar tolerância, interagir com a comunidade, coordenar equipes de trabalho, representar jurídica e legalmente a instituição, preparar voluntários, administrar o patrimônio da organização, aprovar verbas, demonstrar carisma, supervisionar programas e projetos da instituição, administrar o fluxo de caixa, captar recursos financeiros, administrar conflitos, participar de eventos inter-religiosos, participar de programas de rádio e tv, definir estratégias para divulgar a missão, organizar comemorações religiosas, demonstrar organização, avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa, alocar recursos, elaborar projetos e programas missionários, mobilizar recursos, planejar calendário religioso, promover campanhas religiosas, sociais e institucionais, acompanhar a execução orçamentária, visitar projetos e entidades sociais, definir rotinas operacionais, conferir documentos formais - atas e relatórios, atender o público, indicar representantes, supervisionar a administração de entidades vinculadas a organização, gerenciar plano de comunicação, organizar equipes, desenvolver ações estratégicas, promover orientação espiritual nas escolas, demonstrar capacidade de compartilhar, definir objetivos e metas, organizar eventos, implementar plano de ação, respeitar a diversidade, publicar artigos, articular parcerias, coordenar grupos de estudos religiosos, elaborar documentos formais - atas, relatórios, contratos etc., demonstrar sensibilidade social e psicológica, proferir palestras, desenvolver material de divulgação, gerenciar equipes, acompanhar a arrecadação financeira, elaborar orçamento, promover a formação de voluntários, elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade, demonstrar conhecimento religioso, saber ouvir, formular princípios da organização, promover festas e eventos, gerenciar as atividades da entidade - administrativas, sociais etc., participar de conselhos inter-religiosos, articular conselhos da entidade - religioso, consultivo, administrativo, gerenciar os serviços contratados de terceiros, participar de campanhas de utilidade pública, recepcionar personalidades públicas, verificar viabilidade de programas e projetos, assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto.